terça-feira, 7 de junho de 2011

COLETA SELETIVA

"O SENHOR Deus tomou o homem e o colocou no jardim de Éden, para o cultivar e guardar."
Gn 2,15

Olá irmãos em cristo,

Mais uma Escola Vivencial de trabalho com a presença de Ana Paula, Céia, Silvana, Padovani, Lorena Soares, André, Gomes, Maria Célia, Bruno, Lorena Zonatelli, Veridiana, Marcifran, Paula, Luciano e João Paulo.


Hoje na Escola Vivencial de Vila Velha foi apresentado (pelo cursilhista João Paulo) um Projeto de AÇÂO baseado na Campanha da Fraternidade de 2001 de Coleta Seletiva de Lixo. Este projeto visa atingir todas as Comunidades/Igrejas do nosso município.


Iniciamos nosso trabalho com a invocação ao Espírito Santo e em seguida a leitura e partilha de Gn 2,15 e Rm 8,19-23. Foi apresentado como esse projeto é SIMPLES e FÀCIL de ser realizado.


Totalizando 14 Paróquias e 148 Comunidades Católicas em Vila Velha (fonte: http://www.aves.org.br/), podemos fazer esse Projeto chegar a essas comunidades com pequenos gestos e disposição. Podemos atingir também outras Paróquias da nossa Arquidiocese além das do nosso município.

Para motivar nosso trabalho, assistimos um trecho do filme "A Corrente do Bem (Pay It Forward - Ano 2000) onde é mostrado que é partir de pequenos gestos podemos mudar o mundo.















Projeto de AÇÃO para a Escola Vivencial de Vila Velha
DIVULGAR e IMPLANTAR a “Coleta Seletiva de Lixo” (CF/2011).
“O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim de Éden, para o cultivar e guardar”. (Gn 2, 15)
Como “a criação geme em dores de parto” (lema da “Campanha da Fraternidade de 2011” - baseado em “Rm 8, 22”), proponho-lhes colocarmos em prática os ensinamentos de Deus, não apenas resgatando os batizados afastados, mas também DIVULGANDO e IMPLANTANDO a “Coleta Seletiva de Lixo” nas diversas Paróquias (com suas respectivas Comunidades/Igrejas) do município de Vila Velha.
Podemos iniciar essa AÇÃO no “Santuário Divino Espírito Santo”, onde nos encontramos, e em sua respectiva Paróquia - “Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Franciscanos)” - assim como nas Comunidades e Paróquias das quais fazemos parte. É interessante atuarmos também em outros ambientes onde vivemos ou freqüentamos como: trabalho, escola/faculdade, casa/condomínio, etc.
Dessa forma, além de preservar o Planeta e toda a Criação Divina, estaremos divulgando o MCC (Movimento de Cursilhos de Cristandade) e servindo de exemplo, enquanto Igreja Católica e Cristãos/Cursilhistas comprometidos, aos diversos cidadãos do nosso município e dos municípios vizinhos.

Por que separar o lixo?
Ø  De tudo o que é jogado no lixo, 35% poderia ser reciclado e reaproveitado, e outros 50% transformados em adubo orgânico*;
Ø  Nos últimos dez anos a população brasileira cresceu 15% e a geração de resíduos urbanos 49%*;
Ø  O aumento do lixo é a 4ª ameaça ambiental*;
Ø  O grande responsável pela coleta seletiva no Brasil é o Catador de Lixo;
Ø  Hoje no Brasil, a coleta seletiva dá sustento a quase 1 milhão de catadores*;
Ø  Famílias inteiras dependem da renda que o material reciclável gera;
Ø  É uma forma de se evitar que muitas pessoas trabalhem em lixões;
Ø  Contribui com a preservação da nossa saúde, da nossa cidade e do Planeta.
*Dados fornecidos pela PMVV/ES.

Como devemos separar o lixo?
É MUITO SIMPLES: separando o LIXO SECO do LIXO ÚMIDO!
Ø  Papéis; papelão; latas; vidros; plásticos; embalagens de leite e sucos, assim como outras embalagens Tetra Pack; e óleo de cozinha usado, armazenado em garrafas pet.
Os itens supracitados devem, na medida do possível, estar “limpos” e secos. “Estar limpo” significa limpar com o mínimo de água. Os papéis devem ser preferencialmente dobrados e não amassados, sem grampos ou clipe.
Importante: Pilhas, baterias, lixo eletrônico, recipientes com gordura ou contaminados não devem ser destinados à coleta seletiva. Pilhas, baterias e lâmpadas usadas devem ser devolvidas para o local de compra ou o fabricante.
O LIXO SECO é aquele que pode ser reciclado. Deverá ser depositado nos locais especialmente sinalizados para esse tipo de lixo. Em seguida, será devidamente recolhido pelos responsáveis habituais, em sacolas plásticas (azuis de preferência), e encaminhado para a “Coleta Seletiva” - através de acordo com a ASCAVIVE (Associação de Catadores de Vila Velha) ou com a Prefeitura de Vila Velha, caso faça parte da área de coleta de seu “Projeto Piloto”. A ASCAVIVE pesará o LIXO SECO, realizará sua triagem e comercializará os materiais. Os valores recebidos pela sua venda serão diretamente divididos entre eles.
Ø  Restos de comida; papéis e plásticos engordurados; isopor; papel higiênico; fralda descartável; e vidros quebrados embalados de forma segura.
O LIXO ÚMIDO é aquele formado por materiais orgânicos e não recicláveis, como os supracitados. Deverá ser depositado nos locais especialmente sinalizados para esse tipo de lixo. Em seguida, será devidamente recolhido pelos responsáveis habituais, em sacolas plásticas (pretas de preferência), e encaminhado à coleta normal da Prefeitura de Vila Velha. A Prefeitura realizará a pesagem e destinará o LIXO ÚMIDO para o Aterro Sanitário da CTRVV (Central de Tratamento de Resíduos Vila Velha - Xuri)
Para refletirmos:
“Vi ontem um bicho, na imundice do pátio, catando comida entre detritos. Quando encontrava alguma coisa, nem cheirava: engolia vorazmente. O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem”.
(“O lixo”, Manoel Bandeira)






Vamos divulgar e implantar a “Coleta Seletiva de Lixo” para que essa realidade possa um dia desaparecer de nossa sociedade! E que Deus ilumine todos do MCC e da IGREJA CATÓLICA para que essa AÇÃO INICIAL torne-se uma CORRENTE DE AÇÕES, que “transborde” pelas diversas Comunidades da Arquidiocese de Vitória e de todo Espírito Santo! 


Para mais informações, dúvidas e/ou sugestões contatar:
João Paulo Santos
Cel.: (27) 9933-4261
Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC)
Escola Vivencial de Vila Velha/ES


Contatos Úteis:

→ ASCAVIVE (associção das coletoras e coletores de materiais reciclaveis de vila velha):

Endereço: Rua Antônio Roberto Feitosa, Nº 171, Cristovão Colombo, Vila Velha - ES.
Telefone: 3033-4840 (falar com Genaro).

→ SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE - PMVV/ES:

Telefones:
Ø  3149-7265 (Geral - Secretaria de Meio Ambiente);
Ø  3149-7264 (Educação Ambiental);
Ø  3149-7270 para falar com Deise* (E-mail: deisebahia@vilavelha.es.gov.br) ou Fernanda (Coordenação de Saneamento Ambiental).
*Com quem consegui informações sobre o Projeto Piloto de Coleta Seletiva em Vila Velha.

 

Terminamos nossa escola com a oração da Campanha da Franternidade 2011.

Aviso:
Sexta-feira (10/06/2011) missa as 19:00h no Santuário do Divíno Espiríto Santo com a participação do Cursilho - ir com a camisa do MCC.

Sábado (11/06/2011) - a Escola de Vivencial de Vila Velha estará participando das festividade de Pentecoste do Santuário com uma barraca vendendo caldos. Missa às 17h - em seguida barraca com caldos.

A Escola Vivencial de Vila Velha deseja felicidades aos aniversariantes: Gomes (01/06) , Bruno (04/06) e Lilia (09/06). Que Nossa Senhora da Penha os abençoe.


Hoje, dia 07 de junho de 2011: Santo Antônio Maria Gianelli e São Pedro de Córdova; rogai por nós!

2 comentários:

  1. To longe, mas to acompanhando voces!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns João Paulo e Luciano. O tema foi abordado muito bem, com informações que são relevantes a nós: Cursilhistas que aplicarão este conhecimento nos seus AMBIENTES para melhorar a vida do MEIO AMBIENTE, pois a "Terra geme em dores de parto".
    Grande abraço a todos os Cursilhistas.
    Márcio Padovani

    ResponderExcluir