terça-feira, 30 de agosto de 2011

ORAÇÃO

"Com toda sorte de preces e súplicas, orai constantemente no Espírito. Prestai vigilante atenção neste ponto, intercedendo por todos os cristãos."
Ef 6,18

Caríssimos irmãos em Cristo Jesus,

Nossa escola hoje teve a participação de Ana MariaAndré, Antônio Gomes, Aurinha, Bruno, Céia, Cida Souza, Juviani, Lorena Zonateli, Luciano, Márcio PadovaniPatrícia, Rodrigo, Silvana e Sílvio.

Hoje, com orientação de Cida Souza, nossa escola vivencial fez um estudo sobre a oração. Cida refletiu conosco sobre o sentido da oração e sua importância em nossas vidas.

AVISOS:
3º Cursilho Misto
A 3ª reunião preparatória para o 3º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória será realizada no dia 03/09/2011 às 14:00h no CESCLA (Jardim da Penha).
Mapa do CESCLA (Há duas opções para chegar ao local)




Aniversários:
A Escola felicita Alsir Monteiro da Costa (31/08) por mais um ano de vida. Desejamos muitas felicidades e a benção de Nossa Senhora da Penha.


ORAÇÂO
 A Bíblia nos manda orar (Mt 26.41; Mc 14.38; 1 Ts 5.17; Tg 5.16) com toda sorte de oração (Ef 6.18). Há diversos tipos ou espécies de oração e cada um deles segue princípios claros. Há orações que não buscam necessariamente alguma coisa de Deus. Outras visam alterar uma circunstância em nossa vida ou na vida de terceiros. A todas elas Deus deseja ouvir (Sl 65.2; Pv 15.8b)


Tipos de Orações
Ação de Graças
Deus como centro das nossas orações. Atitudes ou atos do nosso reconhecimento e gratidão a DEUS, pelo o que ele nos têm feito. Não é o simples fato de dizer obrigado, mas a expressão de um coração agradecido. Deve ser feita todos os dias. (Jo. 11.41; Sl.35.18; Ef.5. 4,20; Sl.103)

Louvor
São expressões de louvor a Deus pelo que Ele faz. Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressá-los em palavras, numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu Nome, que é digno de ser louvado. (Sl 46; Lc 1.46-55).

Adoração
É o tipo de oração que exalta a DEUS pelo o que ele é. O Homem foi criado para adorar ao Criador (Ef. 1.5-12) e nunca estará completo se não for nesta posição. É a resposta do nosso amor ao amor Divino. (I Cr.29.10-12; Sl 100; 1 Sm 2.1-10).

Intercessão
É o momento que pedimos ao Pai pelos outros. Aqui vamos a Deus como sacerdotes, como intercessores, levando a necessidade de outra pessoa. Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa. (Jo.17.9;) Ela faz parte do viver diário dos Santos (Ef. 6.18).

Súplica
É o tipo de oração mais usada, a mais comum; arriscamos até dizer que na maioria das vezes não fazemos outro tipo de oração. É a apresentação a Deus de um pedido, visando satisfazer uma necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus. (Mt.7.7; Jo.14.13,14 e 16.23,24; Sl 59). Façamos nossos pedidos de acordo com a Legislação do reino de Deus - A Bíblia. Antes de pedir defina e identifique a necessidade, tenha certeza que ela seja real e que a Palavra de Deus lhe dá a garantia quanto à tal necessidade.

Entrega
É a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus. É lançar o cuidado sobre o Senhor, com um conseqüente descanso. Essa oração é feita quando um cuidado, um problema, a inquietação nos bate à porta e a preocupação parece não ter fim. É a hora de entregar tudo ao Senhor. (Sl 37; 2 Cr 20.5-12 Lc.23,46).

Dedicação
É o tipo de oração que expressa renúncia, quando estamos em conflito em relação à vontade de Deus e voluntariamente nos consagramos e começamos a orar "se for a Tua vontade" e mais adiante dizemos "seja feita a sua vontade", e depois "seja feita a tua vontade e não a minha", e mais adiante "Senhor eu só quero fazer a Tua vontade".


Formas de Oração
Oração Privada (Mt 6.6; Lc.6.12)
Cada filho de Deus tem direito de entrar em Sua presença, com confiança, e apresentar-Lhe a oração da fé (Hb 4.16). Nessa forma de oração só o Espírito de Deus é testemunha. Ela pode ser feita apenas no coração, ou em palavras faladas.

Oração de Concordância (Mt 18.18-20)
Aqui, dois ou três se reúnem em comum acordo sobre o que pedem a Deus. Há um poder liberado através da concordância (Dt 32.30).Jesus perguntava aos que iam ser curados qual era o desejo deles, para com isto gerar a concordância.

Oração Coletiva (At 4.23-31)
Esta é feita quando o Corpo se une em oração. É concordância multiplicada. Um grupo ou toda a Igreja local unida no mesmo propósito levanta sua voz a Deus, não só na palavra ou expressão, mas no mesmo espírito, há uma grande liberação do poder de Deus.

Oração Final
Senhor bom e misericordioso estamos aqui para te agradecer a oportunidade de estarmos juntos com saúde, com alegria, com amor. Queremos te pedir pelos enfermos e pelos presos. Queremos render-vos Graças publicamente, queremos te louvar Senhor Jesus, queremos te exaltar, queremos te Adorar.
Obedecendo aos seus ensinamentos estamos te pedindo por cada um de nós cursilhista e pelo 3º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória, pois tu disse "Pedi e vos será dado, Buscai e Achareis, Batei e a vós será Aberto" e na certeza de sermos atendidos rezemos. Amém.


Hoje, 30 de agosto de 2011: São Cesário de Arles, São Félix e Santo Adauto; rogai por nós!


3 comentários:

  1. Muito bom o assunto estudado. Não sabia que existia esses tipos de oração.

    ResponderExcluir
  2. Hola Luciano, gracias por la invitación al Blog, está muy bueno, cuenta con mis ofrecimientos de obras por los cursillos que se avecinan este fin de semana, y cuenten con mis oraciones.

    Que Dios, Jesús el maestro, los bendiga, que su derroche de amor hinche sus corazones y salgan todos los hermanos renovados, y Tocados por esa sublime Gracia, por ese gran sentimiento que nos une al decir DE COLORES.

    Con mucho cariño para todos Jota Socías, desde Chile Lindo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei contribuir com a escola por que todo mundo participou.
    Cida Souza.

    ResponderExcluir