quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ESTUDO BÍBLICO - CONTINUAÇÃO


Caríssimos irmãos decolores,

Como todos sabem, nossa escola iniciou sua preparação para o Natal do Senhor Jesus. Nessa terça-feira realizamos o 5ª encontro da nossa Novena de Natal e por isso não tivemos nenhum estudo. Porém, para continuarmos nossa formação será postado a pesquisa feita pela cursilhista Juviani e apresentado na escola que ainda foi não postado. Ela pesquisou sobre o Livro de Judite e Primeira e Segunda Epístola a Timóteo.

Estiveram presente Márcio, Silvana, Céia, Sílvio, Rita, Elieth, Juviani, André, Cida Souza, Veridiana e Luciano.


Avisos:

Aniversário:
Parabéns para Adelci Valadão Souza (21/11), Geruza Lebraur de Paula (22/11) e Raphael Lourenço de Freitas (22/11); que Nossa Senhora da Penha os abençoe.

Novena de Natal:
6ª Encontro - Domingo (27/11) às 17:00h
Local: Casa da Juviani - Rua Fortaleza, nº 2636, Aptº 201, Itapuã

Jantar de Confraternização:
Data: 03/12/2011 (Sábado) - apartir das 19:00h
Local: Coqueiral de Itaparica (próximo a Kia, 2ª Etapa, Bar Postinho)
Obs: Jantar compartilhado (leve alguem prato de comida ou de tira-gosto e sua bebida)
Em breve mandaremos os convites!

Nascimento da Alice:
Nasceu hoje (23/11) a filha da cursilha Tatiane. Tatiane mora em Vila Velha e fez o último cursilho. Ela e o bebê passam bem.
A Escola Vivencial deseja felicidades e as bençãos de Nossa Senhora da Penha para Tatiane e Alice.



ESTUDO BÍBLICO - CONTINUACÃO 1

LIVRO DE JUDITE

Judite faz parte dos Livros Históricos da bíblia que são novelas ou romances. Embora não seja história propriamente dita, servem de modelo para analisar em profundidade certas situações reais.

A obra foi escrita na Palestina, provavelmente em meados do século II a.c, durante a resistência dos Macabeus ou logo após. 

Este livro mostra situações típicas dos judeus na Palestina. Ele apresenta a situação difícil do povo, ameaçado por uma grande potência, Nabucodonosor e seu império. Descreve os mecanismos de opressão: aparato militar, demonstração de força e intimidação. Mostra o lado do opressor e do oprimido. O oprimido se vê tentado a fazer as pazes e a se conformar com a escravidão.

A partir daí que entra a figura de Judite....

O livro relata a história de uma piedosa viúva sai da cidade cercada e dirige-se ao acampamento do exército inimigo, com sua beleza envolve o comandante Holofernes, que se embriaga durante um banquete e tem sua cabeça cortada pela heroína desta história.

Judite sugere dois símbolos que se complementam: a mulher corajosa que sai em defesa de seu povo oprimido e o próprio povo que renova sua força e fé, liderado por gente que enfrenta a covardia das autoridades e sai à luta.

Por fim, o livro quer passar que a fé autentica é a fidelidade à Deus e ao seu projeto. Deus estará sempre ao lado daqueles que lutam para conquistar a liberdade e a vida, procurando destruir toda e qualquer forma de escravidão e morte. Porém, é preciso agir com discernimento para realizar ação verdadeiramente eficaz coerente com a fé que leva para a vida.

Foi incluído em uma lista de livros canônicos que é atribuída ao Papa Inocêncio I e data de 405. O Novo Testamento não cita o Livro de Judite, mas há semelhanças de pensamento que indicam que o livro era conhecido pela primeira geração de cristãos, tais como: Jt 1,11 e Lc 20, 11; Jt 8,6, Lc 2,37 e I Tm 5,5; Jt 8,14 e I Cor 2,11; Jt 8,25 e Tg 1,2; Jt 13,18 e Lc 1,42; Jt 13,19 e Mt 26,13[5].


PRIMEIRA E SEGUNDA EPÍSTOLA A TIMÓTEO

A Primeira Epístola a Timóteo é conhecida como a primeira carta que o apóstolo S. Paulo redigiu a Timóteo.

I Timóteo foi escrito na Macedônia (provavelmente em Filipos), cerca de 64 d.C., durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.

Timóteo, amado "filho" na fé. O jovem Timóteo morava na cidade asiática de Listra, e era filho de uma judia crente e um pai grego (veja Atos 16:1). É provável que Timóteo e sua mãe fossem convertidos pela pregação de Paulo durante a primeira viagem missionária do apóstolo (veja Atos 14). Ao visitar Listra novamente durante sua segunda viagem, Paulo ouviu o bom testemunho dos irmãos sobre Timóteo e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho (Atos 16:2-3). Sendo que o pai de Timóteo não era cristão, Paulo logo se tornou como um "pai" na fé para este discípulo. O apóstolo mostra grande respeito, confiança, e amor por Timóteo, mencionando o discípulo com muita afeição em 8 das 13 cartas que escreveu.

Cartas para um Jovem Evangelista

Éfeso era a capital e o principal centro de negócios da Ásia (parte da atual Turquia). Era um centro de transporte marítimo e terrestre, tão importante quanto à Antioquia, na Síria, e Alexandria, no Egito. Éfeso era uma das maiores cidades no litoral do mar Mediterrâneo, uma cidade com suas peculiaridades. Progressista, rica e idólatra. Os valores morais não eram os melhores. Praticavam-se ali torpezas e cultos a diversas divindades, sendo o principal o culto à deusa da fertilidade, a Diana dos efésios.

A cidade ocupava um lugar estratégico para o comércio que, dentre outras coisas, girava em torno da manipulação do ouro.

Apesar de toda a riqueza material, em sua terceira viagem missionária, Paulo encontrou ali um povo não só atolado na decadência moral, como também na cegueira e pobreza espiritual.

A tarefa de Timóteo na cidade de Éfeso não era pequena. Paulo o havia deixado com o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam promovendo erro doutrinário (1 Timóteo 1:3). 

Na primeira carta, para ajudá-lo a combater estes falsos mestres, Paulo ensina a Timóteo "como se deve proceder na casa de Deus" (1 Timóteo 3:15). Embora que Timóteo fosse ainda jovem (1 Timóteo 4:12), ele teria que ensinar e ordenar estes mandamentos de Deus aos irmãos de Éfeso (1 Timóteo 4:6,11,16).

Na segunda carta, Paulo encoraja Timóteo a continuar pregando a palavra, corrigindo e repreendendo "com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4:2), mesmo no meio de muitas perseguições pelas mãos dos infiéis (2 Timóteo 1:8; 2:3; 3:12-13; 4:5).

A ênfase de Paulo nestas duas cartas está sempre voltada à palavra de Deus. Tudo o que Timóteo precisava, tanto para corrigir erros doutrinários como para ficar firme no meio de tribulação, ele poderia achar na palavra do Senhor. Por este motivo, Paulo exorta a Timóteo: "aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino" (1 Timóteo 4:13), e "procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro...que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15).

Paulo sabia que Timóteo precisava da palavra de Deus para fazer o trabalho de evangelista. Ele não ordenava que Timóteo se apoiasse na sua "experiência", e nem que ele estudasse teologia para aprender pregar. Em vez disso Paulo mandou: "tem cuidado de ti mesmo e da doutrina...porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (1 Timóteo 4:16).

O caráter das cartas

Paulo, embora tendo grande intimidade como um "pai" para Timóteo, começa as duas cartas falando da sua autoridade como apóstolo (1 Timóteo 1:1; 2 Timóteo 1:1). Estas não são meramente cartas particulares, mas contêm a revelação divina de Deus (veja 1 Coríntios 14:37; Efésios 3:3-5; 2 Pedro 3:15-16).

 As cartas foram escritas inicialmente para Timóteo, e assim contêm muitas referências particulares, que não podemos aplicar como mandamento do Senhor (veja 1 Timóteo 1:3 e 5:23; 2 Timóteo 4:21). Mesmo assim, elas têm um segundo nível de aplicação universal, revelando a vontade de Deus sobre o papel das mulheres (1 Timóteo 2:11-15), as qualificações dos bispos e diáconos (1 Timóteo 3:1-13), a inspiração das Escrituras (2 Timóteo 3:14-17), e várias outras coisas.


Hoje, dia 23 de novembro: Santa Felicidade e sete irmãos, São Clemente I e São Columbano; rogai por nós!


























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