terça-feira, 26 de abril de 2011

CF 2011 - AGIR

Olá irmãos em Cristo,
Hoje, em nossa escola, tivemos a presença de Alessandro, Ana Maria, André, Antônio Gomes, João Paulo, Lorena, Luciano, Márcio Padovani, Maria Aparecida de Souza, Orlando, Patrícia, Paula, Reginaldo.

Começamos nossa escola meditando o Evangelho de Jo 20, 11-18. Nesse trecho da Sagrada Escritura, vimos Maria Madalena indo ao túmulo de Jesus e seu encontro com o Cristo Ressuscitado. Essa passagem fez a escola refletir, principalmente, sobre três pontos:
- Sabemos reconhecer Jesus em nossa vida?
- Fazemos como Maria Madalena e saímos a anunciar a Ressurreição de Cristo?
- Somos apenas discípulo, apenas o aluno ou somos apóstolos, aquele que sai para anunciar o Cristo Ressuscitado?
Logo após a meditação, continuamos nosso trabalho sobre a Campanha da Fraternidade “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Hoje fizemos a 3ª parte do método VER-JULGAR-AGIR.

Analisamos as propostas, que estão abaixo, do material da CF 2011 e decidimos como proposta de ação para nossa escola o seguinte:
1) Separa o lixo do lanche da escola;
2) Ver a possibilidade de comprar uma caneca de acrílico para cada membro da escola e copos de vidros para visitas;
3) Economizar papel na produção de material para a escola;
4) Levar uma proposta para o próximo cursilho sobre separação de lixo.

Material da CF 2011 - Propostas para se diminuir o consumo pessoal
01 - Faça de conta que as sacolas plásticas não existem: use bolsas e sacolas de algodão para carregar compras...
02 - Consuma produtos locais: o transporte de produtos que vêm de longe consome petróleo e aumenta o efeito estufa.
03 - Diminua a temperatura de geladeira, ar condicionado e estufas no inverno e aumente no verão: assim, você vive melhor e polui menos.
04 - Use melhor os eletrodomésticos: desligue o computador e a televisão quando não são utilizados. O modo stand-by consome energia e, portando, polui.
05 - Pegue sol. Como? Com painéis solares - para aquecer água ou produzir energia elétrica.
06 - Troque (se puder) de carro; prefira os movidos a gás ou etanol. E, principalmente, use-os o menos possível.
07 - Fique com os pés no chão: os aviões provocam 10% do efeito estufa mundial.
08 - Coma frutas e verduras (se orgânicas melhor): carne de ovinos e de bovinos são responsável por 18%das emissões mundiais de gás carbônico, além de favorecer o desmatamento devido à sua exploração intensiva.
09 - Use fraldas ecocompatíveis: a biodegradação das fraldas tradicionais leva 500 anos.
10 - Para conservar os alimentos, use vidro e não alumínio ou plástico: esses poluem e, para a sua produção, o desperdício energético é enorme.
11 - Informe-se com inteligência: existem centenas de sítios, revistas e canais de TV que falam sobre meio ambiente e a sustentabilidade .
12 - Não use papel, utilize a tecnologia digital para enviar e receber documentos e para se informar: Assim, você salva árvores e não polui com o transporte.
13 - Escove os dentes, mas com inteligência: se deixar a torneira aberta, você joga fora 30 litros de água. Abra a torneira só quando for preciso.
14 - Use lâmpadas econômicas: consomem cinco vezes menos e duram 10 vezes mais .
15 - Coma de forma sadia, prefira o orgânico: é um método de cultivo que respeita o meio ambiente.
16 - Coma com consciência: os hamburguês são bons, mas para serem produzidos, requerem uma grande pegada ecológica. Pensa nisso.
17 - Um banho é bom se dura pouco: em três minutos, você consome 40 litros d'água. Em 10 minutos, mais de 130 litros e média.
18 - Pense sempre que todo objeto que você usa irá se tornar lixo: faça com que ele dure o máximo possível.
19 - Usar e jogar fora? Não, obrigado. Por exemplo, use pilhas recarregáveis: podem ser recarregadas até 500 vezes.
20 - Faça a coleta seletiva: é a contribuição mais inteligente e mais importante que você pode dar ao meio ambiente.
Finalizamos a escola com a oração ao Beato João Paulo II, que será feita domingo na Praça de São Pedro no Vaticano pelo Papa Bento XVI, na missa de sua beatificação.




Oração
Ó Deus, rico de misericórdia, que escolhestes o beato João Paulo II para governar a Vossa Igreja como papa, concedei-nos que, instruídos pelos seus ensinamentos, possamos abrir confiadamente os nossos corações à graça salvífica de Cristo, único Redentor do homem. Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Beatificação do Papa João Paulo II
Dia 30/04 (Sábado)
Das 18h às 19h45 – Transmissão da Vigília, no Circo Máximo de Roma. A oração será conduzida pelo Vigário Geral para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini. Na ocasião, o Papa Bento XVI participará por meio de videoconferência.
Dia 1º/05 (Domingo)
A partir das 5h – Transmissão da Missa da beatificação, na Praça de São Pedro, presidida por Bento XVI.
Após a Missa, os fiéis poderão rezar diante dos restos mortais do novo beato que serão expostos na Basílica de São Pedro, em frente ao Altar da Confissão.
Dia 02/05 (Segunda-feira)
A partir das 5h30 – Transmissão da Missa em Ação de Graças, na Praça de São Pedro presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. No mesmo dia, em cerimônia particular, os restos mortais de João Paulo II serão enterrados na Capela de São Sebastião, dentro da Basílica São Pedro.

Na próxima terça-feira (03/05) iremos estudar sobres os santos, martis, beatificações e canonizações. Venha aprender conosco!

A escola deseja feliz aniversário à Adelzeni Simões Valadão (21/04) e Danielly Fortunato de Assis (26/04). Que Nossa Senhora da Penha abençoes essas nossas irmãs. Parabéns!
Hoje, 26 de abril: São Anacleto e São Pascásio; rogai por nós!

terça-feira, 19 de abril de 2011

SEMANA SANTA

Olá irmãos decolores,
Meditamos hoje, em nossa escola, com Ana Maria, André, Cida Souza, João Paulo, Lorena, Luciano, Márcio Padovani, Paula, Silvana e Sívio,  a semana santa.
Semana de muito significado para os cristãos. Semana que antecede a maior festa do cristianismo: a Páscoa de Nosso Senhor.
Saibamos viver essa semana, com muita oração, meditação e recolhimento.

SEMANA SANTA

Na Semana Santa celebramos os acontecimentos mais significativos da vida de Cristo: a ceia de despedida, a agonia no jardim das Oliveiras, o caminho do Calvário, a morte salvadora e a ressurreição.Expressamos o tempo de graça que é a Páscoa pelas leituras, as orações, os cânticos… e também com os sinais e símbolos. Desde os ramos de palmeira do Domingo de Ramos até ao círio e à água batismal da vigília pascal, a comunidade cristã expressa a sua fé e a sua vivência do mistério pascal através de gestos simbólicos muito expressivos.

DOMINGO DE RAMOS
Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém como rei. Recorda a Paixão e Morte de Cristo.

A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz. Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o simbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!"

SEGUNDA-FEIRA SANTA
Nesse dia, Jesus foi a um jantar na casa de amigos, numa aldeia chamada Bethânia. Maria, irmã da Marta, perfumou o Senhor com uma essência cara, o que, para os judeus, significava um gesto de amor e de acolhida.

TERÇA-FEIRA SANTA
Dia da traição. Jesus é traído por Judas.

QUARTA-FEIRA SANTA

Procissão do Encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores


Em muitas paróquias, especialmente no interior, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” entre: o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Os homens saem de uma igreja com a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres saem de outra igreja com Nossa Senhora das Dores. Acontece então o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho

QUINTA-FEIRA SANTA
Instituição da Eucaristia e Ceia do Senhor (Lava-pés)

Ritos Celebrativos:

1 - Bênção dos Santos Óleos
Na Quinta-feira Santa, óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação. Celebrado na catedral e com a presença de todo o clero.
Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

2 - Instituição da Eucaristia
Antes de ser entregue, Cristo se entrega como alimento. Entretanto, nesta Ceia, o Senhor Jesus celebra sua morte: o que fez, o fez como anúncio profético e oferecimento antecipado e real da sua morte antes da sua Paixão. Por isso "quando comemos deste pão y bebemos deste cálice, proclamamos a morte do Senhor até que ele volte" (1Cor 11, 26).

3 - Ceia do Senhor (Lava-pés) Jo 13,411
Jesus levantou-se da mesa. Ele nos diz que é preciso sair do nosso egoísmo, mobilizar-se, ir ao encontro dos outros.
Tirou o manto. Jesus se esvazia de si mesmo e coloca-se na condição de servo. Ele nos ensina sobre a necessidade de despojar-se de tudo o que divide, dos fechamentos, das barreiras, dos medos, das inseguranças, que nos bloqueiam na prática do bem.
Pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Jesus põe o avental para servir. "Aquele que era de condição divina, humilhou-se a si mesmo" (Fl 2, 6-8). Ele nos propõe o uso do avental do servir na disponibilidade, e na generosidade, e ainda do comprometer-se com os mais necessitados e colocar-se em último lugar.
Colocou água na bacia. Jesus usa instrumentos da cultura do povo: água e bacia. Repete um gesto que era feito pelos escravos ou pelas mulheres. Ele quer nos dizer que para anunciar sua proposta é preciso entender, conhecer, assumir o que o povo vive, sofre, sonha...
E começou a lavar os pés dos discípulos. Para lavar os pés Jesus se inclina, olha, percebe e acolhe a reação de cada discípulo. Com o lavar os pés, Jesus nos compromete a acolher os outros com alegria, sem discriminações, a escutar com paciência, a partilhar os nossos dons...
Enxugando com a toalha que tinha na cintura. Jesus enxuga os pés calejados, rudes e descalços de seus discípulos. São muitos os gestos que Jesus nos convida a praticar para amenizar os calos das dores de tantos irmãos: visita a doentes e idosos, organizar-se para atender crianças de rua, uma palavra de ânimo a aidéticos, valorização de nossos irmãos indígenas...

4 - Transladação do Santíssimo
A transladação do Santíssimo tem notícias históricas desde o século II. Mas o rito da adoração, na quinta-feira santa entrou na Igreja a partir do século XIII e foi difundindo-se até o século XV.
O rito atual é muito simples e tem o seguinte significado: após a oração depois da comunhão, o Santíssimo é transladado solenemente em procissão para uma capela lateral ou para um dos altares laterais da igreja, devidamente preparado para receber o santíssimo.
Antes da transladação, o sacerdote prepara o turíbulo e incensa o Santíssimo três vezes. Depois, realiza-se uma pequena procissão dentro da igreja, que é precedida pelo cruciferário (pessoa que leva a cruz processional), velas e incenso.
Após a transladação, a comunidade é convidada a permanecer em adoração solene até um horário conveniente. O significado é de ação de graças pela eucaristia e pela salvação que celebramos nestes dias do Tríduo Pascal.

5 - Desnudação do Altar
A desnudação do altar hoje, é um rito prático, com a finalidade de tirar da igreja todas as manifestações de alegria e de festa, como manifestação de um grande e respeitoso silêncio pela Paixão e Morte de Jesus.
A desnudação do altar (denudatio altaris), ou despojamento, como preferem alguns, é um rito antigo, já mencionado por Santo Isidoro no século VII, que fala da desnudação como um gesto que acontecia na quinta-feira santa.
 O sacerdote, ajudado por dois ministros, remove as toalhas e os demais ornamentos e enfeites dos altares que ficam assim desnudados até a Vigília Pascal. No antigo rito, durante a desnudação recitava-se um trecho de um salmo. O gesto da desnudação do altar tinha o significado alegórico da nudez com a qual Cristo foi crucificado.
O rito atual é realizado de modo muito simples, após a missa. Feito em silêncio e sem a participação da assembléia. As orientações do Missal Romano pedem que sejam retiradas as toalhas do altar e, se possível, as cruzes da igreja. Caso isso não seja possível, orienta o Missal que convém velar as cruzes e as imagens que não possam ser retiradas.(Cf. Missal Romano, p. 253, n. 19).
O significado é o silêncio respeitoso da Igreja que faz memória de Jesus que sofre a Paixão e sua morte de Jesus, por isso, despoja-se de tudo o que possa manifestar festa.
Na quinta-feira santa não há benção final na missa,  pois ela continuará, durante a sexta-feira na celebração da paixão e no sábado na vigília.


SEXTA-FEIRA SANTA
Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Não há missa nesse dia, porém deste 1955, quando Pio XII decidiu, na reforma que fez na Semana Santa, não somente o sacerdote - como até então - mas também os fiéis podem comungar com o Corpo de Cristo.
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a missa, de cor cor vermelha, a celebração segue esta estrutura
Um muitos lugares,  a Celebração da Paixão e Morte do Senhor é procedida da Procissão do Enterro, também conhecida como Procissão do Senhor Morto.    A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à adoração de Cristo crucificado.

SÁBADO SANTO
Vigília Pascal

Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição (Circ 73).
A Cruz continua entronizada desde o dia anterior. Central, iluminada, com um pano vermelho com o louro da vitória. Deus morreu. Quis vencer com sua própria dor o mal da humanidade. É o dia da ausência. O Esposo nos foi arrebatado. Dia de dor, de repouso, de esperança, de solidão. O próprio Cristo está calado. Ele, que é Verbo, a Palavra, está calado. Depois de seu último grito da cruz "por que me abandonaste?", agora ele cala no sepulcro. Descansa: "consummantum est", "tudo está consumado". Mas este silêncio pode ser chamado de plenitude da palavra. O assombro é eloqüente. "Fulget crucis mysterium", "resplandece o mistério da Cruz".
A celebração é no sábado à noite, é uma Vigília em honra ao Senhor, segundo uma antiqüíssima tradição, (Ex. 12, 42), de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (Lc. 12, 35 ss), tenham acesas as lâmpadas como os que aguardam a seu Senhor quando chega, para que, ao chegar, os encontre em vigília e os faça sentar em sua mesa.
Toda a celebração da Vigília Pascal é realizada durante a noite, de tal maneira que não se deva começar antes de anoitecer, ou se termine a aurora do Domingo.
A missa ainda que se celebre antes da meia noite, é a Missa Pascal do Domingo da Ressurreição. Os que participam desta missa, podem voltar a comungar na segunda Missa de Páscoa.
O sacerdote e os ministros se revestem de branco para a Missa. Preparam-se os velas para todos os que participem da Vigília.


Hoje, 19 de Abril: São Leão IX (papa), Santa Ema da Saxônia e Santo Expedito; rogai por nós!

terça-feira, 12 de abril de 2011

CF 2011 - JULGAR ( ILUMINAR )

Penso que os sofrimentos do momento presente não se compara com a glória futura que deverá ser revelada em nós. A própria criação espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus. Entregue ao poder do nada - não por sua própria vontade, mas por vontade daquele que a submeteu - , a criação abriga a esperança, pois ela também será libertada da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus. (Mt 8, 18-21).

Olá irmão decolores,
acabei de chegar da Escola Vivencial de Vila Velha e hoje nossa escola deu continuidade aos estudos sobre a Campanha da Fraternidade 2011 “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Hoje com auxílio de Silvana, fizemos o JULGAR e analisamos tudo que conseguimos retirar do video visto no dia 29/03 quando fizemos o VER.
Trabalhamos separados em dois grupos:
Grupo 1: Sílvio, Patrícia, João Paulo, Lorena e André
Grupo 2: Padovani, Luciano, Cida Souza, Paula e Ana
Cada grupo analisou o seu VER a luz da Sagrada Escritura e de Documentos da Igreja e ao final apresentamos nossas conclusões.
A Palavra nos iluminou e nos mostrou como é o mundo sonhado por Deus, mundo pelo qual temos que lutar.


Tema: CF-2011 - Subsídios para o Julgar (Iluminar)

O livro do Gênesis é claro quanto a isso ao afirmar que Deus colocou o ser humano no jardim para o cultivar e guardar (Gn 2,15)
 Salmo 8,6: “o fizeste só um pouco menor que um deus, de glória e honra o coroaste”;
 Gn 1,27: “Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher ele os criou”;
 GS 12: “o homem foi criado à ‘imagem e semelhança de Deus’, capaz de conhecer e amar o seu criador, e por este constituído senhor de todas as criaturas terrenas, para as dominar e delas se servir, dando glória a Deus”; (Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”)
• GS 12: “Deus não criou o homem sozinho”, e “o homem por sua própria natureza, é um ser social”;
 Verbo mashal: Gn 1,16-18: “Deus fez os dois grandes luzeiros, o luzeiro maior para presidir ao dia e o luzeiro menor para presidir à noite, e também as estrelas. Deus colocou-os no firmamento do céu para iluminar a terra, presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom”;
 RN (04/03/79) 15: “Todas as conquistas alcançadas até agora, bem como as que estão projetadas pela técnica para o futuro, estão de acordo com o progresso moral e espiritual do homem? (Carta Encíclica “Redemptor Hominis”)
 “Constatam que estão nus” (Gn 3,7): quando o ser humano se comporta como Deus, fazendo o que deseja, sem respeitar os limites, ele fica só, não se relaciona de modo justo e edificante com Deus, pois precisa esconder-se dele,  ou com seu semelhante, pois acusa a mulher de ser a responsável por seus erros, e nem com os seres vivos  da natureza, pois é expulso do paraíso;
 Intenção de dirigir toda a criação conforme suas leis e critérios: “de modo algum morrereis, mas sereis como Deus” (Gn 3,5);
 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não deves comer, porque, no dia em que dela comeres, com certeza morrerás” (Gn 2,17)
• Dt 22,6-7: preocupação com a fonte da vida;
 Dt 20, 19-20: poupança das árvores produtivas;
 Dt 23,13-15: limpeza do acampamento;
 Ex 16: O maná: normas contra o desperdício;
 "Alguns, porém, desobedeceram a Moisés e guardaram o maná para o dia seguinte; mas ele bichou e apodreceu” (Ex 16,20);
 A repartição da terra objetivando o bem comum (Nm 26,53);
 Doutrina do descanso: individual (sábado), da terra – ano sabático (Ex 23,10-11), ano jubilar (a cada 50 anos) – a terra deveria voltar às famílias;
 Utilização da terra segundo o desejo de Deus (Lv 25,23);
 Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mt 4,3);
 Então o diabo o levou à Cidade Santa, e o colocou sobre o pináculo do Templo e disse-lhe: Se és filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a teu respeito, e eles te carregarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’” (Mt 4,5-6);
 O diabo o levou ainda para uma montanha. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua riqueza, e lhe disse: ‘Eu te darei tudo isso, se caíres de joelhos para me adorar’” (Mt 4,8);
 Resumo do sofrimento da criação pelas atitudes do homem: “a criação foi sujeita ao que é vão e ilusório... por dependência daquele que a sujeitou” (Rm 8,20).
 O sábio reza para que tenha o suficiente para viver e não mais: “concede-me apenas minha porção de alimento. Isto para que, estando farto, eu não seja tentado a renegar-te e comece a dizer: ‘Quem é o Senhor?’” (Pr 30,8b-9a);
 Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mt 6,21); 
 A salvação do ser humano é inseparável da salvação da criação toda (Rm 8,19-23).
  
Ao final da escola, antes do lanche cantamos parabéns para Lorena que fez aniversário ontem. Parabéns Lorena!

Nosso estudo sobre a campanha será concluído no dia 26/04, quando faremos o AGIR.

Na próxima terça (19/04) estaremos concentrados na Semana Santa. Iremos entender o significado de cada dia - do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa - e também de cada Rito (Ramos, Procissão do Encontro, Lava-pés, Santos Óleos, Ceia do Senhor, Paixão do Senhor, Via-Sacra, Veneração à Santa Cruz, Virgília Pascal e Ressurreição). Venha junto conosco entender um pouco mais dessa Semana Sagrada, semana que antecede a maior festa do mundo.

Próximo sábado (16/04) teremos mais uma reunião preparatória para o 2º Cursilho Misto. A reunião será das 8h às 17h na Prainha em Vila Velha e como combinado, faremos uma almoço partilhado.


Hoje dia 12 de abril: São José Moscati, São Júlio I e São Vitor, rogai por nós!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

2º CURSILHO MISTO

Ola irmãos em Cristo,

Nossa escola desta terça-feira teve uma programação diferente. Demos uma pausa nos nossos estudos sobre a Campanha da Fraternidade de 2011 e abrimos a nossa escola para receber a equipe de responsáveis do 2º Cursilho Misto da Arquidiocese de Vitória.

Essa foi nossa segunda reunião em preparação para esse grande momento do nosso calendário. Sobre a Coordenação de Artur que tem como Base Luciana, ficamos felizes em receber em nossa escola mais de 30 cursilhistas, irmãos que vieram de longe, discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo que não se importaram em enfrentar uma 3ª Ponte em pleno horário de pico para juntos crescermos mais em nossa fé. Vieram irmãos de perto, de Vila Velha; vieram irmãos de longe: Vitória, Serra e Guarapari.

Depois de invocar o Espírito Santo, partilhamos a leitura de I Cor 1,17-25

De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o evangelho — sem sabedoria de palavras, para não esvaziar a força da cruz de Cristo. A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que são salvos, para nós, ela é força de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e confundirei a inteligência dos inteligentes”. Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o disputador desta era? Aliás, Deus não reduziu a loucura a sabedoria deste mundo? De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer a Deus através da sabedoria, mas, pela loucura da pregação, Deus quis salvar os que crêem. Pois tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria. Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
(I Cor 1, 17-25)

Durante nossa preparação, nossa irmã Fernanda Moura, nos ajudou a meditar sobre a espiritualidade do Movimento de Cursilhos de Cristandade.

A Espiritualidade do Movimento de Cursilhos de Cristandade
1 – Está centrada em Jesus Cristo, manifestação suprema do amor do Pai por seus filhos e filhas (cf Rm 8, 39b), através da ação do Espírito Santo (Lc 4,18)
2 – É alimentada pela Graça – Vida Divina consciente, crescente e comunicante – (Jo 6, 34-40; 4, 13-14), que leva a uma efetiva experiência de Deus;
3 – Está empenhada num processo de conversão integral e progressiva (Mt 5, 48; 18, 3; Lc 1, 17) com vistas à santidade (CFL 30);
4 – Concretiza-se na fermentação evangélica (Evangelização/Inculturação) dos ambientes (Lc 13,21; ICor 5,6; Gl 5,9; Mt 5,14)
(Guia do Peregrino página 88)

Mesmo com a reunião de preparação realizada hoje, a Escola Vivencial de Vitória será realizada normalmente na quinta-feira.

A Escola Vivencial de Vila Velha retoma seus estudos sobre a CF 2011 na próxima terça-feira e todos estão convidados.

Fichas para o 2º CURSILHO MISTO pode ser encontradas nas Escolas Vivenciais.

05 de abril: São Vicente Ferre, Santa Maria Crescencia Hoss, Santa Irene e Beato Mariano de La Mata Aparício, rogai por nós!