quarta-feira, 21 de março de 2012

SÃO JOSÉ

Olá irmãos cursilhistas,
Nossa escola dessa semana foi dedicada a São José, que comemoramos no dia 19 de março.
Estiveram presente: Luciano, Cida Souza, Márcio, Silvana, Patrícia, Lorena, Bruno, Maria Célia, Antônio Gomes, Fabíola, Verediana, Tatiane, Paula, Danielly e Vitória.

Avisos da semana:
* Aniversários:

A Escola Vivencial de Vila Velha deseja felicidades pelo aniversário de Jacqueline Shreiffer de Araújo Chagas (22/03). Que Nossa Senhora da Penha os abençoe.

* Assembléia Diocesana
Será realizado no dia 28 de abril de 2012. Anotem em sua agenda, em breve teremos mais detalhes do local e do horário.

* Jubileu de Ouro do Movimento de Cursilhos de Cristantade do Brasil
Será realizado entre os dias 29 de novembro a 02 de dezembro de 2012- no SESC de Praia Formosa - ES.
Saiba como participar no site do cursilho
www.cursilho.org.br
Vamos receber mais de 1500 irmãos cursilhistas de todo Brasil e do mundo aqui no Espirito Santo.


*** SÃO JOSÉ ***

Quem foi São José?
São José foi um homem bom e justo que Deus escolheu para ser pai terreno de Jesus Cristo. O evangelho diz que ele foi um carpinteiro: “Não é este o filho do carpinteiro?” (Mt 13,55). Mas a expressão é mais genérica, pois diz “filius fabri”, quer dizer,filho de artesão.

Por que São José foi o escolhido?
José, apesar de pobre, tinha linhagem real, era da descendência de Davi. E os profetas já haviam anunciado que o Messias nasceria da linhagem de Davi. Quando Deus envia, em sonho, seu anjo a José, dirige-se a ele dando-lhe o seu título de nobreza: “José, filho de Davi...” (Mt 1,20). Na narrativa de São Mateus, a genealogia de José é enfatizada. Em Lucas está escrito: “José era da família e descedência de Davi...”Lc(2,4).
José era um homem bom e justo: “José, seu marido, era justo...” (Mt 1,19). A palavra de Deus só utiliza o adjetivo “justo” para duas pessoas: Deus, que é o justo Juiz e São José”. Isso não é por acaso, mas mostra que de alguma forma São José é a imagem do pai perfeito, a imagem do próprio Deus Pai.
 
O que se sabe da vida de São José?
Pouco ou quase nada sabemos de sua vida, a não ser que era filho de Jacó e que sua mãe chamava-se Estha. Hegesipo, historiador no século II, que viveu na Palestina, afirmou que José era irmão de Alfeu (Cleófas).
Foi ele também que afirmou que Cleófas casou com Maria (Cleófas), uma das mulheres que estava aos pés da Cruz e que também era mãe de Tiago, José, Simão, Judas e de mais três moças. (Os ditos irmãos de Jesus – Primos).
Provavelmente São José nasceu em Nazaré, tanto na aldeia como nos arredores todos sabiam que ele era descendente do Rei Davi apesar de sua pobreza e humildade.
Sabe-se também da pobreza deles. Quando foi ao templo para apresenta-lo ao Senhor, ele ofereceu em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, não tinha condições de comprar um cordeiro. (Lc 2,24).

Qual a participação de José na história de Jesus?
São José teve significado essencial na vida de Jesus e Maria. Foi ele quem, apesar de tudo que poderia sofrer, ouviu a Deus e protegeu Maria das leis da época.
Foi ele amparou Maria durante a gestação e o parto.
Foi ele que foi avisado em sonho por Deus para fugir do Egito para salvar a vida de Jesus. E depois retornam para Nazaré.
Ele levou Maria e Jesus para visitar o templo e apresentar Jesus a Deus no templo. E juntamente com Maria ficou preocupado quando Jesus teria se perdido no templo, isto quando Jesus tinha 12 anos.
São José ensinou Jesus a ser homem, a conhecer as letras, e a manusear com as ferramentas e as madeiras. São José era a ternura de Deus-Pai, humanado.

Defendeu o bom nome de Maria e Jesus Deus o chamava de pai e queria ser conhecido como filho de José. 
 
Veneração a São José
Veneração especial a José começou na Igreja moderna, onde escritos apócrifos passaram a relatar a sua história. O escritor Irlandês, do nono século Felire de Oengus comemora José, mas veneração a José só se espalhou no 15° século. Em 1479 ele foi colocado no calendário Romano com sua festa a ser celebrada em 19 de março. São Francisco de Assis e Santa Teresa d’Ávila ajudaram a espalhar a devoção.
Em 1870, no Concílio Vaticano I, o Papa Pio IX proclamou São José o pai da Igreja Católica, patrono universal da Igreja.
Em 1889 Papa Leão XIII o elevou a bem próximo da Virgem Maria e o Papa Benedito XV o declarou patrono da justiça social. O Papa Pio XII estabeleceu uma segunda festa para São José, a festa de "São José, o trabalhador" em primeiro de maio. Ele é considerado pelos devotos como padroeiro dos carpinteiros e na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um homem velho com um lírio, e algumas vezes com Jesus ensinando a Ele o ofício de carpinteiro.

Grande Santo
São José é comemorado no dia 19 de março e no dia 01 de maio. Só os grandes santos têm mais de uma comemoração no ano. São Pedro e São Paulo também têm duas festas.

São José: rogai por nós!

Um comentário:

  1. Muito bom o conteudo da escola de terça feira. Parabens Luciano.

    ResponderExcluir