terça-feira, 9 de agosto de 2011

AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES

"Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês." Jo 15, 7

Olá irmãos cursilhistas,
Hoje em nossa escola tivemos a presença de: Ana Maria, André, Céia, Cida Souza, João Paulo, Juviani, Luciano, Marcifran, Márcio Padovani, Patrícia, Paula, Orlando, Rodrigo, Silvana e Sílvio.

Hoje fizemos o estudo sobre o Mês das Vocações. Padovani introduziu nosso estudo fazendo uma pequena explicação sobre Vocações. Em seguida dividimos a escola em quatro grupos e cada grupo discutiu cada um dos domingo do mês das vocações. Ao final, fizemos uma plenária falando um pouco o que apredemos e apresentamos um desenho simbolizando cada domingo. Os desenhos estão disponíveis abaixo.

AVISOS:
Reunião do GED
A reunião do dia 08/08 foi transferida para o dia 15/08. Todos estão convidados.

Pré-Cursilho
Fichas para o 3º Cursilho Misto podem ser retiradas com Luciano.

Missa de Santa Clara (11/08/2011)
Santuário - Centro de Vila Velha - 19:00h
Comunidade de Santa Clara - Coqueiral de Itaparica - 19:30h


AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES
Somos chamados à Santidade, eis a nossa primeira vocação.
“Nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor." (Ef 1,3-6).
Agosto é desde 1981 o mês vocacional. Neste mês somos chamados a refletir sobre esta questão vital para a nossa Igreja: o chamado e a resposta. O mês vocacional quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia-a-dia o chamado que o Pai nos faz.
Quando ouvimos a palavra vocação, logo a entendemos num sentido bastante vago e geral, como sendo uma inclinação, um talento, uma qualidade que determina uma pessoa para uma determinada profissão, por exemplo, vocação de pedreiro, de mãe, de médico. 
Vocação, em sentido mais preciso, é um chamamento, uma convocação endereçada à minha pessoa, a partir da pessoa de Jesus Cristo, convocando-me a uma ligação toda própria e única com Ele, a segui-lo, (cf. Mc 2,14).
Vocação, portanto, significa que anterior a nós há um chamado, uma escolha pessoal que vem de Jesus Cristo, a quem seguimos com total empenho.

"Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi ..." (Jo 15,16)
 
·       Vocação Fundamental: Entendemos por vocação fundamental o chamado de cada pessoa à vida, a ser Filho de Deus, a ser cristão, a ser Igreja. É um chamado a desenvolvermos plenamente todas as nossas potencialidades. As vocações específicas derivam da vocação fundamental.
·       Vocação Específica: Entendemos por vocação específica a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso. As vocações específicas são três: laical, religiosa e sacerdotal.
 
A Vocação na Sagrada Escritura
1 – Antigo Testamento
No AT, todas as vocações têm por objeto missões. Deus chama para enviar:
Vocação de Moisés (Ex. 3,1-15) – (...) 4 Javé viu Moisés que se aproximava para olhar. E do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés!" Ele respondeu: "Aqui estou". (...) 7 Javé disse: "Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. (...)10 Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel". 11 Então Moisés disse a Deus: "Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?" 12 Deus respondeu: "Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha". (...)
Vocação de Jonas (Jn 3, 1-5.10) – 1 A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2 "Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar". 3 Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada.
Outros exemplos: Vocação de Abrão (Gn. 12,1-9), Vocação de Samuel (1Sm 3,1-21), Vocação de Isaías (Is. 6,1-10),Vocação de Jeremias (Jr. 4, 4-10)

2 – Novo Testamento
No NT, o ponto alto é a Vocação/Missão de Jesus. Muitos ajudaram no cumprimento:
 
Vocação de Jesus Cristo – Jesus repete frases características: “Eu fui enviado ...” – “Eu vim” – “O Filho do Homem veio ...”, para anunciar o Evangelho (Mt 1,38), “cumprir a Lei e os Profetas” (Mt 5,17), “chamar não os justos, mas os pecadores” (Mc 2,17), “procurar e salvar o que estava perdido” (Lc 19, 10), “veio não para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos” (Mc 10,45).
Vocação de Maria ( Lc 1,26-38) – (...) 30 O anjo disse: "Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim." (...) 38 Maria disse: "Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." E o anjo a deixou.
Vocação de André, Simão, Tiago e João (Mc. 1, 16-20) – 16 Ao passar pela beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André; estavam jogando a rede ao mar, pois eram pescadores. 17 Jesus disse para eles: "Sigam-me, e eu farei vocês se tornarem pescadores de homens." 18 Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus.
19 Caminhando mais um pouco, Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes. 20 Jesus logo os chamou. E eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo a Jesus.
Outros exemplos: Vocação de Pedro (Jo. 21,15-19), Vocação de Paulo (At. 9,3-22)

No mês de Agosto, a cada domingo, dedicamos nossas orações e nossa atenção a um dos tipos de vocações:

Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre

No primeiro domingo do mês vocacional celebramos o Dia do Padre inspirado pela festa de S. João Maria Vianney, patrono do clero. O ministério sacerdotal está a serviço de todos os demais serviços na vida Igreja. A pessoa do padre tem um valor muito grande para a comunidade uma vez que a ele foi confiada a missão de evangelizar. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho. Os diáconos são celebrados no dia 10 de agosto, na festa de S. Lourenço. Tendo recebido o sacramento da Ordem, os diáconos estão a serviço dos padres e bispos, no exercício da caridade e do anúncio do Evangelho. A presença do diácono é uma grande benção para todas as comunidades.
(Desenho feito pelo grupo 01)



Segundo Domingo – Vocação Familiar – Dia dos Pais

Neste  domingo  celebramos a  vocação  da família na pessoa do pai.   Em  tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade  como  um  todo. A família  é chamada por  Deus a ser  testemunha  do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação.
O Pai na família é fundamental. Seu papel de educador, em colaboração com a mãe, é um dos pilares da unidade e bem estar familiar cujos frutos são filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. O pai é representante legítimo de Deus perante os filhos e é sua missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais que o amor, compaixão e harmonia reinem no lar. Ser pai é buscar um mundo melhor para os filhos e demonstrar que a família deve sempre ser a base da nossa sociedade.

 (Desenho feito pelo grupo 02)

Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa
(Desenho feito pelo grupo 03)
No terceiro domingo do mês vocacional, festa litúrgica da Assunção de Maria, modelo daqueles que dizem sim, a Igreja lembra dos religiosos. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.
O carisma é um dom, uma graça, um presente, está relacionado diretamente com o ser da pessoa, é a ação de Deus na vida da pessoa. Esse dom, dado pelo Espírito Santo, torna a pessoa apta para uma determinada missão. O religioso ingressa numa determinada Família Religiosa conforme o carisma que possui. De acordo com o carisma da instituição, os religiosos assumem uma missão específica.

Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que a vida evangélica é plenamente possível de ser vivida, mesmo em mundo excessivamente material e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.


Quarto Domingo – Vocações Leigas - Dia dos Ministérios Leigos
(Desenho feito pelo grupo 04)
Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.
Ser leigo atuante é ter  consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a  caminha  e  o  crescimento  das comunidades rumo a Pátria Celeste. Todo leigo tem  um carisma  e recebe dons de Deus que são colocados a serviço do próximo pelo bem de todos. Assumir  esta vocação  é doar-se  pelo Evangelho  e  estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.
Dia do Catequista:  Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

Hoje, 09 de agosto de 2011: Santa Teresa Benedita da Cruz(Edith Stein), São Fermo e São Rústico; rogai por nós!

Um comentário:

  1. Paz e Bem a todos os irmãos Cursilhistas,
    Gostaria de parabenizar os participantes da Escola Vivencial de Vila Velha pela ótima participação e Vocação à criatividade e habilidades artísticas.
    Aproveito a oportunidade para lembrar que todos, todos nós impreterivelmente, temos uma Grande Vocação: à Santidade. As demais vocações (dons, habilidades, talentos, etc.) devem ser exercidas a fim de buscar a Santidade, como responta ao "chamamento", ou seja, à Missão que Jesus nos enviou.
    Grande abraço a todos.
    (Luciano, Parabéns por colocar seu talento (blog) a serviço da missão).

    ResponderExcluir