terça-feira, 19 de julho de 2011

SÃO PAULO, APÓSTOLO

"LOCURA DA CRUZ! LOUCURA DO AMOR! 
LOUCURA DE TUDO POR CAUSA DE NOSSO SENHOR"

Olá irmãos cursilhistas,

Estiveram presente em nossa escola hoje: Alessandro, Ana Maria, Ana Paula, Céia, Cida Souza, João Paulo, Juviani, Luciano, Marcio Padovani, Paula, Rodrigo, Silvana, Sílvio.

Hoje o tema de nossa escola foi SÃO PAULO, APÓSTOLO. Fizemos uma dinâmica com figuras que contavam resumidamente a história desse grande santo. Em seguida nos focamos em entender o chamado de São Paulo em ser apóstolo.


Aviso:
Confraternização de Aniversário do GED Vitória
Domingo, 24 de julho de 2011 - 10:00h
Será realizado um churrasco na casa de Marlene em Jacaraípe.
Endereço: Rua Diacui, nº 136 - Jacaraípe
Referência: Após a ponte de jacaraípe, depois do 4º semáforo, a 2ª rua à direita (após o correio - do lado da praia), casa do lado do lava-jato.
O que levar: um pouco de carne (boi, frango, linguiça e afins) e sua bebida.
Será uma grande festa, não deixe de participar.


SÃO PAULO, APÓSTOLO

O PATRONO DO MOVIMENTO DE CURSILHOS  
São Paulo foi declarado Patrono do Movimento de Cursilhos de Cristandade pelo Papa Paulo VI em 14 de dezembro de 1963, durante as comemorações do 19º Centenário de sua passagem pela Espanha.

1 - Paulo, Apóstolo por vocação
- O termo Apóstolo: “aquele que leva a palavra (anúncio), testemunha o que aprendeu.”
- A palavra Apóstolo aparece 31 vezes nas cartas de Paulo (13 livros: Carta aos Romanos, 1ª e 2ª Carta aos Coríntios, Carta aos Gálatas, Carta aos Efésios, Carta aos Filipenses, Carta aos Colossenses, 1ª e 2ª Carta aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª Carta a Timóteio, Carta a Tito, Carta a Filémon + o Atos dos Apóstolos, que são nossas fontes sobre Paulo), mas nunca é atribuído sua vontade e sim a vontade de Deus.

Ex.: Rm 1,1: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo e escolhido para anunciar o Evangelho de Deus...”; 1Cor 1,1: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade e chamado de Deus...” Gl 1,1: “Paulo, apóstolo não da parte dos homens, nem por meio de um homem, mas da parte de Jesus Cristo e de Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos...”;.


2 - Chamado a ser apóstolo

- Caracterizando o chamado:


1. Visão transcendente;
(Quais visões nos tem chamado “a atenção” atualmente? na nossa família (distanciamento, falta de oração – individual e coletiva, prioridades mundanas – luxos), no nosso ambiente de trabalho (falta de cooperação, individualismo, proposta de sucesso idealizada pelo mundo, tomada de decisões pautanas no material e não na pessoa), e na sociedade (pobreza, criminalidade, vícios, poder, etc.). Queremos fato mais evidente que estes? Isto não chama a atenção?)

2. Caída ao chão (recusa);

(Tudo isso nos deixa triste, chateados, caídos de angústia. Mas, sempre temos uma disculpa para tudo: são os tempos modernos! Se eu não cuidar de mim e da minha família, quem vai cuidar? Já diz o didato: farinha pouca, meu pirão primeiro! Eu não tenho tempo! Se eu tivesse... eu faria...)

3. A ordem (missão), voz encorajadora;
(Nós já ouvimos alguma Palavra que nos encoraja para a missão: Mateus 6:33 - buscai, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas em acréscimo. Mateus 19:26 - A Deus tudo é possível. Isaías 65:24 - Antes mesmo que me chamam eu lhes responderei, estarão ainda falando e já serão atendidos. Marcos 9:23 - se podes alguma coisa! … Tudo é possível ao que crê. Salmo 27:1 - O Senhor é a minha luz e a minha salvação. A quem poderei temer? Romanos 8:31- Se Deus é por nós, quem será contra nós? Salmo 23 - O Senhor é meus pastor: Nada me faltará!)

4. Confirmação da missão (outra pessoa);
(Ouvimos o tempo todo essa confirmação: você é a pessoa (está aqui agora pois foi chamada) na leitura da palavra, na Homilia com o Sacerdote, no convite pro cursilho, no próprio cursilho com os responsáveis, aqui na escola vivencial... você é o anunciador de Cristo! Você é chamado a ser apóstolo, como Paulo.


(Obs.: Acontece com outros chamamentos: vocação de Moisés (Ex 3,1-15), Isaías (Is 6), Jeremias (Jr 1,4-10), Ezequiel (Ez 1-3), Daniel (Dn 10), Maria (Lc 1,26-38), o autor do Apocalipse (Ap 1,9-20) e Paulo)


- Caracterizando a missão:

- O anúncio de Paulo (missão) era levar a Boa Nova aos pagãos, não-judeus, autoridades.
- Nem sempre foi fácil: aos pagãos (como em Gálatas, povo de escravos, viam no anúncio de Paulo, uma oportunidade de libertação (salvação).
- Paulo era muito criticado pelos judeus, pois trazia um rompimento com as tradições judaicas (como a circuncisão, carta aos Gálatas).
- Sofre desprezo por parte dos seguidores dos doze (o título de Apóstolo só era dado aos que: 1. Estiveram com Jesus pessoalmente, 2. Tinham o direito de fundar comunidades e 3. Tinham o direito de serem sustentados pela comunidade.)

Hoje dia, 19 de julho de 2011: São Serafim de Sarov, Santo Arsênio e São Símaco; rogai por nós!

Um comentário:

  1. Caros Cursilhistas,
    Gostaria de relatar a imensa alegria que tive em produzir este singelo estudo sobre São Paulo. Tive que ler, pesquisar sobre sua vida, conhecer relatos se sua história e sua ação.
    Não foi sacrifício nenhum, pois Paulo tem um exemplo de anúncio do evangelho que muito nos fascina e é, com certeza, caminho que nos leva a Jesus Cristo.
    Por isso, não deixem de participarem do crescimento da EVVV, trazendo também suas considerações sobre algum tema. É uma experiência impar. A EVVV precisa da sua contribuição.
    Forte abraço a todos.
    Padovani

    ResponderExcluir