sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MÊS DA BÍBLIA: ECLESIATES

Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor!
Salmo 21

Caros amigos em Cristo,

Está semana continuamos em nossa escola a apresentação das pesquisa sobre alguns livros da Bíblia. Tivemos a apresentação do livro do Eclesiates por João Paulo.
Em outro momento, nossa escola refletiu sobre Batismo de crianças e Veneração de Imagens.

Estiveram presente: Cida Souza, Aleida Challub, José Angelo, Paulo Moreira, Antonio Gomes, Maria Célia, João Paulo, Humbelina Queiroz, Regina Oliveira, Verediana Neves e Márcio Padovani.

*** LIVRO DO ECLESIATES ***
João Paulo Santos

O livro de Eclesiastes faz parte dos livros poéticos e sapiencias do Antigo Testamento da Bíblia cristã e judaica, vem depois do Livro dos Provérbios e antes de Cânticos dos Cânticos1 e 2 . O Livro tem seu nome emprestado da Septuaginta, e na Bíblia hebraica é chamado Kohelet (קהלת). Embora tenha seu significado considerado como incerto, a palavra tem sido traduzida para o português como pregador ou preletor. 

Autor: 
O Livro de Eclesiastes não identifica diretamente o seu autor. Há alguns versículos que dão a entender que Salomão escreveu este livro. Existem alguns indícios no contexto que podem sugerir que uma outra pessoa escreveu o livro após a morte de Salomão, possivelmente centenas de anos mais tarde. Ainda assim, a crença convencional é que o autor era na verdade Salomão. 

Quando foi escrito: 
O reinado de Salomão como rei de Israel durou de cerca de 970 AC até cerca de 930 AC. O livro de Eclesiastes foi provavelmente escrito no final do seu reinado, em aproximadamente 935 AC. 

Propósito: 
Eclesiastes é um livro de perspectiva. A narrativa do “Pregador”, ou “Sábio”, revela a depressão que inevitavelmente resulta da procura da felicidade em coisas mundanas. Este livro dá aos Cristãos a oportunidade de ver o mundo através dos olhos de uma pessoa que, apesar de muito sábio, está tentando encontrar sentido em coisas humanas e temporárias. Quase todas as formas de prazer mundano são exploradas pelo Pregador, e nenhuma delas lhe dá sentido algum. 

No final, o pregador chega a aceitar que a fé em Deus é a única maneira de encontrar um significado pessoal. Ele decide aceitar o fato de que a vida é breve e, no fim das contas, inútil sem Deus. O pregador aconselha o leitor a concentrar-se em um Deus eterno, em vez de prazer temporário. 

Versículos-chave: 
Eclesiastes 1:2: “Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.” 
Eclesiastes 1:18: “Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza.” 
Eclesiastes 2:11: “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.” 
Eclesiastes 12:1: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.”
Eclesiastes 12:13: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”

Resumo: 
Duas frases são repetidas muitas vezes em Eclesiastes. A palavra traduzida como “vaidade” aparece muitas vezes e é usada para enfatizar a natureza temporária das coisas mundanas. No fim das contas, mesmo as conquistas humanas mais impressionantes serão deixada para trás. A expressão “debaixo do sol” ocorre 28 vezes e refere-se ao mundo mortal. Quando o pregador se refere a “todas as coisas debaixo do sol”, ele está falando de coisas terrenas, temporárias e humanas. 

Os sete primeiros capítulos do livro de Eclesiastes descrevem todas as coisas mundanas “debaixo do sol” nas quais o Pregador tenta encontrar satisfação. Ele tenta descobrimentos científicos (1:10-11), sabedoria e filosofia (1:13-18 ), alegria (2:1), álcool (2:3), arquitetura (2:4), bens (2:7-8) e luxúria (2:8). O Pregador concentrou-se em filosofias diferentes para encontrar um significado, tal como o materialismo (2:19-20) e até mesmo os códigos morais (incluindo os capítulos 8-9). Ele descobriu que tudo era vaidade, uma distração temporária que, sem Deus, não tinha nenhum propósito ou longevidade. 

Os capítulos 8-12 de Eclesiastes descrevem as sugestões e comentários do Pregador sobre como a vida deve ser vivida. Ele chega à conclusão de que, sem Deus, não há nenhuma verdade ou sentido à vida. Ele já tinha visto muitos males e percebido que mesmo as melhores realizações do homem não valem nada a longo prazo. Assim, ele aconselha o leitor a conhecer a Deus desde a juventude (12:01) e seguir a Sua vontade (12:13-14). 

Prenúncios: 
Para todas as vaidades descritas no livro de Eclesiastes, a resposta é Cristo. De acordo com Eclesiastes 3:17, Deus julga os justos e os ímpios, e os justos são apenas aqueles que estão em Cristo (2 Coríntios 5:21). Deus colocou o desejo pela eternidade em nossos corações (Eclesiastes 3:11) e tem providenciado o Caminho da vida eterna através de Cristo (João 3:16). Somos lembrados de que ir atrás da riqueza do mundo não só é vaidade, porque não satisfaz (Eclesiastes 5:10), mas mesmo se pudéssemos alcançá-la, sem Cristo perderíamos nossas almas e que proveito há nisso? (Marcos 8:36). No fim das contas, cada decepção e vaidade descrita em Eclesiastes encontra a sua solução em Cristo, na sabedoria de Deus e no único verdadeiro significado a ser encontrado na vida. 

Aplicação Prática: 
Eclesiastes oferece ao Cristão a oportunidade de compreender o vazio e o desespero com os quais aqueles que não conhecem a Deus têm que lidar. Aqueles que não têm uma fé salvadora em Cristo se deparam com uma vida que no fim das contas vai acabar e tornar-se irrelevante. Se não há salvação, e não há Deus, então não existe nenhum sentido, propósito ou direção para a vida. O “mundo debaixo do sol”, longe de Deus, é frustrante, cruel, injusto, breve e total “vaidade”. No entanto, com Cristo a vida é apenas uma sombra das glórias por vir em um paraíso que só é acessível por meio dEle.

Curiosidades: 
O titulo do Livro de Eclesíastes é um mistério. Foi traduzido da palavra hebraica “Qoheleth”. Ninguém sabe exatamente o que significa. Alguns estudiosos dizem que significa “O Pregador”, “O Professor”, “O Palestrante”, “O Debatedor”. 

O Livro de Eclesiastes menciona trabalho pesado mais de 30 vezes. Exemplo: Eclesiastes 2.4-11. Mas, cabe lembrar que o trabalho sem Deus é em vão. 

Nos tempos do Velho testamento, fazer uma promessa era como assinar um contrato importante. Uma vez feita a promessa, não podia voltar atrás. Eclesiastes 5.4-7.

27 de setembro: São Vicente de Paulo; rogai por nós!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

MÊS DA BÍBLIA: 1º MACABEUS E COLOSSENSES

A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.
Lc 6,19

Olá amigos decolores,

Essa semana continuamos em nossa escola a apresentação dos estudos dos Livros da Bíblia. Paulo apresentou o estudo sobre o Livro de I Macabeus e Aleida sobre Colossenses.

Estiveram presente: Cida, Gomes, Paulo, Hilda, João, Aleida, Humbelina, Heliane, aurinha, Padovani e Selma.



*** 1º MACABEUS ***
Paulo Moreira dos Santos

O Primeiro Livro dos Macabeus, também conhecido como I Macabeus, é um dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento da Bíblia Católica. Possui 16 capítulos.

Os dois livros dos Macabeus são assim denominados por causa do apelido do mais ilustre filho de Matatias, Judas chamado o Macabeu. 

Tais livros não constam na Bíblia Hebraica e são considerados apócrifos pelos judeus e pelas igrejas protestantes. Na Igreja Católica, porém, foram incluídos nas listas dos sete livros deuterocanônicos.

O Primeiro Livro dos Macabeus teria sido originalmente escrito em hebraico no início do séc. I AC, mas o original se perdeu. Tal datação tem como base as últimas linhas do livro (I Mc 16,23-24), que indicariam que o livro não foi escrito antes do final do reinado de João Hircano, mas provavelmente pouco depois de sua morte, por volta de 100 AC .

O tema geral descreve as lutas dos judeus, liderados por Matatias e seus filhos, contra os reis sírios (selêucidas) e seus aliados judeus, pela libertação religiosa e política da nação, opondo-se aos valores do helenismo.

O Primeiro Livro dos Macabeus ocupa-se de um período mais amplo da guerra de libertação do que o Segundo Livro dos Macabeus. Começa com a perseguição de Antíoco Epífanes (175 a.C.) e vai até a morte de Simão (134 a.C), o último dos filhos de Matatias.

Depois de uma breve introdução sobre os governos de Alexandre Magno e seus sucessores (1,1-9), o autor passa a mostrar como Antíoco Epífanes tenta introduzir a força os costumes gregos na Judeia (1,10-63). Descreve a revolta de Matatias (2,1-70), cuja bandeira da libertação passa primeiro a Judas Macabeus (3,1-9,22), depois a seu irmão Jônatas (9,23-12,53) e por fim a Simão (13,1-16,24).

Graças a estes três líderes, a liberdade religiosa é recuperada, o país torna-se independente por um breve período e o povo torna a gozar de paz e tranqüilidade.

Embora não faça parte da Bíblia Hebraica, os dois livros são muito estimados dentro do judaísmo e de grande valor para a história dos israelitas, além de serem utilizados como fontes de consulta pelos teólogos protestantes, sendo considerado uma prova do cumprimento das profecias do livro de Daniel.

Conclusão:
O livro identifica religião e patriotismo, descrevendo a revolta como verdadeira guerra santa, abençoada pelo próprio Deus, que não abandona os que lutam para ser fiéis a ele (2,61; 4,10).

Mensagem: A união da religião com o patriotismo implica ambiguidades que não devem ser entendidas como desculpa para não lutar, e nem como ocasião para oportunismos arbitrários. Toda luta precisa estar em contínua revisão, a fim de que o projeto inicial não seja deturpado. Além disso, não nos esqueçamos do risco que implica uma luta feita em nome da religião: se a luta se desvirtua em busca dogmática.

Deus acaba sendo usado como patrocinador de ambições que nada têm a ver com o seu projeto; manipula-se Deus para sustentar um regime que oprime o povo, ao invés de libertá-lo. Por outro lado, o mesmo se pode dizer do ideal de patriotismo: muitas vezes é usado como pretexto para acobertar interesses de grupos que se servem do povo a fim de conseguir seus objetivos ocultos.

Questionamentos
Para quem foi escrito?
Para o povo judeu

Por quem foi escrito?
Autor desconhecido

Em qual momento histórico?
Entre os anos 175 a. C – 134 a. C

Porque este livro foi escrito (mensagem principal)? 
Descrever as lutas dos judeus, liderados por Matatias e seus filhos contra os reis sírios.

Alguma semelhança com o mundo atual ou sua vida?
As constantes guerras e lutas no Oriente Médio, em destaque para o momento atual na Síria.

Curiosidade:
O titulo do livro.


*** COLOSSENSES ***
Aleida Silva Challub

I - Introdução

Nos livros históricos no novo testamento encontra-se o Ato dos Apóstolos. Este livro narra sobre tudo a reflexão de Lucas sobre os Atos dos Apóstolos, mas especialmente Pedro e Paulo.

Descreve também um pouco da organização e das dificuldades de algumas primeiras comunidades cristãs e reflete isso com o olhar de Deus. É assim que Atos, está muito presente a ação do Espírito Santo. 

Em Ato dos Apóstolos encontramos a sete cartas do apóstolo Paulo: Romanos 1 e 2, Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1 Tessalonicense e Filemon.

As cartas aos Efésios, Colossense e a 2 Tessalonicense pertence, segundo os estudiosos, aos discípulos de Paulo.

As cartas de Paulo são mais antigas que os evangelhos . O primeiro escrito no Novo Testamento é a Primeira carta aos Tessalonicenses.

Paulo morreu nos anos de 64-68 antes que fosse escrito o primeiro Evangelho, o de Marcos.

II- Desenvolvimento

2.1 – Para quem foi escrito?
Foi escrito em Roma, para os cristãos da igreja situada em Colossos, uma cidade da Ásia Menor. Esta cidade situa-se entre Efésio e Laodicéia. O fundador desta cidade foi Epafras. A ela pertencia Filemon.

2.2 – Por quem foi escrito?
A autenticidade da carta ao Colossenses é duvidosa. Desde a metade do século XIX críticos contestam a autenticidade da carta aos Colossenses. Segundo os estudiosos, esta carta não foi escrita por Paulo e sim por seus discípulos. Assim também há duvida na carta aos Efésios. O estilo pesado e repetitivo, dizem, não é o de Paulo; assim ideias teológicas, principalmente as que referem ao Corpo de Cristo, Cristo cabeça do Corpo, a Igreja Universal, são diferentes das cartas anteriores. Os erros combatidos são posteriores a Paulo e pertencem mais as ideias gnósticas do século. Porém, existem argumentos a favor de Paulo. Nesta carta não se encontram as ideias fundamentais de Paulo, mas são ideias satisfatórias. Apesar disso, a interpretação delineada respeita a tradição que atribui Colossenses e Efésios a Paulo.

2.3 – Em qual momento histórico?
Por divulgar e inserir o evangelho de Jesus Cristo, o apóstolo Paulo está preso em Roma, como lugar de seu cativeiro em Cesareia. Neste intervalo sobreveio uma crise, de Colossos, que não fora evangelizada por Paulo, seu representante apostólico era Epafras, que veio trazer para Paulo, informações alarmantes.

Paulo responde por meio da epístola, aos Colossense, que confia a Tíquico. Porém, a reação suscitada em seu espírito pelo novo perigo, levo-o a aprofundar seu pensamento, escrevendo outra epístola, praticamente contemporânea a Colossenses; onde organiza sua doutrina em função do novo ponto de vista que a polêmica acaba de impor (Esta admirável síntese é a nossa epístola aos Efésios).

2.4 – Por que este livro foi escrito?
Devido aos erros de Colossos que Paulo combatia. A presença dos gnósticos do século II e também as ideias comuns entre os essênios Judeus. O perigo era o resultado das especulações judaicas, basicamente sobre os poderes celestes ou cósmicos. Pensava-se que estes controlavam o movimento do cosmo, e os Colossenses tendiam a exagerar sua importância de tal modo e comprometer a supremacia de Cristo.

O autor para recoloca-los em seu devido lugar no grande designo da salvação, aceita os postulados da luta (anjos) e não põe em dúvida a atividade desses poderes, até chega a assimila-los aos anjos da tradição judaica. Paulo inverte a situação atribuindo o Cristo cósmico, que tem a primazia em toda a criação e é filho de Deus por natureza.

Instaurando a nova ordem, o “Cristo Kyrios” assumiu o governo do mundo. Sua exaltação celeste colocou-o acima dos poderes cósmicos, que ele despojou de sua antiga atribuições. Ele, jamais dominava a razão da primeira criação, na qualidade de Filho de Deus, imagem do Pai, agora domina-os definitivamente.

Libertados desses “elementos do mundo” por sua união ao Cristo na sua plenitude, os cristãos não devem recoloca-se sobre a tirania deles por meio de observância obsoletas e ineficazes.

O interesse primordial do autor é a Salvação Cristã.

2.5 Curiosidades
As ideias gnósticas do século, o conhecimento adquirido sobre as escrituras de Paulo (autenticidade e a história da época).

2.6 Semelhanças com o mundo atual
O surgimento de novas igrejas, novas visões do mundo; o modo como pregam a palavra de Deus, o questionamento sobre as nações que ainda não conhece Jesus, o salvador; de dúvidas que ainda existe para algumas pessoas se Cristo voltará novamente, sobre ressurreição das almas, segundo o espiritismo, sobre as pessoas que questionam sobre a vida eterna e tantos outros. Mas... Diante de tantos questionamentos atuais, nós que cremos temos que seguir as sagradas escrituras, manter nossa fé e acreditar diante de Deus que o homem só será salvo quando obedecer e praticar a palavra de Deus.

III - Fonte de estudo:
Pesquisado em :
Bíblia Jerusalém – Editora Paulus – 2002
Beabá da Bíblia – Rosana Pulga
Bíblia Sagrada – Lisboa, 1974. Edição da Palavra Viva





12 de setembro: São Nilo e São Guido de Anderlecht; rogai por nós!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MÊS DA BÍBLIA: 1 SAMUEL E EVANGELHO DE SÃO LUCAS

Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!
Lc 4,34c

Caros irmãos em Cristo,

Esse mês estamos trabalhando na escola alguns livros da Bíblia. Esse trabalho está sendo feito pelo cursilhistas participante da escola. Cada um recebeu a tarefa de estudar e apresentar um livro. Hoje vamos postar o trabalho de José Angelo que apresentou o Livro de I Samuel e Márcio Padovani que apresentou o Evangelho de São Lucas.




*** 1 SAMUEL ***
(Jose Angelo)
Análise do livro:

I Samuel, também chamado "Primeiro Livro de Samuel" ou "1 Samuel". Trata-se do primeiro de dois livros (1 e 2 Samuel) dos Livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia e um único livro na Bíblia Hebraica (Tanak), sendo que não estavam separados no cânon hebraico original. Junto com II Samuel abrange um período de aproximadamente 140 anos (cerca de 1180 a 1040 a.C.).

Divisão do livro original:
Acredita-se que este livro formava originalmente uma só obra com II Samuel, I e II Reis. A primeira parte teria sido escrita por Samuel, mas o restante por Natã e Gade. O enorme tamanho deste único rolo, composto por um dos escritores, deve ter levado à sua divisão arbitrária em quatro partes, num tamanho de mais fácil manuseio. Assim, tanto a Septuaginta grega como a Vulgata latina, o chamam de I e II Samuel ,I e II Reis, respectivamente.

Conteúdo:
I Samuel conta a história de Samuel, um importante profeta, e do reinado do rei Saul até a sua morte, incluindo a guerra dos filisteus contra Israel e a grande façanha do jovem pastor Davi (mais tarde rei de Israel), ao derrotar o gigante Golias.

Samuel falou então ao povo sobre a prerrogativa legítima do reinado, e escreveu-a num livro e depositou-o perante Jeová.” (1Samuel 10:25)

Resumo de alguns destaques de 1 Samuel:
  • Deus escolhe Samuel como profeta em Israel. ( 1:1–7:17)
  • Saul torna-se o primeiro rei de Israel. (8:1–15:35)
  • Davi obtém destaque, irando a Saul. (16:1–20:42)
  • Davi torna-se fugitivo. (21:1-27:12)
  • O reinado de Saul chega ao fim. (28:1–31:13)

Questionamentos:
Para quem foi escrito?
R: Para o povo de Israel

Por quem foi escrito?
R: Pelo próprio Samuel, por Natã e Gade

Por que esse livro foi escrito?
R: Para mostrar o início dos reinados de Israel, e a escolha dos Profetas por Deus, para o povo fortalecer a fé.

Alguma semelhança com o mundo atual ou sua vida?
R: A importância de termos “pastores” (Papa Francisco),Para guiar o povo na fé, nos caminhos de Deus.


*** EVANGELHO DE SÃO LUCAS ***
(Márcio Padovani)

Evangelho de São Lucas
Possui 24 capítulos.

Autor: O evangelho de Lucas não identifica o seu autor. 
(Sabe-se que escreveu Evang. Lucas e Atos > expressão "excelentíssimo Teófilo", significa "Amigo de Deus")
Era médico e companheiro próximo de Paulo. Lucas não conheceu Jesus

Quando foi escrito: O Evangelho de Lucas foi provavelmente escrito entre 58 e 65 dC.

Propósito: revelar o Senhor Jesus Cristo e tudo o que Ele "começou a fazer e a ensinar até ao dia em que... foi elevado às alturas".
  • Uma narração meticulosa, cheia de detalhes.
  • Narrativa (Evangelho sinótico)
  • Tem um total de 1151 versículos, tem 389 em comum com Mateus e Marcos, 176 em comum apenas com Mateus, 41 em como com Marcos somente, 544 privativos para si próprio.

Há 17 parábolas próprias desse Evangelho.

Lucas também atribui a Jesus sete milagres que não estão presentes nem em Mateus nem em Marcos.

Esse Evangelho contém 28 referências distintas ao Antigo Testamento.

Ensinos que se destacam
  • Oferta universal de salvação - Jesus é o perfeito Deus-Homem que oferece a salvação a todas as nações.
  • Redentor e salvador - Lucas descreve Cristo como redentor de todos os que creem.
  • A doutrina do Espírito Santo - Lucas dá especial atenção à doutrina do Espírito Santo.

Textos Difíceis 
12,49-53 - Jesus traz julgamento e dissensão (divergências) à humanidade.
16,19-31 - comunicação entre o mundo dos mortos e dos vivos; o céu e o inferno.
17,1- 4 - sobre o escândalo e o perdão.

Nomes dados ao Evangelho de Lucas
É o Evangelho do Espírito, É o Evangelho da Misericórdia, É o Evangelho dos pobres, É o Evangelho da valorização da mulher, É o Evangelho do “Caminho”, É o Evangelho da “casa”.

Referências:
http://www.gotquestions.org/Portugues/Evangelho-de-Lucas.html#ixzz2dg4cQVZP
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/25956
http://www.prazerdapalavra.com.br/mensagens/guias-de-leitura/1917-para-ler-o-evangelho-de-lucas.html



04 de setembro: Santa Rosália; rogai por nós!