terça-feira, 6 de março de 2012

QUESTÕES SOBRE QUARESMA E SEMANA SANTA

Olá irmãos cursilhistas,

Na Escola Vivencial dessa semana estudamos alguns pontos importante sobre a Quaresma e Semana Santa. Para esse estudo, participamos de uma dinâmica diferente, onde um responsável lia uma afirmação e os participantes concordavam ou não. Se o cursilhista concordasse, ele levantava a placa "Com Certeza", caso ele discordasse da afirmativa, ele levantava a placa "Fala Sério". Por meio dessa dinâmica divertida, aprendemos um pouco mais como viver a quaresma. O ganhador do jogo foi Márcio Padovani, que levou como prêmio um caixa de bombom.
Estiveram presente: Tatiane, Gomes, Cida, Verediana, Bruno, Lorena, Maria Célia, Márcio Padovani, Silvana, Luciano, Audinei, Emílio e Paula.

Avisos da semana:
* Aniversários:
A Escola Vivencial de Vila Velha deseja felicidades pelos aniversários de José Tarcizo Teixeira da Silva (03/03), Áurea Medeiros Gomes (08/03), Patrícia Faria Ribeiro Neves (11/03) e Gisele Lázaro Souza (12/03). Que Nossa Senhora da Penha os abençoe.

* 4º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória
Será realizado nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2012.
Nas escolas vivenciais você poderá pegar as fichas para seus candidatos e também saber como trabalhar nesse cursilho.

* Assembléia Diocesana
Será realizado no dia 28 de abril de 2012. Anotem em sua agenda, em breve teremos mais detalhes do local e do horário.

* Jubileu de Ouro do Movimento de Cursilhos de Cristantade do Brasil
Será realizado entre os dias 29 de novembro a 02 de dezembro de 2012- no SESC de Praia Formosa - ES.
Saiba como participar no site do cursilho www.cursilho.org.br
Vamos receber mais de 1500 irmãos cursilhistas de todo Brasil e do mundo aqui no Espirito Santo.

*** DINÂMICA "COM CERTEZA" OU "FALA SÉRIO" ***

1 - As cinzas (que são os ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior) que recebemos em nossa fronte no início da Quaresma, é um sinal de que nos comprometemos com uma verdadeira conversão. As cinzas são o símbolo da fragilidade humana, lembrando-nos a passagem bíblica que diz que ”tu és pó e ao pó voltarás” (Gênesis 3,19). Com certeza
 
2 - O Domingo de Ramos é o inicio da Semana Santa. A Igreja recorda a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recorda sua Paixão. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é cruficidado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Por isso nesse dia é proclamado dois evangelhos. O primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo. Julgamento injusto com testemunhas compradas e com o firme propósito de condená-lo à morte. Antes, porém, da sua condenação, Jesus passa por humilhações, cusparadas, bofetadas, é chicoteado impiedosamente por chicotes romanos que produziam no supliciado, profundos cortes com grande perda de sangue. Só depois de tudo isso que, com palavras é impossível descrever o que Jesus passou por amor a nós, é que Ele foi condenado à morte, pregado numa cruz. Com certeza.

3 - Os 40 dias de preparação para a Páscoa, conhecido com Quaresma, surgiu nas primeiras comunidades cristã, onde os cristãos orientados por Pedro e Paulo sentiam a necessidade de uma preparação profunda para a grande festa da Ressurreição do Salvador.
Fala Sério. Aproximadamente duzentos anos depois de Cristo, os cristãos, ansiosos por desfrutar em toda a sua plenitude os frutos espirituais da Páscoa, introduziram o costume de precedê-la com três dias, dedicados à oração, à meditação e ao jejum, em sinal de luto pela morte de Cristo. Passaram-se mais 150 anos e, por volta dos anos 350 d.C., percebendo que três dias de preparação era pouco demais, os aumentaram para 40... Nascia a Quaresma.

4 - Durante a quaresma, a cor litúrgica usada em todas as celebrações é o roxo, que significa luto, penitência, contrição e serenidade. Porém no 4º domingo da quaresma (Domingo Laetare ou Domingo da Alegria) pode ser usado o rosa. O ROSA é uma cor intermediária entre o ROXO da Quaresma e o BRANCO da Páscoa, para simbolizar as alegrias que já se aproximam. Com certeza

5 - A Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte, a Sepultura e a Ressurreição de Jesus Cristo. Para este momento de recolhimento, a Igreja propõe a todos os cristãos a prática dos exercícios espirituais, moldados em 2  grandes linhas de ação: a oração, a penitência.
Fala sério. São 3 grandes linhas de ação: Oração, penitência e Caridade.

6 - Realizada normalmente durante a Semana Santa e nas sextas-feiras do período da Quaresma, a via-sacra é um ato litúrgico celebrado pela Igreja Católica para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo. Durante a cerimônia, enquanto o sacerdote lê trechos dos Evangelhos, os católicos meditam diante de uma série de quadros que representam as principais cenas da saga de Jesus. Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI. Com certeza

7 - Na sexta estação da Via-Sacra é contemplado o momento em que Verônica enxuga o rosto de Jesus, conforme o Evangelho de Lucas.
Fala sério. Verónica surge apenas no séc. VI, no livro apócrifo dos Atos de Pilatos.

8 - De acordo com o Evangelho do 2ª domingo da quaresma, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar a parte, sobre a montanha e transfigurou-se diante deles. Com certeza.

9 - Na quinta-feira santa pela manhã é celebrado a missa dos Santos Óleos. Durante essa celebração que geralmente acontece nas Catedrais de cada diocese, com a presença de todos os padres da diocese, o Bispo consagra os óleos que serão usados no Batismo, na Crisma e na Unção dos Enfermos. Com certeza.

10 - Na noite da quinta-feira santa a Igreja celebra Instituição da Eucaristia e a Ceia do Senhor e recorda o gesto humilde de Jesus no Rito do Lava-pés, a celebração se encerra com a benção final dada pelo celebrante.
Fala sério. Na quinta-feira santa não há benção final, depois da oração após a comunhão, há o desnudamento do altar. A desnudação do altar hoje, é um rito prático, com a finalidade de tirar da igreja todas as manifestações de alegria e de festa, como manifestação de um grande e respeitoso silêncio pela Paixão e Morte de Jesus. O rito atual é realizado de modo muito simples, após a missa. Feito em silêncio e sem a participação da assembleia. As orientações do Missal Romano pedem que sejam retiradas as toalhas do altar e, se possível, as cruzes da igreja. O significado é o silêncio respeitoso da Igreja que faz memória de Jesus que sofre a Paixão e sua morte de Jesus, por isso, despoja-se de tudo o que possa manifestar festa.

11 - A Igreja Católica dedica 2 festas ao Sacramento da Eucaristia. Com certeza. Quinta-feira Santa e Corpus Christi.

12 - O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. São três celebrações que resume todo o mistério pascal.
Fala sério. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.

13 - Durante a missa da Sexta-feira Santa é feita a leitura da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e a adoração a Santa Cruz.
Fala sério. A Sexta-feira Santa é o único dia do ano que não é celebrada a missa. Somente se distribui a eucaristia. Desde 1955, quando Pio XII decidiu, na reforma que fez na Semana Santa, não somente o sacerdote - como até então - mas também os fiéis podem comungar com o Corpo de Cristo.

14 - No Sábado Santo a Igreja celebra a  vigília Pascal. Esta é a noite de vigília em honra do Senhor (Ex 12, 42). Os fiéis, tal como recomenda o evangelho (Lc 12, 35-36), devem assemelhar-se aos criados, que com as lâmpadas acesas nas mãos, esperam o retorno do seu senhor, para que quando este chegue os encontre velando e os convide a sentar à sua mesa (Missal Romano, pg 275). Nesta noite, a liturgia da Palavra é composta por 9 leituras, ao invés das duas ou três habituais.Com certeza.

15 - Na sexta-feira santa durante a celebração da Paixão acontece a adoração a Santa Cruz. Quando beijamos a cruz, estamos adorando o madeiro onde Nosso Senhor Jesus Cristo foi pregado e de onde veio nossa salvação. Por isso é importante adora ao objeto que simboliza a verdadeira cruz de Cristo.
Fala sério. Quando beijamos a cruz, não a beijamos por si mesma, a beijamos como quem beija o próprio rosto de Jesus, é a gratidão por tudo que Nosso Senhor realizou através da cruz. Adoração à Santa Cruz, que significa adorar a Jesus que foi pregado na cruz através do toque concreto que faziam naquele madeiro onde Jesus foi estendido e que foi banhado com seu sangue. Por isso, não se adora o objeto. O objeto é um símbolo, ao reverenciá-lo mergulhamos em seu significado mais profundo, o fato que foi através da Cruz que fomos salvos.

16 - Quando estava pregado na Cruz, antes de morrer Jesus viu sua mãe, e ao lado de sua mãe, Tiago,o discípulo que amava e disse: “Mulher, eis o teu filho!”. Depois disse ao discípulo: “Eis tua mãe!”. A partir daquela hora, o discípulo a acolheu.
Fala sério. O Discípulo era João - Jo, 19-26

17 - Jesus, descido morto da cruz foi sepultado em um velho túmulo preparado pelo amigo Cirineu.
Fala sério. Foi num túmulo novo, emprestado por José e Arimatéia, B - Jo 19, 39; Mc 15, 42; Mt 27, 57; Lc 23, 51

18 - Foi na cidade de Betânia que Jesus abençoou os apóstolos e subiu ao céu. Com certeza. Lc 24, 50

Hoje, 06 de março: Santa Rosa de Viterbo, Santa Coleta (Nicoleta) e Santa Inês de Praga; rogai por nós!

2 comentários:

  1. O Blog está de parabéns pelo novo visual e é ótimo ver animação dessa turma. Abraços decolores a todos!

    ResponderExcluir