terça-feira, 29 de novembro de 2011

ESTUDO BÍBLICO - CONTINUAÇÃO 2

Caríssimos irmãos decolores,

Hoje realizamos o 7ª encontro da nossa Novena de Natal, mas a formação não para. Será disponibilizado no blog a pesquisa feita pelo cursilhista Rodrigo e apresentado na escola que ainda foi não postado. Ele pesquisou sobre o Livro de Sofonias e Atos dos Apóstolos.

Estiveram presente Márcio, SilvanaSílvio, RitaCida SouzaLuciano, Bruno, Lorena, Paula, Mirella (filha da Paula) e Aurinha.

Avisos:

Aniversário:
Parabéns para Artur Bartolome Troccoli (03/12),  Marlene Vieira (03/12),  Raphael Vaccari Diniz (04/12) e  Kívya Araújo Freitas (04/12); que Nossa Senhora da Penha os abençoe. 


Novena de Natal:
8ª Encontro - Terça-feira (06/12) às 19:30h
Local: Casa do Sílvio e Céia - Rua Miguel Nogueira, nº 80, IBES


Jantar de Confraternização:
Data: 03/12/2011 (Sábado) - apartir das 19:00h
Local: Área de eventos da Paróquia Nossa Senhora das Graças -
Coqueiral de Itaparica  - Vila Velha
Obs: Jantar compartilhado (leve algum prato de comida ou de tira-gosto e sua bebida).

Mapa do local do Jantar



ESTUDO BÍBLICO - CONTINUAÇÃO 2

LIVRO DE SOFONIAS

Para quem foi escrito este livro?
Este profeta anunciou o Dia do Senhor, que traria juízo a Judá e às nações vizinhas. Esse dia, que haveria de vir, seria de destruição para muitos, mas um pequeno remanescente, sempre fiel a Deus, sobreviveria para abençoar o mundo inteiro.

Por quem foi escrito (autor)?
Segundo Pfeiffer, “o primeiro versículo de Sofonias (usando a fórmula costumeira das obras dos profetas) indica que o livro constitui a mensagem que Deus concedeu ao profeta e que o profeta mesmo registrou. Não temos motivos para considerar esta indicação como inserção de algum escritor não identificado posteriormente.

Muito pouco se sabe de Sofonias, o autor deste livro, provavelmente, era um príncipe da casa real de Judá, sendo um dos descendentes de Hezequias.

 PFEIFFER, Charles F. e HARRISON, Everett F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo, SP. IBR. 1994. pp 343

Em qual momento histórico?
Sofonias profetizou provavelmente no início do reinado de Josias, por volta de 640-630 aC. Mas seus oráculos foram misturados com outros mais recentes. Ele recebeu influência de Isaías, Amós e Oséias. O pressuposto de sua pregação é o longo reinado de Manassés (687-642), durante o qual os assírios pressionaram muito Jerusalém, e cultos estrangeiros foram introduzidos no Templo. Contra isso reagem os oráculos pronunciados por Sofonias, anunciando, o dia do julgamento.

Por que este livro foi escrito (mensagem principal)?
O tema do livro é: A grande ira do Senhor e a redenção do “dia do Senhor”.

O tema de sua mensagem é que o Senhor ainda está firmemente em controle do Seu mundo, apesar das aparências contrárias, e que comprovará isto no futuro próximo ao aplicar um castigo terrível sobre a nação desobediente de Judá, e completa destruição sobre as nações pagãs gentis, somente através dum arrependimento em tempo é que haveria possibilidade de escape a esta ira.

Sofonias aponta a causa do juízo de Deus, proclamando a degeneração moral do povo. Ele, entretanto, torna claro que a porta da misericórdia está aberta para aqueles que sinceramente se arrependem. O profeta vê o significado de tudo isto à luz do propósito de Deus em enviar o seu Filho, o Senhor Jesus, como o Messias de Israel e o Salvador de toda a humanidade.

Para que este livro foi escrito (objetivo)?
O propósito do livro, partindo da ameaça cita o profeta adverte severamente o seu povo sobre a aproximação do dia do Senhor, e juntamente com a advertência terrível, há o apelo ao arrependimento, endereçado primariamente ao remanescente, mais do que para a nação inteira Sf. 2.3.

"O dia do Senhor", que é descrito 18 vezes no livro especialmente, um dia de julgamento Sf 1.2-3, 7-16, 18, 3.20.

Outras curiosidade...
Quando lemos a Bíblia e lemos o livro de Sofonias, não imaginamos que este livro é real e foi encontrado a partir das descobertas das cavernas de Qumran. Foi em abril de 1947, em Israel no vale de Khirbet Qumran, próximo às encostas do Mar Morto, o pastor beduíno, Juma Muhamed, enquanto recolhia seu rebanho e quando estava seguindo uma ovelha desgarrada,percebeu que havia entre duas rochas uma extensa fenda. Curioso, pegou uma pedra e atirou, foi quando ouviu o ruído de um vaso se quebrando. Naquele vaso ele encontrou diversos pergaminhos.

A partir deste momento, foi caracterizado como um marco para o mundo arqueológico: A Descoberta dos Manuscritos do Mar Morto. Em 11 cavernas das ruínas de Qumran foram encontrados centenas de pergaminhos que datam– através de testes realizados com carbono 14 – do terceiro século a.C até 68d.C. Os Manuscritos do Mar Morto foram escritos em três idiomas: Hebreu,Aramaico e Grego, totalizando quase mil obras.

Eles incluíam manuais de disciplinas dos Essênios, que segundo o Dicionário Aurélio, “os Essênios pertencem a uma das seitas judaicas, do II séc. a.C. ao primeiro séc. d.C., e que constituía um grupo fechado, coeso, devida ascética. Foram encontrados também hinários, comentários bíblicos, escritos apocalípticos, cópias do livro de Isaías e quase todos os livros do Antigo Testamento.



ATOS DOS APÓSTOLOS


Por quem foi escrito (autor)?
As palavras iniciais de Atos referem-se ao Evangelho de Lucas como “o primeiro relato”. E visto que ambos os relatos são dirigidos à mesma pessoa, Teófilo, sabemos que Lucas, embora não assinasse seu nome, foi o escritor de Atos. (Lu 1:3; At 1:1) Ambos os relatos têm estilo e linguagem similares. O Fragmento Muratoriano, de fins do segundo século dC, também atribui a escrita a Lucas. Escritos eclesiásticos do segundo século dC, de Irineu de Lião, de Clemente de Alexandria, e de Tertuliano de Cartago, quando citam Atos, mencionam Lucas como o escritor.

Em qual momento histórico?
O livro abrange um período de aproximadamente 28 anos, desde a ascensão de Jesus em 33 dC até o fim do segundo ano da prisão de Paulo em Roma, por volta de 61 dC. Durante este período, quatro imperadores romanos governaram em seqüência: Tibério, Calígula, Cláudio e Nero. Visto que relata eventos decorridos no segundo ano da prisão de Paulo em Roma, não poderia ter sido concluído antes disso. Se o relato tivesse sido escrito mais tarde, seria razoável esperar que Lucas fornecesse mais informações sobre Paulo; se escrito depois do ano 64 dC, certamente teria mencionado a violenta perseguição movida por Nero, que começou então; e, se escrito depois de 70 dC, como alguns argumentam, esperaríamos encontrar registrada a destruição de Jerusalém.

O escritor Lucas acompanhou Paulo em grande parte do período das suas viagens, inclusive na perigosa viagem a Roma, o que é evidente do uso que faz dos pronomes na primeira pessoa do plural, “nós”, “nosso”, “nos”, em Atos 16:10-17; 20:5-15; 21:1-18; 27:1-37; 28:1-16. Paulo, nas suas cartas escritas de Roma, menciona que Lucas também estava ali. (Col 4:14; Flm 24) Foi, por conseguinte, em Roma que se concluiu a escrita do livro de Atos.

Conforme já observado, o próprio Lucas foi testemunha ocular de grande parte do que escreveu, e, em suas viagens, ele contatou concristãos que participaram de certos eventos descritos ou os observaram. Por exemplo, João Marcos podia contar-lhe o miraculoso livramento de Pedro da prisão (At 12:12), ao passo que os eventos descritos nos capítulos 6 e 8 poderiam ter sido relatados pelo missionário Filipe. E Paulo, naturalmente, como testemunha ocular, podia suprir muitos pormenores dos eventos ocorridos quando Lucas não estava com ele.

Para que este livro foi escrito (objetivo)?
O objetivo desse livro é mostrar a ação do Espírito Santo na primeira comunidade crsitã e, por ela, no mundo em redor. O conteúdo do livro não corresponde ao seu título, porque não se fala de todos os apóstolos, mas somente de Pedro e de Paulo. João e Felipe aparecem apenas como figurantes. Entretanto, não são os atos desses apóstolos que achamos no livro, mas antes a história da difusão do Evangelho, de Jerusalém até Roma, pela ação do Espírito Santo.

Outras curiosidade...
A exatidão do livro de Atos tem sido comprovada, no decorrer dos anos, por várias descobertas arqueológicas. Por exemplo, Atos 13:7 diz que Sérgio Paulo era o procônsul de Chipre. Ora, sabe-se que, pouco antes de Paulo visitar Chipre, esta era governada por meio dum propretor ou legado, mas uma inscrição encontrada em Chipre prova que a ilha passou a estar sob o governo direto do Senado romano, na pessoa de um governador provincial chamado procônsul. Similarmente, na Grécia, durante o governo de Augusto César, a Acaia era uma província sob o governo direto do Senado romano, mas, quando Tibério era imperador, ela foi governada diretamente por ele. Mais tarde, sob o imperador Cláudio, tornou-se novamente uma província senatorial, segundo Tácito. Descobriu-se um fragmento dum rescrito de Cláudio aos délficos da Grécia, que se refere ao proconsulado de Gálio. Por conseguinte, Atos 18:12 está correto ao falar de Gálio como “procônsul” quando Paulo estava ali em Corinto, capital da Acaia. Também, uma inscrição num arco em Tessalônica (inscrição de que se preservaram fragmentos no Museu Britânico) mostra que Atos 17:8 está correto ao falar dos “governantes da cidade” (“poliarcas”, governadores dos cidadãos), embora este título não seja encontrado na literatura clássica.

Até o dia de hoje, em Atenas, o Areópago, ou colina de Marte, onde Paulo pregou, ergue-se como testemunha silenciosa da veracidade de Atos. (At 17:19) Termos e expressões médicas encontradas em Atos estão de acordo com os escritores médicos gregos daquele tempo. Os meios de viagem empregados no Oriente Médio, no primeiro século, eram essencialmente conforme descritos em Atos: via terrestre, caminhadas, andar a cavalo ou em carros puxados a cavalo (23:24, 31, 32; 8:27-38); via marítima, por navios de carga. (21:1-3; 27:1-5) Aquelas embarcações antigas não possuíam um leme único, mas eram controladas por dois grandes remos, daí estes serem mencionados com exatidão no plural. (27:40) A descrição da viagem de Paulo, de navio, a Roma (27:1-44), no tocante ao tempo que durou, à distância percorrida e aos lugares visitados, é reconhecida por marujos modernos, familiarizados com a região, como inteiramente fidedigna e confiável.

Atos dos Apóstolos foi aceito sem reservas como Escritura inspirada e canônica pelos catalogadores das Escrituras do segundo até o quarto século dC. Trechos do livro, junto com fragmentos dos quatro Evangelhos, encontram-se no manuscrito de papiro Chester Beatty N.° 1 (P45), do terceiro século dC. O manuscrito Michigan N.° 1571 (P38), do terceiro ou do quarto século, contém trechos dos capítulos 18 e 19, e um manuscrito do quarto século, Aegyptus N.° 8683 (P8), contém partes dos capítulos 4 a 6. O livro de Atos foi citado por Policarpo de Esmirna, por volta de 115 dC, por Inácio de Antioquia, por volta de 110 dC, e por Clemente de Roma, talvez já em 95 dC. Atanásio, Jerônimo e Agostinho, do quarto século, confirmam todos as listas anteriores que incluíam Atos.

Hoje, 19 de novembro de 2011: São Saturnino de Toulouse e São Francisco Antonio Fasani; rogai por nós! 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ESTUDO BÍBLICO - CONTINUAÇÃO


Caríssimos irmãos decolores,

Como todos sabem, nossa escola iniciou sua preparação para o Natal do Senhor Jesus. Nessa terça-feira realizamos o 5ª encontro da nossa Novena de Natal e por isso não tivemos nenhum estudo. Porém, para continuarmos nossa formação será postado a pesquisa feita pela cursilhista Juviani e apresentado na escola que ainda foi não postado. Ela pesquisou sobre o Livro de Judite e Primeira e Segunda Epístola a Timóteo.

Estiveram presente Márcio, Silvana, Céia, Sílvio, Rita, Elieth, Juviani, André, Cida Souza, Veridiana e Luciano.


Avisos:

Aniversário:
Parabéns para Adelci Valadão Souza (21/11), Geruza Lebraur de Paula (22/11) e Raphael Lourenço de Freitas (22/11); que Nossa Senhora da Penha os abençoe.

Novena de Natal:
6ª Encontro - Domingo (27/11) às 17:00h
Local: Casa da Juviani - Rua Fortaleza, nº 2636, Aptº 201, Itapuã

Jantar de Confraternização:
Data: 03/12/2011 (Sábado) - apartir das 19:00h
Local: Coqueiral de Itaparica (próximo a Kia, 2ª Etapa, Bar Postinho)
Obs: Jantar compartilhado (leve alguem prato de comida ou de tira-gosto e sua bebida)
Em breve mandaremos os convites!

Nascimento da Alice:
Nasceu hoje (23/11) a filha da cursilha Tatiane. Tatiane mora em Vila Velha e fez o último cursilho. Ela e o bebê passam bem.
A Escola Vivencial deseja felicidades e as bençãos de Nossa Senhora da Penha para Tatiane e Alice.



ESTUDO BÍBLICO - CONTINUACÃO 1

LIVRO DE JUDITE

Judite faz parte dos Livros Históricos da bíblia que são novelas ou romances. Embora não seja história propriamente dita, servem de modelo para analisar em profundidade certas situações reais.

A obra foi escrita na Palestina, provavelmente em meados do século II a.c, durante a resistência dos Macabeus ou logo após. 

Este livro mostra situações típicas dos judeus na Palestina. Ele apresenta a situação difícil do povo, ameaçado por uma grande potência, Nabucodonosor e seu império. Descreve os mecanismos de opressão: aparato militar, demonstração de força e intimidação. Mostra o lado do opressor e do oprimido. O oprimido se vê tentado a fazer as pazes e a se conformar com a escravidão.

A partir daí que entra a figura de Judite....

O livro relata a história de uma piedosa viúva sai da cidade cercada e dirige-se ao acampamento do exército inimigo, com sua beleza envolve o comandante Holofernes, que se embriaga durante um banquete e tem sua cabeça cortada pela heroína desta história.

Judite sugere dois símbolos que se complementam: a mulher corajosa que sai em defesa de seu povo oprimido e o próprio povo que renova sua força e fé, liderado por gente que enfrenta a covardia das autoridades e sai à luta.

Por fim, o livro quer passar que a fé autentica é a fidelidade à Deus e ao seu projeto. Deus estará sempre ao lado daqueles que lutam para conquistar a liberdade e a vida, procurando destruir toda e qualquer forma de escravidão e morte. Porém, é preciso agir com discernimento para realizar ação verdadeiramente eficaz coerente com a fé que leva para a vida.

Foi incluído em uma lista de livros canônicos que é atribuída ao Papa Inocêncio I e data de 405. O Novo Testamento não cita o Livro de Judite, mas há semelhanças de pensamento que indicam que o livro era conhecido pela primeira geração de cristãos, tais como: Jt 1,11 e Lc 20, 11; Jt 8,6, Lc 2,37 e I Tm 5,5; Jt 8,14 e I Cor 2,11; Jt 8,25 e Tg 1,2; Jt 13,18 e Lc 1,42; Jt 13,19 e Mt 26,13[5].


PRIMEIRA E SEGUNDA EPÍSTOLA A TIMÓTEO

A Primeira Epístola a Timóteo é conhecida como a primeira carta que o apóstolo S. Paulo redigiu a Timóteo.

I Timóteo foi escrito na Macedônia (provavelmente em Filipos), cerca de 64 d.C., durante o intervalo entre o primeiro e o segundo aprisionamento de Paulo em Roma.

Timóteo, amado "filho" na fé. O jovem Timóteo morava na cidade asiática de Listra, e era filho de uma judia crente e um pai grego (veja Atos 16:1). É provável que Timóteo e sua mãe fossem convertidos pela pregação de Paulo durante a primeira viagem missionária do apóstolo (veja Atos 14). Ao visitar Listra novamente durante sua segunda viagem, Paulo ouviu o bom testemunho dos irmãos sobre Timóteo e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do evangelho (Atos 16:2-3). Sendo que o pai de Timóteo não era cristão, Paulo logo se tornou como um "pai" na fé para este discípulo. O apóstolo mostra grande respeito, confiança, e amor por Timóteo, mencionando o discípulo com muita afeição em 8 das 13 cartas que escreveu.

Cartas para um Jovem Evangelista

Éfeso era a capital e o principal centro de negócios da Ásia (parte da atual Turquia). Era um centro de transporte marítimo e terrestre, tão importante quanto à Antioquia, na Síria, e Alexandria, no Egito. Éfeso era uma das maiores cidades no litoral do mar Mediterrâneo, uma cidade com suas peculiaridades. Progressista, rica e idólatra. Os valores morais não eram os melhores. Praticavam-se ali torpezas e cultos a diversas divindades, sendo o principal o culto à deusa da fertilidade, a Diana dos efésios.

A cidade ocupava um lugar estratégico para o comércio que, dentre outras coisas, girava em torno da manipulação do ouro.

Apesar de toda a riqueza material, em sua terceira viagem missionária, Paulo encontrou ali um povo não só atolado na decadência moral, como também na cegueira e pobreza espiritual.

A tarefa de Timóteo na cidade de Éfeso não era pequena. Paulo o havia deixado com o cargo de corrigir "certas pessoas" que estavam promovendo erro doutrinário (1 Timóteo 1:3). 

Na primeira carta, para ajudá-lo a combater estes falsos mestres, Paulo ensina a Timóteo "como se deve proceder na casa de Deus" (1 Timóteo 3:15). Embora que Timóteo fosse ainda jovem (1 Timóteo 4:12), ele teria que ensinar e ordenar estes mandamentos de Deus aos irmãos de Éfeso (1 Timóteo 4:6,11,16).

Na segunda carta, Paulo encoraja Timóteo a continuar pregando a palavra, corrigindo e repreendendo "com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4:2), mesmo no meio de muitas perseguições pelas mãos dos infiéis (2 Timóteo 1:8; 2:3; 3:12-13; 4:5).

A ênfase de Paulo nestas duas cartas está sempre voltada à palavra de Deus. Tudo o que Timóteo precisava, tanto para corrigir erros doutrinários como para ficar firme no meio de tribulação, ele poderia achar na palavra do Senhor. Por este motivo, Paulo exorta a Timóteo: "aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino" (1 Timóteo 4:13), e "procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro...que maneja bem a palavra da verdade" (2 Timóteo 2:15).

Paulo sabia que Timóteo precisava da palavra de Deus para fazer o trabalho de evangelista. Ele não ordenava que Timóteo se apoiasse na sua "experiência", e nem que ele estudasse teologia para aprender pregar. Em vez disso Paulo mandou: "tem cuidado de ti mesmo e da doutrina...porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes" (1 Timóteo 4:16).

O caráter das cartas

Paulo, embora tendo grande intimidade como um "pai" para Timóteo, começa as duas cartas falando da sua autoridade como apóstolo (1 Timóteo 1:1; 2 Timóteo 1:1). Estas não são meramente cartas particulares, mas contêm a revelação divina de Deus (veja 1 Coríntios 14:37; Efésios 3:3-5; 2 Pedro 3:15-16).

 As cartas foram escritas inicialmente para Timóteo, e assim contêm muitas referências particulares, que não podemos aplicar como mandamento do Senhor (veja 1 Timóteo 1:3 e 5:23; 2 Timóteo 4:21). Mesmo assim, elas têm um segundo nível de aplicação universal, revelando a vontade de Deus sobre o papel das mulheres (1 Timóteo 2:11-15), as qualificações dos bispos e diáconos (1 Timóteo 3:1-13), a inspiração das Escrituras (2 Timóteo 3:14-17), e várias outras coisas.


Hoje, dia 23 de novembro: Santa Felicidade e sete irmãos, São Clemente I e São Columbano; rogai por nós!


























terça-feira, 8 de novembro de 2011

ADVENTO

Queridos irmãos cursilhistas,

Hoje nossa escola se reuniu para continuar nossa preparação para o Natal do Senhor e realizar o 2º encontro da Novena de Natal - "CONSOLAI O MEU POVO, CONSOLAI-O!". Para continuar nossa preparação, hoje, postaremos no blog a continuação do estudo realizado na escola na semana passada: ADVENTO.


Estiveram presente Danielly, Vittória (filha da Danielly e Emílio), Alessandro, Cida Rosa, Verônica (filha de Cida e Alessandro), Luciano, Rita de Cássia, Elieth, Céia, Cida Souza, Regina, Maria Célia, Paula, Sílvio, André, Rodrigo, Antônio Gomes, Silvana, Márcio Padovani, Juviani, Bruno e Lorena.

Avisos:

Aniversários:
Parabéns para Verediana S Schenato das Neves (11/11) e Isabela Queiroz Coutinho (13/11); que Nossa Senhora da Penha as abençoe!

Novena de Natal:
3º Encontro - "O SENHOR VEM PARA INAUGURAR UM NOVO TEMPO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE"
Domingo (13/11) às 17:00h
Casa de Maria Célia e Gome - Av. Ministro Salgado Filho, nº 1122 - Soteco - Próximo o CRE.

4º Encontro - "O MISTÉRIO MANTIDO EM SIGILO DESDE SEMPRE AGORA FOI MANIFESTADO"
Domingo (20/11) às 17:00h
Casa da Paula - Rua Goiania, nº 578, Aptº202 - Itapuã


TEMPO DO ADVENTO

TEMPO DO ADVENTO
É o ponto de partida e de chegada do Ano Litúrgico. É o tempo de expectativa diante do Cristo que irá nascer. A espiritualidade está focalizada na Esperança e Purificação da Vida. O ensinamento da Igreja Católica está direcionado para o anúncio da vinda do Messias e lembra a espera da humanidade, escrava do pecado, pelo libertador. Por isso é tempo de penitência e conversão. São as quatro semanas que antecedem o Natal até o dia 24 de dezembro, à tarde, a Vigília do Natal.  
Toda celebração cristã tem uma dimensão de espera do Reino. Entretanto, o tempo do advento nos é dado a cada ano, como SACRAMENTO DA ESPERA. Os textos bíblicos e litúrgicos do ciclo do natal estão impregnados de imagens que falam das Promessas de Deus e da ansiosa expectativa do povo; da manifestação da sua VINDA no Verbo que se fez carne e da humilde adoração e reverente cooperação das Testemunhas que reconheceram os seus sinais.
Três personagens bíblicos marcam o tempo do Advento. São eles: o profeta Isaías, São João Batista e a Virgem Mãe de Deus. Não é tempo penitencial, no sentido próprio e litúrgico, mas tempo de expectativa, de moderação e de esperança. Por isso, a cor roxa não é muito apropriada para o Advento, mas, oficialmente, ela é a que se deve usar, como foi esclarecido no número 27 deste trabalho.

COROA DO ADVENTO
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós.

No 1º Domingo, há o perdão oferecido a Adão e Eva.
No 2º Domingo, meditamos a fé dos Patriarcas.
No 3º Domingo, meditamos a alegria do rei Davi.
No 4º Domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas:

A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que simboliza a esperança e a vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.



Próximos eventos do MCC (Faça sua alavanca por esses eventos)


12 a 15 de Novembro
XXXIX Assembléia Nacional - Campo Grande - MS


10 a 13 de Novembro
Cursilho Feminino - Gilbraltar
Cursilho Feminino - Murcia - Espanha
Cursilho Misto - LP Gran Canaria - Espanha
Cursilho Masculino Anglicano - Santiago - Chile
Cursilho Feminino - Cancun - México
Cursilho Masculino - Caluacan - México
Cursilho Feminino - Abasolo - México
Cursilho Masculino - São Miguel - Açores - Portugal
Cursilho Masculino - Oria - Itália
Cursilho Masculino - Las Rosas/Madrid - Espanha
Cursilho Feminino - Tucuman - Argentina
 


12 a 13 de Novembro
Ultyreya Diocesana - San Luis Rio Colorado - México
 


11 a 13 de Novembro
Cursilho Misto - Granada - Espanha
Cursilho Misto - Jerez - Espanha
 


11 a 14 de Novembro
Cursilho Feminino - Apartadó (Antioquia) - Colômbia
 




Hoje, 8 de novembro: São Deodato; rogai por nós!


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ANO LITÚRGICO E ADVENTO

Olá família decolores,

Essa semana nossa escola estudou como é o ANO LITÚRGICO e também o ADVENTO. Essa semana será postado o material sobre Ano Litúrgico e semana que vem o material usado no trabalho sobre o Advento.

Estiveram presente Silvana, Márcio, Paula, Cida Souza, Tatiane, Silvio, André, Gomes, Rita, Verediana, Maria Célia e Eliethe.

Avisos:
Novena de Natal 2011

O 1º encontro"Reunidos em família, preparando a vinda do Senhor." - será realizado no próximo domingo (06/11) às 17:00h na casa de Silvana
(Rua Antunes Siqueira, 03/201, Jd. Guadalajara, Vila Velha - rua da igreja católica de Santa Inês - prédio de varanda marrom)



O 2º encontro será realizado na Escola Vivencial na terça-feira (08/11) às 19:30h.


Quem desejar receber a novena de natal em sua casa, entre em contato conosoco.






Aniversário:
A escola vivencial deseja parabéns para Mônica Ribeiro Mesquita Vasconcellos (01/11) e André Luiz Rodrigues Coelho (05/11); que Nossa Senhora da Penha os abençoe.


ANO LITÚRGICO

O Ano Litúrgico da Igreja é assim dividido:

CICLO DO NATAL

ADVENTO
INÍCIO: 4 domingos antes do Natal
TÉRMINO: 24 de dezembro à tarde
ESPIRITUALIDADE: Esperança e purificação da vida
ENSINAMENTO: Anúncio da vinda do Messias
COR: Roxa (Simboliza a preparação, penitência ou conversão.)
* ADVENTO: Inicia-se o ano litúrgico. Compõe-se de 4 semanas. Começa 4 domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus.

NATAL
INÍCIO: 25 de dezembro
TÉRMINO: Na festa do Batismo de Jesus
ESPIRITUALIDADE: Fé, alegria e acolhimento
ENSINAMENTO: O filho de Deus se fez Homem
COR: Branca (Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo.)
* NATAL: 25 de dezembro. É comemorado com alegria, pois é a festa do Nascimento do Salvador.
* EPIFANIA: E celebrada no domingo seguinte ao natal e dura 3 semanas. É uma festa que lembra a manifestação de Jesus como Filho de Deus. No ciclo de Natal também são celebradas as festas da Apresentação do Senhor no dia 02 de fevereiro, da Sagrada Família, de Santa Maria Mãe de Deus e do Batismo de Jesus.


CICLO DA PÁSCOA

QUARESMA
INÍCIO: Quarta-Feira das Cinzas
TÉRMINO: Quarta-feira da Semana Santa
ESPIRITUALIDADE: Penitência e conversão
ENSINAMENTO: A misericórdia de Deus
COR: Roxa (Simboliza a preparação, penitência ou conversão.)

PÁSCOA
INÍCIO: Quinta-feira Santa (Tríduo Pascal)
TÉRMINO: No Pentecostes
ESPIRITUALIDADE: Alegria em Cristo Ressuscitado
ENSINAMENTO: Ressurreição e vida eterna
COR: Branca (Simboliza a alegria cristã e o Cristo vivo.)


TEMPO COMUM

1ª PARTE
INÍCIO: 2ª feira após o Batismo de Jesus
TÉRMINO: Véspera da Quarta-feira das Cinzas
ESPIRITUALIDADE: Esperança e escuta da Palavra
ENSINAMENTO: Anúncio do Reino de Deus
COR: Verde (Simboliza a esperança que todo cristão deve professar.)
* 1ª PARTE: Começa após o batismo de Jesus e acaba na terça antes da quarta-feira de Cinzas.

2ª PARTE
INÍCIO: Segunda-feira após o Pentecostes
TÉRMINO: Véspera do 1º Domingo do Advento
ESPIRITUALIDADE: Vivência do Reino de Deus
ENSINAMENTO: Os Cristãos são o sinal do Reino
COR: Verde (Simboliza a esperança que todo cristão deve professar.)
* 2ª PARTE: Começa na segunda após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do advento.
Ao todo são 34 semanas. É um período sem grandes acontecimentos. É um tempo que nos mostra que Deus se fez presente nas coisas mais simples. É um tempo de esperança e acolhimento da Palavra de Deus.
“O Tempo comum não é tempo vazio. É tempo de a Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino.” (CNBB – Documento 43, 132)


OUTRAS CORES:

Vermelho: Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. Usada nas missas de Pentecostes e santos mártires, não pode ser substituída. 

Rosa (roseo): Usada somente em dois momentos do ano, no o quarto domingo da Quaresma e no terceiro domingo do Advento, em ambas simbolizando a alegria.  

Preta: Pode-se usar na celebração de Finados

CÁLCULO DO ATUAL ANO LITÚRGICO
As leituras dos dias da semana são divididas em Ano A, B e C. No "Ano A" temos as leituras do Evangelho de Mateus; no "Ano B", são as de Marcos e no "Ano C", são as de Lucas. Já o Evangelho de João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente para as grandes festas e solenidades. Nos dias da semana, temos leituras diferentes para os anos pares e para os anos ímpares. Deste modo que foi proposto pela Igreja, de três em três anos, se acompanharmos a liturgia diária, teremos lido quase toda a Bíblia. Para saber de que ciclo é um determinado ano, parte-se deste princípio: o ano que é múltiplo de 3 é do ciclo C.
Para saber se um número é múltiplo de 3, basta somar todos os algarismos, e se o resultado for múltiplo de 3, o número também o é.
Exemplo:
1998 é 1+9+9+8 = 27 (múltiplo de três) logo, ano C
1999 é 1 + 9 + 9 + 9 = 28 (27+1) = ano A
2000 é 2+0+0+0 = 2 = ano B
2001 é 2+0+0+1 = 3 = ano C
2002 é 2+0+0+2 = 4 (3+1) = Ano A
Este Calendário Litúrgico oficial da Igreja tem leituras bíblicas apropriadas para as comemorações de cada santo em particular, perfazendo um total de 161 comemorações. Destas, apenas 10 têm leituras próprias. Aí também estão as 15 solenidades e 25 festas, com leituras obrigatórias, as 64 comemorações necessárias e 94 comemorações facultativas, com leituras opcionais. O Calendário apresenta também 44 leituras referentes à ressurreição de Jesus Cristo, além de diversas leituras para os Santos, Doutores da Igreja, Mártires, Virgens, Pastores e Nossa senhora.