quarta-feira, 15 de junho de 2011

MANDAMENTOS E PARTICIPAÇÃO NA IGREJA

A alegria de Pentecoste é a força do cursilhista,
"Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" 
Mt 5,48

Em nossa escola dessa semana tivemos a presença de Silvana, Juviani, Ana Maria, Cida Souza, Luciano, Lorena Zonatelli, Burno, Rodrigo, João Paulo, Silvio, Veridiana, Alessandro, Cida Rosa e Verônica.

Nossa temo foi: Mandamentos e participação na Igreja

Leia atentamente as recomendações abaixo:

1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
"Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,5).

2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
"Senhor nosso Deus. quão poderoso é teu nome em toda a terra" (Sl 8.11) O nome de Deus é santo, deve-se respeitá-lo. Não se pode dizer o nome de Deus com displicência.

3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
"Guardarás o dia de sábado para santificá-lo" (Dt 5,12). "No sétimo dia se fará repouso absoluto com honra do Senhor" (Ex 31,15). Após a vinda de Jesus o sábado foi substituído pelo domingo, que deve ser guardado como o dia do Senhor, porque Jesus, Nosso Salvador, Ressuscitou no domingo.

4°) HONRAR PAI E MÃE
"Honra teu pai e tua mãe" (Dt 5.I6; Mc 7,8).  "Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, porque isso é justo. Este é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa: Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra" (Ef 6,1-3).

5°) NÃO MATAR
"Deus tem em seu poder a alma de todo ser vivo e o espírito de todo homem carnal" (Jó 12,10). A vida é sagrada, desde a sua concepção até a morte, e somente Deus tem o poder da vida.

6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
“Não adulterarás” (Ex 20.14 e Dt 5.18).
Quando Jesus disse: "Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5,27-28). A Igreja entendeu o sexto mandamento como englobando todo o conjunto da sexualidade humana. A castidade significa o equilíbrio da sexualidade na pessoa, por isso inclui a aprendizagem do autodomínio. Cristo é o modelo da Castidade. Todos os batizados são chamados a serem castos, independentemente do seu estado de vida.

7°) NÃO ROUBAR
"Não roubarás" (Dt 5,19). "Nem os ladrões, nem os avarentos... nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus" (1Cor 6,10).

8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
"Não levantarás falso testemunho contra teu próximo" (Ex 20,16). O cristão deve ser verdadeiro, ter o compromisso com a verdade, com a honestidade, não mentir, não ser ambíguo, omisso nem hipócrita.

9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
"Todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5,27-28).

10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS
"Onde está teu tesouro, aí estará teu coração" (Mt 6,21).
Possíveis Problemas:

1) LUXÚRIA: Vício dos prazeres carnais, apego excessivo à sensualidade e sexualidade.
(2Pedro 2,13; Levítico 18, 20.22; Êxodo 20,17; Mateus 5,27; 1Coríntios 6,15; Gênesis 38,9-10)

2) GULA: comer em excesso, por prazer, em quantidade superior do que a necessária para o corpo. (Filipenses 3,19; Isaías 5,11)

3) AVAREZA: apego exagerado ao dinheiro, desejo de ser rico. Fazer do dinheiro um ídolo, endeusar o dinheiro. (Mt 6,24; 1Timóteo 6,10; Marcos 10,21-22; João 12,5-6)

4) IRA: raiva/ódio contra uma pessoa, sentimento de vingança. (Mt 5,22; 21,12; 23,27)
5) SOBERBA: Arrogância e orgulho. Egoísmo, endeusar-se. (Eclo 10,15; Romanos 3,27; Gálatas 6,4; Mateus 18,3)

6) INVEJA: querer o que a outra pessoa tem, cobiçar os bens materiais ou as qualidades do outro. Ter inveja é querer ser como o outro e ter o que o outro tem. (Sabedoria 2,24; Gênesis 4,1-16; Mateus 10,42-43; 20,1-16; Gênesis 37,4; 1Samuel 18,6-16)

7) PREGUIÇA: falta de vontade para trabalhar ou fazer atividades importantes. É má principalmente quando leva ao impedimento da prática de boas obras e ao desconhecimento de Deus. (Eclesiástico 33,28-29; Provérbios 24,30-31; Ezequiel 16,49; Mt 20,6)


Resumo:
  "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" 
(Mateus 22, 34 a 40)

NOTA: O Fabricante não se responsabiliza pelo uso indevido ou em desacordo com o Manual de Instruções, bem como pelas consequências.

Por que ir a igreja?

"Que alegria quando me disseram: Vamos à casa do Senhor..." (Sl 121,1)

Muitos fazem essa pergunta, porque ir a igreja, se Deus está em todos os lugares, se Deus está no coração de cada um de nós?

O ser humano tem uma vocação intrínseca para a comunhão, na Bíblia está escrito: "Não é bom que o homem esteja só". (Gen 2,18) Logo também não é bom que esteja só em sua vida espiritual, é bom que esteja em comunidade, um rebanho, um só Pastor (Jesus Cristo), uma comunidade de amor, a igreja.

Quando o cristianismo surgiu, os apóstolos já se reuniam, em comunidade para orar e para a celebração da Santa Eucaristia.

Quando amamos uma pessoa queremos estar perto dela, visitá-la, conviver com ela. A igreja é a Casa de Deus, logo devemos ir ao Seu encontro. Como corresponder ao supremo e imenso amor de Deus por nós? Amor com amor se paga! Por isso o fiel procura amá-lo e segui-lo como uma criancinha segue seus pais onde quer que eles forem.

Para a criança, seu pai é o seu refúgio, a sua fortaleza, a sua segurança. Uma criança confia cegamente no seu pai e faz tudo para agradá-lo. Seu papa é grande, é forte e a protege de todo o mal. Se por acaso acontece numa distração ou numa brincadeira de fazer algo que desagrada seu
pai ou sua mãe, é a criança a primeira a ficar muito triste, chega a chorar, porque se arrepende de todo o coração de ter feito uma coisa desagradável ao seu pai. Assim também deve ser nossa relação com Deus, devemos obedecê-lo, não por obrigação e sim por amor, simplesmente porque Ele quer o nosso bem, o melhor para nós. Devemos obedecer os 10 mandamentos, eles não são uma lei antiga e retrógrada, são um "manual de instruções humano", porque Deus quer sempre o nosso bem e nossa salvação, nunca o pecado, nunca a condenação... mas quem escolhe o seu caminho é o homem, porque ele escolhe livremente, no seu livre arbítrio, fazer o bem ou o mal.

Se devemos obedecer a Deus, também devemos obedecer nossa Santa Mãe Igreja, representante de Deus na terra no nosso tempo, sempre atual, porta-voz da vontade de Deus.

A principal razão pela qual um católico deve ir a igreja é a Sagrada Eucaristia. É a presença real de Jesus Cristo, o católico deve ir a missa para recebe-Lo na Sagrada Comunhão, é na missa que Jesus renova o seu Santo Sacrifício, devemos receber o alimento espiritual (assim como precisamos do alimento carnal, também precisamos de alimento espiritual). "Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (Atos 4,4). O alimento espiritual é a leitura da Palavra de Deus, mas também Jesus se dá em alimento, se entrega, sem reservas e Ele disse "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos." (Jo 6,53)

O católico pode ir a igreja mesmo quando não há missa, porque Jesus fica lá a espera no sacrário para o adorarmos. Nós não podemos vê-lo, mas Ele realmente está lá, como que escondido (como dizia o pastorinho Francisco vidente de Fátima), está escondido aos nossos olhos, mas está verdadeiramente presente no mistério do Santíssimo Sacramento.

Moisés quando viu a sarça ardente, recebeu a seguinte ordem: "Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa." (Ex 3,5)

Da mesma maneira a igreja é solo santo. É um local sagrado, quando saímos de casa para ir a igreja, fazemos como fez Moisés que se aproximou da sarça ardente, logo percebeu que não estava num local comum, havia algo de extraordinário, de sobrenatural naquele lugar. Na igreja é a mesma coisa, a igreja é a morada de Deus, é um templo sagrado.

Por isso devemos ir à igreja sempre, vamos ao encontro daquele que nos ama, com alegria e respeito. Assim, frequentando o templo que vemos aprendemos o que é um templo sagrado e tomamos consciência do templo que somos, pois nós também somos templos de Deus: "Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (I Cor 3,16).

Criado por Taiana Froes
http://temaspolemicosigreja.blogspot.com/search/label/doutrina


Aviso:
XXI ASSEMBLÉIA DIOCESANA - GED Vitória
Local: Auditório do Santuário do Divino Espírito Santo - Vila Velha/ES
Data: 18/06/2011 - próximo sábado.
Hora: 08:00h às 17:00h - O café da manhã será partilhado.
Contamos com a presença de todos e desejamos "que a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, esteja com vocês" (1 Cor 16, 23).


A escola deseja parabéns pelo aniversário de Albertone (15/06). Que Nossa Senhora da Penha te abençoe.

Hoje 15 de junho de 2011: Bem-aventurada Albertina Berkenbrock e São Vito; rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário