terça-feira, 26 de julho de 2011

PRÉ-CURSILHO

Olá irmãos em Cristo

Hoje tivemos a presença em nossa escola de: Ana Maria, Antônio Gomes, Bruno, Cida Souza, Lorena, Luciano, Márcio Padovani, Silvana.
Nossa escola hoje trabalhou o tempo do Pré-cursilho. Fizemos uma breve orientação de como ser um bom padrinho e selecionar candidatos ao cursilho.

Aviso:
ULTREYA - Comemoração do Aniversário do GED Vitória
Sábado, 30 de julho de 2011
Local: CESCLA - Jardim da Penha
Hora: 14:30h
O lanche será partilhado.

PRÉ-CURSILHO
Fazer um amigo, ser amigo, e fazê-lo amigo de Cristo”

No dia seguinte, ele decidiu partir para a Galiléia e encontrou Filipe. Jesus disse a este: “Segue-me”! (Filipe era de Betsaida, a cidade de André e de Pedro. ). Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: “Encontramos Jesus, o filho de José, de Nazaré, aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, bem como os Profetas”.Natanael perguntou: “De Nazaré pode sair algo de bom?” Filipe respondeu: “Vem e vê”! (Jo, 1,43-46)


1 ) O Método
A palavra MÉTODO deriva dos vocábulos gregos metha (mais além) e odos (caminho). Significa, literalmente, caminho ou via para chegar mais longe. Faz referência ao meio para atingir um fim. No seu significado original, esta palavra indica-nos que o caminho conduz a um lugar.

Os Cursilhos pretendem, através da amizade, atingir o fim específico de fazer chegar a todos, especialmente aos afastados, a Boa Nova de que Deus, em Cristo, está vivo e os ama. Sugerindo a todos que façam a experiência pessoal deste anúncio. Dirigindo a todos a proposta de Filipe “Vem e vê” (Jo 1, 46). Os Cursilhos propõem fazer o caminho na companhia dos amigos.

No método dos Cursilhos de viver e gerar amizade distinguem-se três tempos, ou três elementos básicos: o Pré-cursilho, o Cursilho e o Pós-cursilho.

Cada um dos três tem igual importância, no método, sem que deva estabelecer-se nem fazer-se termo de comparação entre eles.


2) Pré-Cursilho
O PRÉ-CURSILHO é o primeiro tempo do Movimento dos Cursilhos e corresponde ao plano do nosso ambiente, ou seja, os outros. É um plano apostólico com o ÚNICO objectivo da eficácia nas almas.

Apóstolo significa enviado com uma missão e a missão apostólica do Pré-cursilho é, antes de mais, ser testemunha daquilo que se descobriu: A Boa Nova do Amor de Deus. A eficácia nas almas manifesta-se como contraposição a eficácia por obras, física ou economicamente mensurável.


3 ) A Semeadura
A selecionar as pessoas a quem convidar, deve se levar em conta:
  • Essa pessoa tenha personalidade para se encontrar consigo própria. Por isso, e assim sendo, devem participar pessoas que têm caráter e decisão, os que são vértebras e locomotivas, em linguagem de cursilhos.
  • Essa pessoa se encontre em momento e circunstâncias propícias para o triplo encontro consigo próprio, com Cristo e com os irmãos. Em situação de liberdade em tempo e espaço, para manter uma relação cara a cara com Deus.
  • Dizer-se-lhes a verdade, através de gestos de amizade. Por isso, e assim sendo, devem participar pessoas que tenham fome de satisfazer as suas inquietações.
  • Essa pessoa, uma vez vivida a mensagem do Cursilho seja apta para a comunicar aos outros. Por isso, e assim sendo, devem participar pessoas que tenham possibilidade de ser apóstolos
O tempo do pré-cursilho deve ser vivido, pelo padrinho e pelo dirigente, como o viveu Filipe. A primeira coisa que ocorreu a Filipe foi partilhar o convite recebido com seu amigo Natanael. Foi à sua procura e disse-lhe: “Encontrámos Jesus”. Como Natanael não compreendia claramente, Filipe não duvida e com a garantia da amizade, toma o seu amigo pelo braço e diz-lhe: “Vem ver” (Jo 1,46). A amizade entre ambos facilitou a Natanael o seu encontro com o Filho de Deus e pôde conhecer o Amor que Ele nos tem

Sempre ter diante dos olhos a atuação no PÓS, se possível pessoas com os seguintes perfis:
Capacidade de decidir e amar; 
Líderes reais ou potenciais;
Insatisfeitas com as circunstâncias em cujo contexto estão vivendo;
Batizados afastados.

Ao longo do seu ministério, Jesus procurou os “estranhos”, os “afastados” (os isolados, os marginalizados, os “mal instruídos na sua fé”) que vivam na periferia da vida social e religiosa. Jesus, olhando para além do estado evidente de pecado da mulher samaritana (o poço de Jacob era o lugar onde as mulheres procuravam viajantes) viu nela um “diamante em bruto”. (Transpondo para o mundo de hoje, seria uma parada de caminhões). A disposição amorosa de Jesus leva-O a superar o conhecimento dos seus pecados. Ao ser reconhecida como pessoa, ela convida os habitantes da cidade a que “venham e vejam” (Jo 4, 29). Impressionados com a conversão da mulher, “muitos samaritanos creram em Jesus pela força das palavras de testemunho da mulher” (Jo 4, 39). A “afastada” tinha-se convertido em “apóstola” que convida. Tendo tido o seu próprio encontro, também eles estão dispostos a voltar para evangelizar à sua volta. “ A nossa fé já não depende das palavras dela. Nós próprios ouvimos” (Jo 4, 42).

Diante da importância do Tempo de Pré-Cursilho, há duas questões fundamentais que devem ser respondidas (excluindo qualquer impedimento canónico ou eclesiástico):
  • Esta pessoa tem, atualmente, a capacidade de descobrir e viver os três encontros?
  • Esta pessoa tem capacidade para a amizade evangélica, a fim de “contagiar” outros com a amizade que se descobre nos três encontros?
Por último devemos recordar que a Intendência é igualmente vital para o Pré-cursilho (e para o Pós-cursilho) tal como o é para os três dias do Cursilho. Somos chamados a jejuar, rezar e sacrificar-nos pelo candidato e pela nossa vontade de acompanhar os candidatos, verdadeiramente, em sincera amizade cristã. Nós também oferecemos intendência para que a vida na comunidade de cursilhistas de verdade seja autêntico catalizador e exemplo da amizade, como se disse dos primeiros cristãos: “Vede como eles se amam!”.

Amizade, paciência, autenticidade, compromisso e intendência. Sem isto não há Pré-cursilho digno desse nome.

4) Equipe Pré-Cursilho

A Equipe de Pré-Cursilho não tem a função de convidar pessoas para o cursilho, essa tarefa é de cada cursilhista-apóstolo que encontrou Jesus e quer que mais pessoas O encontre: “venham e vejam” (Jo 4, 29).

Função da Equipe de Pré-Cursilho:
  • Administrar as Fichas para o cursilho;
  • Orientar os padrinhos para que esses oriente e observe o preenchimento correto das fichas pelo candidatos;
  • Entrar em contato com os candidatos para orientá-lo sobre datas e horarios;
  • Ficar a disposição para dúvidas que padrinhos e candidatos possam ter;
  • Elaborar com o Coordenador, Base, Secretário do cursilho os grupos do cursilho.


Equipe Pré-Cursilho
Luciano Prado Murari
9973-4261


Hoje, 26 de julho de 2011: Santa Ana e São Joaquim, rogai por nós!
Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do messias, como previam as sagradas profecias.

Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha de dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim ele o desejasse. Por isso a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal.

Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, mas pelos escritos apócrifos, que não são citados na Bíblia, porque se entende que não foram inspirados por Deus. E eles apenas revelam o nome dos pais da Virgem Maria, que seria a Mãe do Messias.

No Evangelho, Jesus disse: "Dos frutos conhecereis a planta". Assim, não foram precisos outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de sua ação.

Maria, ao nascer no dia 8 de setembro de um ano desconhecido, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida para, no futuro, ser a Mãe do Filho de Deus.

A princípio, apenas santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também são Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.

Um comentário:

  1. Não basta ter a equipe Pré-Cursilho.
    Precisamos SER pré-cursilho, como Felipe (At 8, 29-38): assumir a condição de enviado, ser "oportunista" para aproximar-se e fazer-se amigo, mostrar confiança e sabedoria do que se proclama, anunciar com tal alegria a ponto de "seduzir" para Cristo, convidar para participar desta alegria e por fim (que é o começo, após o "encontro") zelar pela manutenção da conversão.
    Obrigado Luciano pela oportunidade de aprendermos a ser pré-cursilho.
    Forte abraço a todos.
    Márcio Padovani

    ResponderExcluir