quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ESTUDO BÍBLICO

Olá irmãos em Cristo,

Essa semana em nossa escola foi apresentado por Silvana o funcionamento das escolas vivenciais. Ela explicou a importância das escolas e como elas se desenvolvem. Em seguida foi dado continuidade ao estudo bíblico feito por pesquisa dos cursilhistas Paula, Juviani e Rodrigo. Postaremos hoje o estudo feito pela Paula e nas semanas seguintes os estudos feito pela Juviani e Rodrigo.

Estiveram presente: Márcio, Silvana, Ceia, Silvio, Paula, Juviane, Rodrigo, Tatiane, Aurinha, Crislaine (filha da Aurinha), Cida Souza e Rita.


Avisos:

Aniversários:
Feliz aniversário para Evandro José dos Santos Ferreira (30/10), que Nossa Senhora da Penha o abençoe.

Novena de Natal:
Começaremos nossa Novena de Natal no dia 06/11. Quem desejar receber em sua casa nossa novena de natal entre em contato para agendarmos. Divulgaremos aqui no blog os locais e horários da novena.

ESTUDO BÍBLICO
(Pesquisa feita pela Paula: Livro de Oséias, Primeria e Segunda Espístola de São Pedro)

LIVRO DE OSÉIAS
Livro de Oséias (AO 1990: Oseias) é um dos livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois do Livro de Daniel e antes do Livro de Joel. Possui 14 capítulos. 

A pregação de Oséias tem como ponto de partida uma experiência pessoal tão profunda, que se tornou para ele um símbolo (caps. 1 e 3). Ele amava de todo coração a sua esposa, mas ela o deixou para se entregar a outros amantes. Esse amor não correspondido ultrapassou o nível de frustração pessoal para ser uma enorme força de anúncio: o profeta apresenta a relação entre o Deus, sempre fiel e cheio de amor, e seu povo, que o abandonou e preferiu correr ao encontro dos ídolos.

Oséias passa, então, a denunciar todo tipo de idolatria, que ele chama de prostituição. Essa comparação será, a partir de então, uma constante nos escritos bíblicos. Tais prostituições, segundo Oséias, não consistem somente em adorar imagens de ídolos, mas inclusive em fazer alianças políticas com potências estrangeiras que provocam dependência, exploração econômica e opressão (7:8-12; 8:9-10). Prostituições são também os golpes de Estado que preservam interesses de uma pequena minoria (7:3-7), a confiança no poder militar e nas riquezas (8:14; 12:9) e todo tipo de injustiças (4:1-2; 6:8-9; 10:12-13).

Oséias repreende principalmente as classes dominantes da sociedade:
- os reis escolhidos contra a vontade de Javé, que rebaixaram o povo eleito ao nível dos outros povos; e
- os sacerdotes ignorantes e cobiçosos, que levaram o povo a ruína.

Do mesmo modo que seu contemporâneo Amós, Oséias condena as injustiças e as violências, denuncia uma corrupção moral profunda em Israel (4:1-2; 6:7-10; 7:1), a falta absoluta de justiça social, a responsabilidade culposa das elites. Sua pregação teve eco nos profetas seguintes quando exorta a uma religião do coração, inspirada no amor de Deus.

Oséias é também o profeta que polemiza contra a religião exterior: os sacrifícios, os ritos do culto(6:6).

Oséias, porém, não apenas acusa, mas também anuncia o amor fiel e misericordioso de Deus para com seu povo, se este se converter e voltar a conhecê-lo. Para o profeta, o conhecimento de Deus não é uma atitude intelectual, mas uma adesão amorosa, através de uma prática que corresponda ao projeto de Deus, elaborado no deserto por ocasião do êxodo, deste modo, Javé receberá novamente seu povo como esposa, dispensando-lhe todo o carinho (2:4-25); ou tratando-o como filho (cap. 11).


PRIMEIRA EPÍSTOLA DE SÃO PEDRO

I Pedro é a primeira epístola(carta) do apóstolo Pedro, um dos livros do Novo Testamento da Bíblia.

O autor se identifica como "Pedro, Apóstolo de Jesus Cristo" (I Pedro 1,1). Que ele é o bem conhecido apóstolo dos Evangelhos e de Atos é confirmado tanto por evidências internas como externas. O autor descreve a si próprio, como testemunha dos sofrimentos de Cristo (I Pedro 5,1), e exitem vários ecos dos ensinamentos e dos feitos de Jesus na epístola (p.ex. I Pedro 5,2-3; João 21,15-17). Vários paralelos de pensamentos e frases entre 1 Pedro e os discursos de Pedro em Atos dão ainda mais apoio adicional à autoria de Pedro (p. ex. I Pedro 2,7-8; Atos 4,10-11).


SEGUNDA EPÍSTOLA DE SÃO PEDRO

II Pedro é a segunda epístola (carta) do apóstolo Pedro, um dos livros do Novo Testamento da Bíblia, escrita, provavelmente, por volta de 150 da era comum. Sua autoria é altamente contestada.

O local mais provável onde a epístola teria sido escrita é a cidade de Roma. Há, porém, quem diga que esta carta é o último escrito do Novo Testamento, sendo escrita no fim do século I ou até em meados do século II.

Os prováveis destinatários da carta seria a Igreja como um todo, gentios e judeus cristãos espalhados pela Ásia Menor, que seriam as mesmas comunidades da primeira epístola, onde se proliferava o gnosticismo.

O propósito da obra é advertir os cristãos contra os ensinamentos dos falsos mestres, exortando-os a continuar crescendo na fé e no conhecimento de Cristo, o que demonstra uma forte semelhança com a epístola de Judas.

Sabendo que seria morto pela sua fé, o pseudo Pedro diz que buscaria meios para que suas mensagens pudessem continuar sendo propagadas após o seu martírio (capítulo 1, versos de 12 a 15).

Dividida em três capítulos, a epístola aborda brevemente a certeza sobre o retorno de Jesus Cristo, fazendo uma interessante comparação com o dilúvio na época de Noé, explicando que a Terra será julgada pelo fogo.

Ao final, Pedro recomenda que o cristão deva esperar o retorno de Jesus, viver com retidão, estudar as Escrituras e buscar o seu crescimento, fazendo uma menção às epístolas de Paulo, as quais já estariam sendo deturpadas desde aquela época (versos 15 e 16 do capítulo 3).

Devido às diferenças no estilo textual em relação à primeira epístola, a autoria de II Pedro muitas vezes chegou a ser colocada em dúvida nos primeiros séculos da Igreja, conforme defendia o historiador Eusébio de Cesareia, já que não fora citada antes de Orígenes no começo do século III.

No entanto, Jerónimo de Strídon, autor da Vulgata, esclareceu que as diferenças no estilo textual entre as duas epístolas de Pedro podem ser explicadas. É que na segunda carta o apóstolo não teria recebido a ajuda de Silvano na sua redação, conforme houve na ocasião anterior.


Próximos eventos do Cursilho no Brasil e no Mundo.
Coloque esses eventos em suas orações.

26 a 29 de Outubro
Cursilho Feminino - Vicenza - Itália
Cursilho Feminino - Siracusa - Itália
Cursilho Feminino - Trapani - Itália

27 a 30 de Outubro
Cursilho Feminino - Jundiaí - SP
Cursilho Feminino - Mendoza - Argentina
Cursilho Feminino - Salvatierra - México
Cursilho Feminino - Córdoba - Argentina
Cursilho Feminino - Piedras Negras - México
Cursilho Feminino - Azul - Argentina
Cursilho Feminino - León - México
Cursilho Misto p/Jovens - Oliveira/Perdões - MG
Cursilho Feminino p/Jovens <> Culiacan - México
Oficina Feminino - San José de Temuco - Chile
Acampada Militar (Cursilho p/Militares) - El Salvador
Cursilho Masculino Ambiental - Divinópolis - MG
Cursilho Masculino - Allentown - USA
Cursilho Masculino - Chiclayo - Perú
Cursilho Masculino – Miami - USA

28 a 30 Outubro
Cursilho Feminino - Setor Ubá/Leopoldina - MG
Cursilho Feminino - Setor São Francisco do Sul/Joinville - SC
Cursilho Misto p/Jovens - Taubaté - S`P
Cursilho Feminino - Caxias do Sul - RS
Cursilho Masculino - Feira de Santana - BA
Cursilho Feminino - São José dos Pinhais PR
Jornada de Metodologia - Morón - Argentina
Cursilho Feminino - Setor Lavras/São João Del Rei - MG

30 Outubro
Assembleia Diocesana - Brasília - DF


Hoje, dia 27 de outubro: São Frumêncio, Santo Elesbão e São Gonçalo de Lagos; rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário