terça-feira, 23 de outubro de 2012

FUNDAMENTOS E ESTRUTURA DO MCC

Shalom,

Essa semana o assunto da nossa escola foi "Fundamentos e Estrutura do MCC". Fizemos uma reflexão sobre nosso Movimento e conhecemos mais como ele funciona. Antecipamos esse assunto porque no próximo sábado (27/10) acontecerá nossa Assembléia Diocesana Extraordinária eletiva.

Estiveram presente: Luciano, Márcio Padovani, Rodrigo, Bruno, Lorena, Silvana, Céia, Sílvio, Antônio Gomes e Silvana.


Avisos:
Assembléia Diocesana Extraordinária:
27 de outubro de 2012 - 14:00h às 16:00h
Auditório inferior do Santuário do Divino Espírito Santo - Centro - Vila Velha/ES

Assunto:
- Composição de Comissão Eleitoral;
- Eleição / Apuração / Divulgação do resultado;
- Eleição do Conselho Fiscal;
- Indicação do Lista Tríplice  para Assessor Espiritual.


*** FUNDAMENTOS E ESTRUTURA DO MCC ***

1 - O que é o Cursilho?
O Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil (MCC) é um Movimento eclesial católico, cujo carisma consiste no anúncio querigmático da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas, sendo, no seio delas, tanto pessoal como comunitariamente, fermento que transforma, sal que dá sabor e luz que ilumina, segundo os preceitos do Evangelho.

1.2 - O que é um movimento de igreja?
São associações fundadas, muitas vezes, por leigos, das quais participam também sacerdotes, religiosos e também bispos.

Na Igreja Católica, os novos movimentos eclesiais oferecem frequentemente uma espiritualidade mais adequada aos dias de hoje.

Para entender o alcance dos atuais movimentos eclesiais católicos, é preciso voltar à época do Concílio Vaticano II (1962–1965). Aquela assembleia de todos os bispos católicos produziu novidades que mudaram a face da Igreja Católica.

Eles mudaram a concepção de igreja.

Antes do Concílio Vaticano II tinha se o conceito de que igreja era uma hierarquia organizada, com o papa, bispos, sacerdotes e, na base de tudo, os leigos. (Não por acaso, o termo leigo adquiriu também o sentido de alguém alheio a determinado assunto)

A Igreja, segundo a nova compreensão, é todo o “povo de Deus”, que reparte o espaço com a sociedade civil. “Descobriu-se” o papel indispensável dos leigos.

Assim sugiram os novos movimentos.
Esses movimentos são numerosos, e buscam revitalizar a vida cristã. Têm as mais variadas características.

Alguns são bem bíblicos, como o Caminho Neocatecumenal, que propõe um aprofundado caminho catequético para adultos batizados que não têm formação cristã adulta.

Outros têm grande abertura ecumênica, com membros de várias Igrejas cristãs e também de outras religiões, com a colaboração de grandes teólogos e muita vivência cristã, como é o caso do Movimento dos Focolares.

Outros são mais devocionais, de tipo pentecostal - Renovação Carismática Católica.

Outros são claramente mais presos à tradição, mas com coerência de vida e virtudes inegáveis, se conhecidos de fato: Opus Dei, Arautos do Evangelho

Há centenas, cada qual com um objetivo e um modo de ação;

E o movimento de Cursilhos de Cristandade.

1.3 - História

O MCC não tem um fundador, ele foi responsabilidade de várias pessoas.

Tudo começo na Espanha por volta da década de 30.

Na Igreja da Espanha havia um trabalho chamado Ação Católica Espanhola, esse tipo de ação também aconteceu em outros países como a Itália. Nesse contexto os jovens dessa ação chamados de JACE (Juventude da Ação Católica Espanhola) queria fazer algo grande, embora a Igreja naquela época fosse tradicional e fechada, eles queria fazer uma peregrinação de 100.000 jovens a Santiago de Compostela. Esse projeto era tão grande que foi levado ao Papa Pio XII e tinha a intenção de envolver jovens espanhóis e latino-americanos.
  • 1932 – Segundo Congresso Nacional da JACE propõe uma grande peregrinação de 100.000 jovens a Santiago de Compostela para ser realizada em 1937.
  • 1 de fevereiro de 1934 Manuel Aparici era recebido pelo Papa Pio X.
    • o   “Para Santiago Santos”
    • o   “Peregrinar é caminhar por Cristo ao Pai, através dos impulsos do Espírito Santo, com a ajuda de Maria, levando consigo os irmãos”

Mas aconteceu a Guerra Civil Espanhola (36-39) e a segunda guerra mundial (39-45) e esse projeto foi sendo adiado.
  • Paz em 1941 - “100.000 jovens para Santiago”
    • “Cursilhos de Adelantados de Peregrinos” - todas as dioceses
    • “Cursilho de Jefes de Peregrinos” - todas as paróquias

Mas eles não desistiram e enquanto a peregrinação não podia acontecer, eles começaram a preparar os jovens que deveriam animar e conduzir os diversos grupos de peregrino. Eles começam a fazer o pequeno curso – cursillos – em preparação.
  • Entre 41 e 48 celebraram-se nove “Cursilhos de Adelantados”
  • 1947 – necessidade de viver em graça e de amar ardentemente Jesus Cristo – Escola de Dirigentes
  • 1948 – 31 de janeiro e 01 de fevereiro na clausura , diante do santíssimo , reza-se a “Hora Apostólica”, longa oração editado pelo Conselho Diocesano da JACE num livrinho chamado “Guia do Peregrino”
  • Nessa mesma assembléia o Bispo entregou a “folha de serviço” dizendo a cada menbro da Escola de dirigentes “Cristo conta contigo”

Após anos de preparação e com o fim da grande guerra, em agosto de 1948 aconteceu a peregrinação de 80.000 jovens à Santiago de Compostela. Só da Ilha de Maiorca saíram 100 jovens e quando voltaram foram recebidos com festa por pessoas que deslocavam de longe para recebê-los.
  • Revista “Proa
    • “Peregrinos formos para Santiago. Regressamos 700 apóstolos para iniciar sobre a juventude a marcha da conquista”

Após essa peregrinação, jovens sacerdotes da ilha incentivaram aqueles jovens a continuarem. Foi então que um homem chamado Eduardo Bonnin (faleceu em 2008) elaborou algumas palestra para a partir de 9 de janeiro de 1949 começasse os cursilhos de conquista. Só em 1953 que Dom Juan Hervás definiu aqueles Cursilho como Cursilho de Cristandade.

O termo Cursilho de Cristandade não para lembrar a Igreja medieval, mas sim para fazer o mundo que se encontrava de “costa para Deus”, transformasse em “cristo”, pela ação de uma “cristandade” nos moldes das pequenas comunidades primitivas.

Os Cursilhos se espalhou por toda Espanha, depois pela Europa, até chegar no Brasil na semana santa de 1962. Quando alguns sacerdotes espanhóis que vieram em missão para o Brasil realizou o primeiro cursilho na cidade de Valinhos em SP.

Por isso que esse ano, o cursilho no Brasil está em festa. Estamos comemorando nosso Jubileu.

2- Qual a finalidade do MCC?
Por ser Movimento Eclesial, o MCC tem o fim apostólico da Igreja, dizia-nos Paulo VI, existe para evangelizar. Portanto o MCC existe para evangelizar.

É um movimento de Igreja Católica, que possui um método próprio que nos permite viver o Fundamental Cristão (conversão aos valores do Reino de Deus), que nos ajuda a descobrir e a realizar nossa vocação pessoal respeitando-a e que tem como objetivo final levar aos lugares que vivemos os ensinamentos e a boa nova de Jesus (amor, fraternidade, justiça e paz) .

3 – Carisma do MCC
O Movimento de Cursilhos, definindo-se como um “Movimento de Igreja”, tem seu lugar nas “Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” e tem sua missão específica na ação pastoral e evangelizadora e no contexto eclesial. Essa missão ou função ou função está determinada por seu carisma e expressa por sua finalidade: “Possibilitar a vivência do fundamental cristão, visando criar núcleos de cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes, ajudando-os a descobrir e a realizar a vocação pessoal”.


3 – Espiritualidade do MCC
  • No PRÉ – Olhos de Deus
  • No CUR – Anunciar Jesus Cristo vivo que leve à conversão, à comunhão e à solidariedade, isto é, que leve de volta à casa do Pai e a evangelização daqueles ambientes lembrados acima.
  • No PÓS – Fazer comunidade.


A espiritualidade do MCC...
1 ... está centrada em Jesus Cristo, revelação do amor do Pai por seus filhos e filhas (cf Rm 8, 39b), através da ação do Espírito Santo (cf Lc 4,18);
2 ... é alimentada pela Graça – vida divina consciente, crescente e comunicante – (cf Jo 6, 34-40; 4,13-14), que leva a uma efetiva experiência de Deus;
3 ... está empenhada num processo de conversão integral e progressiva (cf Mt 5, 48; 18,3; Lc 1,17) com vistas à santidade (cf. CL 30);
4 ... concretiza-se na fermentação evangélica (Evangelização/enculturação) dos ambientes (cf. Lc 13,21; 1Cor 5,6; Gl 5,9; Mt 5,14).

O cursilhista é um cristão que, movido pela ação do Espírito Santo, buscar viver essa espiritualidade na totalidade de sua vida:
1 – Peregrinando
2 – Seguindo Jesus Cristo
3 – Vivenciando um processo de conversão permanente
4- Testemunhando a Boa Notícia nos seus ambientes

4 – Método
O método  próprio do MCC para evangelizar é o método querigmático-vivencial. O método pedagógico ou a dinâmica de sua prática supõe uma preparação de ambientes e candidatos no PRÉ, a realização do CUR propriamente dito, e o acompanhamento no PÓS.
Em síntese, são as seguintes as principais característica do método do MCC:
É querigmático
É cristocêntrico
É testemunhal
É pessoal
É caminho para a conversão
É comunitário
É indutivo

PRÉ
Seleciona e estuda os grupos humanos que integram uma comunidade ou ambiente;
Seleciona as pessoas-chaves nesses ambientes;
Prepara essas pessoas para que aceitem – ou peçam – espontaneamente viver a experiência de um Cursilho;

No CUR
Proclama querigmáticamente o “fundamental cristão”; mediante o testemunho e o anúncio explícito do Senhor Jesus;
Emprega recursos humanos e técnicos, pondo-os a serviço da Graça e respeitando a liberdade e o rítimo de crescimento de cada destinatário da mensagem;

No PÓS
Apóia aqueles que viveram a gratificante experiência do Cursilho, na realização de sua vocação dentro dos seus ambientes;
Mediante a reunião de grupo, as ultreias e “as pequenas comunidades de fé” (NCA), promove a amizade humana, cristã e apostólica que ajuda cada cursilhista a crescer, a amadurecer e a dar sempre mais frutos;
Impulsiona cada cursilhista para a fermentação evangélica dos ambientes.

5 - Organização

O MCC possui uma coordenação nacional chamado Grupo Executivo Nacional-GEN com sede em São Paulo e possui um coordenador (Marum – São José dos Campos-SP), um vice coordenador (Antônio Gomes – Vila Velha/ES) e um assessor eclesiástico (Pe. Xico – Santa Maria/RS).  O Cursilho possui um representante no Conselho de Leigos da CNBB feito pelo vice coordenador.

Possui uma divisão regional seguindo, com algumas exceções, as divisões dos regionais da CNBB. No nosso caso, pertencemos ao Regional Leste 1 (RJ/ES) que tem como coordenador Iramar Lubiana (Linhares-ES), vice coordenador ( José Azevedo - Nova Iguaçu/RJ) e assessor eclesiástico (Pe. Leandro – Ibiraçu/ES).

GER Leste 1
GED Cachoeiro / ES                              
GED Campos / RJ
GED Colatina / ES
GED Duque de Caxias / RJ
GED Itaguaí / RJ
GED Nova Iguaçu / RJ
GED Niterói / RJ
GED Rio de Janeiro / RJ
GED Valença / RJ
GED Vitória / ES

Em cada diocese que o cursilho se encontra possui uma coordenação local chamada de Grupo Executivo Diocesano (GED). O GED Vitória tem como Diretor Espiritual Dom Luiz Mancilla Villella, possui também um coordenador (Albertone – Jardim Camburi - Vitória), um vice coordenador (Tarcísio – Laranjeiras - Serra) e Assessor Espiritual Diocesano (Pe. Humberto Leopoldo Wuyts – Jardim da Penha - Vitória).

Os Grupos Executivos Diocesanos possuem Escolas Vivenciais.  As Escolas Vivenciais são a base do MCC, é o espaço de formação integral para todos os cristãos (cursilhista ou não). A escola é feita seguindo a Exortação Apostólica Christifideles Laici, ondo o papa João Paulo II enfatiza que a formação integral deve ser: Espiritual, Doutrinal, Social e dos Valores Humanos. Escola também se preocupa com os cincos aspectos de formação dos discípulos missionários que o Documento de Aparecida destaca: O encontro com Jesus Cristo, a conversão, o discipulado, a comunidade e a missão.

Na arquidiocese de Vitória o cursilho possui três escolas vivenciais: Guarapari (Igreja Nossa Senhora Conceição), Vila Velha (Santuário do Divino Espírito Santo) e Vitória (Centro de Evangelização Santa Clara (CESCLA) – Jardim da Penha).

Em nível mundial o cursilho possui um organismo que congrega o cursilho de todos os continentes.

OMCC – Organismo Mundial dos Cursilhos de Cristandade
Representa o Movimento diante do Vaticano
Brasil              2001-2005
EAU                2006-2009
Austrália        2010-2013

Grupo Asia-Pacifico: - A/P
Grupo Europeo de Trabajo: - GET
Grupo Latinoamericano de Cursillos de Cristiandad  - OLCC
Norteamerica y Caribe: - NACG



6 – Os Retiros
O retiro é o despertar para uma vida cristã autêntica enraizada a pessoa de Jesus Cristo. No nosso retiro procura-se viver a normalidade da vida cristã que se desenvolve na Oração, no Estudo e no Trabalho/Ação – três elementos que se completam, levando ao crescimento harmônico da pessoa humana.
Os nossos retiros são realizados sempre de sexta à noite a domingo à noite normalmente na Casa de Retiro Projeto Santa Clara em Ponta da Fruta e os responsáveis começam a se preparar dois meses antes, uma preparação espiritual e de estrutura. O próximo retiro vai ser realizado do dia 17 a 19 de agosto de 2012.

23 de outubro: São Guido Maria Confort e São João de Capistrano; rogai por nós!

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