quinta-feira, 4 de abril de 2013

ORAÇÃO

Olá amigos cursilhistas,


Depois de um algum tempo sem postagens, espero a partir de agora atualizar o blog toda semana. Para começar vamos falar de Oração. Nossa escola teve grata presença de Renata que veio expor esse tempo conosco.

Estiveram presente: Renata, Lucas, Cida Souza, João Paulo, Gomes, Maria Célia, Tarcísio, Patrícia, Léo Emílio, Davi, Lorena, Bruno, Regina e Luciano.


Avisos:
Festa da Penha
Momento de honrar a padroeira do Estado do Espirito Santo

Romaria dos Homens
Sábado (06/04/2013) - Saída às 19:00h da Catedral Metropolitana
Nos encontramos na esquina do Hospital do Servidores às 18:30h
Vamos fazer nossa alavanca para o 5º Cursilho Misto

Romaria das Mulheres
Domingo(07/04/2013) - Saída as 14:30h do Santuário do Divino Espirito Santo
O Santuário pede a colaboração de bolas de soprar - entregar na secretaria

Missa de Encerramento
Segunda-feira (08/04/2013) às 15:30h no Parque da Prainha

5º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória
24 à 26 de maio de 2013
Ficha nas escolas de Vitória (com Renata) e Vila Velha (Luciano)

1ª Encontro para preparação do 5º Cursilho Misto
Sábado 13/04/2013 - 08:00h - 17:00h
Auditório Inferior - Santuário do Divino Espirito Santo - Vila Velha
Essa data já estava reservado no calendário do GED para um dia de Espiritualidade e Formação, por isso será o dia inteiro e fará parte de nossa preparação.


*** ORAÇÃO ***




Orar é uma necessidade vital. A prova contrária não é menos convincente: se não nos deixarmos levar pelo Espírito, cairemos de novo na escravidão do pecado. Como o Espírito Santo pode ser "nossa Vida", se nosso coração está longe dele? Nada se compara em valor à oração; ela toma possível o que é impossível, fácil o que é difícil. É impossível que caia em pecado o homem que reza.Quem reza certamente se salva; quem não reza certamente se condena.``(Catecismo da  Igreja Católica § 2744)

Cada participante da escola pode falar um pouco de sua experiência com a oração. Os testemunhos relatados nos fazem pensar como estão com a minha oração.

Oração é intimidade de filho com o Pai, comunicação com Deus pela palavra, pelo pensamento, pelo diálogo, pelos gestos, pelas atitudes. Oração é também escuta, disposição para ouvir o que Deus quer falar, através da sua palavras e seus sinais.

A oração é confiança, humildade, perseverança, responsabilidade e solidariedade.


Estou Aqui - Anjos de Resgate

Estou aqui pra ser amado e te amar
Te olhar nos olhos e deixar-me apaixonar
Diante de Ti pra me render ao Teu amor

E confessar minhas fraquezas; sou pecador
Também estou aqui pra pedir perdão
Pelas almas que ainda não buscam Teu coração

Te amar por quem não Te ama
Te adorar por quem não Te adora
Esperar por quem não espera em Ti
Pelos que não crêem

Eu estou aqui!!!


Ao término da escola cada participante fez sua alavanca para o próximo cursilho, com isso estaremos em oração constante pelo trabalhos que serão realizado no 5º Cursilho Misto.

Nossa oração final, foi uma oração ao Beato João Paulo II, pedindo a sua intercessão


Oração ao Beato João Paulo II

Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos  por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.

Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos…, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.

Com a aprovação eclesiástica

AGOSTINO CARD. VALLINI
Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma
Comunicar as graças recebidas a:
Postulazione della Causa di Canonizzazione
del Beato Giovanni Paolo II
Piazza S. Giovanni in Laterano, 6/a – 00184 Roma


Beato João Paulo II, rogai por nós!
02-04-2013 - 8 anos que nosso amigo foi para junto do Pai.



quarta-feira, 6 de março de 2013

QUARESMA


Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele
(1 Jo 4, 16)


Caro irmãos em Cristo,

É com muita alegria que nossa escola volta com suas atividades. Nosso encontro foi iniciado com a leitura da liturgia do dia Mt 18,21-35. Refletimos sobre a quaresma e cada um participante participou dando sua opinião.

Estiveram presente: Luciano, João Paulo, Cida Souza, Silvana, Márcio Padovani, Gabriel, Antônio Gomes, Maria Célia, Paulo e Hilda.


Avisos:
Tema da próxima escola: CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013


Reunião do GED Vitória
11/03/2013 (Segunda-feira)
20h no CESCLA - Jardim da Penha


O QUE É QUARESMA?
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
  A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.




A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual;  tempo e preparação para o mistério pascal.




Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.




40 dias
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.



A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.


A Quaresma faz memória de Cristo, em seus quarenta dias pelo deserto, revivendo, na própria experiência, os quarenta anos do povo de Deus também no deserto. Com Ele, subimos a Jerusalém, percorremos o caminho da cruz, passamos pela morte até chegarmos à nova vida, dom do Pai, pelo Espírito.

A Quaresma é o “tempo favorável” para a redescoberta e o aprofundamento do autêntico discípulo de Cristo. É espaço para um novo nascimento. Somos chamados para assumir a penitência como método de conversão e unificação interior, como caminho pessoal e comunitário de libertação pascal. É tempo forte de escuta da Palavra, pois, através dela, vamos conhecer os desejos de Deus e praticar a sua vontade. A Quaresma é o tempo propício de renovação espiritual, uma espécie de retiro pascal estruturado no trinômio: oração, jejum e esmola (solidariedade, misericórdia).

Segundo Pedro Crisólogo, séc. IV, “o que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe”.

A Quaresma é o tempo propício de nos colocarmos em espírito de penitência. Por isso, com o jejum, a oração e a esmola nós nos configuramos mais intimamente aos mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Sofrendo um pouco de privação de alimentos e de bebidas neste tempo, saibamos unir-nos de algum modo aos homens para os quais é habitual a privação de alimento, de meios econômicos. O jejum se torna um gesto simbólico, denúncia profética da injustiça que nasce do egoísmo, solidariedade com os mais pobres. Assim, a preparação para a Páscoa se torna “Campanha da Fraternidade”, e a ceia do Senhor um gesto de pobreza, contrição, esperança, anúncio. Quem participa seriamente da paixão do Senhor, ainda hoje viva nos pobres da terra, sabe que a volta ao Pai – tanto a sua como o da comunidade – já começou, e que na mortificação da carne pode florescer o Espírito da ressurreição e da vida.

O jejum e a quaresma é um tempo em que damos maior liberdade a Deus para agir em nós, refreando os desejos instintivos – não só o apetite alimentício – não porem num espírito mesquinho e dualista, mas generoso e repleto de esperança, tratando de acompanhar aquele que se libertou completamente para, em obediência a Deus Pai, se doar por nó todos.

Impondo certas restrições aos nossos impulsos, abrimos maior espaço para Deus e seus filhos, que procuram um lugarzinho em nós! Mortificação, então, não significa gosto pela morte, mas morte ao homem natural, para deixar viver com mais vigor em nós o filho de Deus e irmão dos homens que somos.

Trilhemos esse caminho como discípulos, missionários e fiéis, seguindo os passos de Jesus. Este vence as tentações do demônio, revela a nós, mediante a transfiguração, que pela paixão e cruz chegará à glória da ressurreição e nos ensina a repensar o sim pessoal da fé, num encontro profundo com Ele, a exemplo da mulher samaritana, que recebe d'Ele a salvação, do cego de nascença, que começa a ver, do amigo Lázaro, que é ressuscitado.

Que a nossa Quaresma seja ecológica, também, nos preocupando com o meio ambiente e na sua preservação!

Padre Wagner Augusto Portugal V
Vigário Judicial da Diocese da Campanha(MG)
http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/quaresma/15.htm
19 de fevereiro: Santa Rosa de Viterbo; rogai por nós!

  

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

NOVENA DE NATAL - 9º ENCONTRO


"No que depende de vocês, vivam em paz com todos." (Rm 12,18)


Irmãos cursilhistas,

Nos reunimos no último sábado(15/12) na casa do Márcio e Silvana para celebrar nosso nono encontro da nossa NOVENA DE NATAL.

Estiveram presente: Silvana, Márcio Padovani, Gabriel, Céia, Sílvio, Cida Souza, Rogério, Regina, Gomes, Maria Célia, Hilda, Paulo, João Paulo, Márcia, Eunice, Rodrigo, Juviani, Natal e Luciano.



*** NOVENA DE NATAL - 9º ENCONTRO ***


PAZ NA TERRA


Leiitura: Isaias 52,7-10





O texto de Isaías, lido na missa do dia de Natal, é a boa notícia da salvação que vem de Deus. É tempo de recuperar a esperança, a paz, a alegria, pois Deus volta para seu povo e dele se compadece. Não vem para um pequeno grupo de privilegiados, mas para a humanidade inteira: "Todas as nações verão a salvação do nosso Deus"!




"A Igreja, sacramento de reconciliação e paz, deseja que o discípulo e missionário de Cristo, ai mesmo onde se encontrem, sejam também "construtores de paz" entre os povos e nações de nosso Continente. A Igreja é chamada a ser escola permanente de verdade e justiça, de perdão e reconciliação para construir uma paz autêntica." (DA 542).

Para refletir:


1 - Por que existem desavenças dentro da mesma família? Qual poderia ser o caminho para se reestabelecer a paz perdida?

2 - Fale dos gestos de paz e de reconciliação que acontecem em sua família.

Senhor, socorrei-nos, sem demora!

 

18 de dezembro: Nossa Senhora do Ó; rogai por nós!


Festa católica de origem claramente espanhola, a festa de hoje é conhecida na liturgia com o nome de "Expectação do parto de Nossa Senhora", e entre o povo com o título de "Nossa Senhora do Ó". Os dois nomes têm o mesmo significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido. Anelos de milhares e milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos. A Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da "bendita entre as mulheres", que foi escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens, para corredentora da humanidade. Ao esperar o seu Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo.

As antífonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos seus sacerdotes desde hoje até a Véspera do Natal e começam sempre pela interjeição exclamativa Ó ("Ó Sabedoria... vinde ensinar-nos o caminho da salvação"; "Ó rebento da Raiz de Jessé... vinde libertar-nos, não tardeis mais"; "Ó Emanuel..., vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus"), como expoente altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de "Nossa Senhora do Ó". É ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus, posta à frente da imensa caravana da humanidade, peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor.

A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura do testamento de São Martinho de Dume e pela presença simultânea de três santos de origem espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso.

Primeiro comemorava-se hoje a Anunciação de Nossa Senhora e Encarnação do Verbo. Santo Ildefonso estabeleceu-a definitivamente e deu-lhe o título de "Expectação do parto". Assim ficou sendo na Hispânia e passou a muitas Igrejas da França, etc. Ainda hoje é celebrada na Arquidiocese de Braga.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

NOVENA DE NATAL - 8º ENCONTRO

"Maria... meditava em seu coração." (Lc 2,19)

Irmãos cursilhistas,

Nos reunimos nesta quinta (13/12) na casa do Gome e Maria Célia para refletir sobre o oitavo encontro da nossa NOVENA DE NATAL.

Estiveram presente: Silvana, Márcio Padovani, Céia, Sílvio, Patrícia, Cida Souza, Lorena, Gomes, Emílio, Victória, Maria Célia, Danielly, João Paulo, Márcia, Céia, Natal e Luciano.


Aviso:
Churrasco de Confraternização de Final de Ano
Dia: 16/12/2012 - a partir das 10:00h - Local: Casa do Bruno - Soteco
Levar +ou- 250g por pessoa e a sua bebida. No local há piscina e vamos usá-la.
Iremos fazer um amigo X, quem quiser participar deve levar um presente/lembrança (mínimo de R$15,00). Iremos fazer o sorteio no local.


Novena de Natal:
Próximo encontro: 9º Encontro - Casa do Márcio Padovani e Silvana
Dia 15/12 (Sábado) às 19:00h.
Rua Antunes Siqueira, nº 03, Jardim Guadalarja
Obs: rua da Igreja de Santa Inês
 - Segue o mapa abaixo



Calendário da Novena de Natal:
1º Encontro - 13/11 (terça-feira) - Escola Vivencial de Vila Velha - 19:30h
2º Encontro - 21/11 (quarta-feira) - Casa de Céia e Sílvio - IBES - 20:00h
3º Encontro - 25/11 (domingo) - Casa do Rodrigo e Juviani - Itapuã - 15:00h
4º Encontro - 28/11 (quarta-feira) - Casa da Verocilda - Praia da Costa - 20:00h
5º Encontro - 04/12 (terça-feira) - Casa da Patrícia - Itapuã - 20:00h
6º Encontro - 06/12 (quinta-feira) - Casa do Bruno - Soteco - 20:00h

7º Encontro - 08/12 (sábado) - Casa da Tatiane - Itaparica - 20:00h
8º Encontro - 13/12 (quinta-feira) - Casa do Gomes e Mª Célia - Soteco - 20:00h
9º Encontro - 15/12 (sábado) - Casa do Márcio Padovani e Silvana - Jardim Guadalajara - 19:00h

OBS.: Quem participar de pelo menos 7 encontros participará de uma surpresa no último encontro.


*** NOVENA DE NATAL - 8º ENCONTRO ***
ORAÇÃO E CONTEMPLAÇÃO









Leitura: Evangelho de São Lucas 2,13-21


Por  ocasião do nascimento de Jesus, o céu se movimenta, indicando que algo extraordinário está acontecendo. Um anjo se apresenta aos pastores, que são envolvidos em luz resplandecente; depois, uma multidão de anjos surge louvando a Deus. Os pastores visitam a recém-nascido deitado numa manjedoura, e retornam glorificando a Deus. Pois bem, Maria acompanha atentamente todos esses fatos e, contemplativa com era, medita sobre eles em seu coração.





"Em um mundo sedento de espiritualidade, queremos ser uma igreja que aprende a rezar e ensina a rezar. Uma oração que nasce da vida e do coração e é o ponto de partida de celebrações vivas e participativas que anima e alimentam a fé" (DA, mensagem final).
 






Para refletir:

1 - Maria soube silenciar e escutar a voz de Deus em seu coração. Mesmo diante da correria e do barulho de cada dia, você tem parado para rezar e ouvir a voz de Deus?


2 - Você é uma pessoa que consegue silenciar? Tem espalhado palavras boas?


Senhor Jesus Cristo, ensinai-nos a rezar!


13 de dezembro: Santa Luzia; rogai por nós!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

NOVENA DE NATAL - 7º ENCONTRO

"Nestes dias, que são os últimos, Deus nos falou por meio do Filho." (Hb 1,2)

Irmãos cursilhistas,

Nos reunimos no último sábado (08/12) na casa da Taty refletir sobre o sétimo encontro da nossa NOVENA DE NATAL.

Estiveram presente: Silvana, Márcio Padovani, Céia, Sílvio, PatríciaHilda, Paulo, Cida Souza, Taty, Alice e Ariane.
 
Aviso:
Churrasco de Confraternização de Final de Ano
Dia: 16/12/2012 - a partir das 10:00h
Local: Casa do Bruno - Soteco
Levar 250g por pessoa e a sua bebida.


Novena de Natal:
Próximo encontro: 8º Encontro - Casa do Gomes e Mª Célia
Dia 13/12 (Quinta-Feira) às 20:00h.
Av. Min. Salgado Filho, 1122, Soteco
- Segue o mapa abaixo


Calendário da Novena de Natal:
1º Encontro - 13/11 (terça-feira) - Escola Vivencial de Vila Velha - 19:30h
2º Encontro - 21/11 (quarta-feira) - Casa de Céia e Sílvio - IBES - 20:00h
3º Encontro - 25/11 (domingo) - Casa do Rodrigo e Juviani - Itapuã - 15:00h
4º Encontro - 28/11 (quarta-feira) - Casa da Verocilda - Praia da Costa - 20:00h
5º Encontro - 04/12 (terça-feira) - Casa da Patrícia - Itapuã - 20:00h
6º Encontro - 06/12 (quinta-feira) - Casa do Bruno - Soteco - 20:00h

7º Encontro - 08/12 (sábado) - Casa da Tatiane - Itaparica - 20:00h
8º Encontro - 13/12 (quinta-feira) - Casa do Gomes e Mª Célia - Soteco - 20:00h
9º Encontro - 15/12 (sábado) - Casa do Márcio Padovani e Silvana - Stª Inês - 20:00h

OBS.: Quem participar de pelo menos 7 encontros participará de uma surpresa no último encontro.


*** NOVENA DE NATAL - 7º ENCONTRO ***
A PALAVRA DE DEUS

Carta aos Hebreus 1,1-4
Ao longo da história da salvação, Deus, aos poucos, vai se revelando. Essa revelação atinge seu ponto mais elevado com a vinda (o natal) de Jesus. Ele é, juntamento com o Pai, criador e conservador do universo (criação). Tendo realizado a remissão dos pecados (redenção), ele sentou-se à direita de Deus, acima de todas as criaturas, até mesmo dos anjos (glorificação).
 
"É necessário educar o povo na leitura e na meditação da Palavra: que ela se converta em seu alimento para que, por experiência própria, vejam que as Palavras de Jesus são espírito e vida. Do contrário, como vão anunciar uma mensagem cujo conteúdo e espírito não conhecem profundamente? É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida na rocha da Palavra de Deus " (DA 247).
 
Para refletir:
1 - Você tem constume de ler a Bíblia todo os dias? Quais são os benefícios que a Palavra de Deus traz a quem a lê com frequência?
 
2 - Cada participante procure lembrar um versículo ou passagem bíblica que lhe dá força em sua caminhada.
 
Por vossa Palavra, Jesus, iluminai nossos caminhos!



11 de dezembro: São Damaso e São Martinho de Dume; rogai por nós!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

NOVENA DE NATAL - 6º ENCONTRO

"Jesus crescia em sabedoria, em idade e em graça diante de Deus dos homens" (Lc 2,52)

Irmãos cursilhistas,

Nos reunimos nessa quinta-feira (06/12) na casa do Bruno refletir sobre o sexto encontro da nossa NOVENA DE NATAL.

Estiveram presente: Silvana, Márcio PadovaniCéia, Sílvio, João Paulo, PatríciaCosme, Rodrigo, Juviani, Lunélia, Bruno, Lorena, Sérgio, Silvia, Bruna, Leão, Célia, Larissa, Brennda, Tânia e  Luciano


Aviso:
Churrasco de Confraternização de Final de Ano
Dia: 16/12/2012 - a partir das 10:00h
Local: Casa do Bruno - Soteco
Levar 250g por pessoa e a sua bebida.



Novena de Natal:
Próximo encontro: 7º Encontro - Casa da Taty
Dia 08/12 (Sábado) às 18:30h.
Av. Estudante José Júlio de Souza, 200, Apt 303
- Próximo ao Motel Pop na Praia de Itaparica
- Segue o mapa abaixo




Calendário da Novena de Natal:
1º Encontro - 13/11 (terça-feira) - Escola Vivencial de Vila Velha - 19:30h
2º Encontro - 21/11 (quarta-feira) - Casa de Céia e Sílvio - IBES - 20:00h
3º Encontro - 25/11 (domingo) - Casa do Rodrigo e Juviani - Itapuã - 15:00h
4º Encontro - 28/11 (quarta-feira) - Casa da Verocilda - Praia da Costa - 20:00h
5º Encontro - 04/12 (terça-feira) - Casa da Patrícia - Itapuã - 20:00h
6º Encontro - 06/12 (quinta-feira) - Casa do Bruno - Soteco - 20:00h

7º Encontro - 08/12 (sábado) - Casa da Tatiane - Itaparica - 20:00h
8º Encontro - 13/12 (quinta-feira) - Casa do Gomes e Maria Célia - Soteco - 20:00h
9º Encontro - 15/12 (sábado) - Casa do Márcio Padovani e Silvana - Stª Inês - 20:00h

OBS.: Quem participar de pelo menos 7 encontros participará de uma surpresa no último encontro.


*** NOVENA DE NATAL - 6º ENCONTRO ***
JESUS ADOLESCENTE E A JUVENTUDE





Leitura: Mt 1,41-52

Jesus toma a iniciativa e começa a mostrar sua especialidade: vai ao Templo, e aí se põe a ouvir e fazer perguntas aos mestres da lei. E, com sua inteligência e respostas, deixa a todos maravilhados. Afinal, aquele desempenho era algo extraordinário para um menino de doze anos. Ao encontrar o Filho, os pais terreno respiram aliviados, mas manisfestam-lhe a angústia da busca.  Na resposta, Jesus faz referência ao Pai celeste ("Meu Pai"). É o sinal claro que Jesus, em breve, vai se destacar da família de sangue, para formar a nova família de Deus. Mas ainda é cedo. Com efeito, "desceu com seus pais para Nazaré", e permaneceu obediente a eles" (Lc 2,51)






06 de dezembro: São Nicola; rogai por nós!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NOVENA DO NATAL - 5º ENCONTRO

"Ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt 1,21)

Irmãos cursilhistas,

Nos reunimos nessa terça-feira (04/12) na casa de Patrícia e Cosme para refletir sobre o quinto encontro da nossa NOVENA DE NATAL.

Estiveram presente: Cida SouzaSilvana, Márcio PadovaniCéia, Sílvio, João Paulo, Gomes, Patrícia, Aleida, Márcia, Rodrigo, Juviani e Luciano


Essa é a cruz Jubilar - Recebida durante o Congresso em comemoração ao Jubileu de Ouro do MCC.
"RENOVA A TUA FÉ E O TEU CARISMA"







Aviso:
Aniversário:
Parabéns para Arthur Bartolomeu Troccoli (03/12),Marlene Vieira  (03/12), Raphael Vaccari Diniz (04/12), Thais Nogueira do Nascimento (04/12) e Kívya Araújo Freitas (04/12); Que Nossa Senhora da Penha os abençoe!




Novena de Natal:
Próximo encontro: 6º Encontro - Casa do Bruno
Dia 06/12 (Quinta-feira) às 20:00h.
Av. Ministro Salgado Filho, 780, Soteco
- Em frente Dalla Bernadina material de construção
- Segue o mapa abaixo




Calendário da Novena de Natal:
1º Encontro - 13/11 (terça-feira) - Escola Vivencial de Vila Velha - 19:30h
2º Encontro - 21/11 (quarta-feira) - Casa de Céia e Sílvio - IBES - 20:00h
3º Encontro - 25/11 (domingo) - Casa do Rodrigo e Juviani - Itapuã - 15:00h
4º Encontro - 28/11 (quarta-feira) - Casa da Verocilda - Praia da Costa - 20:00h
5º Encontro - 04/12 (terça-feira) - Casa da Patrícia - Itapuã - 20:00h
6º Encontro - 06/12 (quinta-feira) - Casa do Bruno - Soteco - 20:00h

7º Encontro - 08/12 (sábado) - Casa da Tatiane - Itaparica - 20:00h
8º Encontro - 13/12 (quinta-feira) - Casa do Gomes e Maria Célia - Soteco - 20:00h
9º Encontro - 15/12 (sábado) - Casa do Márcio Padovani e Silvana - Stª Inês - 20:00h

OBS.: Quem participar de pelo menos 7 encontros participará de uma surpresa no último encontro.


*** NOVENA DE NATAL - 5º ENCONTRO ***
JESUS CRISTO, NOSSO SALVADOR




Leitura: Mt 1,18-25





O nome Jesus significa: Deus salva. Jesus é o próprio Filho de Deus, o Deus que está conosco. Ele inicia nova história em que as pessoas serão salvas de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade.










"É urgente a tarefa de comunicar a nossos povos a vida plena e feliz que Jesus nos traz, para que cada pessoa humana viva de acordo com a dignidade que Deus lhe deu. Fazemos isso com a consciência de que essa dignidade alcançará sua plenitude quando Deus for tudo em todos. Ele é o Senhor da vida e da história" (DA 389).





Para refletir e partilhar:
1 - Santo Agostinho dizia: "Deus, que te criou sem ti, não te salvará sem ti": o que estou fazendo para alcançar a salvação eterna?

2 - Jesus quer que todos tenham "vida plena e feliz". O que faço concretamente para colaborar com ester projeto de Jesus?


Salvai-nos, Senhor, por vosso amor!


04 de dezembro: São João Damasceno; rogai por nós!