terça-feira, 24 de maio de 2011

A ESTRUTURA DO MCC

Amados irmãos decolores,
"Vocês foram escolhidos de acordo com a presciência de Deus Pai e através da santificação do Espírito Santo, para obedecerem a Jesus Cristo e serem purificados pelo seus sangue. Que a graça e paz sejam abundantes para vocês". 1 Ped 2.

Feliz de nossa escola por ter presente: Lorena Soares, Juviani, Marcifran, Rodrigo, Antônio Gomes, Paula, Cida Souza, Ana Paula, Tatiane, Orlando, Ana Maria, João Paulo, Luciano, Lorena Zonatelli, Bruno, André, Veridiana, Audinei, Renata, Rafael , Lucas, Silvana, Padovani e Emílio.

Hoje foi dia de conhecer a estrutura organizacional do MCC. Silvana nos apresentou como o Cursilho se apresenta desde o OMCC (Organismo Mundial de Cursilhos de Cristandade) até o GED (Grupo Executivo Diocesano).

Estrutura do Movimento de Cursilhos de Cristandade

- Em nível Mundial
OMCC - Organismo Mundial de Cursilhos de Cristandade 
O Organismo Mundial de Cursilhos de cristandade é o órgão de coordenação do Movimento de Cursilhos de Cristandade, que promove uma unidade de compreensão do carisma e da essência do Movimento dos Cursilhos a nível mundial. 
Atualmente está sediado em Brisbane, Queensland, Austrália

Há a nível mundial quatros grupos Internacionais:
Grupo Asia Pacifico: A/P
Presidente: Tam Nguyen, VIETNAM IN DIASPORA - tamyen@iinet.net.au - até 2013

Grupo Europeo: GET
Presdiente: Hans Perchtold, AUSTRIA - GECC.austria@gmx.at - até dezembro de 2013    

Grupo Latinoamericano de Cursillos de Cristiandad: GLCC
Presidente: Alberto Stang, ARGENTINA - fliastang@hotmail.com - até dezembro de 2013

Grupo Norteamericano y Caribe: NACG

Presidente: Gail Terrana - gater77@gmail.com - até dezembro de 2013


- Em nível de Brasil
Em território brasileiro o Cursilho é coordenado por um grupo chamado GEN - Grupo Executivo Nacional
Sede: Vila Madalena, São Paulo, SP
Coordenador : Marum Mellem Jacob Neto - São José dos Campos - SP
Vice-coordenador : Antonio Gomes Pereira - Vila Velha - ES
Assessor Eclesiástico : Pe. Xiko - Santa Maria - RS

No Brasil, o MCC é dividio em grupos regionais denominados GER - Grupo Executivo Regional
Os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro fazem parte do GER Leste 1
Coordenador : Luis Carlos - Cachoeiro de Itapemirim
Vice-coordenador : Azevedo - Nova Iguaçu
Assedor Eclesiástico: Pe. Arnaldo - Nova Iguaçu


O GER Leste 1 é divido em grupos diocesanos: GED - Grupo Executivo Diocesano
GED Cachoeiro de Itapemirim
GED Campos
GED Colatina
GED Duque de Caxias
GED Itaguaí
GED Nova Iguaçu
GED Niterói
GED Rio de Janeiro
GED Valência
GED Vitória


Na Arquidiocese de Vitória o GED - Grupo Executivo Diocesano - GED Vitória:
Coordenador: Albertone Sant´Ana Pereira - alberbio@gmail.com
Vice-coordenador : Tarcísio Moreira Neves - tarmoves@ig.com.br
Assessor Eclesiástico: Pe. Humberto

Escola Vivencial de Vila Velha - Santuário do Divíno Espírito Santo - Terça-feira às 19:30h
Escola Vivenal de Vitória - CESCLA - Jardim da Penha - Quarta-feira às 20:00h

Setor Guarapari
Coordenador: Alsir Monteiro da Costa - risla@terra.com.br
Escola Vivencial de Guarapari - Igreja de N Senhora da Conceição - Centro


Os grupos executivos são responsáveis por conduzir os trabalhos do cursilho em cada instância. Entretanto é a Assembléia, tanto em nível nacional (AN - Assembléia Nacional), quanto em nível regional (AR - Assembléia Regional) e diocesano (AD - Assembléia Diocesana), o orgão máximo do cursilho.

Diante da importância da Assembléia, o GED convoca a todos os cursilhistas a participar da
XXI ASSEMBLÉIA DIOCESANA ORDINÁRIA
Data: 18 de Junho de 2011
Horário:  8:00h
Local: Auditório do Santuário do Divino Espírito Santo, Vila Velha.

Lema:  “Que todos juntos nos encontremos unidos na mesma fé” (Cf Ef 4, 12-13)
Tema:  “Peregrinando rumo ao Jubileu – Ano do Agir”

 A Assembléia terá a seguinte ordem do dia:

1. Analizar e aprovar as contas do Exercício, conforme Artigo 42, alínea “d” do Estatuto do MCC;
2. Avaliar a caminhada do MCC a nível Diocesano, desde a XX AD, 2010;
3. Repasse da Assembléia Regional 2011 ;


Hoje dia 24 de maio de 2011: São Vicente de Lérins, rogai por nós!

terça-feira, 17 de maio de 2011

ESTAMOS EM FESTA

"Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações" (At 2, 42)

Olá amigos em Cristo,
Mas um cursilho realizado debaixo das chuvas de graças derramada por Deus em nós!
 2 º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória

Hoje foi dia de festa em nossa escola, recebemos os novos irmãos do último cursilho realizado nesse fim de semana.

Hoje estiveram conosco : Renata, Lucas (filho da Renata e Rafael), Márcio Padovani, Luciano, Danielly, Vitória (filha de Emílio e Danielly), Maria Célia, Gomes, Lorena Soares, Ana Paula, Gilcéia, Silvio, Paula, Patrícia, João Paulo, Cida Souza, Ana Maria, Artur, Lunélia, Jacqueline, Jahyr, Caio (filho da Jacqueline e Jahyr),  Lucilda e Silvana.

Recebemos novos irmãos decolores: Rafael Vaccari Diniz, Bruno Hott de Freitas, Lorena Zanoteli, Marcifran Batista Ferreira, André Luiz Rodrigues Coelho, Rodrigo Ferreira Franco, Juviani Mattiello Alves, Tatiane Plotegher.

Começamos nossa escola ouvindo um pouco os novos cursilhista sobre como foi o dia seguinte ao cursilho.

Márcio fez uma dinâmica com bolas de soprar para mostrar a importância de uma comunidade unida, de uma comunidade onde a presença de todos é força para a caminhada.

Durante a partilha de At 2, 40-47 vimos como os apóstolos viviam nas primeiras comunidades critãs: "Todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas" (At 2,44)
A exemplos dos apóstolos que estavam cheios dos Espírito Santo, também nós chegamos a conclusão que somos uma grande família, onde a ausência de alguém nos faz muita falta. E que só unidos podemos cumprir a missão de ser IGREJA NO CORAÇÂO DO MUNDO  e assim fermentar o evangelho em nossos ambientes.

Ficamo muito felizes também em saber que Rafael e Renata, mesmo morando em Vitória, vão participar da nossa escola em Vila Velha. Sejam bem vindos!

A escola deseja feliz aniversário à Silvana Maria Felix da Penha (13/05), Luciana Nascimento Costa (13/05). Que Nossa Senhora de Fátima abençoes essas nossas irmãs. Parabéns!

Hoje, 17 de maio de 2011: São Pascoal Baylon, rogai por nós!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O CURSILHO E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

"A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22). 

Hoje nossa escola se reuniu com toda equipe do 2º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória. Somos 40 responsáveis trabalhando muito para o sucesso desse cursilho.

Vamos realizar esse cursilho em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2011 - "Fraternidade e a Vida no Planeta". Iremos fazer durante o cursilho a coleta seletiva do lixo de acordo com a proposta abaixo desenvolvida pelo cursilhista João Paulo Santos.

Esse é apenas o começo de um processo que queremos implantar, começando pela Escola Vivencial de Vila Velha, no Santuário e depois ampliando para todas as Paróquias e respectivas Igrejas do município de Vila Velha.  Neste município, o contato foi feito com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) que tem um "Projeto Piloto de Coleta Seletiva" junto com a ASCAVIVE.  A Coleta Seletiva é muito simples e fácil de ser implantada, nós só precisamos efetuadar a devida separação entre o LIXO SECO e o LIXO ÚMIDO; e caso o Projeto Piloto não contemple sua rua ou a de sua Comunidade/Igreja, é só entrar em contato com a ASCAVIVE que eles estão hiper dispostos a ir recolher o LIXO SECO.

Nos casos de Vitória é só deixar o LIXO SECO nos pontos de coleta, ou entarem contato com a PMV/ES para negociar a implementação de novos pontos. E em Guarapari a melhor opção é entrar em contato com a Gilda da Associação dos Catadores (ASSCAMARG), pois ela está super disposta a auxiliar no recolhimento do lixo separado. TUDO ISSO COM CUSTO ZERO PARA VOCÊS!
Contatos: 
- ASCAVIVE (Associação dos catadores de Vila Velha - Genaro) - 3033-4840 - ascinvive@yahoo.com.br; caneela2@yahoo.com.br
- SEMMA (PMVV/ES - Deise) - 3149-7270/7265
- SEMSE (PMV/ES) - Coordenação da Coleta Seletiva, telefone (27) 3382-6771
- ASSCAMARG (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari) ( Gilda) - (27) 8116-8120 / 3261-4816 / 3361-1380.

A CF/2011 no 2º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória

AGINDO através da “Coleta Seletiva de Lixo”.

“O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim de Éden, para o cultivar e guardar”. (Gn 2, 15)

Como “a criação geme em dores de parto” (lema da “Campanha da Fraternidade de 2011” - baseado em “Rm 8, 22”), durante este Retiro do MCC, iremos colocar em prática os ensinamentos de Deus, não apenas resgatando os batizados afastados, mas também fazendo a coleta seletiva de todo o lixo que produzirmos. Dessa forma, além de preservar o Planeta e toda a Criação Divina, estaremos servindo de exemplo aos Novos Cursilhistas.

Por que separar o lixo?

De tudo o que é jogado no lixo, 35% poderia ser reciclado e reaproveitado, e outros 50% transformados em adubo orgânico*;
Nos últimos dez anos a população brasileira cresceu 15% e a geração de resíduos urbanos 49%*;
O aumento do lixo é a 4ª ameaça ambiental*;
O grande responsável pela coleta seletiva no Brasil é o Catador de Lixo;
Hoje no Brasil, a coleta seletiva dá sustento a quase 1 milhão de catadores*;
Famílias inteiras dependem da renda que o material reciclável gera;
É uma forma de se evitar que muitas pessoas trabalhem em lixões;
Contribui com a preservação da nossa saúde, da nossa cidade e do Planeta.
 *Dados fornecidos pela PMVV/ES. 

Como devemos separar o lixo?
É MUITO SIMPLES: separando o LIXO SECO do LIXO ÚMIDO! 

Papéis; papelão; latas; vidros; plásticos; embalagens de leite e sucos, assim como outras embalagens Tetra Pack; e óleo de cozinha usado, armazenado em garrafas pet.
Os itens supracitados devem, na medida do possível, estar “limpos” e secos. “Estar limpo” significa limpar com o mínimo de água. Os papéis devem ser preferencialmente dobrados e não amassados, sem grampos ou clipe.

Importante: Pilhas, baterias, lixo eletrônico, recipientes com gordura ou contaminados não devem ser destinados à coleta seletiva. Pilhas, baterias e lâmpadas usadas devem ser devolvidas para o local de compra ou o fabricante.

O LIXO SECO é aquele que pode ser reciclado. Deverá ser depositado nos locais especialmente sinalizados para esse tipo de lixo. Em seguida, será devidamente recolhido pela Equipe da Limpeza em sacolas plásticas (azuis de preferência), e encaminhado pela Externa da Cozinha à ASCAVIVE (Associação de Catadores de Vila Velha). A ASCAVIVE pesará o LIXO SECO, realizará sua triagem e comercializará os materiais. Os valores recebidos pela sua venda serão diretamente divididos entre eles. 
Restos de comida; papéis e plásticos engordurados; isopor; papel higiênico; fralda descartável; e vidros quebrados embalados de forma segura.

O LIXO ÚMIDO é aquele formado por materiais orgânicos e não recicláveis, como os supracitados. Deverá ser depositado nos locais especialmente sinalizados para esse tipo de lixo. Em seguida, será devidamente recolhido pela Equipe da Limpeza em sacolas plásticas (pretas de preferência), e encaminhado à coleta normal da Prefeitura. A Prefeitura realizará a pesagem e destinará o LIXO ÚMIDO para o Aterro Sanitário da CTRVV (Central de Tratamento de Resíduos Vila Velha - Xuri).

Para refletir: 

“Vi ontem um bicho, na imundice do pátio, catando comida entre etritos. Quando encontrava alguma coisa, nem cheirava: engolia vorazmente. O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem”. (“O lixo”, Manoel Bandeira)  

Vamos separar o lixo para que essa realidade possa um dia desaparecer de nossa sociedade! E que Deus ilumine todos do MCC para que essa pequena iniciativa torne-se uma CORRENTE DE AÇÕES, cada vez maior, nas diversas Comunidades da Arquidiocese de Vitória - ES!

 Para mais informações, dúvidas e/ou sugestões contatar:
João Paulo Santos
(Escola Vivencial de Vila Velha)
Cel.: (27) 9933-4261

Hoje, 10 de maio de 2011: Santo Antonino de Florença, rogai por nós!


quarta-feira, 4 de maio de 2011

OS SANTOS

Olá irmãos em Cristo Jesus,
Essa semana nossa escola estudou sobre os santos. Estiveram presente: Alessandro, Ana Maria, André, Cida Souza, João Paulo, Lorena, Luciano, Márcio Padovani, Paula e  Silvana.

1 – QUEM FORAM OS SANTOS?

Foi alguém que na terra praticou a bondade heróica em todas as suas ações. Um homem ou uma mulher não é canonizado por ter uma só virtude. Não é suficiente que ele não tenha faltas salientes. Mesmo uma pequena fraqueza é uma grande falta num santo. Um santo tem um controle perfeito de todas as virtudes. O santo não faz da sua vida espetáculo. Começa pelas virtudes sólidas, comuns da vida cristã, e depois as desenvolve até um grau extraordinário.
Os santos não foram pessoas raras e especiais que viveram numa só terra ou numa só época particular. Pertencem a todas as épocas e a todas as nacionalidades. São Policarpo, natural da Ásia Menor, viveu no século II; já São Pio X foi um italiano e um Papa do século XX. E os quatro homens que são chamados os Padres do Ocidente, a saber: Santo Agostinho, São Jerônimo, Santo Ambrósio e São Gregório Magno, eram respectivamente da África do Norte, da antiga Iugoslávia e da Itália, e viveram entre os séculos quarto e sexto. Santa Francisca Cabrini era uma freira italiana que fundou hospitais em Nova York e em Chicago. Houve mártires em Nagassaki, no Japão, e padres na Rússia, que foram declarados santos pela Igreja Católica.
No evangelho de S. Mateus (22, 30), Jesus Cristo ensina que os "santos são como os anjos de Deus no céu". Zacarias diz: "que o anjo intercedeu por Jerusalém ao Senhor dos exércitos" (1, 12 -13).
Os justos, os santos e os anjos do Céu se interessam pelos homens, intercedem pelos homens, e devem ser invocados e louvados.
O arcanjo Rafael diz a Tobias: "Quando rezavas com lágrimas, e sepultavas os mortos, eu oferecia tua oração a Deus" (Tob. 7, 12) (Os protestantes tiraram esse livro).
S. Paulo, na mesma carta em que declara Jesus como único mediador entre Deus e os homens, indica também mediadores 'secundários' (I Tm 2, 1-5): "Recomenda que façam preces, orações, súplicas e ações de graças por todos os homens..." Pois, fazer orações por outros, é de fato, ser intercessor e mediador entre Deus e os outros.
Quando a Sagrada Escritura diz que Nosso Senhor é o único caminho entre os homens e Deus, não quer dizer que entre os homens e Nosso Senhor não possa haver intercessores. É claro, só Nosso Senhor é o intercessor entre nós e Deus Pai, mas não significa que entre nós e Ele não existam pessoas que O conheceram, amaram e serviram de forma exemplar.

2 – ORIGEM

A Igreja desde os primeiros séculos reconhecia os mártires como santos (a exemplo de Estevão, considerado o primeiro mártir da Igreja). Ser um mártir da fé era um critério que não deixava dúvidas se uma pessoa devia ser considerada santa, isto é, um modelo na fé, um herói em Cristo e que estava no céu.
Como os católicos hoje, os cristãos dos primeiros séculos eram acusados de idolatria por venerarem os Santos. Mas, em vez dos grupos heréticos (que tanto se difundiram após o século XVI), quem propagava esta mentira era o rabinismo judaico, isto é, os judeus que não abraçaram a fé cristã.
Um exemplo que podemos citar na própria Escritura é a canonização de Estevão. Diz a Escritura que era homem cheio do Espírito Santo (cf. At 6,8). Quando foi martirizado em nome da Fé em Cristo, viu a Glória do Cristo e pediu ao Senhor que recebesse o seu espírito (cf. At 7,55-59). Será que Estevão não foi para o céu? Claro que sim! E foi considerado santo pelo próprio apóstolo Paulo (cf. At 22,20), que assistiu a pregação de Estevão e corroborou com a sua morte. E o bom ladrão que reconheceu Cristo como seu Salvador e que o próprio Senhor lprometeu levá-lo ao paraíso (Lc 23,43), por acaso não é outro exemplo de canonização feita pela própria Escritura?

3 – INTERECESSÃO

"Pelo fato que os do céu estão mais intimamente unidos com Cristo, consolidam mais firmemente a toda a Igreja na santidade... Não deixam de interceder por nós ante o Pai. Apresentam por meio do único Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, os méritos que adquiriram na terra... Sua solicitude fraterna ajuda, pois, muito a nossa debilidade." (CIC 956)
Por tanto para a Igreja Católica, os santos intercedem por nós junto ao Pai, não pelos seus méritos, mas pelos méritos de Cristo Nosso Senhor, o único Mediador entre Deus e os homens.
1TM 2,1-8


4 – CANONIZAÇÃO

Em 993 o Papa João XV procedeu à primeira canonização formal. Isto quer dizer que doravante não valeria mais a aclamação de um Santo por parte do povo de Deus, aprovada pelo Bispo local. O Papa atribuía exclusivamente a si a função de canonizar os Santos - o que se faria após meticuloso processo ou exame dos respectivos indícios de santidade, a fim de se evitarem equívocos por parte do entusiasmo das massas de fiéis. O primeiro Santo assim canonizado foi Santo Ulrico, Bispo de Augsburgo (Baviera), falecido em 973. Nessa ocasião (em 993) João XV endereçou a encíclica Cum conventus esset aos Bispos da Alemanha e da Gália, em que realça dois importantes princípios da veneração dos Santos:

Por canonização (= consignação no cânon ou no catálogo) entende-se a sentença definitiva pela qual o Sumo Pontífice declara estar algum servo de Deus na glória celeste e permite que lhe seja consequentemente prestada pública veneração.

Da canonização distingue-se a beatificação, ato pelo qual o Sumo Pontífice permite seja tributado culto público a um servo de Deus em certa região ou certa família religiosa (excepcionalmente na Igreja universal).

O fato de um pessoa ter sido beatificada não significa que na sua morte ela não passou pelo Purgatório e foi direto para o Céu, Significa que não está no Inferno.

Processo de Canonização
Segundo a Constituição Divinus perfectionis Magister e a instrução Sanctorum Mater, ao bispo diocesano ou autoridade da hierarquia a ele equiparada, de iniciativa própria ou a pedido de fiéis, é a quem compete investigar sobre a vida, virtudes ou martírio e fama de santidade e milagres atribuídos e, se considerar necessário, a antiguidade do culto da pessoa cuja canonização é pedida. Nesta fase a pessoa investigada recebe o tratamento de "Servo de Deus" se é admitido o início do processo.
Haverá um postulador que deverá recolher informações pormenorizadas sobre a vida do Servo de Deus e informar-se sobre as razões que pareceriam favorecer a promoção da causa da canonização. Os escritos que tenham sido publicados devem ser examinados por teólogos censores, nada havendo neles contra a fé e aos bons costumes, passa-se ao exame dos escritos inéditos e de todos os documentos que de alguma forma se refiram à causa. Se ainda assim o bispo considerar que se pode ir em frente, providenciará o interrogatório das testemunhas apresentadas pelo postulador e de outras que achar necessário.
Em separado se faz o exame do eventual martírio e o das virtudes, que o servo de Deus deverá ter praticado em grau heróico (fé, esperança e caridade; prudência, temperança, justiça, fortaleza e outras) e o exame dos milagres a ele atribuídos. Concluídos estes trabalhos tudo é enviado a Roma para a Congregação da Causa dos Santos.
Para tratar das causas dos santos existem, na Congregação para a Causa dos Santos, consultores procedentes de diversas nações, uns peritos em história e outros em teologia, sobretudo espiritual, há também um Conselho de médicos. Reconhecida a prática das virtudes em grau heróico o decreto que o faz declara o Servo de Deus "Venerável".
Havendo apresentação de milagre este é examinado numa reunião de peritos e se se trata de curas pelo Conselho de médicos, depois é submetido a um Congresso especial de teólogos e por fim à Congregação dos cardeais e bispos. O parecer final destes é comunicado ao Papa, a quem compete o direito de decretar o culto público eclesiástico que se há de tributar aos Servos de Deus. A Beatificação portanto, só pode ocorrer após o decreto das virtudes heróicas e da verificação de um milagre atribuído à intercessão daquele Venerável.
O milagre deve ser uma cura inexplicável à luz da ciência e da medicina, consultando inclusive médicos ou cientistas de outras religiões e ateus. Deve ser uma cura perfeita, duradoura e que ocorra rapidamente, em geral de um a dois dias. Comprovado o milagre é expedido um decreto, a partir do qual pode ser marcada a cerimônia de beatificação, que pode ser presidida pelo Papa ou por algum bispo ou cardeal delegado por ele.
Caso a pessoa em causa já tenha o estatuto de beato e seja comprovado mais um milagre pela Igreja, em missa solene o Santo Padre ou um Cardeal por ele delegado declarará aquela pessoa como Santa e digna de ser levada aos altares e receber a mesma veneração em todo o mundo, concluindo assim o processo de Canonização.

5 – VENERAÇÃO / IMAGEM

Nos séculos VIII/IX foi debatida a questão das imagens (iconoclasmo). O objeto da controvérsia eram principalmente as imagens de Jesus Cristo; só acidentalmente foram abordadas as imagens dos Santos e, conseqüentemente, o culto dos Santos. - O Concílio Ecumênico de Nicéia II (787) declarou lícito o uso de imagens sagradas: a estas se presta um culto relativo à pessoa ou às pessoas representada(s) pelas imagens. Tal culto em relação aos Santos é de veneração (dulia) e não de adoração (latréia), que compete a Deus só.

Na Sagrada Escritura há outras passagens que condenam a confecção de imagens como, por exemplo: Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7 e etc. Mas também há outras passagens que defendem sua confecção como: Ex 25,17-22; 37,7-9; 41,18; Nm 21,8-9; 1Rs 6,23-29.32; 7,26-29.36; 8,7; 1Cr 28,18-19; 2Cr 3,7,10-14; 5,8; 1Sm 4,4 e etc.

A estas asserções o Concílio de Trento respondeu tanto na Profissão de Fé Tridentina (13/11/1564, D. -S. 1867 [998]) como no "Decreto sobre a Invocação, a Veneração e as Relíquias dos Santos e as Imagens Sagradas" (3/12/1563). Este último afirma seis pontos:

1) Os Santos, que reinam com Cristo, oram pelos homens;
2) Invocá-los e implorar a sua intercessão é coisa boa e útil;
3) No entanto, Cristo fica sendo o único Redentor;
4) Os benefícios em resposta à oração vêm de Deus através de seu Filho (a Deo per Filium).
O Concílio ainda exortou os Bispos a que instruíssem os fiéis conforme a Tradição da Igreja e impedissem os abusos existentes:
5) A veneração das relíquias se justifica pelo fato de que os corpos dos Santos eram templos do Espírito Santo e serão ressuscitados para a vida eterna;
6) Às imagens dos Santos prestem-se honra e veneração, tendo-se em vista Aquele ou aquele(a)s que tais imagens representam. A veneração das imagens estimula o agradecimento a Deus e a imitação dos heróis da fé (ver D. -S., Enquirídio n.º 1821-1825 [984-988]).

A escola deseja feliz aniversário à Emílio Sant'Ana Pereira (04/05), Fernanda Vieira Rosa (02/05). Que Nossa Senhora da Penha abençoes essas nossas irmãs. Parabéns!

Oração ao Beato João Paulo II
Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.
Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.
Video - Papa João Paulo II - Santos de nossos dias! 

Hoje, dia 04 de mario de 2011: São Floriano e São Ciríaco, rogai por nós!