terça-feira, 30 de agosto de 2011

ORAÇÃO

"Com toda sorte de preces e súplicas, orai constantemente no Espírito. Prestai vigilante atenção neste ponto, intercedendo por todos os cristãos."
Ef 6,18

Caríssimos irmãos em Cristo Jesus,

Nossa escola hoje teve a participação de Ana MariaAndré, Antônio Gomes, Aurinha, Bruno, Céia, Cida Souza, Juviani, Lorena Zonateli, Luciano, Márcio PadovaniPatrícia, Rodrigo, Silvana e Sílvio.

Hoje, com orientação de Cida Souza, nossa escola vivencial fez um estudo sobre a oração. Cida refletiu conosco sobre o sentido da oração e sua importância em nossas vidas.

AVISOS:
3º Cursilho Misto
A 3ª reunião preparatória para o 3º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória será realizada no dia 03/09/2011 às 14:00h no CESCLA (Jardim da Penha).
Mapa do CESCLA (Há duas opções para chegar ao local)




Aniversários:
A Escola felicita Alsir Monteiro da Costa (31/08) por mais um ano de vida. Desejamos muitas felicidades e a benção de Nossa Senhora da Penha.


ORAÇÂO
 A Bíblia nos manda orar (Mt 26.41; Mc 14.38; 1 Ts 5.17; Tg 5.16) com toda sorte de oração (Ef 6.18). Há diversos tipos ou espécies de oração e cada um deles segue princípios claros. Há orações que não buscam necessariamente alguma coisa de Deus. Outras visam alterar uma circunstância em nossa vida ou na vida de terceiros. A todas elas Deus deseja ouvir (Sl 65.2; Pv 15.8b)


Tipos de Orações
Ação de Graças
Deus como centro das nossas orações. Atitudes ou atos do nosso reconhecimento e gratidão a DEUS, pelo o que ele nos têm feito. Não é o simples fato de dizer obrigado, mas a expressão de um coração agradecido. Deve ser feita todos os dias. (Jo. 11.41; Sl.35.18; Ef.5. 4,20; Sl.103)

Louvor
São expressões de louvor a Deus pelo que Ele faz. Louvar é reunir todos os feitos de Deus e expressá-los em palavras, numa atitude de exaltação e glorificação ao Seu Nome, que é digno de ser louvado. (Sl 46; Lc 1.46-55).

Adoração
É o tipo de oração que exalta a DEUS pelo o que ele é. O Homem foi criado para adorar ao Criador (Ef. 1.5-12) e nunca estará completo se não for nesta posição. É a resposta do nosso amor ao amor Divino. (I Cr.29.10-12; Sl 100; 1 Sm 2.1-10).

Intercessão
É o momento que pedimos ao Pai pelos outros. Aqui vamos a Deus como sacerdotes, como intercessores, levando a necessidade de outra pessoa. Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa. (Jo.17.9;) Ela faz parte do viver diário dos Santos (Ef. 6.18).

Súplica
É o tipo de oração mais usada, a mais comum; arriscamos até dizer que na maioria das vezes não fazemos outro tipo de oração. É a apresentação a Deus de um pedido, visando satisfazer uma necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus. (Mt.7.7; Jo.14.13,14 e 16.23,24; Sl 59). Façamos nossos pedidos de acordo com a Legislação do reino de Deus - A Bíblia. Antes de pedir defina e identifique a necessidade, tenha certeza que ela seja real e que a Palavra de Deus lhe dá a garantia quanto à tal necessidade.

Entrega
É a transferência de um cuidado ou inquietação para Deus. É lançar o cuidado sobre o Senhor, com um conseqüente descanso. Essa oração é feita quando um cuidado, um problema, a inquietação nos bate à porta e a preocupação parece não ter fim. É a hora de entregar tudo ao Senhor. (Sl 37; 2 Cr 20.5-12 Lc.23,46).

Dedicação
É o tipo de oração que expressa renúncia, quando estamos em conflito em relação à vontade de Deus e voluntariamente nos consagramos e começamos a orar "se for a Tua vontade" e mais adiante dizemos "seja feita a sua vontade", e depois "seja feita a tua vontade e não a minha", e mais adiante "Senhor eu só quero fazer a Tua vontade".


Formas de Oração
Oração Privada (Mt 6.6; Lc.6.12)
Cada filho de Deus tem direito de entrar em Sua presença, com confiança, e apresentar-Lhe a oração da fé (Hb 4.16). Nessa forma de oração só o Espírito de Deus é testemunha. Ela pode ser feita apenas no coração, ou em palavras faladas.

Oração de Concordância (Mt 18.18-20)
Aqui, dois ou três se reúnem em comum acordo sobre o que pedem a Deus. Há um poder liberado através da concordância (Dt 32.30).Jesus perguntava aos que iam ser curados qual era o desejo deles, para com isto gerar a concordância.

Oração Coletiva (At 4.23-31)
Esta é feita quando o Corpo se une em oração. É concordância multiplicada. Um grupo ou toda a Igreja local unida no mesmo propósito levanta sua voz a Deus, não só na palavra ou expressão, mas no mesmo espírito, há uma grande liberação do poder de Deus.

Oração Final
Senhor bom e misericordioso estamos aqui para te agradecer a oportunidade de estarmos juntos com saúde, com alegria, com amor. Queremos te pedir pelos enfermos e pelos presos. Queremos render-vos Graças publicamente, queremos te louvar Senhor Jesus, queremos te exaltar, queremos te Adorar.
Obedecendo aos seus ensinamentos estamos te pedindo por cada um de nós cursilhista e pelo 3º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória, pois tu disse "Pedi e vos será dado, Buscai e Achareis, Batei e a vós será Aberto" e na certeza de sermos atendidos rezemos. Amém.


Hoje, 30 de agosto de 2011: São Cesário de Arles, São Félix e Santo Adauto; rogai por nós!


terça-feira, 23 de agosto de 2011

AS BEM-AVENTURANÇAS

"Quem é esse homem, a quem até o vento e o mar abedecem?"
Mt 8,27


Bem-aventurados irmãos em Cristo Jesus,

Nossa escola hoje teve a participação de Ana Maria, Ana Paula, André, Antônio Gomes, Bruno, Céia, Juviani, Lorena Zonateli, Luciano, Márcio Padovani, Paula, Silvana, Sílvio e Veridiana.

Hoje, com orientação de Padovani, estudamos as Bem-Aventuranças (Mt 5,1-12). Modelo de vida ensinado por Jesus.


Aniversários:
A Escola felicita Paula Freitas (24/08), Juviani Mattielo Alves (27/08) e Mariana Nascimento Costa (28/08) por mais um ano de vida. Desejamos muitas felicidades e a benção de Nossa Senhora da Penha.


AS BEM-AVENTURANÇAS
O Evangelho de São Mateus apresenta o tema das Bem-Aventuranças. É um texto muito conhecido dos católicos cristãos. É o Projeto do Novo Reino que entra em questão. Assim ele apresenta o Evangelho baseado em 5 DISCURSOS de Jesus. Deseja mostrar Jesus como o novo Moisés, que na Montanha promulga a nova LEI (= as bem-aventuranças).


Veremos a seguir o primeiro discurso e um comentário de cada bem-aventurança apresentada pelo nosso evangelista. É bom ter presente que a primeira bem-aventurança está em sintonia com a oitava, porque uma abre e a outra praticamente fecha o tema. As outras – de quatro a nona – são uma explicação destas duas.

- Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus (v.3).
Freqüentemente tentou-se atenuar a força dessa expressão, como se os pobres em espírito fossem pessoas “humildes”, independentemente de sua condição social. A palavra pobre recorda os ‘anawim’ do Antigo Testamento e da época de Jesus: são os que depositaram sua confiança em Deus enquanto última instância, porque a sociedade lhes negava justiça. “O pobre é a pessoa honrada, piedoso, espiritualizado, justo (praticante da justiça, “ajustado diante de Deus), aberto a Deus e por isso feliz”. O Reino é deles porque, vivendo assim, realizam o pedido de Jesus (cf. 4,17: “Convertam-se, porque o reino do céu está próximo). Mas, por outro lado, mundo diz: "felizes os que têm dinheiro e sabem usá-lo para comprar influências, comodidade, poder, segurança e bem-estar". Onde está a verdadeira felicidade? Quem é, realmente, feliz?

- Bem-aventurados ao aflitos, porque serão consolados (v.4).
Esta bem-aventurança precisa ser a partir do premio merecido: o consolo. O consolo é uma realidade que Jesus nos traz e que compreende a dor da pessoa que precisa ser consolada. Esta bem-aventurança esclarece a vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e a dor e quando Ele ressuscita fica mais evidente o sentido desta vitória. Neste sentido perceberemos que o Deus de Jesus Cristo é o Deus do Consolo (cf. Is 40, 1-5).

- Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra (v.5).
Não é fácil encontrar um adjetivo que justifique esta bem-aventurança. Porém, ela esta em sintonia com a primeira. Muitas vezes os mansos estão ligados com a realidade dos pobres, humildes. Eles têm a esperança da retribuição. Uma ressonância encontra com o Salmo 37, onde diz: “Não se irrite por causa dos maus, nem tenha inveja dos injustos. Ele são como erva: secam depressa, murcham logo como a relva. Confie em Javé e pratique o bem... Porque os maus vão ser excluídos, e os que esperam em Javé possuirão a terra... e não haverá mais injusto; os pobres vão possuir a terra... o injusto faz intrigas contra o justo, e contra ele range os dentes. (Salmo 37,1-3.9-12). A expressão “herdarão a terra ou possuirão a terra” poderia ser o prêmio do reino dos céus. Porém, este reino começa aqui nesta terra e tem um sentido de que o homem pode se esforçar por um mundo melhor. Não foi assim a vida de Jesus! Ele curou os enfermos, a dor... saciou a fome, a sede, pregou um Reino diferente na terra. E nós...?!?

- Bem aventurado os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados (v. 6).
São necessidades sentidas e intensas e que ser inclusive de Deus. Diz o salmista: > “Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando verei a face de Deus?” (Sl 42,2-4); “Ó Deus, tu és o meu Deus, por ti madrugo. Minha alma tem sede de Ti, minha carne te deseja com ardor” (Sl 63, 2).
A fome significa na Bíblia a tendência e a lembrança ao Deus da vida. Jesus disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem acredita em mim nunca mais terá sede” (Jo 6,35). Os homens acreditam que Deus fará justiça aos que são oprimidos pela injustiça. A situação de “fome e sede de justiça” clamam para que cessem a injustiça atual. A justiça corresponde ao Reinado de Deus sobre tudo e sobre todos. Por que a esperança de justiça se cumpre em Jesus Messias e Salvador na cruz. De fato “Javé é nossa justiça” (Jr 23,6).

- Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (v. 7).
Misericórdia é uma palavra composta por “miséria e coração”. É olhar para a miséria do outro, do próximo, de uma pessoa com o coração e não com a razão. Por isso que os “misericordiosos” têm uma atitude diferente frente a qualquer realidade. Jesus insiste na virtude da misericórdia: “Eu quero a misericórdia e não o sacrifício” (Mt 9,13). Então aqueles que têm o espírito de Jesus misericordioso terão a mesma atitude de Deus que é amor, perdão, compassivo, compreensão, ajuda, a partilha, a solidariedade... Como recompensa serão felizes e alcançarão a misericórdia.
- Bem-aventurados os de puro coração, porque verão a Deus (v. 8).
Esta bem-aventurança se inspira no salmista, que diz: “aquele que tem mãos inocentes e coração puro,... esse receberá a benção de Javé e do seu Deus salvador receberá a justiça” (Sl 24,4-5). Para os semitas, o coração é a sede das opções profundas que marcam a vida inteira. Ser puro de coração é ter conduta única, em perfeita sintonia com o Reino. Mas Jesus nos alerta: “é do coração que vêm as más intenções: crimes, adultério, imoralidade, roubos, falsos testemunhos, calúnias. Essas coisas é que tornam o homem impuro...” (Mt 15,19-20).
No Antigo Testamento, a pureza dependia de uma série de ritos mediante os quais as pessoas tinham acesso a Deus. Na nova Aliança, a pureza é sinônimo de opção pelo Reino de Deus (=optar por Jesus) e de respeito pela vida das pessoas. Espiritualizando esta bem-aventurança, serei felizes e puros de coração!

- Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus (v. 9)
Quem trabalha para alcançar a paz entre os homens atua como Deus, porque Deus é o Deus da Paz (Rm 15,33; 16,20). A promoção da Paz, (do Shalom) é fruto misericórdia e da pureza de coração. Depois da ressurreição Jesus saudou os Discípulos: “a paz esteja com vocês” (Jo 20, 19.21.26). A paz que propõe o Evangelho é a dignidade da vida em todos os sentidos. Não se trata de uma paz meramente pessoal, egoísta... mas também a nível social. Parece até contraditório, mas “somos promotores da paz e do evangelho” e vivemos num clima de guerra, de violência, injustiça, etc... E a nossa sociedade atual estimula: "felizes os que não têm medo de lutar contra os outros, pois só assim podem ser pessoas de sucesso". O que é que torna o mundo melhor: a paz ou a guerra? Pensemos!!
 
- Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus (v.10).
Temos aqui o eco da primeira bem-aventurança... “porque deles é o reino dos céus”. Quem são os perseguidos? São os Discípulos e Missionários de Jesus. E por que são perseguidos? Por causa da justiça. Em outras palavras são aqueles que “são ajustados” diante de Deus. Diz Jesus: “Quando perseguirem vocês numa cidade... / É por isso que eu envio a vocês profetas, sábios e doutores: a uns vocês matarão e crucificarão, a outros torturarão nas sinagogas, e os perseguirão de cidade em cidade” (Mt 10,23; 23,34). Assim permanece a idéia de que “o justo deve sofrer a causa da injustiça”. Contudo, o destino que aconteceu com Jesus (= a cruz) deverá acontecer também com os seus Discípulos.

- Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus (v. 11-12).
A última bem-aventurança revela as tensões e conflitos enfrentados pelas comunidades siro-palestinenses no meio das quais nasceu o Evangelho de Mateus. No tempo em que o evangelho foi escrito, essas comunidades passavam por crise de identidade, com perigo de abandono do projeto de Deus. Os conflitos vinham de fora: a sociedade estabelecida começou a difamar os cristãos, caluniando-os e perseguindo-os. Tornava-se difícil resistir diante das pressões e tribulações de toda espécie. O evangelho lhes lembra que ser discípulo de Jesus é ser como os profetas do Antigo Testamento: “Desse modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês” (v. 12b).
Frei João - Paróquia São Peregrino – Acre (http://www.catequisar.com.br/texto/materia/fe/131.htm)

Hoje, dia 23 de agosto de 2011: Santa Rosa de Lima; rogai por nós!
Santa Rosa de Lima: primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Olá irmãos em Cristo,
Hoje em nossa escola tivemos a presença de Alessandro, Ana Maria, André, Antônio Gomes, Audinei, Aurinha, Cida Souza, Céia, Juviani, Lorena, Luciano, Márcio Padovani, Patrícia, Sílvio, Silvana e Veridiana.

O tema do nosso estudo de hoje foi a , e Silvana preparou uma mensagem que nos ajudou a entender melhor a nossa vivência na fé.


 
AVISOS
Aniversários:
A Escola deseja muitas felicidades pelo aniversário de Cida Souza (17/08). Desejamos que Nª Senhora da Penha a abençoe.

Reunião do GED:
A reunião do mês de agosto foi transferida para o dia 22/08 (segunda-feira) às 20:00h na Sede Social Nossa Senhora do Rosário (Dispensário) - Prainha.

3º Cursilho Misto:
A 2º Reunião preparatória será dia 20/08 (sábado) às 14:00h na Sede Social Nossa Senhora do Rosário (Dispensário) - Prainha.

FÉ - APOSTAR EM DEUS
Algumas considerações sistemáticas:
  • Fé (´aman) = ser firme ou sólido (AT)
  • Fé e aceitação de uma pessoa e de suas exigências (NT)
  • Crer em Deus é muito mais querer fazer um mundo diferente do que uma realidade palpável
  • A explicação da fé não é a fé
  • O saber da fé só é válido na medida em que ele é transformador. Se não transforma, provamos que o Deus em que acreditamos não existe.
  • Fé é uma ato de confiança, entrega.
  • Atitude tradicional da fé: Acreditar em Deus – envolve a razão – o homem aprende uma doutrina – conduz a um saber sobre Deus
  • Atitude evangélica da fé: Comprometer-se com Deus – envolve o homem total – o homem desenvolve uma prática de vida – conduz a uma conversão

Atitude tradicional da fé:
Acreditar em Deus
envolve a razão
o homem aprende uma doutrina
conduz a um saber sobre Deus
Atitude evangélica da fé:
Comprometer-se com Deus
envolve o homem total
o homem desenvolve uma prática de vida
conduz a uma conversão
 
 É preciso também aprofundar a fé. Vou explicar. Todos nós praticamente herdamos a fé. Os avós, os pais eram cristãos, católicos, nós também. E acontece que, na medida que vamos crescendo – é o bigode, é o batom, é o trabalho, é o namoro, é a crítica, é a liberdade – e a Religião, a Igreja, Deus, podem ir ficando para trás, pequenos, como coisa de velhos ou de crianças. E a fé herdada e não assimilada vai se diluindo na lembrança, vira uma certa tradição mais ou menos saudosista, pratica rotineira... 
Diante desse perigo, além da oração, do serviço fraterno, do compromisso com a justiça e da participação na comunidade, devemos estudar a fé; isso mesmo, estudar Deus, seu Mistério, sua Palavra, a vida de Jesus. Não acreditem na fé daquele ou daquela que, podendo, não lê, não se interessa pela fé cristã. A catequese não é só para as crianças e a teologia não é só para teólogos. Será que Deus não é interessante??? 
(Dom Pedro Casaldáliga, textos extraídos)


O que nos diz o Caticismo da Igreja Católica
II. "SEI EM QUEM PUS MINHA FÉ" (2TM 1,12)

CRER SOMENTE EM DEUS
150 A fé é primeiramente uma adesão pessoal do homem a Deus; é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, o assentimento livre a toda a verdade que Deus revelou. Como adesão pessoal a Deus e assentimento à verdade que ele revelou, a fé cristã é diferente da fé em uma pessoa humana. E justo e bom entregar-se totalmente a Deus e crer absolutamente no que ele diz. Seria vão e falso pôr tal fé em uma criatura.
 

CRER EM JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS
151 Para o cristão, crer em Deus é, inseparavelmente, crer naquele que Ele enviou, "seu Filho bemamado", no qual Ele pôs toda à sua complacência; Deus mandou que O escutássemos. O próprio Senhor disse a seus discípulos: "Crede em Deus, crede também em mim" (Jo 14,1). Podemos crer em Jesus Cristo por que ele mesmo é Deus, o Verbo feito carne: "Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está voltado para o seio do Pai; este o deu a conhecer" (Jo 1,18). Por ter ele "visto o Pai" (Jo 6,46), ele é o único que o conhece e pode revelá-lo.


CRER NO ESPÍRITO SANTO
152 Não se pode crer em Jesus Cristo sem participar de seu Espírito. E o Espírito Santo que revela aos homens quem é Jesus. Pois "ninguém pode dizer 'Jesus é Senhor' a não ser no Espírito Santo" (1 Cor 12,3). "O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus... O que está em Deus, ninguém o conhece a não ser o Espírito de Deus" (1 Cor 2,10-11). Só Deus conhece a Deus por inteiro.
Cremos no Espírito Santo porque Ele é Deus.
A Igreja não cessa de confessar sua fé em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.

III. AS CARACTERÍSTICAS DA FÉ

A FÉ É UMA GRAÇA
153 Quando São Pedro confessa que Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo, Jesus lhe declara que esta revelação não lhe veio "da carne e do sangue, mas de meu Pai que está nos céus". A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele. "Para que se preste esta fé, exigem-se a graça prévia e adjuvante de Deus e os auxílios internos do Espírito Santo, que move o coração e o converte a Deus, abre os olhos da mente e dá a todos suavidade no consentir e crer na verdade."
 
A LIBERDADE DA FÉ
160 Para que o ato de fé seja humano, "o homem deve responder a Deus, crendo por livre vontade. Por conseguinte, ninguém deve ser forçado contra sua vontade a abraçar a fé. Pois o ato de fé é por sua natureza voluntário". "Deus de fato chama os homens para servi-lo em espírito e verdade. Com isso os homens são obrigados em consciência, mas não são forçados... Foi o que se patenteou em grau máximo em Jesus Cristo." Com efeito, Cristo convidou à fé e à conversão, mas de modo algum coagiu. "Deu testemunho da verdade, mas não quis impô-la pela força aos que a ela resistiam. Seu reino... se estende graças ao amor com que Cristo, exaltado na cruz, atrai a si os homens."
 
A PERSEVERANÇA NA FÉ
162 A fé é um dom gratuito que Deus concede ao homem. Podemos perder este dom inestimável; São Paulo alerta Timóteo sobre isso: 'Combate... o bom combate, com fé e boa consciência; pois alguns, rejeitando a boa consciência, vieram a naufragar na fé" (1Tm 1,18-19). Para viver, crescer e perseverar até o fim na fé, devemos alimentá-la com a Palavra de Deus; devemos implorar ao Senhor que a aumente; ela deve "agir pela caridade" (Gl 5,6), ser carregada pela esperança e estar enraizada na fé da Igreja.

Dogmas da Igreja Católica
No Catolicismo, o dogma é uma verdade revelada por Deus. Com isto o Dogma é imutável e definitivo (não pode ser revogado). Para que um ensinamento da Igreja seja considerado um dogma são necessárias duas condições:
 
1. O Sentido deve estar suficientemente manifestado;
2. Esta doutrina deve ser definida pela Igreja como revelada.
- Lista dos dogmas proclamados pela Igreja Católica
- A Igreja Católica proclama a existência de 43 Dogmas

Vejamos alguns:
1- A Existência de Deus
"A idéia de Deus não é inata em nós, mas temos a capacidade para conhecê-Lo com facilidade, e de certo modo espontaneamente por meio de Sua obra"

5- Santíssima Trindade
"Em Deus há três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; e cada uma delas possui a essência divina que é numericamente a mesma "

6- Jesus Cristo é verdadeiro Deus e filho de Deus por essência
"O dogma diz que Jesus Cristo possui a infinita natureza divina com todas suas infinitas perfeições, por haver sido engendrado eternamente por Deus."

12- Ao terceiro dia depos de sua morte, Cristo ressuscitou glorioso dentre os mortos
"ao terceiro dia, ressuscitado por sua própria virtude, se levantou do sepulcro"

14- Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do Nada
"A criação do mundo do nada, não apenas é uma verdade fundamental da revelação cristã, mas também que ao mesmo tempo chega a alcançá-la a razão com apenas suas forças naturais, baseando-se nos argumentos cosmológicos e sobretudo na argumento da contingência."

17- O homem é formado por corpo material e alma espiritual
"a humana como comum constituída de corpo e alma"

21- Maria, Mãe de Deus
"Maria gerara a Cristo segundo a natureza humana, mas quem dela nasce, ou seja, o sujeito nascido não tem uma natureza humana, mas sim o suposto divino que a sustenta, ou seja, o Verbo. Daí que o Filho de Maria é propriamente o Verbo que subsiste na natureza humana; então Maria é verdadeira Mãe de Deus, posto que o Verbo é Deus. Cristo: Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem"

22- A Assunção de Maria
"A Virgem Maria foi assumpta ao céu imediatamente depois que acabou sua vida terrena; seu Corpo não sofreu nenhuma corrupção como sucederá com todos os homens que ressuscitarão até o final dos tempos, passando pela descomposição."

28- O Baptismo é verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo
"Foi dado todo poder no céu e na terra; ide então e ensinai todas as pessoas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

31- A Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação
"Basta indicar a culpa da consciência apenas aos sacerdotes mediante confissão secreta"
 
32- A Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo
"Aquele que come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna"
 
33- Cristo está presente no sacramento do altar pela Transubstanciação de toda a substância do pão em seu corpo e toda substância do vinho em seu sangue
"Transubstanciação é uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de uma coisa a outra. Cessam as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem em seus lugares o Corpo e o Sangue de Cristo. A Transubstanciação é uma conversão milagrosa e singular diferente das conversões naturais, porque não apenas a matéria como também a forma do pão e do vinho são convertidas; apenas os acidentes permanecem sem mudar: continuamos vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque neles está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo."
 
37-A Morte e sua origem
"A morte, na atual ordem de salvação, é consequência primitiva do pecado"

38- O Céu (Paraíso)
"As almas dos justos que no instante da morte se acham livres de toda culpa e pena de pecado entram no céu"

39- O Inferno
"As almas dos que morrem em estado de pecado mortal vão ao inferno"

40- O Purgatório
"As almas dos justos que no instante da morte estão agravadas por pecados veniais ou por penas temporais devidas pelo pecado vão ao purgatório. O purgatório é estado de purificação"

43- O Juízo Universal
"Cristo, depois de seu retorno, julgará a todos os homens."

Somente pela fé, conseguimos assumir a caminhada de Jesus Cristo. Se acharmos que a razão se sobresai ao que vem de Deus (bíblia, Jesus Cristo, tradição da igreja), jamais alcançaremos o coração puro e aberto a Graça.  A fé é aceitar por antecipação a salvação e a herança que nos é prometida.
Aumente sua fé, cursilhista. Não esqueça: Oração, Formação e Ação (testemunho ambiental).
Hoje 16 de agosto de 2011: São Roque, Santo Estevão da Hungria, São João Francisco Régis; rogai por nós!           

terça-feira, 9 de agosto de 2011

AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES

"Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês." Jo 15, 7

Olá irmãos cursilhistas,
Hoje em nossa escola tivemos a presença de: Ana Maria, André, Céia, Cida Souza, João Paulo, Juviani, Luciano, Marcifran, Márcio Padovani, Patrícia, Paula, Orlando, Rodrigo, Silvana e Sílvio.

Hoje fizemos o estudo sobre o Mês das Vocações. Padovani introduziu nosso estudo fazendo uma pequena explicação sobre Vocações. Em seguida dividimos a escola em quatro grupos e cada grupo discutiu cada um dos domingo do mês das vocações. Ao final, fizemos uma plenária falando um pouco o que apredemos e apresentamos um desenho simbolizando cada domingo. Os desenhos estão disponíveis abaixo.

AVISOS:
Reunião do GED
A reunião do dia 08/08 foi transferida para o dia 15/08. Todos estão convidados.

Pré-Cursilho
Fichas para o 3º Cursilho Misto podem ser retiradas com Luciano.

Missa de Santa Clara (11/08/2011)
Santuário - Centro de Vila Velha - 19:00h
Comunidade de Santa Clara - Coqueiral de Itaparica - 19:30h


AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES
Somos chamados à Santidade, eis a nossa primeira vocação.
“Nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor." (Ef 1,3-6).
Agosto é desde 1981 o mês vocacional. Neste mês somos chamados a refletir sobre esta questão vital para a nossa Igreja: o chamado e a resposta. O mês vocacional quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia-a-dia o chamado que o Pai nos faz.
Quando ouvimos a palavra vocação, logo a entendemos num sentido bastante vago e geral, como sendo uma inclinação, um talento, uma qualidade que determina uma pessoa para uma determinada profissão, por exemplo, vocação de pedreiro, de mãe, de médico. 
Vocação, em sentido mais preciso, é um chamamento, uma convocação endereçada à minha pessoa, a partir da pessoa de Jesus Cristo, convocando-me a uma ligação toda própria e única com Ele, a segui-lo, (cf. Mc 2,14).
Vocação, portanto, significa que anterior a nós há um chamado, uma escolha pessoal que vem de Jesus Cristo, a quem seguimos com total empenho.

"Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi ..." (Jo 15,16)
 
·       Vocação Fundamental: Entendemos por vocação fundamental o chamado de cada pessoa à vida, a ser Filho de Deus, a ser cristão, a ser Igreja. É um chamado a desenvolvermos plenamente todas as nossas potencialidades. As vocações específicas derivam da vocação fundamental.
·       Vocação Específica: Entendemos por vocação específica a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso. As vocações específicas são três: laical, religiosa e sacerdotal.
 
A Vocação na Sagrada Escritura
1 – Antigo Testamento
No AT, todas as vocações têm por objeto missões. Deus chama para enviar:
Vocação de Moisés (Ex. 3,1-15) – (...) 4 Javé viu Moisés que se aproximava para olhar. E do meio da sarça Deus o chamou: "Moisés, Moisés!" Ele respondeu: "Aqui estou". (...) 7 Javé disse: "Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. (...)10 Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel". 11 Então Moisés disse a Deus: "Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?" 12 Deus respondeu: "Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha". (...)
Vocação de Jonas (Jn 3, 1-5.10) – 1 A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2 "Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar". 3 Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada.
Outros exemplos: Vocação de Abrão (Gn. 12,1-9), Vocação de Samuel (1Sm 3,1-21), Vocação de Isaías (Is. 6,1-10),Vocação de Jeremias (Jr. 4, 4-10)

2 – Novo Testamento
No NT, o ponto alto é a Vocação/Missão de Jesus. Muitos ajudaram no cumprimento:
 
Vocação de Jesus Cristo – Jesus repete frases características: “Eu fui enviado ...” – “Eu vim” – “O Filho do Homem veio ...”, para anunciar o Evangelho (Mt 1,38), “cumprir a Lei e os Profetas” (Mt 5,17), “chamar não os justos, mas os pecadores” (Mc 2,17), “procurar e salvar o que estava perdido” (Lc 19, 10), “veio não para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos” (Mc 10,45).
Vocação de Maria ( Lc 1,26-38) – (...) 30 O anjo disse: "Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. 31 Eis que você vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus. 32 Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, 33 e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim." (...) 38 Maria disse: "Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." E o anjo a deixou.
Vocação de André, Simão, Tiago e João (Mc. 1, 16-20) – 16 Ao passar pela beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André; estavam jogando a rede ao mar, pois eram pescadores. 17 Jesus disse para eles: "Sigam-me, e eu farei vocês se tornarem pescadores de homens." 18 Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus.
19 Caminhando mais um pouco, Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes. 20 Jesus logo os chamou. E eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo a Jesus.
Outros exemplos: Vocação de Pedro (Jo. 21,15-19), Vocação de Paulo (At. 9,3-22)

No mês de Agosto, a cada domingo, dedicamos nossas orações e nossa atenção a um dos tipos de vocações:

Primeiro Domingo – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre

No primeiro domingo do mês vocacional celebramos o Dia do Padre inspirado pela festa de S. João Maria Vianney, patrono do clero. O ministério sacerdotal está a serviço de todos os demais serviços na vida Igreja. A pessoa do padre tem um valor muito grande para a comunidade uma vez que a ele foi confiada a missão de evangelizar. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho. Os diáconos são celebrados no dia 10 de agosto, na festa de S. Lourenço. Tendo recebido o sacramento da Ordem, os diáconos estão a serviço dos padres e bispos, no exercício da caridade e do anúncio do Evangelho. A presença do diácono é uma grande benção para todas as comunidades.
(Desenho feito pelo grupo 01)



Segundo Domingo – Vocação Familiar – Dia dos Pais

Neste  domingo  celebramos a  vocação  da família na pessoa do pai.   Em  tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade  como  um  todo. A família  é chamada por  Deus a ser  testemunha  do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação.
O Pai na família é fundamental. Seu papel de educador, em colaboração com a mãe, é um dos pilares da unidade e bem estar familiar cujos frutos são filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. O pai é representante legítimo de Deus perante os filhos e é sua missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais que o amor, compaixão e harmonia reinem no lar. Ser pai é buscar um mundo melhor para os filhos e demonstrar que a família deve sempre ser a base da nossa sociedade.

 (Desenho feito pelo grupo 02)

Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa
(Desenho feito pelo grupo 03)
No terceiro domingo do mês vocacional, festa litúrgica da Assunção de Maria, modelo daqueles que dizem sim, a Igreja lembra dos religiosos. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.
O carisma é um dom, uma graça, um presente, está relacionado diretamente com o ser da pessoa, é a ação de Deus na vida da pessoa. Esse dom, dado pelo Espírito Santo, torna a pessoa apta para uma determinada missão. O religioso ingressa numa determinada Família Religiosa conforme o carisma que possui. De acordo com o carisma da instituição, os religiosos assumem uma missão específica.

Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que a vida evangélica é plenamente possível de ser vivida, mesmo em mundo excessivamente material e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.


Quarto Domingo – Vocações Leigas - Dia dos Ministérios Leigos
(Desenho feito pelo grupo 04)
Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.
Ser leigo atuante é ter  consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a  caminha  e  o  crescimento  das comunidades rumo a Pátria Celeste. Todo leigo tem  um carisma  e recebe dons de Deus que são colocados a serviço do próximo pelo bem de todos. Assumir  esta vocação  é doar-se  pelo Evangelho  e  estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.
Dia do Catequista:  Nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos, a Igreja celebra neste dia o ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

Hoje, 09 de agosto de 2011: Santa Teresa Benedita da Cruz(Edith Stein), São Fermo e São Rústico; rogai por nós!