quarta-feira, 6 de abril de 2011

2º CURSILHO MISTO

Ola irmãos em Cristo,

Nossa escola desta terça-feira teve uma programação diferente. Demos uma pausa nos nossos estudos sobre a Campanha da Fraternidade de 2011 e abrimos a nossa escola para receber a equipe de responsáveis do 2º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória.

Essa foi nossa segunda reunião em preparação para esse grande momento do nosso calendário. Sobre a Coordenação de Artur que tem como Base Luciana, ficamos felizes em receber em nossa escola mais de 30 cursilhistas, irmãos que vieram de longe, discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo que não se importaram em enfrentar uma 3ª Ponte em pleno horário de pico para juntos crescermos mais em nossa fé. Vieram irmãos de perto, de Vila Velha; vieram irmãos de longe: Vitória, Serra e Guarapari.

Depois de invocar o Espírito Santo, partilhamos a leitura de I Cor 1,17-25

De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o evangelho — sem sabedoria de palavras, para não esvaziar a força da cruz de Cristo. A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que são salvos, para nós, ela é força de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e confundirei a inteligência dos inteligentes”. Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o disputador desta era? Aliás, Deus não reduziu a loucura a sabedoria deste mundo? De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer a Deus através da sabedoria, mas, pela loucura da pregação, Deus quis salvar os que crêem. Pois tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria. Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
(I Cor 1, 17-25)

Durante nossa preparação, nossa irmã Fernanda Moura, nos ajudou a meditar sobre a espiritualidade do Movimento de Cursilhos de Cristandade.

A Espiritualidade do Movimento de Cursilhos de Cristandade
1 – Está centrada em Jesus Cristo, manifestação suprema do amor do Pai por seus filhos e filhas (cf Rm 8, 39b), através da ação do Espírito Santo (Lc 4,18)
2 – É alimentada pela Graça – Vida Divina consciente, crescente e comunicante – (Jo 6, 34-40; 4, 13-14), que leva a uma efetiva experiência de Deus;
3 – Está empenhada num processo de conversão integral e progressiva (Mt 5, 48; 18, 3; Lc 1, 17) com vistas à santidade (CFL 30);
4 – Concretiza-se na fermentação evangélica (Evangelização/Inculturação) dos ambientes (Lc 13,21; ICor 5,6; Gl 5,9; Mt 5,14)
(Guia do Peregrino página 88)

Mesmo com a reunião de preparação realizada hoje, a Escola Vivencial de Vitória será realizada normalmente na quinta-feira.

A Escola Vivencial de Vila Velha retoma seus estudos sobre a CF 2011 na próxima terça-feira e todos estão convidados.

Fichas para o 2º CURSILHO MISTO pode ser encontradas nas Escolas Vivenciais.

05 de abril: São Vicente Ferre, Santa Maria Crescencia Hoss, Santa Irene e Beato Mariano de La Mata Aparício, rogai por nós!

8 comentários:

  1. Meu amigo Luciano, agradeço amis uma vez a coordenação o convite feito a minha pessoa, para fazer parte desse exército de Cristo, que é o MCC. Nessa reunião tivemos a certeza da nossa missão e comprometimento com a obra de Cristo, muito bem conduzida pelos responsáveis. Meu primeiro conatto com essa turma, e não poderia ser diferente, me senti em casa. Sem falar da alegria de ver amigos que fiz na assembléia (AR), abraço a todos.
    Gomes, obrigado pelo apoio e presente amigão, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom reencontrar amigos e irmãos. Mais uma vez fomos guiados pelo Espírito Santo a Evangelizar "sem sabedoria de palavras, para não esvaziar a força da cruz de Cristo."
    Contamos com a intensificação das orações de todos para o êxito desse cursilho.
    Ultreya santos!

    ResponderExcluir
  3. Amigos,
    O MCC é um Movimento eclesial católico, cujo carisma consiste no anúncio querigmático da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova... (Cap I Art.2º Do nosso Estatuto).
    Com relação a primeira frase da leitura I Corintos 17. "De fato Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o Evangelho"
    Venho assim dar os parabéns pela iniciativa do Blog, mais uma ferramenta de evangelização. Mesmo que a distancia. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Amigos,
    O MCC é um Movimento eclesial católico, cujo carisma consiste no anúncio querigmático da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova... (Cap. I Art.2º Do nosso Estatuto).
    Com relação a primeira frase da leitura I Corintos 17. "De fato Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o Evangelho"
    Venho assim dar os parabéns pela iniciativa do Blog, mais uma ferramenta de evangelização. Mesmo que a distancia. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus continue iluminando os nossos caminhos!!!
    Cristo conta com cada um de nós!!!
    E nós com a Sua Graça!!!
    São Paulo Apóstolo, rogai por nós!
    Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

    ResponderExcluir
  6. Olá, fiquei muito feliz quando a Lu comentou comigo ontem que essa data já foi marcada!!!

    O cursilho me transformou! Tenho muito orgulho em dizer que participei do 1º Cursilho Misto!!

    Saudades pois as terças estão passando e eu me ausentando na escola vivencial, mas sempre acompanhando por aqui e pelos emails.

    Abraços com carinho!

    Bruna Hott

    ResponderExcluir
  7. Irmãos, estou muito feliz pela oportunidade de trabalhar neste Cursilho. Estou revendo amigos e o clima de unidade está presente, tenho certeza que este Cursilho vai produzir bons frutos.

    Abraço a todos.
    cristo conta conosco!

    Rodrigo Troccoli

    ResponderExcluir
  8. É incrível a necessidade de sermos lembrados, a todo tempo, de algo que já deveria estar "cravado" em nosso coração: "Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus."
    Ainda bem que nossa salvação passa pela Igreja, que tem o papel de caminho (base) para chegarmos a santificação. Estende-se isso ao MCC que, eclesial na sua organização, é caminho de encontro com Cristo.
    Assim, em comunidade (povo de Deus - Igreja) reunida para prepararmos o anúncio (Cursilho), nos fortalecemos na Fé, alimentados na Graça, sempre em formação, exerceremos nossa Ação Transformadora.
    Que nossa preparação para o Cursilho seja sempre assim: ABENÇOADA.
    Forte abraço a todos os Cursilhistas.

    ResponderExcluir