quarta-feira, 17 de abril de 2013

PRÉ E PÓS CURSILHO

Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.
Jo 6,34-35

Amigos em Cristo,
Nossa escola dessa semana trabalhou sobre o tema "PRÉ e PÓS CURSILHO NA VIDA DO CURSILHISTA. Com uma dinâmica de exposição, trabalhos em grupo e plenárias. Refletimos nossa conduta nesses dois tempos do processo de evangelização.

Recebemos um pedido de alavanca dos nossos irmãos cursilhistas do Estados Unidos para que façamos orações pelo povo de Boston/EUA.

Que las personas que han encontrado la muerte fisica tengan el eleluya de la resurrección en el Señor Jesús. Que las personas que han recebido heridas tengan una pronta recuperación. Que los familiares de las victimas tengan fortalezar y fe para soportar el dolor. Que los causantes vean na luz que les acerque al Señor. Todos nosostros vamos a hacer una cadena para que lhegue al Señor esta plegaria, por medio de la Virgen del Detalhe y de Eduardo.

Simpre....DE COLORES.
Eduardo ruega al Padre por nosostros.
Especialmente por los que sufren esta catastrofe de Boston.

Our most heartbroken prayers go out to the marathon victims of Boston.

Sonia Mosqueda - Vocal de Palanca
Diócesis de Oakland/ USA


Estiveram presente na escola: Márcio Padovani, Márcia, Juviani, Antônio Gomes, Regina, Selma, Maria Célia, Cida Souza e Luciano.


PRÉ E PÓS CURSILHO

PRÉ
PÓS
O que é?
  • É o tempo antes do cursilho.
  • É o primeiro tempo no processo de evangelização.
  • É o tempo após o cursilho
  • É o terceiro tempo no processo de evangelização.
Objetivo
  • Observar em seu ambiente pessoas que poderão fazer o cursilho e convidá-las.
  • Continuidade da conversão pessoal.
  • A evangelização dos ambientes.
Elementos principais
  • Ambiente
  • Candidato
  • Responsável
  • NCA
  • Ultréia
  • Escolas

Para o trabalho de grupo a escola foi dividida em dois grupos. O primeiro grupo analisou e refletiu sobre os elementos do Pré e o segundo grupo elementos do Pós. Os textos foram retirados do livro: "Fundamentos do MCC: Pré e Pós-Cursilho".


 Grupo 01 - Pré-Cursilho
1- Ambiente:
82. A vocação específica do MCC, clara em sua definição, é a Evangelização dos Ambientes.

Qual a relação do cursilhista e seu ambiente? Por que a literatura do cursilho diz que é preciso estudar os nossos ambientes? 


2 - Candidatos 
90. É de fundamental importância uma preparação adequada do candidato, pois dela poderão depender o seu aproveitamento e sua inserção na comunidade. 

Quais são as pessoas que você convidaria para fazer o cursilho? Que tipo de preparação devemos fazer com esses candidatos? 


3 – Responsável 
91. Lembra-se, enfim, que para Responsáveis pelo CUR requerem-se não supostos heróis ou heroínas, doutores da palavra fácil e fluente, ou gente “bem sucedida” de acordo com os créditos vigentes, mas se quererem homens e mulheres que não fogem à luta cotidiana e vivem em busca da vivência dos valores das Bem-aventuranças; que não se acomodam numa espiritualidade individualista e estéril; sempre inquietos, enquanto não acontecem a Justiça, a Fraternidade, o Amor; sensíveis, como Jesus, às situações de pobreza, marginalização e opressão em que vivem milhões de seres humanos. É de homens e mulheres assim, adultos ou jovens, que o CUR necessita como Responsáveis. Esse são os que têm condições de ajudar seus irmãos na caminhada para o Reino; a esses se pode dizer: “Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram” (Rm 12,15); são esses que podem repetir: “Meus filhos, por vós sinto, de novo, as dores do parto, até Cristo ser formando em vós” (Gl 4,119). 

Você acredita ser um responsável dentro do Movimento de Cursilhos de Cristandade? Há duas modalidades de serviço ou de responsabilidade: uma se refere ao Movimento, como um todo, e outra, especificamente no CUR. Quais são as exigências para cada uma dessas modalidades? 

Grupo 02 - Pós-Cursilho
4 – Escolas 
125. Tão importante é a Escola Vivencial no contexto do MCC, que se costuma dizer que “sem Escola é impossível o MCC” 

O que é uma Escola Vivencia? Qual a importância da escola na vida do cursilhista? Se você fosse preparar uma Escola Vivencial (um dia), como seria? 

5 – Ultréias 
121. As Ultréias são vivenciais, como aliás, todo o MCC. Expressam todo o dinamismo comunitário e solidário dos NCA na partilha e na comunhão entre irmãos. Quando os desafios são cada vez mais frequentes; quando os problemas se manifestam cada dia mais agudos, quando o trabalho dos evangelizadores se faz sempre mais árduo, então compartilha reanima, encoraja, estimula e realimenta os vinhateiros. Ainda que as Ultréias não sejam diretamente evangelizadoras, elas o são indiretamente pelo testemunho e pela comunhão fraterna, desde que não se fechem ou se isolem da comunidade eclesial e, portanto, sejam abertas e acolhedoras. 

Qual a importância das Ultréias? Você já participou das ultréias? Tem vontade de participar? Você sabe a data da próxima Ultréia.? 

6 – NCA – Núcleo de comunidades ambientais  = Pequenas comunidades de Fé.
104. O núcleo é um grupo de cristãos do mesmo ambiente ou área de atividade humana, sobretudo de ambientes extra-eclesiais que, comprometidos pelo Batismo com o Plano de Deus, com seu Reino e com o Seguimento de Jesus, assume sua vocação específica nas realidades terrestres. Através de sua presença, o núcleo torna os ambientes mais visivelmente marcados pelos valores do Reino de Deus e pelos critérios proclamados por Jesus, no Evangelho. 

O que é Evangelização dos ambientes? Como dever ser os NCA? Você já se perguntou se está inserindo em alguém NCA, mesmo sem perceber?


QUADRO DE AVISOS
5º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória
24 à 26 de maio de 2013
Ficha nas escolas de Vitória (com Renata) e Vila Velha (Luciano)
2ª Encontro para preparação do 5º Cursilho Misto
Sábado, dia 20/04/2013 às 15:00h -  Sede Social Nossa Senhora do Rosário - Prainha - Vila Velha / ES.
Todo cursilhista é convocado trabalhar no cursilho. Venham fazer parte desse equipe.
Feijoada Decolores 05 de maio de 2013 - Domingo - 12:00h
Local: Centro Social Nossa Senhora do Rosário - Prainha
Convites : R$ 15,00 
Em prol do 5ª Cursilho Misto
Doações para a feijoada (veja o quadro abaixo). Entrar em contato com :
Vila Velha:
Juviani - 9238-0862 - juvismattiello@gmail.com
Rodrigo - 9222-1434 - rodrigo.franco@linkupconsultoria.com.br
Luciano - 9973-4261 - lpmurari@hotmail.com
Cida Souza - 8814-7653 - masrep@terra.com.br

Vitória:
Renata - 9274-9832 - retroccoli@gmail.com
Artur - 9962-7417 - abtroccoli@gmail.com


PRODUTO QUANTIDADE QUANT. DOADA QUANT. FALTANTE
Feijão Preto 07 Kg 0
Farinha 03 Kg 0
Paio 4,5 Kg 0
Linguiça Calabresa (grossa) 15 Kg 0
Costelinha de porco (fresca) 7,5 Kg 0
Orelha de porco (poderá ser fresca) menos gordura 24 unidades 0
Pé de Porco (poderá ser fresco)15 Kg05 Kg10 Kg
Rabo de porco (poderá ser fresco) 25 unidades 0
Carne seca 15 Kg 05 Kg 10 Kg
Carne verde (músculo, acém o pá) 6 Kg 0
Cebolinha (grande) 1 maço 0
Couve 1 maço 0


17 de abril de 2013: Santo Aniceto; rogai por nós!



2 comentários:

  1. PEQUENAS COMUNIDADES
    Gostaria de conversar sobre o projeto CURSILHO MISSIONÁRIO.
    Peço que entrem em contato.
    Osvaldo - responsável PRE E POS
    GED RIBEIRÃO PRETO/SP

    ResponderExcluir