quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Olá irmãos em Cristo,
Hoje em nossa escola tivemos a presença de Alessandro, Ana Maria, André, Antônio Gomes, Audinei, Aurinha, Cida Souza, Céia, Juviani, Lorena, Luciano, Márcio Padovani, Patrícia, Sílvio, Silvana e Veridiana.

O tema do nosso estudo de hoje foi a , e Silvana preparou uma mensagem que nos ajudou a entender melhor a nossa vivência na fé.


 
AVISOS
Aniversários:
A Escola deseja muitas felicidades pelo aniversário de Cida Souza (17/08). Desejamos que Nª Senhora da Penha a abençoe.

Reunião do GED:
A reunião do mês de agosto foi transferida para o dia 22/08 (segunda-feira) às 20:00h na Sede Social Nossa Senhora do Rosário (Dispensário) - Prainha.

3º Cursilho Misto:
A 2º Reunião preparatória será dia 20/08 (sábado) às 14:00h na Sede Social Nossa Senhora do Rosário (Dispensário) - Prainha.

FÉ - APOSTAR EM DEUS
Algumas considerações sistemáticas:
  • Fé (´aman) = ser firme ou sólido (AT)
  • Fé e aceitação de uma pessoa e de suas exigências (NT)
  • Crer em Deus é muito mais querer fazer um mundo diferente do que uma realidade palpável
  • A explicação da fé não é a fé
  • O saber da fé só é válido na medida em que ele é transformador. Se não transforma, provamos que o Deus em que acreditamos não existe.
  • Fé é uma ato de confiança, entrega.
  • Atitude tradicional da fé: Acreditar em Deus – envolve a razão – o homem aprende uma doutrina – conduz a um saber sobre Deus
  • Atitude evangélica da fé: Comprometer-se com Deus – envolve o homem total – o homem desenvolve uma prática de vida – conduz a uma conversão

Atitude tradicional da fé:
Acreditar em Deus
envolve a razão
o homem aprende uma doutrina
conduz a um saber sobre Deus
Atitude evangélica da fé:
Comprometer-se com Deus
envolve o homem total
o homem desenvolve uma prática de vida
conduz a uma conversão
 
 É preciso também aprofundar a fé. Vou explicar. Todos nós praticamente herdamos a fé. Os avós, os pais eram cristãos, católicos, nós também. E acontece que, na medida que vamos crescendo – é o bigode, é o batom, é o trabalho, é o namoro, é a crítica, é a liberdade – e a Religião, a Igreja, Deus, podem ir ficando para trás, pequenos, como coisa de velhos ou de crianças. E a fé herdada e não assimilada vai se diluindo na lembrança, vira uma certa tradição mais ou menos saudosista, pratica rotineira... 
Diante desse perigo, além da oração, do serviço fraterno, do compromisso com a justiça e da participação na comunidade, devemos estudar a fé; isso mesmo, estudar Deus, seu Mistério, sua Palavra, a vida de Jesus. Não acreditem na fé daquele ou daquela que, podendo, não lê, não se interessa pela fé cristã. A catequese não é só para as crianças e a teologia não é só para teólogos. Será que Deus não é interessante??? 
(Dom Pedro Casaldáliga, textos extraídos)


O que nos diz o Caticismo da Igreja Católica
II. "SEI EM QUEM PUS MINHA FÉ" (2TM 1,12)

CRER SOMENTE EM DEUS
150 A fé é primeiramente uma adesão pessoal do homem a Deus; é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, o assentimento livre a toda a verdade que Deus revelou. Como adesão pessoal a Deus e assentimento à verdade que ele revelou, a fé cristã é diferente da fé em uma pessoa humana. E justo e bom entregar-se totalmente a Deus e crer absolutamente no que ele diz. Seria vão e falso pôr tal fé em uma criatura.
 

CRER EM JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS
151 Para o cristão, crer em Deus é, inseparavelmente, crer naquele que Ele enviou, "seu Filho bemamado", no qual Ele pôs toda à sua complacência; Deus mandou que O escutássemos. O próprio Senhor disse a seus discípulos: "Crede em Deus, crede também em mim" (Jo 14,1). Podemos crer em Jesus Cristo por que ele mesmo é Deus, o Verbo feito carne: "Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está voltado para o seio do Pai; este o deu a conhecer" (Jo 1,18). Por ter ele "visto o Pai" (Jo 6,46), ele é o único que o conhece e pode revelá-lo.


CRER NO ESPÍRITO SANTO
152 Não se pode crer em Jesus Cristo sem participar de seu Espírito. E o Espírito Santo que revela aos homens quem é Jesus. Pois "ninguém pode dizer 'Jesus é Senhor' a não ser no Espírito Santo" (1 Cor 12,3). "O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus... O que está em Deus, ninguém o conhece a não ser o Espírito de Deus" (1 Cor 2,10-11). Só Deus conhece a Deus por inteiro.
Cremos no Espírito Santo porque Ele é Deus.
A Igreja não cessa de confessar sua fé em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

III. AS CARACTERÍSTICAS DA FÉ

A FÉ É UMA GRAÇA
153 Quando São Pedro confessa que Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo, Jesus lhe declara que esta revelação não lhe veio "da carne e do sangue, mas de meu Pai que está nos céus". A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele. "Para que se preste esta fé, exigem-se a graça prévia e adjuvante de Deus e os auxílios internos do Espírito Santo, que move o coração e o converte a Deus, abre os olhos da mente e dá a todos suavidade no consentir e crer na verdade."
 
A LIBERDADE DA FÉ
160 Para que o ato de fé seja humano, "o homem deve responder a Deus, crendo por livre vontade. Por conseguinte, ninguém deve ser forçado contra sua vontade a abraçar a fé. Pois o ato de fé é por sua natureza voluntário". "Deus de fato chama os homens para servi-lo em espírito e verdade. Com isso os homens são obrigados em consciência, mas não são forçados... Foi o que se patenteou em grau máximo em Jesus Cristo." Com efeito, Cristo convidou à fé e à conversão, mas de modo algum coagiu. "Deu testemunho da verdade, mas não quis impô-la pela força aos que a ela resistiam. Seu reino... se estende graças ao amor com que Cristo, exaltado na cruz, atrai a si os homens."
 
A PERSEVERANÇA NA FÉ
162 A fé é um dom gratuito que Deus concede ao homem. Podemos perder este dom inestimável; São Paulo alerta Timóteo sobre isso: 'Combate... o bom combate, com fé e boa consciência; pois alguns, rejeitando a boa consciência, vieram a naufragar na fé" (1Tm 1,18-19). Para viver, crescer e perseverar até o fim na fé, devemos alimentá-la com a Palavra de Deus; devemos implorar ao Senhor que a aumente; ela deve "agir pela caridade" (Gl 5,6), ser carregada pela esperança e estar enraizada na fé da Igreja.

Dogmas da Igreja Católica
No Catolicismo, o dogma é uma verdade revelada por Deus. Com isto o Dogma é imutável e definitivo (não pode ser revogado). Para que um ensinamento da Igreja seja considerado um dogma são necessárias duas condições:
 
1. O Sentido deve estar suficientemente manifestado;
2. Esta doutrina deve ser definida pela Igreja como revelada.
- Lista dos dogmas proclamados pela Igreja Católica
- A Igreja Católica proclama a existência de 43 Dogmas

Vejamos alguns:
1- A Existência de Deus
"A idéia de Deus não é inata em nós, mas temos a capacidade para conhecê-Lo com facilidade, e de certo modo espontaneamente por meio de Sua obra"

5- Santíssima Trindade
"Em Deus há três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; e cada uma delas possui a essência divina que é numericamente a mesma "

6- Jesus Cristo é verdadeiro Deus e filho de Deus por essência
"O dogma diz que Jesus Cristo possui a infinita natureza divina com todas suas infinitas perfeições, por haver sido engendrado eternamente por Deus."

12- Ao terceiro dia depos de sua morte, Cristo ressuscitou glorioso dentre os mortos
"ao terceiro dia, ressuscitado por sua própria virtude, se levantou do sepulcro"

14- Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do Nada
"A criação do mundo do nada, não apenas é uma verdade fundamental da revelação cristã, mas também que ao mesmo tempo chega a alcançá-la a razão com apenas suas forças naturais, baseando-se nos argumentos cosmológicos e sobretudo na argumento da contingência."

17- O homem é formado por corpo material e alma espiritual
"a humana como comum constituída de corpo e alma"

21- Maria, Mãe de Deus
"Maria gerara a Cristo segundo a natureza humana, mas quem dela nasce, ou seja, o sujeito nascido não tem uma natureza humana, mas sim o suposto divino que a sustenta, ou seja, o Verbo. Daí que o Filho de Maria é propriamente o Verbo que subsiste na natureza humana; então Maria é verdadeira Mãe de Deus, posto que o Verbo é Deus. Cristo: Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem"

22- A Assunção de Maria
"A Virgem Maria foi assumpta ao céu imediatamente depois que acabou sua vida terrena; seu Corpo não sofreu nenhuma corrupção como sucederá com todos os homens que ressuscitarão até o final dos tempos, passando pela descomposição."

28- O Baptismo é verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo
"Foi dado todo poder no céu e na terra; ide então e ensinai todas as pessoas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

31- A Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação
"Basta indicar a culpa da consciência apenas aos sacerdotes mediante confissão secreta"
 
32- A Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo
"Aquele que come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna"
 
33- Cristo está presente no sacramento do altar pela Transubstanciação de toda a substância do pão em seu corpo e toda substância do vinho em seu sangue
"Transubstanciação é uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de uma coisa a outra. Cessam as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem em seus lugares o Corpo e o Sangue de Cristo. A Transubstanciação é uma conversão milagrosa e singular diferente das conversões naturais, porque não apenas a matéria como também a forma do pão e do vinho são convertidas; apenas os acidentes permanecem sem mudar: continuamos vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque neles está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo."
 
37-A Morte e sua origem
"A morte, na atual ordem de salvação, é consequência primitiva do pecado"

38- O Céu (Paraíso)
"As almas dos justos que no instante da morte se acham livres de toda culpa e pena de pecado entram no céu"

39- O Inferno
"As almas dos que morrem em estado de pecado mortal vão ao inferno"

40- O Purgatório
"As almas dos justos que no instante da morte estão agravadas por pecados veniais ou por penas temporais devidas pelo pecado vão ao purgatório. O purgatório é estado de purificação"

43- O Juízo Universal
"Cristo, depois de seu retorno, julgará a todos os homens."

Somente pela fé, conseguimos assumir a caminhada de Jesus Cristo. Se acharmos que a razão se sobresai ao que vem de Deus (bíblia, Jesus Cristo, tradição da igreja), jamais alcançaremos o coração puro e aberto a Graça.  A fé é aceitar por antecipação a salvação e a herança que nos é prometida.
Aumente sua fé, cursilhista. Não esqueça: Oração, Formação e Ação (testemunho ambiental).
Hoje 16 de agosto de 2011: São Roque, Santo Estevão da Hungria, São João Francisco Régis; rogai por nós!           

Um comentário:

  1. Parabens à coordenação da Escola Vivencial de Vila Velha pelo assunto "Fé", apresentado na última 3ªfeira pela Silvanas.
    Lembrar que:
    "A máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de "filhos no Filho" nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (cf. Lc l,45) e obediência à vontade de Deus (cf. Lc 1,38), assim como popr sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (cf.2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor. Interlocutora do Pai em seu projeto de enviar seu Verbo ao mundo para a salvação humana, com sua fé Maria chega a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo, e também se faz colabnoradora no renascimento espiritual dos discípulos". (DAp 266)

    ResponderExcluir