terça-feira, 8 de novembro de 2011

ADVENTO

Queridos irmãos cursilhistas,

Hoje nossa escola se reuniu para continuar nossa preparação para o Natal do Senhor e realizar o 2º encontro da Novena de Natal - "CONSOLAI O MEU POVO, CONSOLAI-O!". Para continuar nossa preparação, hoje, postaremos no blog a continuação do estudo realizado na escola na semana passada: ADVENTO.


Estiveram presente Danielly, Vittória (filha da Danielly e Emílio), Alessandro, Cida Rosa, Verônica (filha de Cida e Alessandro), Luciano, Rita de Cássia, Elieth, Céia, Cida Souza, Regina, Maria Célia, Paula, Sílvio, André, Rodrigo, Antônio Gomes, Silvana, Márcio Padovani, Juviani, Bruno e Lorena.

Avisos:

Aniversários:
Parabéns para Verediana S Schenato das Neves (11/11) e Isabela Queiroz Coutinho (13/11); que Nossa Senhora da Penha as abençoe!

Novena de Natal:
3º Encontro - "O SENHOR VEM PARA INAUGURAR UM NOVO TEMPO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE"
Domingo (13/11) às 17:00h
Casa de Maria Célia e Gome - Av. Ministro Salgado Filho, nº 1122 - Soteco - Próximo o CRE.

4º Encontro - "O MISTÉRIO MANTIDO EM SIGILO DESDE SEMPRE AGORA FOI MANIFESTADO"
Domingo (20/11) às 17:00h
Casa da Paula - Rua Goiania, nº 578, Aptº202 - Itapuã


TEMPO DO ADVENTO

TEMPO DO ADVENTO
É o ponto de partida e de chegada do Ano Litúrgico. É o tempo de expectativa diante do Cristo que irá nascer. A espiritualidade está focalizada na Esperança e Purificação da Vida. O ensinamento da Igreja Católica está direcionado para o anúncio da vinda do Messias e lembra a espera da humanidade, escrava do pecado, pelo libertador. Por isso é tempo de penitência e conversão. São as quatro semanas que antecedem o Natal até o dia 24 de dezembro, à tarde, a Vigília do Natal.  
Toda celebração cristã tem uma dimensão de espera do Reino. Entretanto, o tempo do advento nos é dado a cada ano, como SACRAMENTO DA ESPERA. Os textos bíblicos e litúrgicos do ciclo do natal estão impregnados de imagens que falam das Promessas de Deus e da ansiosa expectativa do povo; da manifestação da sua VINDA no Verbo que se fez carne e da humilde adoração e reverente cooperação das Testemunhas que reconheceram os seus sinais.
Três personagens bíblicos marcam o tempo do Advento. São eles: o profeta Isaías, São João Batista e a Virgem Mãe de Deus. Não é tempo penitencial, no sentido próprio e litúrgico, mas tempo de expectativa, de moderação e de esperança. Por isso, a cor roxa não é muito apropriada para o Advento, mas, oficialmente, ela é a que se deve usar, como foi esclarecido no número 27 deste trabalho.

COROA DO ADVENTO
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós.

No 1º Domingo, há o perdão oferecido a Adão e Eva.
No 2º Domingo, meditamos a fé dos Patriarcas.
No 3º Domingo, meditamos a alegria do rei Davi.
No 4º Domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas:

A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que simboliza a esperança e a vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.



Próximos eventos do MCC (Faça sua alavanca por esses eventos)


12 a 15 de Novembro
XXXIX Assembléia Nacional - Campo Grande - MS


10 a 13 de Novembro
Cursilho Feminino - Gilbraltar
Cursilho Feminino - Murcia - Espanha
Cursilho Misto - LP Gran Canaria - Espanha
Cursilho Masculino Anglicano - Santiago - Chile
Cursilho Feminino - Cancun - México
Cursilho Masculino - Caluacan - México
Cursilho Feminino - Abasolo - México
Cursilho Masculino - São Miguel - Açores - Portugal
Cursilho Masculino - Oria - Itália
Cursilho Masculino - Las Rosas/Madrid - Espanha
Cursilho Feminino - Tucuman - Argentina
 


12 a 13 de Novembro
Ultyreya Diocesana - San Luis Rio Colorado - México
 


11 a 13 de Novembro
Cursilho Misto - Granada - Espanha
Cursilho Misto - Jerez - Espanha
 


11 a 14 de Novembro
Cursilho Feminino - Apartadó (Antioquia) - Colômbia
 




Hoje, 8 de novembro: São Deodato; rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário