terça-feira, 8 de maio de 2012

CALENDÁRIO 2012

Caríssimos irmãos em Cristo,
Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. (Jo 14,27).

Começamos nossa escola dessa semana meditando Jo 14,27-31 para enriquecer nossa espirituralidade e nossa fé em Jesus Cristo. Após a partilha iniciamos nosso trabalho de montar o calendário de atividades da escola para esse ano. A escola foi divida em três grupos para analistar e propor os temas para a escola. Ao final cada grupo propôs suas sugestões e junto com toda escola conseguimos fazer o calendário para 2012. Pela falta de tempo, definimos o calendário até agosto e na semana que vem concluiremos o restante até dezembro.

Estiveram presente na escola: Aurinha, Gomes, Silvana, Márcio Padovani, Cida Souza, Paula, Bruno, Lorena, Rita, Verediana e Luciano.

Avisos da semana:
* 1ª Confraternização da Escoal Vivencial de Vila Velha - Churrasco
Data: 20 de maio de 2012 a partir das 11:00h
Local: Casa de Tatiane - Av. Estudante José Júlio de Souza, n° 200, Apt 303, Praia da Itaparica
(próximo ao Motel POP)
O que levar: sugerimos levar um torno de 300g de carne por pessoa e a bebida de sua preferência.
Se possivel, favor confirmar por email (lpmurari@hotmail.com) ou telefone (9973-4261)

* 4º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória
Data: 17, 18 e 19 de agosto de 2012 - Projeto Santa Clara
As fichas estão disponíveis nas escolas vivenciais.
Se você deseja participar da equipe de trabalho, entre em contato com Luciano pelo email lpmurari@hotmail.com.

* Aniversários:
Desejamos felicidades pelos aniversários de Alessandro Rogério de Souza (13/05), Luciana Nascimento Costa (13/05) e Silvana Maria Felix da Penha (13/05). Que Nossa Senhora da Penha os abençoe.

*** FORMAÇÃO ***

Formação espiritual: Cada um é chamado a crescer incessantemente na intimidade com Jesus Cristo, na conformidade com a vontade do Pai, na dedicação aos irmãos, na caridade e na justiça;

Formação doutrinal: Revela-se hoje cada vez mais urgente no sentido de aprofundamento da fé, mas também pela exigência de “da a razão da esperança”. Num mundo que, praticamente, desconhece a esperança e, por isso, vive o desespero, o cristão, ressuscitado com Cristo para a Vida Nova, tem de saber da a razão da esperança (1Pd 3,15).  Esperança de transformação evangélica da realidade temporal; esperança de “uma nova terra” onde haja justiça, solidariedade, fraternidade e perdão; esperança, por isso, do Reino definitivo;

Formação social: Nesse campo está a “decidida promoção da cultura” e, “em particular, sobretudo para os fiéis leigos, de várias formas empenhados no campo social e político, é absolutamente indispensável uma consciência mais exata da doutrina social da igreja...”, Abundantes são os recursos nessa área, especialmente na Igreja do Brasil: há inúmeros documentos produzidos quer pelos Bispos em conjunto (CNBB), quer singularmente, em suas dioceses.  Cresce a importância desses documentos e do seu conhecimento pelos cristãos brasileiros, sobretudo porque eles nascem, vida de regra, do contato vivo com as realidades e da experiências, quase sempre dolorosa, das Igrejas locais perante situações injustas e atentatórias à dignidade humana. Para compreender e assumir essas situações de conflito, os cristãos leigos precisam conhecer a motivação mais profunda e a razão de ser de atitudes e gestos de solidariedade praticados pela Igreja. “A doutrina social da Igreja é, todavia, dinâmica, isto é, adaptada às circunstâncias dos tempos e lugares.  É direito e dever dos pastores propor os princípios morais, também sobre a ordem social, e é dever de todos os cristãos dedicar-se à defesa dos direitos humanos; a participação ativa nos partidos políticos é, todavia, reservada aos leigos”;

Formação no campo dos valores humanos: necessária para a eficácia da ação missionária e pastoral. Na Christifideles Laici cita-se o Decreto Conciliar sobre a atividade apostólica dos leigos onde se insinua a importância da competência profissional, o sentido da família e o espírito de justiça e de honradez “sem os quais nem sequer se pode dar uma vida cristã autêntica”.


Espiritualidade do MCC:
72. Pode-se, portanto, afirmar que a espiritualidade do MCC é uma espiritualidade de conversão, de volta para a casa e para o abraço do Pai, levados pela mão e pelo coração de Cristo. Uma conversão pessoal para Cristo e uma conversão social para a comunidade. Porque, no final da definição do MCC, vai aparecer o seu objetivo, o seu carisma: “... criar núcleos de cristãos que fermentem de evangelho os ambientes”. Aí está uma espiritualidade encarnada, de pés no chão, vigorosamente plantada na realidade. É nessa mesma realidade, nos seus ambientes de vida, que o cristão cursilhista, alimentado pela vida divina que corre sem veias, pela oração, pelos Sacramentos e pela Palavra de Deus, irá inserir o fermento dos valores e critérios evangélicos cuja expressão máxima encontra-se nas Bem-aventuranças (Mt 5,1-12) e no Pai Nosso (Mt 6).

O documento de Aparecida destaca cinco aspectos fundamentais do processo de formação dos discípulos missionários.
a) O encontro com Jesus Cristo, que deve renovar-se constantemente pelo testemunho pessoal, pelo anúncio do querigma e pela ação missionária da comunidade.

b) A conversão, que é a resposta inicial de quem ouve o Senhor com admiração, crê nEle pela ação do Espírito, decide ser seu amigo e resolve segui-Lo, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida.

c) O discipulado, através da catequese permanente e da vida sacramental, que fortalecem a conversão inicial e levam à perseverança na vida cristã e na missão no meio do mundo.

d) A comunidade, pois não pode haver vida cristã fora da comunidade, como demonstraram os primeiros cristãos. Além disso, é na comunidade que o discípulo é acompanhado e estimulado por seus pastores, para amadurecer na vida do Espírito.

e) A missão, pois o discípulo, à medida que conhece e ama o seu Senhor, experimenta a necessidade de compartilhar com outros a alegria de ir ao mundo para anunciar Jesus Cristo morto e ressuscitado.
 

CONCLUSÕES DOS GRUPOS
Grupo 01
1 - Estudo da DGAE 2011-2015
2 - Estudo dos Fundamentos do MCC
3 - Estrutura do MCC
4 - Missa Explicada
5 - Maria
6 - Mês da Bíblia

Grupo 02
1 - Querigma (prática)
2 - Estudo Bíblico - estudo da Palavra
3 - Gincana bíblica
4 - Estudo dos livros
5 - Conversão
6 - Testemunho vivencial
7 - Os Santos/Santidade

Grupo 03
1 - Estudo e conhecimento sobre o Cursilho - Regimento do GED
2 - Estudo da Bíblia ( estudo especial sobre os evangelhos)
3 - Formação de Grupos e Núcleos Ambientais
4 - Estudo das cartas, artigos e documentos dos assessores espirituais (pois são direcionados p/ o cursilhista)
5 - Mensagens do Cursilho
6 - Adoração ao Santíssimo (espiritualidade)

A partir dessas surgestão iniciamos a montagem do nosso calendário

CALENDÁRIO 2012 - 1ª PARTE
Maio
15 - Maria
22 - Fé / Testemunho
29 - Querigma

Junho
05 - Estudo da DGAE 2011-2015
12 - Pequenas Comunidades Ambientais
19 - Adoração ao Santíssim
26 - Estudo das cartas, artigos ou documentos dos Assessores Espirituais do Cursilho

Julho
03 - Sentido da Vida
10 - Graça
17 - Igreja
24 - Sacramentos

Agosto
07 - Santos / Santidade
14 - Testemunho
21 - Recepção do novos cursilhistas (4º Cursilho Misto)
28 - Missa Explicada

Hoje, dia 08 de maio de 2012: São Acácio e São Vitor; rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário