quarta-feira, 11 de maio de 2011

O CURSILHO E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

"A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22). 

Hoje nossa escola se reuniu com toda equipe do 2º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória. Somos 40 responsáveis trabalhando muito para o sucesso desse cursilho.

Vamos realizar esse cursilho em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2011 - "Fraternidade e a Vida no Planeta". Iremos fazer durante o cursilho a coleta seletiva do lixo de acordo com a proposta abaixo desenvolvida pelo cursilhista João Paulo Santos.

Esse é apenas o começo de um processo que queremos implantar, começando pela Escola Vivencial de Vila Velha, no Santuário e depois ampliando para todas as Paróquias e respectivas Igrejas do município de Vila Velha.  Neste município, o contato foi feito com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) que tem um "Projeto Piloto de Coleta Seletiva" junto com a ASCAVIVE.  A Coleta Seletiva é muito simples e fácil de ser implantada, nós só precisamos efetuadar a devida separação entre o LIXO SECO e o LIXO ÚMIDO; e caso o Projeto Piloto não contemple sua rua ou a de sua Comunidade/Igreja, é só entrar em contato com a ASCAVIVE que eles estão hiper dispostos a ir recolher o LIXO SECO.

Nos casos de Vitória é só deixar o LIXO SECO nos pontos de coleta, ou entarem contato com a PMV/ES para negociar a implementação de novos pontos. E em Guarapari a melhor opção é entrar em contato com a Gilda da Associação dos Catadores (ASSCAMARG), pois ela está super disposta a auxiliar no recolhimento do lixo separado. TUDO ISSO COM CUSTO ZERO PARA VOCÊS!
Contatos: 
- ASCAVIVE (Associação dos catadores de Vila Velha - Genaro) - 3033-4840 - ascinvive@yahoo.com.br; caneela2@yahoo.com.br
- SEMMA (PMVV/ES - Deise) - 3149-7270/7265
- SEMSE (PMV/ES) - Coordenação da Coleta Seletiva, telefone (27) 3382-6771
- ASSCAMARG (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari) ( Gilda) - (27) 8116-8120 / 3261-4816 / 3361-1380.

A CF/2011 no 2º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória

AGINDO através da “Coleta Seletiva de Lixo”.

“O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim de Éden, para o cultivar e guardar”. (Gn 2, 15)

Como “a criação geme em dores de parto” (lema da “Campanha da Fraternidade de 2011” - baseado em “Rm 8, 22”), durante este Retiro do MCC, iremos colocar em prática os ensinamentos de Deus, não apenas resgatando os batizados afastados, mas também fazendo a coleta seletiva de todo o lixo que produzirmos. Dessa forma, além de preservar o Planeta e toda a Criação Divina, estaremos servindo de exemplo aos Novos Cursilhistas.

Por que separar o lixo?

De tudo o que é jogado no lixo, 35% poderia ser reciclado e reaproveitado, e outros 50% transformados em adubo orgânico*;
Nos últimos dez anos a população brasileira cresceu 15% e a geração de resíduos urbanos 49%*;
O aumento do lixo é a 4ª ameaça ambiental*;
O grande responsável pela coleta seletiva no Brasil é o Catador de Lixo;
Hoje no Brasil, a coleta seletiva dá sustento a quase 1 milhão de catadores*;
Famílias inteiras dependem da renda que o material reciclável gera;
É uma forma de se evitar que muitas pessoas trabalhem em lixões;
Contribui com a preservação da nossa saúde, da nossa cidade e do Planeta.
 *Dados fornecidos pela PMVV/ES. 

Como devemos separar o lixo?
É MUITO SIMPLES: separando o LIXO SECO do LIXO ÚMIDO! 

Papéis; papelão; latas; vidros; plásticos; embalagens de leite e sucos, assim como outras embalagens Tetra Pack; e óleo de cozinha usado, armazenado em garrafas pet.
Os itens supracitados devem, na medida do possível, estar “limpos” e secos. “Estar limpo” significa limpar com o mínimo de água. Os papéis devem ser preferencialmente dobrados e não amassados, sem grampos ou clipe.

Importante: Pilhas, baterias, lixo eletrônico, recipientes com gordura ou contaminados não devem ser destinados à coleta seletiva. Pilhas, baterias e lâmpadas usadas devem ser devolvidas para o local de compra ou o fabricante.

O LIXO SECO é aquele que pode ser reciclado. Deverá ser depositado nos locais especialmente sinalizados para esse tipo de lixo. Em seguida, será devidamente recolhido pela Equipe da Limpeza em sacolas plásticas (azuis de preferência), e encaminhado pela Externa da Cozinha à ASCAVIVE (Associação de Catadores de Vila Velha). A ASCAVIVE pesará o LIXO SECO, realizará sua triagem e comercializará os materiais. Os valores recebidos pela sua venda serão diretamente divididos entre eles. 
Restos de comida; papéis e plásticos engordurados; isopor; papel higiênico; fralda descartável; e vidros quebrados embalados de forma segura.

O LIXO ÚMIDO é aquele formado por materiais orgânicos e não recicláveis, como os supracitados. Deverá ser depositado nos locais especialmente sinalizados para esse tipo de lixo. Em seguida, será devidamente recolhido pela Equipe da Limpeza em sacolas plásticas (pretas de preferência), e encaminhado à coleta normal da Prefeitura. A Prefeitura realizará a pesagem e destinará o LIXO ÚMIDO para o Aterro Sanitário da CTRVV (Central de Tratamento de Resíduos Vila Velha - Xuri).

Para refletir: 

“Vi ontem um bicho, na imundice do pátio, catando comida entre etritos. Quando encontrava alguma coisa, nem cheirava: engolia vorazmente. O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem”. (“O lixo”, Manoel Bandeira)  

Vamos separar o lixo para que essa realidade possa um dia desaparecer de nossa sociedade! E que Deus ilumine todos do MCC para que essa pequena iniciativa torne-se uma CORRENTE DE AÇÕES, cada vez maior, nas diversas Comunidades da Arquidiocese de Vitória - ES!

 Para mais informações, dúvidas e/ou sugestões contatar:
João Paulo Santos
(Escola Vivencial de Vila Velha)
Cel.: (27) 9933-4261

Hoje, 10 de maio de 2011: Santo Antonino de Florença, rogai por nós!


2 comentários:

  1. FICOU MUITO BOM O POST!!!

    Galera,

    Vamos AGIR em prol da preservação de toda a CRIAÇÃO do nosso GRANDE CRIADOR: "DEUS"!

    Creio que através de ações como essas, também estamos evangelizando, pois servimos de exemplo de acordo com os ensinamentos de Deus. E acho que o MCC deve abraçar também causas desse tipo; ainda mais por ser concernente à "Campanha da Fraternidade 2011"!

    Espero que as pequenas sementes plantas no Retiro do Cursilho e na Escola Vivencial de Vila Velha brotem e formem uma imensa CORRENTE DE AÇÃO!!!

    Ah... Mediante contato com a Gilda, fiquei sabendo que a "Paróquia Nossa Senhora da Conceição" (de Guarapari) já está AGINDO através da uma parceria muito produtiva de "Coleta Seletiva" em parceria com a ASSCAMARG (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari). E deixo aqui os meus PARABÉNS à Paróquia por sua atitude e boa vontade!

    Espero que as Paróquias/Comunidades de Vitória possam aproveitar o "Projeto de Coleta Seletiva da PMV/ES" que já está implementado, caso ainda não estejam participando.

    Bjuão a todos,
    João Paulo Santos
    (Escola Vivencial de Vila Velha/ES).

    ResponderExcluir
  2. Para os amigos cursilhistas que moram ou trabalham no município de Vitória/ES ficam as segintes dicas:

    - "Vamos colocar em prática o que aprendemos na coleta seletiva praticada no último retiro do Cursilho?!"
    - "Que tal envagelizarmos nossas comunidades/paróquias para que as que ainda não participam da coleta seletiva passem a participar?!"

    Acabei de ler uma notícia no site da PMV/Es e gostaria de compartilhar com vocês:
    http://www.vitoria.es.gov.br/semse.php?pagina=comofunciona

    Bjuão a todos,
    João Paulo Santos
    Escola Vivencial de Vila Velha.

    ResponderExcluir