quarta-feira, 9 de março de 2011

QUARTA-FEIRA DE CINZAS


“Pois agora, então — oráculo do SENHOR — voltai para mim de todo o coração, fazendo jejuns, chorando e batendo no peito!¹². Rasgai vossos corações, não as roupas! Voltai para o SENHOR vosso Deus, pois ele é bom e cheio de misericórdia! É manso na raiva, cheio de carinho e retira a ameaça! ¹³” (Joel 2,12-13)

Olá irmãos decolores,
Essa semana não tivemos Escola Vivencial devido ao feriado, mas mesmo assim nossa formação continua.
Estou postando um pouco de informação sobre a Quaresma e teremos muito mais na nossa escola.
Abraços decolores!

"Anunciamos hoje a Quaresma com as palavras do Profeta Joel, e principiamo-la com toda a Igreja. Anunciamos a Quaresma do ano do Senhor de 1979 com um rito que é ainda mais ela quente que as palavras do Profeta. A Igreja benze hoje as cinzas, tiradas dos ramos benzidos no domingo de Ramos do ano passado, para as impor a cada um de nós. Inclinemos portanto as nossas cabeças, e no sinal das cinzas reconheçamos toda a verdade das palavras dirigidas por Deus ao primeiro homem: Recorda-te que és pó e em pó te hás-de tornar (Gén. 3, 19).
Sim, recordemos esta realidade sobretudo durante o tempo da Quaresma, no qual a liturgia da Igreja hoje nos introduz É «tempo forte». Neste período as verdades divinas devem falar aos nossos corações com força especialíssima. Devem encontrar-se com a nossa experiência humana, com a nossa consciência. A primeira verdade, hoje proclamada, recorda ao homem a sua caducidade, recorda a morte que é para cada um de nós o fim da vida terrena. A Igreja insiste hoje muito nesta verdade, comprovada pela história de cada homem: Recordai-vos que «voltareis ao pó». Recordai-vos que a vida na terra tem limite."
(PAPA JOÃO PAULO II - TRECHO DA HOMILIA NA MISSA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS CELEBRADA NA IGREJA DE SANTA SABINA – 28 DE FEVEREIRO DE 1979)

O QUE É QUARTA-FEIRA DE CINZAS?

 
1 - INÍCIO
É o ínicio da Quaresma e é um dia especialmente penitencial, em que manifestamos nosso desejo pessoal de CONVERSÃO a Deus. Todo católico que vai a igreja no dia de hoje e recebe as cinzas, expressa com humildade e sinceridade de coração o desejo de converter e crer no Plano de Deus.


2 - ORIGEM
A imposição das cinza está faz parte da penitência canônica e começou a ser obrigatória para todos os cristãos a partir do século X. A liturgia atual conserva os elementos tradicionais: imposição da cinza e jejum rigoroso.

Esta tradição da Igreja ficou como um simples serviço em algumas Igrejas Protestantes como a Anglicana e a Luterana. A Igreja Ortodoxa não celebra a quarta-feira de Cinzas, começando a Quaresma a partir da segunda-feira anterior

3 - QUANDO SE ABENÇOA E SE IMPÕEM A CINZA?

A benção e a imposição da cinza tem lugar dentro da Missa, após a homilia; embora em circunstâncias especiais, se pode fazer dentro de uma celebração da Palavra. As formas de imposição da cinza se inspiram na Escritura: Gn, 3, 19 e Mc 1, 15.

4 - DE ONDE VEM A CINZA?

A cinza provém dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do Senhor, do ano anterior, seguindo um costume que se remonta ao século XII. A forma de benção faz relação a condição pecadora de quem a recebeu.

5 - QUAL É O SIGNIFICADO DA CINZA?

1. Condição fraca do homem, que caminha para a morte;
2. Situação pecadora do homem;
3. Oração e súplica ardente para que o Senhor os ajude;

4. Ressurreição, já que o homem está destinado a participar no triunfo de Cristo;



Hoje, 09 de março:
São Domingos Sávio, Santa Francisca Romana, Santo Gregório de Nissa e Santa Catarina (Vegri) de Bolonha, rogai por nós!



Convite:
Encontro do s Cursilho sobre Formação e os temas de estudo para 2011
Sábado, dia 12 de março, no Santuário do Divino Espírito Santo, às 14:30h
O convite é aberto a todos que desejam contribuir e participar diretamente dos direcionamentos dos estudos no ano de 2011. Fica ainda o convite de participar, após o encontro, da Missa às 17:30h
Equipe Pós Cursilho

3 comentários:

  1. precisamos passar de teoria para a prática disso tudo nessa quaresma. Oração, Jejum e Esmola

    ResponderExcluir
  2. Ontem fui a Celebração de Cinzas na minha comunidade. E como foi bom ter lido esse artigo. Conhecendo melhor a doutrina de nossa igreja, aproveitamos o momento com mais espiritualidade e fortalecemos nossa fé, nos aproximando ainda mais de Cristo.
    Abraço a todos os Cursilhistas.

    ResponderExcluir