sábado, 19 de março de 2011

REUNIÃO DO GED VITÓRIA - MARÇO 2011

Olá irmãos decolores,
Que a graça e a paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. (Ef 1,2)

Síntese da última reunião do GED Vitória realizada no dia 14 de março de 2011


Reunião realizada no CESCLA, em Jardim da Penha, Vitória-ES com a presença de Albertone S Pereira, Antônio Gomes Pereira, Márcio Padovani, Silvana Felix, Fernanda Vieira, Luciano P Murari e João Paulo Santos.

A reunião iniciou com a oração inicial e em seguida fez-se a leitura e partilha de um trecho da
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL VERBUM DOMINI DO SANTO PADRE BENTO XVI AO EPISCOPADO, AO CLERO ÀS PESSOAS CONSAGRADAS E AOS FIÉIS LEIGOS SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA.

Para que a nossa alegria seja perfeita

2. Quero, antes de mais nada, recordar a beleza e o fascínio do renovado encontro com o Senhor Jesus que se experimentou nos dias da assembleia sinodal. Por isso, fazendo-me eco dos Padres, dirijo-me a todos os fiéis com as palavras de São João na sua primeira carta: «Nós vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que nos foi manifestada – o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão connosco. Quanto à nossa comunhão, ela é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo» (1 Jo 1, 2-3). O Apóstolo fala-nos de ouvir, ver, tocar e contemplar (cf. 1 Jo 1, 1) o Verbo da Vida, já que a Vida mesma se manifestou em Cristo. E nós, chamados à comunhão com Deus e entre nós, devemos ser anunciadores deste dom. Nesta perspectiva querigmática, a assembleia sinodal foi um testemunho para a Igreja e para o mundo de como é belo o encontro com a Palavra de Deus na comunhão eclesial. Portanto, exorto todos os fiéis a redescobrirem o encontro pessoal e comunitário com Cristo, Verbo da Vida que Se tornou visível, a fazerem-se seus anunciadores para que o dom da vida divina, a comunhão, se dilate cada vez mais pelo mundo inteiro. Com efeito, participar na vida de Deus, Trindade de Amor, é a alegria completa (cf. 1 Jo 1, 4). E é dom e dever imprescindível da Igreja comunicar a alegria que deriva do encontro com a Pessoa de Cristo, Palavra de Deus presente no meio de nós. Num mundo que frequentemente sente Deus como supérfluo ou alheio, confessamos como Pedro que só Ele tem «palavras de vida eterna» (Jo 6, 68). Não existe prioridade maior do que esta: reabrir ao homem actual o acesso a Deus, a Deus que fala e nos comunica o seu amor para que tenhamos vida em abundância (cf. Jo 10, 10).

 

Resumo da pauta da reunião:


1 - Reuniões do GED
As reuniões do GED ocorrerão a cada 2ª segunda feira de cada mês, revezando ocorrência em Vila Velha e Vitória.

2 - Tesouraria
A Tesouraria continuará sob a responsabilidade do João Nelson Bergami. Após conversa entre João e Albertone ficaram definidas Fernanda Vieira e Silvana Felix Padovani como responsáveis pela coleta das arrecadações dos cursilhistas nas Escolas Vivenciais de Vitória e Vila Velha, respectivamente.

3 - Secretaria
O GED tem como nova secretária Fernanda Moura.


4 - 3º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória
Confirma-se realização do 3º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória a se iniciar em 13 de maio de 2011 na Casa de Retiros Santa Clara. O Cursilho terá Artur Trocoli como coordenador e como base, Luciana Costa.

5 - Assembléia Regional do GEL Leste 1 de 2011
A Assembléia Regional do GER, ocorrerá entre os dias 25 a 27/03 em Cachoeiro. O GED Vitória será representado por: Albertone S. Pereira, Tarcisio Moreira Neves, Marcio Padovani, Alsir Monteiro, Eliane da Costa, Artur Trocoli, Maria Aparecida de Souza, Luciano P Murari, Maria Helena Flores Paz e Maurício Augusto Silva Júnior. A contribuição individual será de R$70,00.

6 - Festa da Penha 2011
Em contato com Antônio nos foi informado que haverá espaço para instalar barraca do Cursilho em frente à sede social da comunidade do rosário (dispensário), uma vez que a Comunidade da prainha não organizará barraca. Não ficou acertado a disponibilidade do dispensário para guardar o material da barraca do Cursilho e Antonio irá fornecer o contato da locadora de barracas.

7 - Projeto MCC nas comunidades
Foi decidido que o Projeto de Missão do MCC às comunidades será levado a diante, porém será feito ao longo do ano. Diante do pouco tempo até o próximo cursilho, ficou decidido a confecção de folders para ser entregue nas comunidades após as missas e em alguns grupos específicos (como crisma de adultos e preparação para catecumenato). Também será feito um folder para afixar nos quadros de aviso das comunidades com informações sobre o cursilho e as escolas vivenciais.

8 - Distribuição de Tarefas
   - Divulgação de número da conta do GED para Fernanda e Silvana – Albertone
   - Pedido de carnês a Artur – Fernanda
   - Verificar custo de Transporte para 15 à AR – Gomes
   - Providenciar pagamento de 370,00 ao GER – Albertone
   - Convite a Alsir e Maria Helena para trabalho na AD – Albertone
   - Confirmação com Antonio ou Paulinho autorização da PMVV para instalação da Barraca – Albertone
   - Realizar reunião em 19/03 às 17:00h na casa de Marcio e Silvana para planejamento da Barraca da Festa da Penha – Todos
   - Encaminhar a Artur Listagem dos responsáveis para o 3º CUR Misto – Tarcisio
   - Inclusão de Fernanda Moura e Fernanda Vieira na lista do GED - Albertone
   - Encerramos nossa reunião com a oração final.


Hoje, 19 de março: São José, rogai por nós!
Em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.
São raros os dados sobre as origens, a infância e a juventude de José, o humilde carpinteiro de Nazaré, pai terrestre e adotivo de Jesus Cristo, e esposo da Virgem de todas as virgens, Maria. Sabemos apenas que era descendente da casa de David. Mas, a parte de sua vida da qual temos todo o conhecimento basta para que sua canonização seja justificada. José é, praticamente, o último elo de ligação entre o Velho e o Novo Testamento, o derradeiro patriarca que recebeu a comunicação de Deus vivo, através do caminho simples dos sonhos. Sobretudo escutou a palavra de Deus vivo. Escutando no silêncio.

O culto a São José começou no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o Papa Pio IX o proclamou São José, padroeiro universal da Igreja e, a partir de então, passou a ser venerado no dia 19 de março. Porém, em 1955, o Papa Pio XII fixou também, o dia primeiro de maio para celebrar São José, o trabalhador. Enquanto, o Papa João XXIII, inseriu o nome de São José no Cânone romano, durante o seu pontificado.



Um comentário:

  1. Equipe abençoada,
    não estou presente fisicamente, mas estou acompanhando e orando.
    bjs

    ResponderExcluir