terça-feira, 26 de abril de 2011

CF 2011 - AGIR

Olá irmãos em Cristo,
Hoje, em nossa escola, tivemos a presença de Alessandro, Ana Maria, André, Antônio Gomes, João Paulo, Lorena, Luciano, Márcio Padovani, Maria Aparecida de Souza, Orlando, Patrícia, Paula, Reginaldo.

Começamos nossa escola meditando o Evangelho de Jo 20, 11-18. Nesse trecho da Sagrada Escritura, vimos Maria Madalena indo ao túmulo de Jesus e seu encontro com o Cristo Ressuscitado. Essa passagem fez a escola refletir, principalmente, sobre três pontos:
- Sabemos reconhecer Jesus em nossa vida?
- Fazemos como Maria Madalena e saímos a anunciar a Ressurreição de Cristo?
- Somos apenas discípulo, apenas o aluno ou somos apóstolos, aquele que sai para anunciar o Cristo Ressuscitado?
Logo após a meditação, continuamos nosso trabalho sobre a Campanha da Fraternidade “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Hoje fizemos a 3ª parte do método VER-JULGAR-AGIR.

Analisamos as propostas, que estão abaixo, do material da CF 2011 e decidimos como proposta de ação para nossa escola o seguinte:
1) Separa o lixo do lanche da escola;
2) Ver a possibilidade de comprar uma caneca de acrílico para cada membro da escola e copos de vidros para visitas;
3) Economizar papel na produção de material para a escola;
4) Levar uma proposta para o próximo cursilho sobre separação de lixo.

Material da CF 2011 - Propostas para se diminuir o consumo pessoal
01 - Faça de conta que as sacolas plásticas não existem: use bolsas e sacolas de algodão para carregar compras...
02 - Consuma produtos locais: o transporte de produtos que vêm de longe consome petróleo e aumenta o efeito estufa.
03 - Diminua a temperatura de geladeira, ar condicionado e estufas no inverno e aumente no verão: assim, você vive melhor e polui menos.
04 - Use melhor os eletrodomésticos: desligue o computador e a televisão quando não são utilizados. O modo stand-by consome energia e, portando, polui.
05 - Pegue sol. Como? Com painéis solares - para aquecer água ou produzir energia elétrica.
06 - Troque (se puder) de carro; prefira os movidos a gás ou etanol. E, principalmente, use-os o menos possível.
07 - Fique com os pés no chão: os aviões provocam 10% do efeito estufa mundial.
08 - Coma frutas e verduras (se orgânicas melhor): carne de ovinos e de bovinos são responsável por 18%das emissões mundiais de gás carbônico, além de favorecer o desmatamento devido à sua exploração intensiva.
09 - Use fraldas ecocompatíveis: a biodegradação das fraldas tradicionais leva 500 anos.
10 - Para conservar os alimentos, use vidro e não alumínio ou plástico: esses poluem e, para a sua produção, o desperdício energético é enorme.
11 - Informe-se com inteligência: existem centenas de sítios, revistas e canais de TV que falam sobre meio ambiente e a sustentabilidade .
12 - Não use papel, utilize a tecnologia digital para enviar e receber documentos e para se informar: Assim, você salva árvores e não polui com o transporte.
13 - Escove os dentes, mas com inteligência: se deixar a torneira aberta, você joga fora 30 litros de água. Abra a torneira só quando for preciso.
14 - Use lâmpadas econômicas: consomem cinco vezes menos e duram 10 vezes mais .
15 - Coma de forma sadia, prefira o orgânico: é um método de cultivo que respeita o meio ambiente.
16 - Coma com consciência: os hamburguês são bons, mas para serem produzidos, requerem uma grande pegada ecológica. Pensa nisso.
17 - Um banho é bom se dura pouco: em três minutos, você consome 40 litros d'água. Em 10 minutos, mais de 130 litros e média.
18 - Pense sempre que todo objeto que você usa irá se tornar lixo: faça com que ele dure o máximo possível.
19 - Usar e jogar fora? Não, obrigado. Por exemplo, use pilhas recarregáveis: podem ser recarregadas até 500 vezes.
20 - Faça a coleta seletiva: é a contribuição mais inteligente e mais importante que você pode dar ao meio ambiente.
Finalizamos a escola com a oração ao Beato João Paulo II, que será feita domingo na Praça de São Pedro no Vaticano pelo Papa Bento XVI, na missa de sua beatificação.




Oração
Ó Deus, rico de misericórdia, que escolhestes o beato João Paulo II para governar a Vossa Igreja como papa, concedei-nos que, instruídos pelos seus ensinamentos, possamos abrir confiadamente os nossos corações à graça salvífica de Cristo, único Redentor do homem. Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Beatificação do Papa João Paulo II
Dia 30/04 (Sábado)
Das 18h às 19h45 – Transmissão da Vigília, no Circo Máximo de Roma. A oração será conduzida pelo Vigário Geral para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini. Na ocasião, o Papa Bento XVI participará por meio de videoconferência.
Dia 1º/05 (Domingo)
A partir das 5h – Transmissão da Missa da beatificação, na Praça de São Pedro, presidida por Bento XVI.
Após a Missa, os fiéis poderão rezar diante dos restos mortais do novo beato que serão expostos na Basílica de São Pedro, em frente ao Altar da Confissão.
Dia 02/05 (Segunda-feira)
A partir das 5h30 – Transmissão da Missa em Ação de Graças, na Praça de São Pedro presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. No mesmo dia, em cerimônia particular, os restos mortais de João Paulo II serão enterrados na Capela de São Sebastião, dentro da Basílica São Pedro.

Na próxima terça-feira (03/05) iremos estudar sobres os santos, martis, beatificações e canonizações. Venha aprender conosco!

A escola deseja feliz aniversário à Adelzeni Simões Valadão (21/04) e Danielly Fortunato de Assis (26/04). Que Nossa Senhora da Penha abençoes essas nossas irmãs. Parabéns!
Hoje, 26 de abril: São Anacleto e São Pascásio; rogai por nós!

2 comentários:

  1. A "Escola Vivencial de Vila Velha" não deixa de me surpreender.

    Eu, particularmente, fui para "Escola" já sabendo que iríamos tratar do AGIR em relação ao tema da "Campanha da Fraternidade de 2011", porém pensei que tudo ficaria apenas no papel.

    No entanto, para minha supresa e agrado, nosso "Super-Iluminador" - Márcio Padovani - sugeriu que propuséssemos ações para serem, de fato, colocadas em prática.

    Sem medir esforços, toda a equipe de colaboradores presentes começou a buscar, em consenso, as melhores medidas a serem implementadas tanto para os encontros de nossa "Escola" como para o próximo Cursilho (medidas que serão sugeridas para o corpo de coordenadores do 2º Cursilho Misto da Grande Vitória).

    Creio que teremos boas surpresas pela frente!!!

    Bjuão a todos,
    JP!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a todos!

    Em relação ao item "4) Levar uma proposta para o próximo cursilho sobre separação de lixo" supracitado do AGIR - CF/2011, gostaria de comunicar que entrei em contato com a Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES e descobri que possuímos um “Plano Piloto de Coleta Seletiva” que estabelece a separação entre: o "Lixo Úmido" que é recolhido normalmente pela Prefeitura; e o "Lixo Seco" que é recolhido em caminhão aberto e encaminhado para a ASCAVIVE (Associação de Catadores de Vila Velha).

    Como o MCC é um Movimento Diocesano acho que não deveríamos nos limitar a ações apenas nas "Escolas Vivenciais" e nos "Retiros", mas sim expandirmos essas ações às diversas “Comunidades” presentes em nossos municípios. No caso de Vila Velha, acho que além de propormos esta "Coleta Seletiva" já existente para a "Comunidade do Santuário", deveríamos buscar englobar a maioria das "Comunidades Católicas" do município; uma vez que o "Projeto" apresentado pela PMVV/ES não gera custo algum aos participantes.

    Como a área de recolhimento deste "Projeto Piloto" está restrita a alguns bairros e ruas, creio que seria viável escolher alguns pontos estratégicos para centralizar o "Lixo Seco" das diversas Igrejas/Comunidades que estão dispostas a AGIR de fato em prol da CF/2011. Já estou em contato com uma das responsáveis na PMVV/ES pelo "Projeto Piloto", para tentar conseguir que o recolhimento chegue ao Santuário e talvez a outras Igrejas. Porém é preciso, primeiramente, que as Igrejas/Comunidades e seus respectivos responsáveis digam SIM à causa!

    Quanto aos Municípios de Vitória e de Guarapari, não cheguei a pesquisar sobre os serviços oferecidos pelas respectivas Prefeituras ou a entrar em contato com estas. No entanto, acho interessante que o "Movimento de Cursilhos de Cristandade - MCC" abrace essa causa da CF-2011 em prol da "criação" e do "Criador", mesmo sabendo que sua prioridade é a busca dos batizados afastados. Afinal de contas é preciso dar o exemplo!

    Para maiores esclarecimentos sobre o “Projeto da PMVV/ES”:
    - “LIXO SECO” é aquele que pode ser reciclado, como: metais, papéis, plásticos, vidros, embalagens Tetra Pack, etc. As embalagens dos produtos devem ser limpas antes de colocadas para a coleta. "Estar limpo" significa limpar com o mínimo de água, um fio se possível. O “LIXO SECO” você colocará em sacolas plásticas (azuis de preferência) e deixará no Ponto de Entrega Voluntária dentro de seu condomínio, nos dias e horários agendados para a coleta da Prefeitura. Importante: Pilhas, baterias, lixo eletrônico, recipientes com gordura ou contaminados não devem ser destinados à coleta seletiva.
    - “LIXO ÚMIDO” é formado por materiais orgânicos e não recicláveis. Lixo Orgânico: lixo de cozinha e restos de alimentos. Lixo Não Reciclável: papéis e plásticos engordurados, papel higiênico e fraldas descartáveis. Este você coloca em qualquer saco plástico (de preferência, “preta”) e entrega para a coleta da Prefeitura.

    Por que separar o lixo?
    - Famílias inteiras (dos catadores de lixo) dependem da renda que o material reciclável gera.
    - É uma forma de se evitar que muitas pessoas trabalhem em lixões.
    - Contribui com a preservação da sua saúde, da nossa cidade e do planeta.

    E para refletir:
    “Vi ontem um bicho, na imundice do pátio, catando comida entre detritos. Quando encontrava alguma coisa, nem cheirava: engolia vorazmente. O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem”. (O lixo. Manoel Bandeira.)
    Vamos separar o lixo para cuidar para que essa realidade possa um dia desaparecer em nossa sociedade! E o custo é praticamente ZERO; só é preciso força de vontade!

    Bjuão,
    JP!

    ResponderExcluir