quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ESTUDO BÍBLICO

Olá irmãos em Cristo,

Essa semana em nossa escola foi apresentado por Silvana o funcionamento das escolas vivenciais. Ela explicou a importância das escolas e como elas se desenvolvem. Em seguida foi dado continuidade ao estudo bíblico feito por pesquisa dos cursilhistas Paula, Juviani e Rodrigo. Postaremos hoje o estudo feito pela Paula e nas semanas seguintes os estudos feito pela Juviani e Rodrigo.

Estiveram presente: Márcio, Silvana, Ceia, Silvio, Paula, Juviane, Rodrigo, Tatiane, Aurinha, Crislaine (filha da Aurinha), Cida Souza e Rita.


Avisos:

Aniversários:
Feliz aniversário para Evandro José dos Santos Ferreira (30/10), que Nossa Senhora da Penha o abençoe.

Novena de Natal:
Começaremos nossa Novena de Natal no dia 06/11. Quem desejar receber em sua casa nossa novena de natal entre em contato para agendarmos. Divulgaremos aqui no blog os locais e horários da novena.

ESTUDO BÍBLICO
(Pesquisa feita pela Paula: Livro de Oséias, Primeria e Segunda Espístola de São Pedro)

LIVRO DE OSÉIAS
Livro de Oséias (AO 1990: Oseias) é um dos livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois do Livro de Daniel e antes do Livro de Joel. Possui 14 capítulos. 

A pregação de Oséias tem como ponto de partida uma experiência pessoal tão profunda, que se tornou para ele um símbolo (caps. 1 e 3). Ele amava de todo coração a sua esposa, mas ela o deixou para se entregar a outros amantes. Esse amor não correspondido ultrapassou o nível de frustração pessoal para ser uma enorme força de anúncio: o profeta apresenta a relação entre o Deus, sempre fiel e cheio de amor, e seu povo, que o abandonou e preferiu correr ao encontro dos ídolos.

Oséias passa, então, a denunciar todo tipo de idolatria, que ele chama de prostituição. Essa comparação será, a partir de então, uma constante nos escritos bíblicos. Tais prostituições, segundo Oséias, não consistem somente em adorar imagens de ídolos, mas inclusive em fazer alianças políticas com potências estrangeiras que provocam dependência, exploração econômica e opressão (7:8-12; 8:9-10). Prostituições são também os golpes de Estado que preservam interesses de uma pequena minoria (7:3-7), a confiança no poder militar e nas riquezas (8:14; 12:9) e todo tipo de injustiças (4:1-2; 6:8-9; 10:12-13).

Oséias repreende principalmente as classes dominantes da sociedade:
- os reis escolhidos contra a vontade de Javé, que rebaixaram o povo eleito ao nível dos outros povos; e
- os sacerdotes ignorantes e cobiçosos, que levaram o povo a ruína.

Do mesmo modo que seu contemporâneo Amós, Oséias condena as injustiças e as violências, denuncia uma corrupção moral profunda em Israel (4:1-2; 6:7-10; 7:1), a falta absoluta de justiça social, a responsabilidade culposa das elites. Sua pregação teve eco nos profetas seguintes quando exorta a uma religião do coração, inspirada no amor de Deus.

Oséias é também o profeta que polemiza contra a religião exterior: os sacrifícios, os ritos do culto(6:6).

Oséias, porém, não apenas acusa, mas também anuncia o amor fiel e misericordioso de Deus para com seu povo, se este se converter e voltar a conhecê-lo. Para o profeta, o conhecimento de Deus não é uma atitude intelectual, mas uma adesão amorosa, através de uma prática que corresponda ao projeto de Deus, elaborado no deserto por ocasião do êxodo, deste modo, Javé receberá novamente seu povo como esposa, dispensando-lhe todo o carinho (2:4-25); ou tratando-o como filho (cap. 11).


PRIMEIRA EPÍSTOLA DE SÃO PEDRO

I Pedro é a primeira epístola(carta) do apóstolo Pedro, um dos livros do Novo Testamento da Bíblia.

O autor se identifica como "Pedro, Apóstolo de Jesus Cristo" (I Pedro 1,1). Que ele é o bem conhecido apóstolo dos Evangelhos e de Atos é confirmado tanto por evidências internas como externas. O autor descreve a si próprio, como testemunha dos sofrimentos de Cristo (I Pedro 5,1), e exitem vários ecos dos ensinamentos e dos feitos de Jesus na epístola (p.ex. I Pedro 5,2-3; João 21,15-17). Vários paralelos de pensamentos e frases entre 1 Pedro e os discursos de Pedro em Atos dão ainda mais apoio adicional à autoria de Pedro (p. ex. I Pedro 2,7-8; Atos 4,10-11).


SEGUNDA EPÍSTOLA DE SÃO PEDRO

II Pedro é a segunda epístola (carta) do apóstolo Pedro, um dos livros do Novo Testamento da Bíblia, escrita, provavelmente, por volta de 150 da era comum. Sua autoria é altamente contestada.

O local mais provável onde a epístola teria sido escrita é a cidade de Roma. Há, porém, quem diga que esta carta é o último escrito do Novo Testamento, sendo escrita no fim do século I ou até em meados do século II.

Os prováveis destinatários da carta seria a Igreja como um todo, gentios e judeus cristãos espalhados pela Ásia Menor, que seriam as mesmas comunidades da primeira epístola, onde se proliferava o gnosticismo.

O propósito da obra é advertir os cristãos contra os ensinamentos dos falsos mestres, exortando-os a continuar crescendo na fé e no conhecimento de Cristo, o que demonstra uma forte semelhança com a epístola de Judas.

Sabendo que seria morto pela sua fé, o pseudo Pedro diz que buscaria meios para que suas mensagens pudessem continuar sendo propagadas após o seu martírio (capítulo 1, versos de 12 a 15).

Dividida em três capítulos, a epístola aborda brevemente a certeza sobre o retorno de Jesus Cristo, fazendo uma interessante comparação com o dilúvio na época de Noé, explicando que a Terra será julgada pelo fogo.

Ao final, Pedro recomenda que o cristão deva esperar o retorno de Jesus, viver com retidão, estudar as Escrituras e buscar o seu crescimento, fazendo uma menção às epístolas de Paulo, as quais já estariam sendo deturpadas desde aquela época (versos 15 e 16 do capítulo 3).

Devido às diferenças no estilo textual em relação à primeira epístola, a autoria de II Pedro muitas vezes chegou a ser colocada em dúvida nos primeiros séculos da Igreja, conforme defendia o historiador Eusébio de Cesareia, já que não fora citada antes de Orígenes no começo do século III.

No entanto, Jerónimo de Strídon, autor da Vulgata, esclareceu que as diferenças no estilo textual entre as duas epístolas de Pedro podem ser explicadas. É que na segunda carta o apóstolo não teria recebido a ajuda de Silvano na sua redação, conforme houve na ocasião anterior.


Próximos eventos do Cursilho no Brasil e no Mundo.
Coloque esses eventos em suas orações.

26 a 29 de Outubro
Cursilho Feminino - Vicenza - Itália
Cursilho Feminino - Siracusa - Itália
Cursilho Feminino - Trapani - Itália

27 a 30 de Outubro
Cursilho Feminino - Jundiaí - SP
Cursilho Feminino - Mendoza - Argentina
Cursilho Feminino - Salvatierra - México
Cursilho Feminino - Córdoba - Argentina
Cursilho Feminino - Piedras Negras - México
Cursilho Feminino - Azul - Argentina
Cursilho Feminino - León - México
Cursilho Misto p/Jovens - Oliveira/Perdões - MG
Cursilho Feminino p/Jovens <> Culiacan - México
Oficina Feminino - San José de Temuco - Chile
Acampada Militar (Cursilho p/Militares) - El Salvador
Cursilho Masculino Ambiental - Divinópolis - MG
Cursilho Masculino - Allentown - USA
Cursilho Masculino - Chiclayo - Perú
Cursilho Masculino – Miami - USA

28 a 30 Outubro
Cursilho Feminino - Setor Ubá/Leopoldina - MG
Cursilho Feminino - Setor São Francisco do Sul/Joinville - SC
Cursilho Misto p/Jovens - Taubaté - S`P
Cursilho Feminino - Caxias do Sul - RS
Cursilho Masculino - Feira de Santana - BA
Cursilho Feminino - São José dos Pinhais PR
Jornada de Metodologia - Morón - Argentina
Cursilho Feminino - Setor Lavras/São João Del Rei - MG

30 Outubro
Assembleia Diocesana - Brasília - DF


Hoje, dia 27 de outubro: São Frumêncio, Santo Elesbão e São Gonçalo de Lagos; rogai por nós!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

MATERIAIS DE EVANGELIZAÇÃO

"O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir."
Lc 10,1


Amados irmãos em Cristo,

Na Escola Vivencial de hoje fizemos um estudo dos materiais de evangelização disponibilizado pelo GEN para nós. Foi nos apresentado os principais livros e subsídios que o MCC possui e que é a base do nosso conhecimos sobre nosso movimento e sobre a Ação Evangelizadora do Cursilho.

Estiveram presente: Luciano, Márcio Padovani, Silvana, Natalicio, Cida Souza, Tatiane, Gabriela, Elieth, Rita de Cássia, Gomes, Bruno, Lorena, Paula, André.

Avisos:
Noite Cultural no Convento da Penha
Será realizado dia 21/10 (sexta-feira) a partir das 19:30h.

Aniversário:
A Escola Vivencial deseja feliz anivesário a Ludimila Nicoli Guiamarães (21/10). Que Nossa Senhora da Penha a abençoe.


MATERIAIS DE EVANGELIZAÇÃO
O Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil disponibiliza a nós cursilhistas, um número grande de subsídios para nossa caminhada. Esses materiais são elaborados a partir do carisma do MCC, sobre a luz da Sagrada Escritura e dos documentos da Igreja Católica Apostólica Romana em nível nacional (CNBB), continental (CELAM) e mundial (Santa Sé).

Alguns desses livro são novos lançamentos, outros são mais antigos, porém foram adaptado a luz da Nova Evangelização e da Pastoral Urbana. São sustento para o movimento há muitos anos e com o tempo foram evoluindo e adaptando as novas realidades da necessidade do movimento e da evangelização no tempo que vivemos.

Um pequeno histórico:
- Semana Santa de 62 – 1º Cursilho no Brasil – Valinhos -SP;
- Concílio Vaticano II (11/10/62 à 08/12/65) – clima de renovação na Igreja;
- Papa João  XXIII sugere ao Episcopado Brasileiro o PPE (Plano Pastoral de Emergência);
- No início o Cursilhos não estavam em sintonia com o Plano Pastoral (faltou diálogo). Porém milhares de pessoas reencontraram o caminho para o Pai através do cursilho, reacendeu um grande fervor, suscitaram-se apóstolos. O Cursilho foi uma renovação na Igreja do Brasil.
- Documento de Puebla (1979) - o MCC iniciou sua maturidade pastoral e entrou sintonia eclesial comprometida com a Pastoral de Conjunto.
- Revisão profunda em ternos de Pré-cursilho, de cursilho e de pós-Cursilho.
- Papa João Paulo II – “Ser Igreja no Terceiro Milênio” - O MCC aceita o desafio de se coloca em sintonia com a toda igreja Católica a serviço.
- Papa Bento XVI - “Deus é amor” - uma nova convocação.
- 2007 - Documento de Aparecida - O cursilho em comunhão com a Igreja da América Latina abraça os desafios lançados.

1 - Guia do Peregrino
O “Guia do Peregrino” é um pequeno livro de orações que todo cursilhista recebe que participa de um cursilho. Nele contém diversas orações e meditações além de algumas pequenas informações sobre o Cursilho.

2 - O Cursilho por Dentro
Historico do livro:
- 1969 – Tradução do Espanhol em todos aspéctos - “Manual do Resposável”. Cópias mimeografadas dos originais recebidos da Espanha que era distribuido pelo Secretaria Nacional.
- 1965 – Termina o Concílio Vaticano II - A Igreja se renova;
- 1972 – Livro Azul - “Cursilhos de Cristandade, Esquemas de Meditaçoes e Rollos” - 79 paginas em tamanho A4 (parecia uma revista);
- Livro Vermelho – Incorporou outros dois tempos – Pré e Pós cursilho;
- Livro “A Mensagem do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil”. Introduz subsídio para o Cursilho de 2 dias;
- Livro “O Cursilho por Dentro: Ambientação e Esquemas”. Essa versão não contempla mais orientações sobre o pré e pós-Cursilho (foram separados). Introduz orientações para cursilho específico para jovens.

O Livro “O Cursilho por Dentro: Ambientação e Esquemas” era chamado antigamente de livro de mensagens.  Esse livro contém toda a estrutura de um cursilho, desde sua ambientação (preparação) até mesmo a estrutura do retiro 2 e 3 dias. Essencial para quem vai trabalhar em um cursilho.
Ele vem acompanhado por um encarte que traz orientações de como ler e conhecer esse livro após a V Conferência de Aparecida do CELAM em 2007.

3 - Fundamentos do MCC
O Livro “FUNDAMENTOS DO MCC: Pré-Cursilho e Pós-Cursilho” é um material desenvolvido para nos ajudar entender a dinâmica da fase do pré-cursilho e a fase do pós-cursilho. Nele encontramos direcionamentos que nos ilumina nessa dinâmica de evangelização do cursilho.
O Livro é divido em 3 partes:
1 – Os fundamentos do Movimento de Cursilhos
2 – A Preparação do terreno – O Pré-Cursilho
3 – O Desenvolvimento da Semente – O Pós-Cursilho

4 - Manual do Responsável
Para conhecer a pedagogia através do qual o Cursilho se desenvolve e as tarefas que devem ser executadas com o mesmo testemunho de amor com que se preparam as mensagens.
O livro muito importante porque tudo que um responsável precisa saber sobre o cursilho desde as Reuniões preparatórias, as responsabilidades, equipe de trabalho, visão geral das tarefas e das mensagens, roteiro de cada dia do cursilho e roteiro das funções.

5 - Guia do Coordenador
O livro orienta o responsável que irá coordenar um cursilho a exercer com humildade e responsabilidade a tarefa coordenar uma equipe e proporcionar condições para todos vivam um clima de amizade e fraternidade.

6 - Guia do Sacerdote
Voltado para os padres que acompanham o cursilho. Dá orientações e esclarece que todos temos a mesma missão evangelizadora, na Igreja e no MCC, mas que exercemos de acordo com nossa vocação específica.

7 - Subsídios para Escola Vivencial
São ferramentas que o MCC no Brasil coloca a disposição das que querem, com seriedade e dedicação, fazer sempre bom uso desse extraordinário instrumento de Evangelização que, desde suas origens, busca cumpri sua missão específica.

8 - Subsídos para Assembléias Regionais

Um roteiro para que todos os GER's do Brasil possam caminhar em comunhão, trabalhando os mesmos assuntos, cada um na sua realidade.

9 - Cartas Mensais do Pe. Beraldo
A cada mês é escrito uma carta direcionada a todos os cursilhista do Brasil. Essa carta é escrita pelo Pe. José Gilberto Beraldo que faz parte da Equipe Sacerdotal do GEN.

10 - Revista Alavanca

Revista trimestral com diversos assuntos envolvendo Igreja, Cursilho e evangelização. Com artigos escrito por colabores do GEN e diversos cursilhistas pelo Brasil.
Assinatura mensal de R$ 32,00 (4 exemplares) pode ser adquirido pelo site do GEN (www.cursilho.org.br).


Solicitamos Alavancas para seguintes Cursilhos e Eventos:

De 19 a 22 de outubro de 2011

- PORTUGAL Porto - Cursillo 293 de Hombres

De 20 a 23 de Outubro de 2011

- ARGENTINA Diócesis de La Santísima Concepción - Cursillo 43 de Mujeres
- ARGENTINA Diócesis de Zárate - Campana - Cursillo 58 de Mujeres
- BRASIL Anápolis GO -  103 Cursilho Feminino
- BRASIL Cachoeiro de Itapemirim ES - 142 Cursilho Masculino
- BRASIL Campo Mourão PR - 87 Cursilho Feminino
- BRASIL GED Divinópolis - 23 Cursilho Feminino
- BRASIL GED Franca SP - Cursillo 62 de Jóvenes
- BRASIL GED Ilhéus BA - Cursillo 86 de Hombres
- BRASIL Itajubá - Cursillo 17 de Mujeres
- BRASIL Vitoria, Guarapari - Cursillo 60 de Mujeres
- BRASIL Novo Hamburgo RS - Cursillo 78 de Mujeres
- BRASIL Recife PE - Cursillo 96 de Mujeres
- CANADÁ Windsor Ontario - Cursillo 11 de Hombres
- CANADÁ Yarmouth NS - Cursillo 88 de Mujeres
- CHILE Antofagasta - Cursillo 134 de Mujeres
- CHILE Santiago - Cursillo 267 de Hombres
- COSTA RICA San José - Cursillo de Mujeres
- ESPAÑA Diócesis de Cartagena – Murcia - Cursillo 962
- ESPAÑA Diócesis de Córdoba - Cursillo 996
- ESPAÑA Diócesis de Getafe - Cursillo 73
- ESPAÑA Diócesis de Gibraltar - Cursillo de Hombres
- ESPAÑA Málaga - Cursillo 575
- ESPAÑA Mallorca - Cursillo 151 de Mujeres
- ESPAÑA Toledo - Cursillo 192
- INGLATERRA Diócesis de Shrewsbury - Cursillo
- IRLANDA Diócesis de Belfast - Cursillo de Mujeres
- ITALIA Diócesis de Benevento - Cursillo 17 de Mujeres
- ITALIA Diócesis de Fermo - Cursillo 122 de Hombres
- ITALIA Diócesis de Latina - Cursillo 23 de Mujeres
- ITALIA Perugia - Cursillo 40 de Hombres
- MÉXICO Abasolo Gto. - Cursillo 71 de Hombres
- MÉXICO Cancún QR - Cursillo 23 de Hombres
- MÉXICO Diócesis de Celaya Gto., San Miguel de Allende Gto. - Cursillo 232 de Mujeres
- MÉXICO Ciudad Obregón Sonora - Cursillo 162 de Mujeres
- MÉXICO Durango - Cursillo de Mujeres
- MÉXICO Diócesis de Hermosillo Sonora - Cursillo de Mujeres
- MÉXICO Arquidiócesis de México DF - Cursillo 1327 de Hombres
- MÉXICO Monterrey NL - Cursillo 1079 de Hombres
- MÉXICO Diócesis de Orizaba, Mendoza Veracruz - Cursillo 73 de Mujeres
- MÉXICO Diócesis de Orizaba, Nogales Veracruz - Cursillo 72 de Hombres
- MÉXICO Diócesis de Tabasco - Cursillo de Hombres
- MÉXICO Diócesis de Tacámbaro Michoacán, Ario de Rosales Mich. - Cursillo de Mujeres
- MÉXICO Diócesis de Tampico Tamaulipas - Cursillo de Cursillos
- MÉXICO Tijuana BC - Cursillo 142 de Hombres
- PARAGUAY Capiatá - Cursillo 02 de Mujeres
- PARAGUAY San Lorenzo - Cursillo 12 de Hombres
- PERÚ Diócesis del Callao - Cursillo 136 de Mujeres
- PERÚ Carabayllo Lima - Cursillo 07 de Mujeres
- PERÚ Arquidiócesis de Lima - Cursillo 228 de Mujeres
- PUERTO RICO Arecibo - Cursillo de Matrimonios
- REPÚBLICA DOMINICANA Diócesis de Mao Montecristi - Cursillo de Mujeres
- REPÚBLICA DOMINICANA Santo Domingo - Cursillo de Hombres
- USA Allentown PA - Cursillo 82 de Hombres
- USA Aptos CA Filipino - Cursillo 84 de Hombres
- USA Boston MA, Weston MA - Cursillo de Mujeres
- USA Buffalo NY - Cursillo 204 de Hombres
- USA Deming NM - Cursillo 212 de Mujeres
- USA Erie PA - Cursillo de Hombres
- USA Fincastle VA - Cursillo de Hombres
- USA Fremont OH - Cursillo 240 de Mujeres
- USA Fresno CA - Cursillo 184 de Mujeres
- USA Johnstown PA - Cursillo 105 de Hombres
- USA Linda CA - Cursillo 33 de Hombres
- USA Medina MN - Cursillo 321 de Hombres
- USA Middleway WV - Cursillo 04 de Mujeres
- USA Omaha NE Español - Cursillo 57 de Hombres
- USA Oregon IL Español - Cursillo 22 de Hombres
- USA Peekskill NY - Cursillo 201 de Hombres
- USA Diócesis de Peoria IL, Geneseo IL - Cursillo 996 de Hombres
- USA Peoria IL Español - Cursillo 22 de Mujeres
- USA Phoenix AZ Español - Cursillo 827 de Hombres
- USA Prairie Ronde LA, Opelousas LA - Cursillo de Hombres
- USA St. Augustine FL, Jacksonville FL Español - Cursillo 104 de Mujeres
- USA San Bernardino CA, Riverside CA - Cursillo 144 de Mujeres
- USA San Diego CA - Cursillo de Mujeres
- USA San Diego CA Filipino - Cursillo de Cursillos
- USA San Juan TX Español - Cursillo 130 de Mujeres
- USA Toledo OH - Cursillo 240 de Mujeres
- USA Trenton NJ - Cursillo 121 de Hombres
- USA Trenton NJ Español - Cursillo 36 de Mujeres
- USA Tyler TX Español - Cursillo 33 de Mujeres
- USA Venice FL Octubre - Cursillo 32 de Mujeres
- USA Washington DC - Cursillo 206 de Mujeres
- VENEZUELA Barcelona - Cursillo de Hombres
- VENEZUELA Barquisimeto - Cursillo de Hombres
- VENEZUELA El Tigre - Cursillo 114 de Hombres
- VENEZUELA Guarenas - Cursillo de Mujeres
- VENEZUELA La Guaira - Cursillo de Hombres
- VENEZUELA Maracaibo - Cursillo de Mujeres

De 20 a 24 de outubro de 2011

- BOLIVIA La Paz - Cursillo 254 de Hombres

De 21 a 22 de outubro de 2011

- USA Birmingham AL - Encuentro de Dirigentes Región VII

De 21 a 23 de outubro de 2011

- BRASIL Apucarana PR - Cursillo 153 de Mujeres
- BRASIL GED Campinas SP - Cursillo 247 de Hombres
- BRASIL Coromandel MG - Cursillo 121 de Mujeres
- BRASIL GED Lapa SP - Cursillo 510 de Mujeres
- BRASIL GED Leopoldina MG - Cursillo 145 de Mujeres
- BRASIL Ponta Grossa PR - Cursillo de Hombres
- BRASIL GED Santa María RS - Cursillo 72 de Mujeres

23 de outubro de 2011
- ITALIA Arquidiócesis de Cosenza Bisignano - Ultreya Diocesana 30° Aniversario MCC

Hoje, de 18 de outubro: São Lucas; rogai por nós!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ESPIRITUALIDADE

"Viva a mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida!
Viva a virgem Imaculada, a Senhora Aparecida!"
 
Olá irmãos em Cristo,
 
Ontem em nossa trabalhou com o tema "ESPIRITUALIDADE DO CURSILHO". Padovani fêz conosco uma reflexão sobre esse tema tão importante para nossa caminhada peregrinante de cursilhista. Ao final fizemos nossa consagração a Nossa Senhora Aparecida.
 
Estiveram presente: André, Marcio Padovani, Silvana, Paula, Rita de Cássia, Tatiane, Elieth, Luciano, Antônio Gomes, Paula, Juviani e Rodrigo.

Avisos:
1- Os aspirantes ao Diaconato Permanente (Cursilhista: José Tarcizo Teixeira da Silva) receberão o Ministério do Acolitato. Local: Santuário do Divino Espírito Santo, Vila Velha. Dia 26/10 (4ªfeira), 19h.
2 -Confraternização do GED-Vitória dia 26/11
3 - Reunião do GED-Vitória – 17/10 - 19h30 – Prainha - VV



ESPIRITUALIDADE
 

Introdução:
ESPIRITUALIDADE: Deixar-se viver pelo espírito.
Visualizar a espiritualidade: Marca da Personalidade (ex.: sotaque de pessoas de diferentes estados do Brasil / estilo particular – vestir, morar, viver)
Espiritualidade “cristã” (assim como outras religiões possuem sua espiritualidade)
Carisma do MCC (assim como outros movimentos da igreja)

O Movimento de Cursilhos é: · um movimento de Igreja que,
 · mediante um método próprio (querigmático - vivencial)
 · facilita a vivência do Fundamental Cristão (conversão aos valores do Reino de Deus)
 · ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a e
 · criando Núcleos de Cristãos (pequenas comunidades eclesiais nos ambientes)
 · que fermentem de Evangelho (através de seu testemunho e da palavra, pratiquem os valores do Reino de Deus, anunciados por Jesus)
 · seus ambientes (familiar, profissional, social, político, religioso...)


A Espiritualidade do MCC...
 · Está centrada em Jesus Cristo, manifestação suprema do amor do Pai por seus filhos e filhas (cf Rm 8,39b), através da ação do Espírito Santo (Lc 4, 18);
· É alimentada pela Graça - Vida Divina consciente, crescente e comunicante - (Jo 6, 34-40; 4, 13-14);
· Está empenhada num processo de conversão integral e progressiva (Mt 5, 48; 18, 3; Lc 1, 17) que leve seus participantes à santidade (CHL 30);
· Concretizada na fermentação evangélica (Evangelização / Inculturação) dos ambientes (Lc 13, 21; 1 Cor 5,6; Gl 5,9; Mt 5,14).


A Encarnação desta Espiritualidade
O Cursilhista é um cristão que busca, movido pela ação do Espírito Santo, viver essa espiritualidade:
 · Peregrinando, em comunhão plena com a comunidade eclesial, entre as realidades deste mundo em busca da pátria futura (Hb 13, 14-16);
· Seguindo a Jesus Cristo, (Mc 10,21; Mt 16,24) deixando-se impregnar por sua Graçae comunicando-a (Jo 10,10; Jo 15,13; Jo 20,31);
· Vivenciando um processo de conversão que, progressivamente, o leve à santidade de vida (Mt 5, 48; Rm 1,17), alimentado pela Palavra de Deus, pela Oração e pelos Sacramentos (Mt 4,4; Jo 8,51; 6,35.51);
· Testemunhando a Boa Notícia nos seus ambientes (Lc 24,48; At 1,8.2,32) unindo em "pequenas comunidades de fé" e amizade (Núcleos / Grupos) - (Mt 18,20; Mc6,7; Doc, 62 CNBB, n.121), visando a neles introduzir, pela vida e pela palavra (anúncio explícito de Jesus Cristo = querigma), os critérios e valores do Evangelho ("Evangelii Nundiandi", 18-20) - FERMENTO (1 Cor 5,6; Gl 5,9) , SAL (Mt 5,13; Mc 9,50; Cl 4,6) e LUZ (Mt 5,14; Lc 11,35-36; Jo 8,12) - Evangelização ambiental = nculturação.
 
Oração Final
Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, que em vossa imagem querida de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios da vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a língua para que sempre vos louve e propague vossa devoção; consagro-vos o coração para que depois de Deus vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas, acolhei-nos debaixo de vossa proteção; socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e temporais, e sobretudo na hora de nossa morte.
Abençoai-nos, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-nos em nossa fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e render-vos graças no céu, por toda a eternidade.
Assim seja.


Próximos Cursilhos 
De 13 a 15 de Outubro/2011

Cursilho Feminino - Quito - Equador

De 13 a 16 de Outubro/2011
Cursilho Masculino - Itumbiara - GO
Cursilho Masculino - Mendoza - argentina
Cursilho Masculino - Assisio - Itália
Cursilho Masculino - Miami - USA
Cursilho Masculino - Sorocaba - SP
Cursilho Masculino - São José de Tenuco - Chile
Cursilho Feminino - Goiânia - GO
Cursilho Feminino - Araçatuba - SP
Cursilho Feminino - Toluca - Méxiclo
Cursilho feminino - Valparaiso - Chile
Cursilho Misto para Jovens - Dourados - MS

De 14 a 16 de Outubro/2011

Cursilho Masculino - Setor Jaraguá do Sul/Joinville - SC
Cursilho Masculino - Maringá - PR
Cursilho Masculino - Setor Coromandel/Patos de Minas - MG
Cursilho Masculino - Santa Maria <> RS
Cursilho Feminino - Pelotas - RS
Cursilho Feminino - Jales - SP

De 14 a 17 de Outubro/2011
Cursilho Misto - Alcalá de Henares - Espanha
Cursilho Masculino - Apartadó (Antioquia) - Colômbia


Hoje, 12 de Outubro: Nossa Senhora da Conceição Aparecida; rogai por nós!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

RECEPÇÃO DOS NOVOS CURSILHISTAS

"Perseverantes e bem unidos, freqüentavam diariamente o templo, partiam o pão pelas casas e tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que seriam salvas."
At 2, 46-47




Amados irmãos em Cristo,
Paz e Bem!
(Paula, Rita de Cássia, Eliethe, Tati, Gabriela, Jane, Paulo Cezar Junior, Paulo Cezar)



Hoje, 04 de outubro, sobre a proteção de São Francisco de Assis, nossa escola recebeu novos irmãos que participaram do 3º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória realizado no último fim de semana.



Estiveram presente: Juviani, Cida Souza, Danielly, Patrícia, Gabriela, Rita de Cássia, Emílio, Vittória, Luciano, Paula, João Paulo, Jane, Lorena, Céia, Eliethe, Bruno, Silvio, Tatiane, André, Silvana, Adelci, Antonio, Antonio Gomes, Maria Célia, Marcos Padovani, Paulo Cézar, Paulo Cezar Junior, Elenita, Maria de Lourdes e Áurea.










Começamos nossa escola com uma dinâmica de entrosamento e em seguida fizemos a partilha da palavra de Deus At 2, 32-47.









Em seguida as novas cursilhistas se apresentaram e falaram um pouco do que o cursilho representou em suas vidas. Tivemos testemunhos da ação de Deus na vida desses novos irmãos e isso emocionou toda a escola presente.
  







 Ao fim encerramos nossa escola com nossa oração pelos cursilhos que serão realizado nessa fim de semana e fizemos a oração de São Francisco de Assis.

  
 Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Por fim, terminamos nossa escola com o nosso famoso lanche.



Nossa alegria em Jesus Cristo Ressuscitado pela vida de cada um de vocês.

 
Hoje, dia 04 de outubro: São Francisco de Assis; rogai por nós!