quinta-feira, 3 de maio de 2012

ATA DA XXII ASSEMBLEIA ORDINARIA DIOCESANA

Caros amigos,
Essa semana não tivemos nossa escola devido ao feriado, porém no último sábado realizamos nossa Assembleia Diocesana Ordinária.

A seguintes alavancas foram enviadas em favor da nossa assembléia: Araçatuba-SP; São Luis de Montes Belos-GO; Florianópolis-SC; GER Oeste II - Cuiabá-MT; Niterói-RJ; Braga (Fafe) - Portugal; San Rafael - Argentina; San Martín - Argentina; Arequipa - Perú; Palestrina - Itália.

Participantes:
Escola Vivencial de Guarapari: Alsir Monteiro da Costa, André Russo Coutinho, José Olímpio Alves, Maria Tereza Coelho Alves, Maurício Augusto da Silva Junior.

Escola Vivencial de Vila Velha: Antônio Gomes Pereira, Bruno Hott de Freitas, Emílio Sant'Ana Pereira, Gilceia Lyra Werneck, Lorena Zanoteli Loiola, Luciano Prado Murari, Márcio Padovani, Maria Aparecida de Souza, Maria Célia Sant'Ana Pereira, Natalício Batista Paiva, Paula Souza Freitas, Silvana Mª Felix da Penha, Silvio Pimenta Werneck Machado.

Escola Vivencial de Vitória: Artur B. Tróccoli, Fabíola Karla C. Ribeiro, Fernanda Mª V. Rosa, Renata Maria Soares Troccoli, Raphael Vaccari Diniz.


ATA DA XXII ASSEMBLÉIA DIOCESANA ORDINÁRIA
GED VITÓRIA
28 DE ABRIL DE 2012


Realizamos no dia vinte e oito de abril de 2012,a XXII Assembléia Diocesana Ordinaria do Grupo Executivo de Vitória, no auditório do Santuário do Divino Espírito Santo em Vila Velha com início às nove horas.

Foi feita oração inicial por Albertone, apresentação das pessoas presentes e depois a fala do Sr. Antonio Gomes, Vice-coordenador do Grupo Executivo Nacional – GEN. As pessoas presentes eram participantes das Escolas Vivênciais de Guarapari, Vila Velha e Vitória. O Tema e o Lema da reunião foram os mesmos da Assembléia Regional 2012, acontecida no mês de março do presente ano. Lema: “Que juntos nos encontremos unidos na mesma Fé”. O tema: “Peregrinando, rumo ao Jubileu. Ano de Avaliar e Celebrar”

Com o Gomes inicia-se os trabalhos. Ele colocou para os presentes, o VER, Um Olhar, baseado no livro da AR 2012, páginas 14 à 22. Passou na reflexão, o livro de nossas vidas dentro do Movimento. Antes do próximo palestrante falar, ele, Gomes, pediu que valorizássemos mais o Jubileu, inclusive incentivar aos Cursilhistas atuantes e afastados, para que participassem desse evento. Disse também que o presente e o futuro do MCC, está em nossas mãos. O coordenador do GED Vitória, deu seguimento aos avisos da programação do dia. Artur da Escola Vivencial de Vitória, em seguida tomou a palavra para dar início ao trabalho do Julgar. Explicou que o Julgar seria trabalhado em grupos. O Julgar foi trabalhado a partir de Jesus Cristo, página 24 do livro AR 2012. Toda ação eclesial brota de Jesus Cristo. Continuando, falou que o estudo seria feito em sete passos (página 24 do livro AR2012).

Foram divididos os grupos:
Grupo 1 trabalhou: Onde precisamos estar? ( nº128 DEGAE )
A partir de Jesus Cristo
- Dentro do mundo de hoje?
- Dentro da sociedade de hoje?
- Dentro do Contexto Religioso?
- Como MCC e como evangelizadores de ambientes?

Grupo 2 trabalhou: Nossas exigências pastorais ( nº 131 – DGAE )
Urgências na Ação Evangelizadora
- Igreja estado permanente de missão
- Igreja casa de iniciação à vida cristã
- Igreja lugar de animação Bíblica da vida e da pastoral
- Igreja comunidade de comunidades
- Igreja a serviço da vida plena para todos


Grupo 3 trabalhou: O que queremos alcançar ?( nº132 – DGAE )
Objetivo geral da DGAE, 2011- 2015
Com nossa Ação Evangelizadora
- no mundo
- na sociedade
- na Igreja
- no MCC
Tivemos um intevale para o lanche antes de presseguir os trabalhos.
Ao voltar para o auditório, fizemos a plenária.

Conclusões:
Grupo1
A partir do momento em que fazemos o Cursilho, podemos perceber como estamos inseridos dentro do Movimento religioso.
Precisamos de uma nova integração. O momento nos aproxima de Deus, é uma mudança no modo de pensar e agir.
No mundo de hoje, buscamos constantemente o reconhecimento e o respeito do Movimento.
Percebemos que quando toda família está inserida no Movimento, fica mais fácil. Mas temos que ficar firmes e não desistir.
Temos que apresentar a realidade do Movimento para mostrar a sociedade como é o nosso comportamento como cristãos.
Mostramos o Movimento com a nossa postura na igreja.

Grupo 2
- Ir atrás do que o Movimento busca.
Buscar batizados afastados
Anunciar o reino de Deus “ Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova a toda criatura”
A Escola já é uma animação Biblica ( Partilha, Palavra e Estudo)

Grupo 3
- No mundo: 
Participação de enfrentamento nas questões complexas a partir de Cristo
- Na sociedade:
Trabalhar a partir de pequenos grupos a questão de espiritualidade e compromisso
Palavra chave: Testemunho
- Na Igreja:
Alimentar, trabalhar e praticar a comunhão eclesial.
  - No MCC
Capacitar os participantes para divulgar o Movimento
Fazer a Comunidade conhecer o Movimento
As 12:00 saímos para o almoço.

Retornamos ao trabalho às 13:00 horas. O coordenador fez nova oração dando reinício aos trabalhos. Depois Albertone iniciou o AGIR. Primeiramente falou sobre o JUBILEU. Depois explicou a preparação para o JUBILEU . O tríduo foi trabalhado em quatro eixos.
Primeiro eixo – Encontro pessoal com Cristo
Segundo eixo – Encontro com a comunidade
Terceiro eixo – Encontro Bíblico
Quarto eixo – Compromisso comunitário ( citação Mt 13,38 ) Além dos quatros eixos trabalhamos também o Tema e o Lema do JUBILEU

Nesse ano o Movimento nos convida a fazer uma reflexão sobre o agir. Também o MCC como um agir e dar importância as pequenas comunidades de Fé. Para isso basta se ter um objetivo e um caminho. Após a explanação do AGIR, Albertone dividiu os grupos.

Grupo 1 : Como vamos Agir? ( DGAE nº 133 à 135)
- dentro do mundo de hoje?
- dentro da sociedade de hoje?
- A igreja oferece 4 critérios:
. Serviço
. Diálogo
. Anúncio
. Testemunho
Grupo 2 : Como vamos Agir? ( DGAE – ns 133 à 135 )
 - No contexto religioso de hoje?
- Como MCC e com o nosso Carisma próprio?
A Igreja oferece 4 critérios:
. Serviço
. Diálogo
. Anúncio
. Testemunho
Grupo 3 : O que vamos fazer? ( nº136 – DGAE )
Perspectivas de ação
. Dentro do mundo de hoje?
. Dentro da sociedade de hoje?
. No contexto religioso de hoje?
. Como MCC e com o nosso carisma próprio?

Logo após os grupos tivemos lanche e depois a Plenária.

Apresentação e conclusão dos grupos.

Grupo1
Dando cada vez mais testemunhos, pois com o nosso testemunho, podemos transformar as pessoas. Além de dividir as diferentes formas de viver.
- Precisamos mostrar a importância da presença de uma pessoa para Deus e aprender a ter comprometimento.
- saber ouvir e ter sabedoria para se manifestar no momento certo e de maneira amorosa.
- ter bastante diálogo
- Na sociedade devemos aprender nossos limites respeitando as diferentes opiniões.
- A ação do evangelizador, deve ser mais do que testemunho, diálogo e respeito. Precisamos ter atitudes concretas.
Temos que dar oportunidades a todos, as vezes por faltade um incentivo, um convite ou uma atenção, as pessoas ficam inibidas desse pronunciarem.

Grupo 2
Criar momentos e motivar para que os membros do MCC, possam compartilhar sua vivência em seus ambientes testemunhando o serviço, o diálogo e o anúncio, contribuindo para o entusiasmo a outros cursilhistas.

Grupo 3
 - Fomentar debates em nossos ambientes, sobre os atuais problemas da sociedade, com posicionamento á luz do Evangelho.
- Ser testemunho se mostrar com a verdade em Jesus Cristo. Buscar candidatos, batizados afastados em todas as estâncias.
- manter uma comunhão com a igreja sem perder o carisma do MCC.
Valorizar nossa vivência nos ambientes , testemunhar experiências da vivência.
Encontrar grupos, pessoas que comunguem com a mesma idéia.
Terminada a plenária, Renata pediu a palavra e colocou da responsabilidade e do compromisso de cada um. Também disse ser necessário um fiscal ou coordenador, que cobre as metas programadas. Essa pessoa ficaria não só na cobrança, mas também para orientar quando alguma coisa não estivesse certa. Sempre lembrando que seriam críticas construtivas. As pessoas não gostam de cobrança mas é necessário. Luciano retrucou dizendo ser uma cobrança de direito da AD (Assembleia Diocesana), que é soberana.

Alsir depois colocou que o GED Vitória deveria se fazer mais presente. Precisamos levantar o GED e o MCC. O Cursilho na figura do GED deverá estar sempre presente aos eventos religiosos e eclesiais.

Fernanda testemunhou seu trabalho na AFECC, não só como voluntária ao atendimento dos pacientes, mas ela com suas amigas voluntárias também trabalham a parte de espiritualidade do seu grupo de trabalho, respeitando as diversidades.

Em seguida Mauricio, da Escola Vivencial de Guarapari, deu o testemunho de sua transformação em sua postura de vida. Hoje está na Coordenação da escola Vivencial de Guarapari, onde procura atuar fazendo da EV uma partilha de vivências. Depois dos dois testemunhos passou-se para fila do povo.

Luciano informou do churrasco de confraternização da escola Vivencial de Vila Velha dia 20 de maio, convidando todas a Escolas a participarem também desse momento de amizade.

Olímpio da Escola Vivencial de Guarapari, informou a todos dos dois Cursilhos a serem realizados no primeiro e segundo semestres.

Alsir colocou a necessidade de ajuda para reformar a Casa de retiros de Guarapari, encontra-se em péssimo estado de uso. Pediu ajuda a todas as Escolas.

O coordenador Albertone retomou a fala para dar os avisos finais.

17, 18, 19 de agosto Cursilho Misto. Coordenador desse Cursilho, Luciano.

Festa de Pentecostes: Cida que participa do Conselho Paroquial do Santuário, informou que na Festa de pentecostes, terão barracas disponíveis para as pastorais e movimentos, onde o cursilho será exposto.

Silvana pediu uma proposta concreta para 2012 dentro da CF 2012. Albertone colocou que ficaria à cargo das Escolas Vivenciais. Silvana ainda colocou que a Casa da Sagrada Família, retiro do Congo - Vila Velha, que trabalha com crianças portadoras do virus HIV, estão precisando de material e produtos de limpeza . Ela irá ver o dia disponível à visita.

Guarapari fará uma confraternização no final do ano, no Guará eventos.

Luciano falou da necessidade de se fazer um evento no GED Vitória, para arrecadar dinheiro para que a dolorosa do Cursilho seja isenta.

Por fim, Albertone fez agradecimentos a todos os presentes.

Oração final e término da AD 2012.

Após o término da Assembleia participamos da missa das 17:00 no Santuário.

Sem mais nada a tratar, encerro esta ata por mim assinada
Fernanda Maria Vieira da Rosa



2 comentários:

  1. Bom dia a todos.

    Parabenizo mais uma vez meu querido amigo Luciano, pelo seu trabalho neste Blog.Ë muito prazeroso poder ler o resumo dos trabalhos dos Grupos.Seria mais prazeroso ainda, se as pessoas ali presentes caminhassem juntas na mesma Fé. Cida Souza

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!

    So Jesus nos dá a paz que excede todo entendimento. Um grande abraço a todos irmãos cursilhistas

    Abraço

    Marilia Barros

    ResponderExcluir