domingo, 13 de março de 2011

VOCÊS QUEREM JEJUAR NESTA QUARESMA?

A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus.

A palavra sacrifício vem do latim sacrum-facere, significa "fazer sagrado". Então, fazer um sacrifício é fazer alguma coisa sagrada, quer dizer, oferecê-la por amor a Deus, porque o ama, coisas que dão trabalho

As demais abstinências têm a mesma função.

De acordo com Código de direito Canônico no cânon 1252, oficialmente deve ser feitos pelos cristãos batizados na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da Igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

O abster-se de comida e bebida tem com como fim introduzir na existência do homem não somente o eqüilíbrio necessário, mas também o desprendimento do que se poderia definir como "atitude consumística".

Não é uma renúncia pela renúncia: mas para melhor e mais equilibrado desenvolvimento de si mesmo, para viver melhor os valores superiores, para o domínio de si mesmo.


CURSILHISTAS, VOCÊS QUEREM  JEJUAR NESTA QUARESMA?
(Contribuição de nossa irmã Áurea da Escola Vivencial de Vitória)
Jejue de julgar os outros. Descubra Jesus que vive neles.
Jejue de palavras que ferem. Farte-se de frases que purificam...
Jejue de descontentamentos. Viva cheio de gratidão.
Jejue de ofensas e injúrias. E farte-se de mansidão e paciência.
Jejue de pessimismo. Encha-se de esperança e otimismo.
Jejue de preocupações. Satisfaça-se de confiança em Deus.
Jejue de lamúrias e queixas. Satisfaça-se com as coisas simples da vida.
Jejue de pressões. Farte-se de oração.
Jejue de tristeza e amargura. Encha seu coração de alegria.
Jejue de egoísmos. Encha-se de compaixão pelos outros.
Jejue de rancores. Encha-se de atitudes de reconciliação.
Jejue de palavras. Viva de silêncios para escutar a outros.
Jejue de pensamentos de fraqueza. Encha-se de promessas que inspiram.
Jejue de tudo o que lhe afaste de JESUS. Procure tudo o que DELE lhe aproximar.
Se todos vivermos este jejum, nossos dias se irão inundando de paz, de amor, de confiança...
Que os corações se abram com o jejum na Quaresma para receber a Jesus Ressuscitado!
Com muito amor...



CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO
Capítulo II
Dias de Penitência

Can. 1249 - Todos os fiéis, em sua própria maneira, estão obrigados pela lei divina a fazer penitência; no entanto, para que aja unidade entre todos foram determinadas algumas práticas comum de penitência, no qual, nos dias penitenciais os fiéis se dediquem à oração, de modo especial, as obras de piedade e caridade e neguem a si mesmos, cumprindo as suas próprias obrigações mais fiel e, especialmente, observando jejum e da abstinência, de acordo com a norma dos cânones seguintes.

Can. 1250 - Os dias e horários penitencial na Igreja universal, são às sextas-feiras de todo o ano e a época da Quaresma.

Can 1251 - A abstinência de carne, ou de algum outro alimento como determinado pela Conferência Episcopal, deve ser observado em todas as sextas-feiras, salvo caso uma solenidade caia em uma sexta-feira. Jejum e abstinência devem ser observados na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa, dia da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Can 1252 - A lei da abstinência obriga os que tenham completado catorze anos de idade. A lei do jejum obriga os que atingiram a maioridade, até o início do seu sexagésimo ano. Os pastores de almas e os pais devem garantir que até mesmo aqueles que em razão da sua idade não são obrigados pela lei do jejum e da abstinência, é ensinado o verdadeiro sentido da penitência.


IRMÃ DULCE - "ANJO BOM DA BAHIA"

Hoje, 13 de março:
13 de março de 1992 falece em Salvador - Bahia, Maria Rita de Souza B. Lopes Pontes  - Irmã Dulce.
Serva que Deus enviou à Bahia e ao Brasil e que tinha com lema: "Amar e servir o mais necessitado entre os necessitados, como se acolhesse o próprio Cristo"

3 de abril de 2009, o Papa Bento XVI aprova o decreto de reconhecimento de suas virtudes heroicas.
Isso, de acordo com a Igreja Católica, implica dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.

10 de dezembro de 2010, o papa Bento XVI assina o decreto de Beatificação de Irmã Dulce
O papa passa a permitir à Irmã Dulce uma devoção pública limitada, com a inclusão de seu nome no calendário das festas litúrgicas da Igreja. A festa em devoção ao beato acontece ordinariamente no aniversário da sua morte, ocasião considerada como um nascimento para a vida eterna. É o primeiro estágio para a canonização.

22 de maio de 2011
Em Salvador - Bahia será realizada a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, o "Anjo bom da Bahia"

6 comentários:

  1. Muito boa a reflexão do Luciano.
    O testemunho de comunhão de Aurea muito nos enriquece mesmo com todas as suas dificuldades de acompanhar de forma presente o movimento.
    Na catequese familiar sempre me foi apresentado o testemunho de aproximação do Senhor por meio do jejum e da abstinência. Em minha vida, experimento essa aproximação e testemunho entre os mais próximos o real sentido dessa prática santificadora.
    Albertone

    ResponderExcluir
  2. minha abstinência nessa Quaresma será abrir mão do álcool e comer apenas o necessário para o sustento. cortei todos os quitutes doces ou salgados.

    Sobre a Irmã Dulce, Jejuava constantemente apesar da saúde frágil. sobrevivia da oração e da fraternidade. absteve-se da própria vida (até de torcer por futebol) para doá-la ao pobres da Bahia. incrível lição de vida cristã! Rogai por nós "Anjo bom da Bahia"!

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria.

    Adorei!!!

    Cida Souza

    ResponderExcluir
  4. A Quaresma é mesmo um momento muito especial. Nos traz uma possibilidade de vivência no "sacrifício", o qual nos aproxima muito de Cristo.
    No Catecismo da Igreja Católica temos: 1387 ... os fiéis observarão o jejum prescrito em sua Igreja. A atitude corporal (gestos,
    roupa) há de traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede.
    E, São Mateus (6,16) ainda nos lembra de não nos vangloriamos com isso:“Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa."
    Bom é transmitir a alegria de nos sacrificar por quem se sacrificou por nós.
    Vamos crescendo em sabedoria e graça.
    Abraço forte a todos os Cursilhistas.

    ResponderExcluir
  5. Respondendo a pergunta: eu quero jejuar nessa quaresma!!!! :)
    Seria muito bom se conseguíssemos fazer jejum de pelo menos metade daquilo que consta no texto acima. Vamos aumentar os nossos esforços!
    bjs a todos

    ResponderExcluir
  6. Fernanda Vieira da Rosa6 de abril de 2011 às 06:06

    Luciano, que Jesus o abençõe e continue iluminando-o para que através, de conteúdos como esses e a sua dedicação ao blog, possa o fortalecer e continuar perseverante. Parabéns !
    "ELE" mesmo nos disse que não será fácil a nossa evangelização e o caminho para chegarmos junto ao Pai , mas com a fé, a esperança e a fidelidade ao nosso Movimento, conseguiremos levar aos nossos ambientes a Palavra e o rosto de Jesus, através do nosso testemunho.
    Um beijo carinhoso
    fernanda Vieira da Rosa - EV de Vitória

    ResponderExcluir