segunda-feira, 15 de abril de 2013

SÍNTESE DA 1ª REUNIÃO PARA O 5º CURSILHO MISTO

Amigos cursilhistas, Cristo Conta Contigo.

O 5º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória será realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2013 e terá como coordenador e base, respectivamente, Tarcísio e Artur.

A 1ª reunião preparatória para o 5º Cursilho Misto foi realizado no último sábado (13/04/2013) no auditório inferior do Santuário do Divino Espírito Santo em Vila Velha das 08h às 16:30h.

Estiveram presente: Tarcísio, Patrícia, Cida Souza, Delma, Marta, Gomes, Artur, Maria Célia, Geruza, Renata, Raphael, Fernanda, Caxuxa, Ts, Márcio Padovani, Regina e Luciano. 

Próxima reunião: 20/04/2013 (sábado) às 15:00h
Local: Sede Social Nossa Senhora do Rosário - Prainha - Vila Velha
Todo cursilhista é convidado a trabalhar.
 
O objetivo do encontro foi a espiritualidade dos responsáveis.

Na parte da manhã tivemos um momento de espiritualidade muito profunda conduzia pela irmã Jociltema com o tema: 
“FÉ VIVIDA NO MUNDO”.

Em primeiro lugar, ela nos levou a parar, a acalmar o coração:

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
(Almir Sater)


Acalme meu passo, Senhor!
Desacelere as batidas do meu coração, acalmando minha mente.
Diminua meu ritmo apressado com uma visão da eternidade do tempo.
Em meio às confusões do dia a dia, dê-me a tranquilidade das montanhas.
Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranquilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.
Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.

Ensina-me a arte de tirar pequenas férias: reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir uma música preferida.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar a Tua voz.

Acalme meu passo, Senhor, e inspire-me a enterrar minhas raízes no solo dos valores duradouros da vida, para que eu possa crescer até no caminho para a Vida Eterna.

Obrigado Senhor, pelo dia de hoje, pela família que me deste, meu trabalho e sobretudo pela Tua presença em minha vida.
Amém.



Ela lembrou que não damos tempo de Deus fazer a obra em nós. Nós precisamos experimentar a fé. Muitos não tem a grandeza de parar para ouvir a Deus.

Em Hb 11,4 lemos como a fé foi vivida por vários personagens históricos: Abel, Henoc, Noé, Abraão, Isaac, Jacó, José, Moisés , Raab. Uma leitura que nos mostra que a fé pode ser vivida de verdade, na nossas realidades.
  • Com frequência, cremos em Deus de modo superficial, e vivemos “Como se Deus não existisse”. Será que nossa fé está alheia ao mundo? Confinada nas igrejas? Incapaz de se encarnar na cultura?
  • Se Deus não for uma presença concreta não adianta está aqui. Será que Deus é apenas uma ideia? A fé é sair da nossa zona de conforto, assim como fez o bom samaritano. A vida do bom samaritano é uma fé vivida.
O encontro com Jesus Cristo, ilumina toda as dimensões da existência humana. O encontro com Deus em Cristo nos dá um olhar novo para nos vermos e para vermos nosso próximo, bem como a vida em sociedade.

A fé – encontro com Deus em Cristo – projeta luz sobre todas as dimensões da experiência humana: matrimônio, família, trabalho, educação, cultura, sociedade.

“O calor do toque num abraço é muito importante”

Os cristãos, em razão de sua fé, movidos sempre pelo amor-caridade – ágape – com alegria e fidelidade devem se empenhar por todos os meios para que os valores de dignidade humana, revelada em Cristo e reconhecíveis pela razão, ganhem campo na vida da sociedade.

Ao fim de sua explanação, ela deixou as seguintes questões para refletirmos.

Vivemos num mundo onde os valores do poder, do ter e do prazer são objetos de adoração e de idolatria. A luta pelo poder torna as pessoas desumanas. As guerras, o ódio e as tensões ameaçam o mundo que já se encontra dividido entre ricos e pobres.
  • Diante dessas realidades, o que significa para você, crê nos dias de hoje? É ficar “olhando” a realidade de longe sem nenhum comprometimento com as mudanças e transformação pessoais e comunitárias? Pode haver transformações se não vivemos numa fé concreta e compromissada? Justifique a resposta do seu grupo. “Se a fé em Deus, não tem nenhuma incidência na vida concreta das pessoas e da sociedade, então, que tipo de relação pode existir com Deus? Elabora resposte clar para a plenária.
  • Diante das interrogações do mundo como podemos edificar nossa fé em Deus, para com Deus e para com o outro? Cite algumas alternativas.
Após reflexão em grupo e plenária seguimos para nossa Adoração ao Santíssimo. Onde cada um pôde se colocar a disposição do 5º Cursilho Misto diante de Jesus Eucarístico.

Na parte da tarde, iniciamos nossas atividades invocando o Espírito Santo com oração e uma música:

Loucura da cruz (Loucura da cruz)
Loucura de amor (Loucura de amor)
Loucura de tudo por causa de Nosso Senhor

A tarde, nosso momento de espiritualidade, foi sobre nossa fé e nossa vivência no movimento de cursilhos e foi conduzida por Tarcísio. Depois de sua mensagem, refletimos em grupos sobre as seguintes questões.
  • Nós acreditamos que é no MCC que devemos trabalhar e sensibilizar o batizado afastado?
  • Minha trajetória no MCC tem sido uma trajetória de Fé?
  • Como isso se comprova no pré, no cursilho(retiro), no pós cursilho?

Após esse momento de espiritualidade, nossa reunião passou a tratar dos assuntos técnicos em relação ao 5º Cursilho. O coordenador e o Base fizeram uma explicação de como serão os trabalhos e as mudanças que acontecerão. Alguns já receberam tarefas para começar a desenvolver para o cursilho e outros receberam na próxima reunião.

A coordenação comunicou que já estão confirmados os Padre Hiler (Paróquia São Franscico - Itapua) e Padre Robson (Paróqua Nossa Senhora das Graças - Coqueiral de Itaparica) que estarão presente durante alguns momentos do retiro. E que os respectivos padres irão indicar candidatos para o cursilho.

Foi informado também que a Missa de Encerramento será realizada às 19:00h do dia 26 de maio na Paróquia São Francisco de Assis - Itapuã, celebrada pelo Pe. Hiler.

Encerramos nossa tarde novamente com a visita ao Santíssimo e oração final. Em seguida fizemos nosso lanche.
 
São Paulo, Apóstolo: rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário