terça-feira, 29 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Eu penso que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que há de ser revelada em nós. (Rm 8,20)
Olá irmãos decolores,
Hoje, em nossa escola, começamos o estudo sobre a Campanha da Fraternidade com a presença de Padovani, Silvana, Gomes, Cida Souza, João Paulo, André, Lorena e Luciano.

Nosso estudo está sendo baseado no método VER-JULGAR-AGIR e hoje nos detemos no primeiro momento (VER). Vimos três vídeos do material oficial da CF2011: vídeo sobre a CF 2011, vídeo sobre o aquecimento global, vídeo sobre a água.

Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Origem da Campanha da Fraternidade
Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal no Rio Grande do Norte, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a campanha.

Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II (inaugurado em 11 de outubro de 1962 pelo papa João XXIII), em andamento na época, e realizado pela primeira vez na quaresma de 1964. Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada um, os Bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.

Em 1964 fez-se a primeira Campanha da Fraternidade com o Tema: "Igreja em Renovação" e Lema: "Lembre-se : Você também é Igreja".

Em 1970, a CF ganhou um especial e significativo apoio: a mensagem do Papa em rádio e televisão em sua abertura, na quarta-feira de cinzas. A mensagem papal continua enriquecendo a abertura da CF.

A CF teve até agora três fases:
  -  1ª Fase: Em busca da Renovação Interna da Igreja:
          Renovação da Igreja (1964-1965)
          Renovação do Cristão(1966-1972)
  -  2ª Fase: A Igreja preocupa-se com a realidade social do povo, denunciando o pecado social e promovendo
          a justiça (1973-1984)
  -  3ª Fase: A Igreja volta-se para situações existenciais do povo Brasileiro(1985-2012)

Tivemos três CF ecumênicas: promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em conjunto com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), uma organização ecumênica que congrega diversas igrejas cristãs. O texto-base da campanha foi uma elaboração conjunta da CNBB, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU) e da Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia (ISOA).
2000: Dignidade Humana e Paz
2005: Solidariedade e Paz
2010: Economia e Vida


Hoje 29 de Março: São Segundo de Asti, Santos Jonas e Barachiso e São Constantino, rogai por nós!

3 comentários:

  1. Nossa escola foi fantástica, pois nos trouxe aprendizado sobre a origem da Campanha da Fraternidade e início dos estudos do tema de 2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta. Podemos melhorar o planeta com pequenos atos... esta nas nossas mãos.

    ResponderExcluir
  2. Acho de extrema importância para a sociedade o papel "ativista" que a Igreja exerce através da Campanha da Fraternidade.

    E o estudo que iniciamos na 3ª Feira passada é muito interessante.

    Os organizadores e colaboradores da Escola Vivencial de Vila Velha estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Construiremos um mundo melhor nos unindo nessa Campanha. Nos educando na Fé e na ação como cristão comprometido com nosso planeta.
    Paz e Bem, parabéns pela iniciativa do Blog...
    Não parem... Vamos usar mais essa ferramenta que também evangeliza e muito.
    Abraço

    ResponderExcluir