quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MÊS DA BÍBLIA - 4º ESCOLA

"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito."
Rm 12,2
 
Caríssimos irmãos em Cristo,

Hoje, mais uma vez, nossa escola fez uma pausa no nossos estudos sobre a Bíblia e recebeu a 6ª reunião preparatória do 3º CURSILHO MISTO da nossa arquidiocese que será realizado nos dias 30/09 à 02/10 de 2011 no Projeto Santa Clara, em Ponta da Fruta. Ficamos muito felizes em receber os irmãos responsáveis por esse cursilho. Participamos da celebração de entrega dos responsáveis na Capela do Santíssimo.
 
Estiveram presentes: Luciano, Juviani, Antonio GomesDelma, Lucilda, Ana Maria, FabíolaDeuzaCida Souza, Verediana, Marta, Alessandra, Raphael, Artur, CéiaAurinhaGeruza, Fernanda, Márcio Padovani, Ricardo, Silvana, Alessandro, Emílio, Audinei, Albertone, Sílvio, Adelci Valadão, Áurea, Caxuxa, Daniele, Mª Aparecida Borges, Ananeri, Adilson, Marlene, Lorena, Bruno, Patrícia, Lunélia, Veridiana.
 
 
AVISO
3ª CURSILHO MISTO DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA
De 30 de setembro à 02 de outubro de 2011
Casa de Retiro Santa Clara - Ponta da Fruta - Vila Velha
Missa de encerramento dia 02/10 (domingo) às 18:30h
 

Para não perdemos a sequencia de estudo sobre a Bíblia, segue mais um artigo sobre o mês da Bíblia.


40 ANOS DO MÊS DA BÍBLIA NO BRASIL
Inicia-se o mês de Setembro, um mês carregado da alegria da primavera e como centro das atenções, nas comunidades, a Bíblia.
A Bíblia é o livro nosso de todo dia. Uma das marcas mais significativas das nossas comunidades, tem sido a recuperação da Bíblia como o livro da caminhada. São inúmeras as iniciativas para que a Palavra seja conhecida. Mesmo assim, é importante dedicar o mês de setembro, para intensificar o estudo e a celebração da Palavra de Deus, da Escritura Sagrada. É como se a primavera aflorasse os corações daquelas e daqueles que amam a Bíblia.
O mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente com o Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (SAB/Paulinas), sendo posteriormente assumido como um projeto de Evangelização, pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), abrangendo o âmbito nacional e também outros países da América Latina.
Cada ano é escolhido para o aprofundamento, um tema ou um livro Bíblico, tendo presente a Campanha da Fraternidade ou algum evento relevante para a caminhada da Igreja.

Neste ano de 2011, a proposta é o estudo de alguns capítulos do Êxodo, a saber, Ex 15,22-18,27, tendo presente o Itinerário da Missão Continental, nessa caminhada de seguimento como discípulos (as) e missionários (as) e o aprofundamento sobre a Iniciação à Vida Cristã. O tema é: Travessia: passo a passo, o caminho se faz e o lema é: Aproximai-vos da presença do Senhor – Ex 16,9.
O Êxodo é um dos eventos fundantes de Israel e fundamental para a fé bíblica. É um acontecimento que perpassa a Bíblia e que nos indica, a cada momento, a ação libertadora de Deus, em favor do seu povo e a certeza de sua presença constante, nos inúmeros êxodos da nossa vida. Portanto, estudá-lo é retornar às nossas origens, é reafirmar em nosso interior a fé num Deus que conhece e escuta o clamor do povo, vê sua aflição e desce para libertá-lo.
Esperamos que você, sua família e a comunidade possam percorrer essa aventura e continuar abraçando, com maior garra, esse processo de adesão ao projeto de Deus-Trindade. E assim, enfrentar criativamente os desafios e, com generosidade e perseverança, ser sementes proféticas de transformação.



Hoje,dia 27 de setembro: São Vicento de Paulo; rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário