terça-feira, 12 de abril de 2011

CF 2011 - JULGAR ( ILUMINAR )

Penso que os sofrimentos do momento presente não se compara com a glória futura que deverá ser revelada em nós. A própria criação espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus. Entregue ao poder do nada - não por sua própria vontade, mas por vontade daquele que a submeteu - , a criação abriga a esperança, pois ela também será libertada da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. (Mt 8, 18-21).

Olá irmão decolores,
acabei de chegar da Escola Vivencial de Vila Velha e hoje nossa escola deu continuidade aos estudos sobre a Campanha da Fraternidade 2011 “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Hoje com auxílio de Silvana, fizemos o JULGAR e analisamos tudo que conseguimos retirar do video visto no dia 29/03 quando fizemos o VER.
Trabalhamos separados em dois grupos:
Grupo 1: Sílvio, Patrícia, João Paulo, Lorena e André
Grupo 2: Padovani, Luciano, Cida Souza, Paula e Ana
Cada grupo analisou o seu VER a luz da Sagrada Escritura e de Documentos da Igreja e ao final apresentamos nossas conclusões.
A Palavra nos iluminou e nos mostrou como é o mundo sonhado por Deus, mundo pelo qual temos que lutar.


Tema: CF-2011 - Subsídios para o Julgar (Iluminar)

O livro do Gênesis é claro quanto a isso ao afirmar que Deus colocou o ser humano no jardim para o cultivar e guardar (Gn 2,15)
 Salmo 8,6: “o fizeste só um pouco menor que um deus, de glória e honra o coroaste”;
 Gn 1,27: “Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher ele os criou”;
 GS 12: “o homem foi criado à ‘imagem e semelhança de Deus’, capaz de conhecer e amar o seu criador, e por este constituído senhor de todas as criaturas terrenas, para as dominar e delas se servir, dando glória a Deus”; (Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”)
• GS 12: “Deus não criou o homem sozinho”, e “o homem por sua própria natureza, é um ser social”;
 Verbo mashal: Gn 1,16-18: “Deus fez os dois grandes luzeiros, o luzeiro maior para presidir ao dia e o luzeiro menor para presidir à noite, e também as estrelas. Deus colocou-os no firmamento do céu para iluminar a terra, presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom”;
 RN (04/03/79) 15: “Todas as conquistas alcançadas até agora, bem como as que estão projetadas pela técnica para o futuro, estão de acordo com o progresso moral e espiritual do homem? (Carta Encíclica “Redemptor Hominis”)
 “Constatam que estão nus” (Gn 3,7): quando o ser humano se comporta como Deus, fazendo o que deseja, sem respeitar os limites, ele fica só, não se relaciona de modo justo e edificante com Deus, pois precisa esconder-se dele,  ou com seu semelhante, pois acusa a mulher de ser a responsável por seus erros, e nem com os seres vivos  da natureza, pois é expulso do paraíso;
 Intenção de dirigir toda a criação conforme suas leis e critérios: “de modo algum morrereis, mas sereis como Deus” (Gn 3,5);
 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não deves comer, porque, no dia em que dela comeres, com certeza morrerás” (Gn 2,17)
• Dt 22,6-7: preocupação com a fonte da vida;
 Dt 20, 19-20: poupança das árvores produtivas;
 Dt 23,13-15: limpeza do acampamento;
 Ex 16: O maná: normas contra o desperdício;
 "Alguns, porém, desobedeceram a Moisés e guardaram o maná para o dia seguinte; mas ele bichou e apodreceu” (Ex 16,20);
 A repartição da terra objetivando o bem comum (Nm 26,53);
 Doutrina do descanso: individual (sábado), da terra – ano sabático (Ex 23,10-11), ano jubilar (a cada 50 anos) – a terra deveria voltar às famílias;
 Utilização da terra segundo o desejo de Deus (Lv 25,23);
 Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mt 4,3);
 Então o diabo o levou à Cidade Santa, e o colocou sobre o pináculo do Templo e disse-lhe: Se és filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’” (Mt 4,5-6);
 O diabo o levou ainda para uma montanha. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua riqueza, e lhe disse: ‘Eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorar’” (Mt 4,8);
 Resumo do sofrimento da criação pelas atitudes do homem: “a criação foi sujeita ao que é vão e ilusório... por dependência daquele que a sujeitou” (Rm 8,20).
 O sábio reza para que tenha o suficiente para viver e não mais: “concede-me apenas minha porção de alimento. Isto para que, estando farto, eu não seja tentado a renegar-te e comece a dizer: ‘Quem é o Senhor?’” (Pr 30,8b-9a);
 Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mt 6,21); 
 A salvação do ser humano é inseparável da salvação da criação toda (Rm 8,19-23).
  
Ao final da escola, antes do lanche cantamos parabéns para Lorena que fez aniversário ontem. Parabéns Lorena!

Nosso estudo sobre a campanha será concluído no dia 26/04, quando faremos o AGIR.

Na próxima terça (19/04) estaremos concentrados na Semana Santa. Iremos entender o significado de cada dia - do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa - e também de cada Rito (Ramos, Procissão do Encontro, Lava-pés, Santos Óleos, Ceia do Senhor, Paixão do Senhor, Via-Sacra, Veneração à Santa Cruz, Virgília Pascal e Ressurreição). Venha junto conosco entender um pouco mais dessa Semana Sagrada, semana que antecede a maior festa do mundo.

Próximo sábado (16/04) teremos mais uma reunião preparatória para o 2º Cursilho Misto. A reunião será das 8h às 17h na Prainha em Vila Velha e como combinado, faremos uma almoço partilhado.


Hoje dia 12 de abril: São José Moscati, São Júlio I e São Vitor, rogai por nós!

4 comentários:

  1. Pena que o tempo é tão curto para uma Escola vivencial tão boa e rica.

    Mais uma vez toda a equipe da Escola Vivencial de Vila Velha está de parabéns! Ótima dinâmica e ótimos debates!

    Ah... E parabéns ao Luciano pela presteza, zelo e preocupação com nosso Blog!!!

    Bjuão a todos,
    JP!

    ResponderExcluir
  2. ILUMINAR é a palavra!!!

    E "Márcio Padre Ovani", "Silvana Primeira Dama" e "Luciano Devoto da Madre Tereza de Calcular" serão os CARAS no Cursilho de Maio/2011!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos....
    Será que vamos conseguir trocar o VJA pelo VIA...
    A moda já está pegando e acho que Iluminar cai muito bem.
    O que sempre me impressiona é a capacidade da Palavra de Deus em nos guiar. A Biblia é realmente divina e nossa maior fonte de orientação. Como ela consegue ter respostas tão nítidas para os problemas ambientais que temos hoje, tanto tempo depois de ser escrita.
    Que saibamos Iluminar não somente o Ver da CF-2011, mas o Ver de nossa vivência diária.

    Paz e Bem a todos.

    Ps.: João Paulo... Se o Cursilho fosse o Batman, você seri a o Robin... garoto prodígio....rsrs

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo "Robin"! rs
    Estou preparando minha capa!!! rs

    ResponderExcluir