terça-feira, 28 de maio de 2013

RECEPÇÃO DOS NOVOS CURSILHISTAS

Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna.
Mc 10,29-30







Caríssimos irmãos decolores,

Nossa escola essa semana está em festa, recebemos novos irmãos cursilhistas: Paulo, José Angelo, Andressa e Maria Cristina.

Mesmo fazendo festa para receber novos cursilhistas, não deixamos nossa formação de lado. O assunto abordado na escola foi "CORPUS CHRISTI" e sua importância na liturgia da Igreja.


Estiveram presente: Humbelina, Aleida, Albérico, Luciano, João Paulo, Paulo, Maria Cristina, Andressa, Danielly, Maria Célia, Antônio Gomes, Artur, Cida, José Angelo, Aurinha, Raphael, Patrícia, Bruno, Lorena e Regina.





CORPUS CHRISTI

A solenidade de Corpus Christi surgiu por volta do ano de 1246, quando Santa Juliana do Mont Comillon teve uma visão de uma Igreja sob a aparência de lua cheia com mancha negra. Muito devota do Santíssimo Sacramento e sempre desejando um festa solene, ela entendeu que era um sinal.

Juliana comunicou esta visão a Dom Roberto de Thorete, bispo de Lieja que mais tarde se tornaria o Papa Urbano IV. Como naquela época os bispo tinha o direito de ordenar festa para suas dioceses, invocou um sínodo em 1246 e ordenou que a celebração fosse feita no ano seguinte na quinta-feira posterior à festa da Santíssima Trindade. Mas tarde foi estendida a toda Alemanha.

Nessa mesma época, aconteceu na cidade de Bolsena um milagre eucarístico. Um sacerdote que celebrava a Santa Missa teve dúvida de que a Consagração fosse algo real, no momento de partir a Sagrada Forma, viu sair dela o sangue que foi empapando o corporal. A venerada relíquia foi levada em procissão a Orvieto em 19 de junho de 1264, onde morava o Papa Urbano IV.

O Santo Padre através da Bula "Transiturus" de 8 de setembro daquele ano, estendeu a festa a toda Igreja. Porém com a sua morte, logo depois, prejudicou a difusão da festa. Mas o Papa Clemente V no concílio geral de Viena (1311), ordenou mais uma vez a adoção da festa. Em 1317 é promulgada uma nova recopilação de leis, por João XXII, e assim a festa é estendida  a toda Igreja.

Finalmente, o Concílio de Trento declara que seja celebrado todo ano a Festa de Corpus Christi. Que seja uma celebração solene, reverenciando e honrando em procissão pelas ruas e lugares públicos o Santíssimo Sacramento!

Celebrar Corpus Christi é declarar que Jesus continua vivo nas espécies do pão e do vinho. Jesus mesmo afirma: "O que come minha carne e bebe o meu sangue..."

São Paulo nos exorta: "O cálice da benção que abençoamos não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o Corpo de Cristo?

Esse é o único dia do ano que o Corpo de Cristo é carregado pelas ruas, passando em frente das casas, exposto aos nossos olhos e o da população. É momento único de exaltação ao nosso Deus, expondo nossa fé e nossa certeza na transubistanciação. É maior de toda as procissões que podemos participar, nela está o ápice da festa onde pelas ruas das cidades, o Cristo é levado e os fiéis podem pedir as bençãos de Jesus Eucarístico.

Graças e louvores sejam dados a todo o momento! Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

28 de maio: São Germano de Paris; rogai por nós!

Um comentário:

  1. Que maravilha ver os novos cursilhistas, mas também os antigos ajudando os novos nessa caminhada: Deus seja louvado!!!

    ResponderExcluir