quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MÊS DA BÍBLIA - 4º ESCOLA

"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito."
Rm 12,2
 
Caríssimos irmãos em Cristo,

Hoje, mais uma vez, nossa escola fez uma pausa no nossos estudos sobre a Bíblia e recebeu a 6ª reunião preparatória do 3º CURSILHO MISTO da nossa arquidiocese que será realizado nos dias 30/09 à 02/10 de 2011 no Projeto Santa Clara, em Ponta da Fruta. Ficamos muito felizes em receber os irmãos responsáveis por esse cursilho. Participamos da celebração de entrega dos responsáveis na Capela do Santíssimo.
 
Estiveram presentes: Luciano, Juviani, Antonio GomesDelma, Lucilda, Ana Maria, FabíolaDeuzaCida Souza, Verediana, Marta, Alessandra, Raphael, Artur, CéiaAurinhaGeruza, Fernanda, Márcio Padovani, Ricardo, Silvana, Alessandro, Emílio, Audinei, Albertone, Sílvio, Adelci Valadão, Áurea, Caxuxa, Daniele, Mª Aparecida Borges, Ananeri, Adilson, Marlene, Lorena, Bruno, Patrícia, Lunélia, Veridiana.
 
 
AVISO
3ª CURSILHO MISTO DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA
De 30 de setembro à 02 de outubro de 2011
Casa de Retiro Santa Clara - Ponta da Fruta - Vila Velha
Missa de encerramento dia 02/10 (domingo) às 18:30h
 

Para não perdemos a sequencia de estudo sobre a Bíblia, segue mais um artigo sobre o mês da Bíblia.


40 ANOS DO MÊS DA BÍBLIA NO BRASIL
Inicia-se o mês de Setembro, um mês carregado da alegria da primavera e como centro das atenções, nas comunidades, a Bíblia.
A Bíblia é o livro nosso de todo dia. Uma das marcas mais significativas das nossas comunidades, tem sido a recuperação da Bíblia como o livro da caminhada. São inúmeras as iniciativas para que a Palavra seja conhecida. Mesmo assim, é importante dedicar o mês de setembro, para intensificar o estudo e a celebração da Palavra de Deus, da Escritura Sagrada. É como se a primavera aflorasse os corações daquelas e daqueles que amam a Bíblia.
O mês da Bíblia surgiu em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, juntamente com o Serviço de Animação Bíblica/Paulinas (SAB/Paulinas), sendo posteriormente assumido como um projeto de Evangelização, pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), abrangendo o âmbito nacional e também outros países da América Latina.
Cada ano é escolhido para o aprofundamento, um tema ou um livro Bíblico, tendo presente a Campanha da Fraternidade ou algum evento relevante para a caminhada da Igreja.

Neste ano de 2011, a proposta é o estudo de alguns capítulos do Êxodo, a saber, Ex 15,22-18,27, tendo presente o Itinerário da Missão Continental, nessa caminhada de seguimento como discípulos (as) e missionários (as) e o aprofundamento sobre a Iniciação à Vida Cristã. O tema é: Travessia: passo a passo, o caminho se faz e o lema é: Aproximai-vos da presença do Senhor – Ex 16,9.
O Êxodo é um dos eventos fundantes de Israel e fundamental para a fé bíblica. É um acontecimento que perpassa a Bíblia e que nos indica, a cada momento, a ação libertadora de Deus, em favor do seu povo e a certeza de sua presença constante, nos inúmeros êxodos da nossa vida. Portanto, estudá-lo é retornar às nossas origens, é reafirmar em nosso interior a fé num Deus que conhece e escuta o clamor do povo, vê sua aflição e desce para libertá-lo.
Esperamos que você, sua família e a comunidade possam percorrer essa aventura e continuar abraçando, com maior garra, esse processo de adesão ao projeto de Deus-Trindade. E assim, enfrentar criativamente os desafios e, com generosidade e perseverança, ser sementes proféticas de transformação.



Hoje,dia 27 de setembro: São Vicento de Paulo; rogai por nós!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

MÊS DA BÍBLIA - 3 ª ESCOLA

"Primeiramente, dou graças ao meu Deus, através de Jesus Cristo, por todos vós, pois no mundo inteiro se faz o elogio de vossa fé."
Rm 1,8
Caríssimos irmãos em Cristo,

Nossa escola hoje fez um intervalo no estudo sobre a Biblia para acolher a 5ª reunião preparatória do 3º CURSILHO MISTO da nossa arquidiocese que será realizado nos dias 30/09 à 02/10 de 2011 no Projeto Santa Clara, em Ponta da Fruta. Ficamos muito felizes em receber os irmãos responsáveis por esse cursilho. Entretanto, para não quebrarmos a linha de estudo sobre a Bíblia segue outra parte do estudo feito na escola no dia 13/09/2011 que não postamos na semana passada.
Estiveram presentes: Luciano, Juviani, Antonio GomesDelma, Lucilda, Ana Maria, FabíolaDeuzaCida Souza, Verediana, Marta, Alessandra, Raphael, Artur, CéiaAurinhaGeruza, Fernanda, Márcio Padovani, Ricardo, Silvana, Alessandro, Emílio, Audinei, Albertone, Sílvio.


AVISO:
Aniversários:
Desejamos felicidades pelos aniversários de Patrícia Silva Shallub Peluzio (20/09). Que Nossa Senhora da Penha a abençoe.

6ª Reunião preparatória para 3ºCursilho Misto - CAPELAData: 27 de setembro (terça-feira)
Local: Santuário do Divino Espírito Santo - Centro - Vila Velha
Horário: 19:30h ás 21:00h
Todos estão convidados para a entrega dos responsáveis que será feita na Capela do Santíssimo diante de Jesus Eucarístico.

 




MÊS DA BÍBLIA - 2ª ESCOLA


Referências para a Localização de Textos Bíblicos

Para a citação de textos bíblicos podem ser usados os seguintes sinais:a sigla do livro,números,hífen,o ponto,a vírgula,o ponto e vírgula...que significam respectivamente:


1) Abreviatura/Sigla: indica o livro de referência,
 


AbAbdiasJsJosué
AgAgeuJtJudite
AmAmósJzJuízes
ApApocalipseLcEvangelho segundo Lucas
AtAtos dos ApóstolosLmLamentações
BrBarucLvLevítico
ClColossensesMcEvangelho segundo Marcos
1Cor1ª carta aos Coríntios1Mc1º livro dos Macabeus
2Cor2ª carta aos Coríntios2Mc2º livro dos Macabeus
1Cr1º livro das CrônicasMlMalaquias
2Cr2º livro das CrônicasMqMiquéias
CtCântico dos CânticosMtEvangelho segundo Mateus
DnDanielNaNaum
DtDeuteronômioNeNeemias
EclEclesiastes (Coélet)NmNúmeros
EcloEclesiástico (Sirácida)OsOséias
EfCarta aos Efésios1Pd1ª carta de Pedro
EsdEsdras2Pd2ª carta de Pedro
EstEsterPrProvérbios
ExÊxodoRmCarta aos Romanos
EzEzequiel1Rs1º livro dos Reis
FlCarta aos Filipenses2Rs2º livro dos Reis
FmCarta a FilemonRtRute
GlCarta aos GálatasSbSabedoria
GnGênesisSfSofonias
HabHabacucSlSalmos
HbCarta aos Hebreus1Sm1º livro de Samuel
IsIsaías2Sm2º livro de Samuel
JdCarta de JudasTbTobias
JlJoelTgCarta de Tiago
JnJonas1Tm1ª carta de Timóteo
2Tm2ª carta de Timóteo
JoEvangelho segundo João1Ts1ª carta aos Tessalonicenses
1Jo1ª carta de João2Ts2ª carta aos Tessalonicenses
2Jo2ª carta de JoãoTtCarta a Tito
3Jo3ª carta de JoãoZcZacarias
JrJeremias

 
2) Capítulos: Na Bíblia são os números maiores e destacados. Na citação vem após a sigla, Exemplo: Mc 10 (Evangelho de Marcos, capítulo 10).

3) Versículo: Na Bíblia são os números menores, marcados entre as linhas do texto. Na citação este número vem sempre depois da vírgula ou do ponto, Exemplo: Is 13,5 (livro de Isaías, capítulo 3, versículo 5).

4) Vírgula: Separa o capítulo do versículo, conforme se pode observar no exemplo anterior, Exemplo: Dn 3,5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 5)


5) Ponto: Indica um salto entre os versículos. Significa que devem ser lidos somente o que precede e o que segue, Exemplo: Rm 12,14.17 (lerem Romanos,capítulo 12,os versículos 14 e 17 - omite-se os versículos intermediários: 15 e 16).

6) Hífen: Significa ler todo o texto entre o versículo anterior e o posterior ao hífen,sem omitir nenhum dos versículos intermediários, Exemplo: Dn 3,1-5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo de 1 até 5).
Exemplo: 1 Cor 4,6-13 (ler em 1 ° Coríntios, no capítulo 4, os versículos de 6 até 13).


7) Travessão (): Usa-se para citações que ultrapassam capítulos, Exemplo: Tb 1,18-5,7 (ler Tobias começando do capítulo 1, versículo 18, até o capítulo 5, versículo 7).
8) Ponto e vírgula: Separa citações de um mesmo livro, Exemplo: Prov 1,7; 9,10.
Separa também as citações de livros diferentes, Exemplo: Tb 5,7; Jer 15,13; Jó 12,8 etc...


9) Parênteses: Citações entre parênteses se referem aos textos da citação anterior ao parênteses, por uma certa semelhança entre eles.
Exemplo: Prov 1,7(Sl 110,10).

10) Letra "S": Uma citação pode conter uma ou mais letras "esses" indicando a leitura de mais um (no caso de "s") ou dois ("ss") versículos imediatamente seguintes.
Exemplo: Dn 3s (Livro de Daniel, capítulo 3 e o 4). Dn 3, 7s (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 7 e 8).
Exemplo: Gn 7,8ss (ler em Génesis, no capítulo 7, o versículo 8 mais o 9 e o 10).


11) Letras "a","b","c": Versículos grandes são divididos em partes e cada qual é representada por letra,
Exemplo: Jr 38,4b (ler em Jeremias capítulo 38 o versículo 4 até a segunda parte, ou, segundo ponto).

Teste: Ex.: 2Cor 3-5 Mc 1,3ss.10; Lv 1,12-15.20; 3,2s;


Pesquisa apresentada por Silvana (Livro do Gênesis e Epístola ao Romanos)

LIVRO DO GÊNESIS:

É considerado o LIVRO DA VIDA E DA HISTÓRIA.
Constituído de 50 capítulos e 1533 versículos.
A palavra GÊNESE significa nascimento / origem.

È dividido em 02 partes, que são:
1ª - Origem do mundo e da humanidade: que é narrado nos dois primeiros capítulos.
Destacando a importância do homem e da mulher para compor o Plano de Deus, centro da criação.
Sendo imagem e semelhança de DEUS. Dispondo de criatividade, palavra e liberdade.
Do capítulo 03 ao 11 narra a história do homem pelo mal, bem como o amparo pela GRAÇA.
Ocorre o rompimento com DEUS, consigo mesmo, com a natureza, com o irmão, com a comunidade: instala-se então o caos.


2ª Origem do povo de DEUS: do capítulo 12 ao 50 é narrada a história dos patriarcas.
Aliança entre DEUS e a humanidade.
Um ato de Fé em DEUS na busca da terra prometida e a sua descendência.
A partir do capítulo 37 ao 50, inicia-se relato para o livro do ÊXODO, onde ocorre o relato da história de José no Egito, e a libertação do povo da escravidão.

Para melhor compreender este livro, merece esclarecimentos sobre:
O Bem e o Mal: Tudo que é criado por DEUS é bom.
O Mal começa com a auto-suficiência humana.
Fraternidade: O fratricídio rompe a fraternidade: Caim mata Abel.
O que vem a gerar: vingança sem fim, a dominação, a desconfiança, falta de hospitalidade, a concorrência desleal, medo do irmão, exploração e escravidão.

EPÍSTOLA AOS ROMANOS:

É considerado o LIVRO DA SALVAÇÃO PELA FÈ.
Constituído de 16 capítulos e 433 versículos.
Pouco se sabe sobre esta comunidade: ROMANA.
Consideram que foi formada pos cristãos vindos da Palestina e da Síria. Logo ficou conhecida por todos.
Prisca e Áquila, casal judeu-cristão, expulsos de Roma pelo imperador Cláudio, encontra-se com Paulo na cidade de Corinto. È quando Paulo toma conhecimento dos cristãos romanos. Quando de sua 3ª viagem a Corinto, então planeja viagem de visita a estes cristãos.
Nesta Carta aos Romanos, Paulo tem objetivos especiais como: temas teológicos e debates com o Judaísmo. Visa corrigir falsas interpretações sobre suas pregações aos pagãos. Nesta oportunidade expõe de modo sereno, ordenado e aprofundado doutrina já apresentada aos Gálatas: a Salvação pela FÉ.
Apesar de ser a primeira Carta após a do Ato dos Apóstolos, não quer dizer que foi escrita nesta ordem. Pois já havia escrito anteriormente aos Gálatas como já citado.
Deus salva por meio de JESUS CRISTO, através de uma anistia: acreditar em JESUS CRISTO tornando-se seu discípulo. E o Espírito Santo age neste novo homem, e constrói vida nova, a qual destrói o pecado: é o arrepender-se. Assim a humanidade recomeça seu caminho.
Paulo quer mostrar aos judeus-cristãos de Roma, que Lei alguma pode salvar, pois não destrói o pecado.
Somente s FÉ em JESUS CRISTO poderá nos inserir na Graça e possibilitar construir no ESPÍRITO, a Humanidade.


Hoje, dia 20 de setembro de 2011: Santa Cândida, Santo André Kim Taegon; rogai por nós!


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MÊS DA BIBLIA - 2ª ESCOLA

14 de setembro
EXALTAÇÃO A SANTA CRUZ
A Cruz Sagrada seja minha luz,
Não seja o Dragão o meu guia.
Retira-te Satanás!
Nunca me aconselhe coisas vans.
É mau o que tú me ofereces,
Bebi tu mesmo do teu próprio veneno.
(Oração à Cruz Sagrada - São Bento)

Amados irmãos cursilhistas, "para vós, graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo." 1Ts 1,2

Nossa escola hoje teve a participação de Ana Maria, André, Antônio GomesBrunoCéia, Cida Souza, Danielly, Deuza, LorenaLuciano, Márcio Padovani, Maria Célia, PatríciaSilvana, Sílvio, Veridiana e Victória (filha do Emílio e Danielly).

Hoje continuamos nosso estudo sobre a Bíblia com apresentação das pesquisas feitas por Antônio Gomes, Cida Souza e Silvana.

AVISOS:
Aniversários:
A Escola deseja feliz aniversário a Alessandra Margom (17/09). Que Nossa Senhora da Penha a abençoe.

4ª Reunião preparatória para 3ºCursilho Misto

Data: 15 de setembro (quarta-feira)
Local: CESCLA - Jardim da Penha - Vitória (Escola Vivencial de Vitória)
Horário: 20:00h ás 21:30h
Lanche partilhado

Reunião do GED
Data: 19 de setembro (segunda-feira)
Local: CESCLA - Jardim da Penha - Vitória
Horário: 19:30h




MÊS DA BÍBLIA - 2ª ESCOLA


Pesquisa apresentada por Gomes (Livro de Abdias e Primeira Epístola de São João)

LIVRO DE ABDIAS  
É o mais curto dos Livros proféticos, o que não significa de menor valor, contém 1 capítulo e 21 versículos.
Composto de belos oráculos, que anunciam a vinda do Senhor, o saque de Edom e a restauração da hegemonia de Jerusalém.
Do profeta sabemos apenas o nome, bem bíblico, nada de sua pessoa, o essencial é sua mensagem; Abdias significa: Servo do Senhor, Profeta da Solidariedade.
Este Livro foi escrito para o povo de Edom, descendente de Esaú e Jacó.
Em qual momento histórico? Por ocasião da queda de Jerusalém.

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE SÃO JOÃO 

A Epístola joanina não tem detalhes sobre a circunstância de sua composição nem sobre a pessoa do autor.
Várias passagens pode-se deduzir que a comunidade atravessava grave crise.
O gênero literário desta Epístola é difícil de definir; é difícil considerá-la com o dirigida a uma única comunidade;
Carta parece ter sido dirigida a um grupo de Igrejas ameaçadas pela heresia.
Destaca-se aqui critérios positivos: o AMOR e a FÉ;
O autor remonta à sua fonte última: O Amor, considerando até agora sob o aspecto PERENÉTICO (sermão ou prédica = eloqüência religiosa) e CRISTOLÓGICO.



Obs:
A renúncia ao pecado é omitido no final da Carta;
O Amor vem de Deus e se esvazia na FÉ (4, 7-21)
A FÉ no Filho de Deus, a raiz da CARIDADE (5, 1-12).


Pesquisa apresentada por Cida Souza (Livro de Miquéias e Evangelho Segundo São João)

LIVRO DE MIQUÉIAS
Miqueias ou Michaías (em hebraico: מִיכָיְהוּ, Mikhayhu; em latim Michaeas) é um personagem bíblico, profeta do século VIII a.C, morador de Morasti-Gat, na Shefelá em Judá, talvez tenha sido um líder (ancião, heb. zaqen) da comunidade. Atuou em Judá no período de Jotão, Acaz e Ezequias.
Miquéias nasceu em Morasti (Moréshet), uma vila no interior do reino de Judá, a oeste de Hebron. Por sua origem camponesa se assemelha à Amós, com quem compartilha uma aversão às grandes cidades e uma linguagem concreta e franca, nas comparações breves e nos jogos de palavras. Ele exerceu sua atividade entre os reinados de Jotão (Iotâm), Acaz, Ezequias e Manassés, isto é entre 750 e 680 AC, antes e depois da tomada de Samaria pelos assírios em 721 a.C., tendo sido contemporâneo de Oséias e de Isaías.



O livro de Miqueias, escrito em hebraico, é de difícil leitura, pois o texto encontra-se corrompido, para tanto os tradutores da Bíblia utilizam-se de guias como as versões em língua grega, síria e copta.

No livro atual de Miquéias existem também promessas e esperanças. Entre elas se destaca o anúncio do surgimento do Messias na pequena cidade de Belém (5:1-3). O Novo Testamento retomará essa profecia e atribuirá ao nascimento de Jesus (cf. Mt 2:6).

EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
O Evangelho Segundo João é o quarto e último evangelho, na Bíblia vem depois de Lucas e antes dos Atos dos Apóstolos.

Sua autoria é tradicionalmente atribuída a João, o "discípulo amado", irmão de Tiago, e foi escrito entre os anos 95 e 100, tendo sido aceito cronologicamente o último a ser escrito. Maior parte dos seus relatos é inédita em relação aos outros três evangelhos, o que sugere que o autor tivesse conhecimento do conteúdo deles ao escrever seu livro. Mais da metade deste evangelho é dedicado a eventos da vida de Jesus Cristo e suas palavras durante seus últimos dias. O propósito de João foi inspirar nos leitores a fé em Jesus Cristo como o Filho de Deus. João também dá ênfase à total dependência humana em relação a Deus para a salvação.

Algumas característica:
- Ele fez uma junção de todos os Evangelhos
- É bem apurado. Escrito por que tinha conhecimento intelectual e usa uma linguagem Filosófica. Foi escrito voltado para um grupo de intelectuais
- É o evangelho da alegria (fala de festas)
- Tudo indica que é o amado discípulo do mestre
-Abrange toda a Comunidade Romana

Sobre João:
- Ele usava o símbolo da águia (visão, sabedoria, intelectual)
- O único que não foi martirizado
- A Igreja ligou João no quadro da última ceia ao personagem que está com a cabeça inclinada para Jesus.
- Tudo indica que o evangelho foi escrito pela comunidade joanina.



14 de setembro: Exaltação a São Cruz!

Nos reunimos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso :

"Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos " (I Cor 1,23)

Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus.

A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio. Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: "Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada".

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA

Olá irmãos decolores,
Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. Fil 1,2

Nossa escola hoje teve a participação de AlessandroAna MariaCéia, Cida Souza, Juviani, Kelly, Luciano, Márcio Padovani, Orlando, ReginaRodrigo, SilvanaSílvio. e Veridiana.


Nossa escola iniciou o estudo sobre a Bíblia. Cada membro da escola ficou encarregado de pesquisar sobre dois livros (um do Antigo Testamento e um do Novo Testamento) que será apresentado ao longo do mês de setembro na escola.

AVISOS:
Aniversários:
A Escola deseja feliz aniversário a Regina Lúcia Oliveira (08/09) e a Givanildo dos Santos Benevides (09/09). Que Nossa Senhora da Vitória os abençoe.

Festa de Nossa Senhora da Vitória
No dia 8 de setembro, às 9 horas, será celebrada Missa presidida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, e presença dos demais Bispos e Presbíteros da Província Eclesiástica do Estado.
Nossa Senhora da Vitória é a padroeira da Arquidiocese de Vitória, e também da Cidade de Vitória.


SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA
A Bíblia é um livro difícil. Difícil porque é antigo, foi escrito por orientais, que têm uma mentalidade bem diferente da greco-romana, da qual nós descendemos. Diversos foram os seus escritores, que viveram entre os anos 1200 a.C. a 100 d.C. Isso, sem contar que foi escrita em línguas hoje inexistentes ou totalmente modificadas, como o hebraico, o grego, o aramaico, fato este que dificulta enormemente uma tradução, pois muitas vezes não se encontram palavras adequadas.

Outra razão para se considerar a Bíblia um livro difícil é que ela foi escrita por muitas pessoas, ás vezes até desconhecidas e em situações concretas as mais diversas. Por isso, para bem entendê-la é necessário colocar-se dentro das situações vividas pelo escritor, o que é de todo impraticável. Quando muito, consegue-se uma aproximação metodológica deste entendimento.

Além do mais, a Bíblia é um livro inspirado e é muito importante saber entender esta inspiração, para haurir com proveito a mensagem subjacente em suas palavras. Dizer que a Bíblia é inspirada não quer dizer que o escritor sagrado (ou hagiógrafo) foi um mero instrumento nas mãos de Deus, recebendo mensagens ao modo psicográfico. É necessário entender o significado mais próprio da 'inspiração' bíblica, assunto que será abordado na continuação.

Quais as partes que compõem a Bíblia?
A Bíblia se divide em duas partes principais: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. O Antigo refere-se ao período anterior a Jesus Cristo e o Novo se refere ao período cristão. Cada uma destas partes se compõe de diversos 'livros', escritos em épocas históricas diferentes. A seguir, a relação dos livros com uma breve referência ao conteúdo deles.

ANTIGO TESTAMENTO

Pentateuco (5 primeiros livros que contam a história do povo de Deus: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).
Históricos  (16 livros: Josué, Juizes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1Macabeus e 2Macabeus).
Sapienciais (ou Livros de Sabedoria - 7 livros que contam conhecimentos folclóricos da época em que foram escritos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiático).
Proféticos (18 livros: Isaías, Jeremias, Lamentação, Ezequiel, Daniel, Ozeas, Joel, Amós, Abdias, Baruc, Jonas, Miqueas, Naum, Habatuc, Sefonias, Ageu, Zacarias e Malaquias).

NOVO TESTAMENTO

Evangelho (4 livros que falam sobre Jesus Cristo: Evangelhos segundo São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João)
Histórico (1 livro que fala sobre o nascimento da Igreja : Atos dos Apóstolos)
Epístolas de Paulo (13 livros (cartas) escrita por São Paulo aos Romanos, Coríntios I e II, Efésios, Filipenses, Colossenses, Tessalonicenses I e II, a Timóteo I e II, Tito, Filemon e aos Hebreus)
Epístolas Católicas (7 livros (cartas) com sentido universal dirigido a todas as comunidades cristãs pelo mundo : Cartas de Tiago,  Pedro I e II, João I, II e III e Judas)
Proféticos (1 livro escrito por São João: Apocalipse)


Diferênca entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante
Esta tem apenas 66 livros porque Lutero e, principalmente os seus seguidores, rejeitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (ou Sirácida), 1 e 2 Macabeus, além de Ester 10,4-16; Daniel 3,24-20; 13-14.
No ano 100 da era cristã, os rabinos judeus se reuniram no Sínodo de Jâmnia (ou Jabnes), no sul da Palestina, a fim de definir a Bíblia Judaica.Rabinos definiram como critérios para aceitar que um livro fizesse parte da Bíblia, o seguinte:
(1) Deveria ter sido escrito na Terra Santa;
(2) Escrito somente em hebraico, nem aramaico e nem grego;
(3) Escrito antes de Esdras (455-428 a.C.);
(4) Sem contradição com a Torá ou lei de Moisés.
Esses critérios eram puramente nacionalistas, mais do que religiosos, fruto do retorno do exílio da Babilônia em 537aC. Por esses critérios não foram aceitos na Bíblia judaica da Palestina os livros que hoje não constam na Bíblia protestante, citados anteriormente. Mas a Igreja católica, desde os Apóstolos, usou a Bíblia completa. Em Alexandria no Egito, cerca de 200 anos antes de Cristo, já havia uma influente colônia de judeus, vivendo em terra estrangeira e falando o grego. O rei do Egito, Ptolomeu, queria ter todos os livros conhecidos na famosa biblioteca de Alexandria; então mandou buscar 70 sábios judeus, rabinos, para traduzirem os Livros Sagrados hebraicos para o grego, entre os anos 250 e 100 a.C, antes do Sínodo de Jâmnia (100 d.C). Surgiu, assim, a versão grega chamada Alexandrina ou dos Setenta, que a Igreja Católica sempre seguiu. Essa versão dos Setenta, incluiu os livros que os judeus de Jâmnia, por critérios nacionalistas, rejeitaram. Havia, dessa forma, no início do Cristianismo, duas Bíblias judaicas: a da Palestina (restrita) e a Alexandrina (completa – Versão do LXX)

Pesquisa apresentada por Luciano (Livro de Neemias e Cartas as Filipense)

LIVRO DE NEEMIAS
O livro de Neemias, um dos livros de história da Bíblia, continua a história do regresso de Israel do cativeiro babilônico e da reconstrução do templo em Jerusalém. Foi escrito, provavelmente, entre 445 e 420 ac. O livro de Neemias não revela especificamente o nome do seu autor, mas ambas as tradições judaicas e cristãs reconhecem Esdras como o autor. Isto é baseado no fato de que os livros de Esdras e Neemias eram originalmente um.
Neemias era um hebreu na Pérsia quando escutou que o Templo de Jerusalém estava sendo reconstruído. Ele ficou ansioso por saber que não havia nenhum muro para proteger a cidade. Neemias pediu a Deus que o usasse para salvar a cidade. Deus respondeu à sua oração ao atenuar o coração do rei persa Artaxerxes, que não só deu a sua benção, mas também material para ser usado no projeto. Neemias recebe permissão do rei para regressar a Jerusalém, onde se tornou governador.

Apesar da oposição e das acusações, o muro foi construído e os inimigos silenciados. O povo, inspirado por Neemias, deu o dízimo de muito dinheiro, material e mão de obra para concluir o muro em um notável período de 52 dias, apesar de muita oposição. Este esforço unido é de curta duração, entretanto, porque Jerusalém retorna à apostasia quando Neemias sai por um tempo. Depois de 12 anos, ele voltou e encontrou as paredes fortes, mas as pessoas fracas. Ele não mediu palavras as começar a tarefa de ensinar as pessoas sobre moral.“Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos” (13:25). Ele restabelece a verdadeira adoração através de oração e ao encorajar as pessoas à revitalização através da leitura e da adesão à Palavra de Deus.

Neemias era um homem de oração e orou fervorosamente pelo seu povo (Neemias 1). Sua intercessão zelosa pelo povo de Deus prefigura o nosso grande intercessor, Jesus Cristo, que orou fervorosamente pelo Seu povo em Sua oração sacerdotal de João 17. Ambos Neemias e Jesus tinham um amor ardente pelo povo de Deus que eles derramavam em oração, intercedendo por eles diante do trono.
CARTA AOS FILIPENSES
Filipos foi a primeira cidade européia que recebeu a mensagem cristã (At 16,6-40). Paulo aí chegou na primavera do ano 50 durante a segunda viagem missionária. O primeiro núcleo da comunidade por ele fundada formou-se através de reuniões na casa de Lídia, uma negociante de púrpura, que acolhera Paulo por ocasião de sua visita. O Apóstolo voltou a Filipos outras vezes, durante suas várias passagens pela Macedônia. Os cristãos de Filipos foram sempre os mais ligados ao Apóstolo e diversas vezes o socorreram com auxílio material (Fl 4,16; 2Cor 11,9).
A carta aos Filipenses foi escrita na prisão, provavelmente em Éfeso, entre os anos 55-57 (At 19). Paulo está incerto sobre o rumo que sua situação tornará: poderá ser morto ou posto em liberdade. Mas ele tem grande confiança de que será solto e que poderá visitar de novo, pessoalmente, a comunidade de Filipos.
Vários motivos levam Paulo a escrever esta carta:
- deseja agradecer o auxílio enviado pela comunidade (2,25; 4,10-20);
- anuncia a visita de Timóteo a Filipos e explica a razão da volta imprevista de Epafrodito (2,19-30);
- adverte a comunidade sobre a divisão causada pelo espírito de competição e egoísmo de alguns (2,1-4);
- previne a comunidade contra os pregadores judaizantes, que põem a salvação na circuncisão e na observância da lei (3,2-11);
- relembra aos cristãos de Filipos que a autenticidade do Evangelho, anunciado e vivido, está na cruz de Cristo (2,5-11).
Paulo demonstra afeto e gratidão pela comunidade de Filipos e, por isso, quer vê-la sempre fiel ao Evangelho. Alguns pregadores insistem que a salvação depende da Lei. O Apóstolo mostra com vigor que a salvação só depende de Jesus Cristo. É Jesus que, feito homem e morto numa cruz, recebeu do Pai o poder de dar aos homens a salvação. E todo aquele que não transmite isso pelo testemunho de vida e pela palavra será sempre falso transmissor do Evangelho. Esta carta, portanto, fornece o critério para que uma comunidade cristã saiba reconhecer o verdadeiro Evangelho e quais são os pregadores autênticos.

Pesquisa apresentada por Márcio Padovani (Livro de Lamentações e Carta aos Tessalonicense)
LIVRO DE LAMENTAÇÕES
Lamentações de Jeremias é o 3º Livro Profético (sendo também o 3º dos Profetas Maiores) e o 25º Livro da Bíblia Sagrada. Lm tem 5 capítulos e 154 versículos. Os judeus o chamavam “Ekah”, que significa “Como!”, a primeira palavra do livro. Essa palavra era comumente usada para significar “Ai!”. Alguns se referiram ao livro como “Qinot” ou “Lamentações”.

Era originalmente parte do Livro de Jeremias. Foi separado porque era lido em uma das festas de Israel e incluído nos Cinco Megilloth (os outros eram Cânticos, Rute, Eclesiastes e Ester). Lamentações é lido cada ano na Tisha B’av, um jejum que relembra a destruição do Templo de Jerusalém em 586 a.C.

Lamentações contém apenas quatro profecias, envolvendo nada mais que oito versículos dos 154, ou 5% do livro.

Mesmo que o texto de Lamentações não identifique especificamente o autor do livro, o estilo e o conteúdo pesaroso deixam pouca dúvida de que Jeremias, o profeta chorão, seja o autor. II Cr 35.25 diz que o profeta era conhecido por compor lamentações. Deve ter sido escrito em 586 a.C.

A melancolia de Jeremias não é de desespero absoluto. Jeremias exprime seu clamor lamentoso pela misericórdia e bênção de Deus. Em meio à escuridão da angústia, todavia, a esperança ainda brilha, pois as misericórdias e compaixão de Deus nunca falham.

Nesses poemas acrósticos (Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase.), cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico é usada para iniciar uma estrofe do poema. O estilo acróstico, muito usado na época, era usado para memorização mais simples e rápida. O quinto poema é provavelmente uma oração pessoal.

Podemos aprender seis coisas com o sofrimento:

1 - O sofrimento deles era resultado dos seus pecados.
2 - O sofrimento deles era visto como causado por Deus e não por seres humanos.
3 - O sofrimento deles poderia conduzi-los a Deus.
4 - Sofrimento, lágrimas e oração devem andar juntos.
5 - A oração deve ser sempre feita buscando algum fio de esperança.
6 - Eles deveriam se submeter pacientemente aos seus sofrimentos.

O profeta Jeremias nos dá algumas lições:

A- O melhor caminho é o arrependimento, pois expande nossa consciência;
B- Não reclame, pode ficar pior;
C- A solução pode está dentro de nossos corações, Jeremias lembra de quem é Deus;
D- Lembre-se que a vida é um milagre, e quem a deu pode tirá-la;
F- Busque a Deus, ele é o Senhor. Ele perdoa pecados.

PRIMEIRA EPÍSTOLA AOS TESSALONICENSES
Com as marcas de sangue e os vergões nos membros, produzidos pelos açoites que receberam em Filipos, Paulo e Silas, libertados do cárcere e rogados pelos magistrados a abandonarem a cidade, refugiaram-se em Tessalônica (At 16, 22-24).

Paulo, anunciou-lhes Jesus Cristo na sinagoga, demonstrando pelas Sagradas Escrituras que Jesus era o Messias prometido e o Filho de Deus (At 17,2-3). Poucos judeus abraçaram o cristianismo. Os judeus, cheios de inveja, atiçaram a plebe e houveram por bem abandonar a cidade. A nova comunidade cristã, constituída sobretudo de gentios, estava, portanto, exposta a graves perseguições e a perigos na fé.

Paulo, não podendo, como era seu desejo, ir pessoalmente ter com os seus tessalonicenses, escreveu-lhes sua primeira epístola. A carta foi escrita de Corinto, provavelmente no ano 51, ou o mais tardar no início de 52, quando Timóteo se encontrava com Paulo.

Sumário Cabeçalho e saudação (1,1).
I parte (1,2-3,13): Paulo agradece ao Senhor (1,2-10); recorda o seu trabalho apostólico no meio deles, (2,1-16); manifesta o desejo de revê-los,
II parte (4-5): exortação a evitar alguns vícios, é necessário conservar-se prontos (5,1-11) e conclui com alguns preceitos morais (5,12-22).

Conclusão: votos e saudações, com a recomendação de fazer com que a carta seja lida "a todos os irmãos (5,23-28).


SEGUNDA EPÍSTOLA AOS TESSALONICENSES
Bem depressa, porém, novas nuvens surgiram no horizonte. Alguns cristãos, com algumas frases mal interpretadas da epístola de S. Paulo. Conseqüência do estado de alma que se determinara em muitos era uma plena ociosidade, abstenção do trabalho e desinteresse pelas coisas materiais, na expectativa do grande dia. Dominava, portanto, entre os cristãos de Tessalonica um erro teórico e prático, grandemente funesto. Paulo, que se mantinha constantemente informado do estado de sua amada cristandade, intervém 'com outra epístola, a fim de instruir esses neófitos e pô-los de sobreaviso contra os semeadores de falsas doutrinas.

Sumário Cabeçalho e saudação (1,1-2).
 1. Ação de graças a Deus pela caridade e constância na fé dos tessalonicenses (1,3-5); justo juízo de Deus, que dará a cada um segundo os seus méritos (1,6-12).
2. O tempo da parusia (presença real de Cristo) é incerto, não é iminente e será precedido de sinais precursores. Exortação a permanecerem firmes na fé (2,13-17).
3. Preceitos morais, conseqüências práticas da parte doutrinal (3,1-15).

Conclusão: saudação final (3,18).
Infelizmente, devido à falta de alguns elementos da catequese oral de Paulo, permanecemos no escuro a respeito de: quem é o anticristo, qual o obstáculo que o retém, Apocalipse no que diz respeito à segunda vinda de Cristo.




08 de setembro: Nossa Senhora da Vitória; rogai por nós!
No século XV Espanha fazia esforços para expulsar os mouros de Granada, seu último bastião ibérico. Na época dos reis católicos Fernando e D. Isabel, São Francisco de Paula enviou os frades penitentes: Padre Bernardino da Cropalati e Padre Giacomo L' Espervier para acalmarem os temores dos reis quanto a invasão muçulmana. Três dias após a chegada dos dois missionários, os mouros foram derrotados. Isto ocorreu em 18 de agosto de 1487, e em gratidão ao obtido, os reis mandaram erguer uma Igreja com o nome de Nossa Senhora da Vitória, no lugar onde estivera a tenda real na época das batalhas. Assim, os religiosos desta ordem na Espanha, foram chamados de Frades da Vitória. Seguindo a mesma idéia, o então Vigário - Pe. Carlos Gomez, da Igreja São Francisco de Paula, na Barra da Tijuca, em 1991, sugeriu o nome de Nossa Senhora da Vitória a récem erguida Paróquia no Alfa-Barra, a qual foi um desmembramento de sua Igreja. Desde então, a nova Paróquia ficou sob a responsabilidade do Pe. Joel Amado.

Foi declarada padroeira da Málaga pelo Papa Pio IX em 12 de dezembro de 1867 
E foi coroada cononicamente em 8 de fevereiro de 1943.